Discus com parasitas


Recommended Posts

Boas caros colegas,

estou com um problema grave os meus discus estão permanentemente com parasitas nos intestinos, o ph 7,2; amonia ,nitritos e nitratos tudo zerado dureza a 5 e temperatura a 29ºc. Estao num aquario de 1,5x0,5x0,5m filtro tetratec ex 1200. Tenho la 4 discus, 11 neons, 2 corrydora arneu, 1 octocinclus, varios red cherry, ampularias e outro caracois. Desparito os discus numa semana 2 semanas depois ja estao com parasitas, a alimentaçao forneço-lhes granulado da tetra alternado com o da sera e dava papa caseira, dou-lhes comida 3 a 4 vezes por dia, mas deixei de dar papa caseira a duas semanas.

Manutençao faço tpas 2 vezes por semana cerca de 25% com agua de nascente e nao adiciona nenhum anticloro, aspiro o fundo de 15 em 15 dias e limpo o filtro uma vez por mes. Uso flaggyl para desparasitá-los ponho 1/4 de comprimido dentro do aquario durante 4 dias seguidos, num dia ponho o comprimido no outro faço uma tps de cerca de 30% e faço isso durante 4 dias.

Ajudem-me e digam-me se faço algo de errado, porque ja começo a ficar aborrecido dos discus ate ja pensei em mudar para ciclideos africanos ou malawi. Ja tive discus a 2 anos atras e nunca me deram esse tipo de problema ate cheguei a tirar criaçao.

 

Cumps.

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou entendido mas já tentaste utilizar outro desparasitante? como por exemplo o fluvermal?

 

Tenho ideia que o flagyl faz pouco efeito sendo colocado na água (o ideal é ser na comida) depois o flagyl penso que não ataca os ovos dos parasitas assim sendo estes ao fim de 7/8 dias voltam a nascer.

 

O fluvermal já li que ataca os ovos mas também já li que não ataca, por isso faz-se uma aplicação e passado 8 dias outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo as minhas contas o teu aquário leva 375 litros de agua, o tratamento com flagyl é de 1 comprimido para cada 40 litros de água, logo, se poes 1/4 de comprimido é exactamente o mesmo se não puseres nada, daí, não fazer qualquer efeito, mais, o tratamento do flagyl diluido no aquário é de 5 dias de 12 em 12 horas com mudas de agua intercaladas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou entendido mas já tentaste utilizar outro desparasitante? como por exemplo o fluvermal?

 

Tenho ideia que o flagyl faz pouco efeito sendo colocado na água (o ideal é ser na comida) depois o flagyl penso que não ataca os ovos dos parasitas assim sendo estes ao fim de 7/8 dias voltam a nascer.

 

O fluvermal já li que ataca os ovos mas também já li que não ataca, por isso faz-se uma aplicação e passado 8 dias outras.

 

 

Eu como agora ja comprei mais uma caixa de flagyl vou aplicar da maneira que o Sr. Antonio Ferreira disse, se nao der certo vou experimentar o fluvermal, obrigado na mesma.

 

Segundo as minhas contas o teu aquário leva 375 litros de agua, o tratamento com flagyl é de 1 comprimido para cada 40 litros de água, logo, se poes 1/4 de comprimido é exactamente o mesmo se não puseres nada, daí, não fazer qualquer efeito, mais, o tratamento do flagyl diluido no aquário é de 5 dias de 12 em 12 horas com mudas de agua intercaladas.

 

Abraço

 

Vou aplicar da maneira que disse, espero que resulte.

 

Obrigado

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu como agora ja comprei mais uma caixa de flagyl vou aplicar da maneira que o Sr. Antonio Ferreira disse, se nao der certo vou experimentar o fluvermal, obrigado na mesma.

 

 

 

Vou aplicar da maneira que disse, espero que resulte.

 

Obrigado

Abraço

Aplique só o Flagyl e tem que esperar, não pode logo de sguida usar outro medicamento, não é aconselhavel. Não use medicamentos por tudo e por nada, tem que ter paciência e esperar pelos resultados. Quanto menos quimicos melhor.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Além do que o o António disse e eu concordo, atenção ao fluvermal!! Porque, tal como todos os medicamentos eficazes contra Nematoides, mata-te a caracolada toda.

 

Se os Discus comem, o Flagyl ou Metrodinazol deve ser dado na comida, pois é muito mais eficaz. Desfazes 1/4 de comprimido de Flagyl num cubo de comida congelada, deixas descongelar 1 hora ou mais, vais mexendo de vez em quando, e voilá!

 

Nos dias que deres o Flagyl, não deves dar outro tido de alimentação em quantidade, para não reduzir o efeito do medicamento. Repetes a "dose", durante 5 dias seguidos ou 10 alternados (recomendado para os casos em que as reinfecções são frequentes).

 

Abraço e boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Além do que o o António disse e eu concordo, atenção ao fluvermal!! Porque, tal como todos os medicamentos eficazes contra Nematoides, mata-te a caracolada toda.

 

Se os Discus comem, o Flagyl ou Metrodinazol deve ser dado na comida, pois é muito mais eficaz. Desfazes 1/4 de comprimido de Flagyl num cubo de comida congelada, deixas descongelar 1 hora ou mais, vais mexendo de vez em quando, e voilá!

 

Nos dias que deres o Flagyl, não deves dar outro tido de alimentação em quantidade, para não reduzir o efeito do medicamento. Repetes a "dose", durante 5 dias seguidos ou 10 alternados (recomendado para os casos em que as reinfecções são frequentes).

 

Abraço e boa sorte

 

Boas,

O gandre problema é que eles quase não comem, tenho la 3 discus que sempre comem qualquer coisa, mas tenho la um que não come nada está super magro acho que dificilmente escapará. Não sei o que fazer, haverá alguma coisa que lhe possa dar tipo vitaminas ou uma comida mais gulosa? Também gostava de saber se posso dar papa caseira ou dou só granulado? Hoje acaba o tratamento de flagyl de 5 dias, fiz como o Sr. António Ferreira explicou.

 

Abraço e Obrigado a Todos

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenta colocar um pouco de alho na comida congelada, o alho é um potenciador de sabor e os discus costumam gostar bastante quando sentem o sabor.

Comigo funciona, é um produto da seachem que colocas na comida congelada...

Outra coisa, se os bichos estão com parasitas, não des misturas manhosa, só artemia(para fazer o tratamento), depois esqueçe a comida congelada por uns tempos. se deres uma vez ou duas por semana é uma boa estratégia.

 

Antes de iniciares segundo tratamento, coloca carvão no filtro para limpar os restos do medicamento anterior, pelo menos por 24hrs.

Já tinhas carvão no filtro? se sim o tratamento não fez nada. Um das propriedades do carvão é limpar a água de quimicos... lá se vai o metranidazol do flagyl...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenta colocar um pouco de alho na comida congelada, o alho é um potenciador de sabor e os discus costumam gostar bastante quando sentem o sabor.

Comigo funciona, é um produto da seachem que colocas na comida congelada...

Outra coisa, se os bichos estão com parasitas, não des misturas manhosa, só artemia(para fazer o tratamento), depois esqueçe a comida congelada por uns tempos. se deres uma vez ou duas por semana é uma boa estratégia.

 

Antes de iniciares segundo tratamento, coloca carvão no filtro para limpar os restos do medicamento anterior, pelo menos por 24hrs.

Já tinhas carvão no filtro? se sim o tratamento não fez nada. Um das propriedades do carvão é limpar a água de quimicos... lá se vai o metranidazol do flagyl...

 

Boas,

Eu tive o cuidado de tirar o carvão activo do filtro. Daqui a quanto tempo devo fazer o 2º tratamento se é que é necessário? Eu agora nesse momento só estou a dar granulado, achas que devo dar artémia congelada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...