Recommended Posts

vou comprar um eheim 2213, e gostava de saber qual a melhor combinação de matérias filtrante.

 

aquário de 80L

flora ainda a definir

fauna: neons ou guppys, peixes de pequeno porte.

 

para o filtro tinha pensado em :

esponja

Lã filtrante

cerâmicas porosas

 

qual a vossa opinião?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou comprar um eheim 2213, e gostava de saber qual a melhor combinação de matérias filtrante.

 

aquário de 80L

flora ainda a definir

fauna: neons ou guppys, peixes de pequeno porte.

 

para o filtro tinha pensado em :

esponja

Lã filtrante

cerâmicas porosas

 

qual a vossa opinião?

obrigado

 

Boas Noites

Eu tenho um EHEIM 2213,e tenho a comrçar debaixo,para

cima, cerâmicas,a seguir bolas que agora não recordo do nome,

depois esponja azul,e mais outra a seguir,e no final em cima tenho

lã filtrante. Agora como tu colocas e á tua vontade,e o menhor que tu axares

acho que e tudo,espero ter ajudado. A.S :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites

Eu tenho um EHEIM 2213,e tenho a comrçar debaixo,para

cima, cerâmicas,a seguir bolas que agora não recordo do nome,

depois esponja azul,e mais outra a seguir,e no final em cima tenho

lã filtrante. Agora como tu colocas e á tua vontade,e o menhor que tu axares

acho que e tudo,espero ter ajudado. A.S :)

 

mas que tipo de cerâmica tens em primeiro(existe a biológica ou mecânica)?

as bio bolas não sei bem para que servem mas penso que seja para bactérias

 

 

boas,

eu nos meus tenho:

esponja

ceramicas

esponja

e lã

 

 

 

abraço

 

eu penso que antes das cerâmicas(bio) se devia por lã. isto para reter partículas mais finas, que podem vir tapar os mini buracos das cerâmicas, que alojam bactérias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas que tipo de cerâmica tens em primeiro(existe a biológica ou mecânica)?

as bio bolas não sei bem para que servem mas penso que seja para bactérias

 

 

 

 

eu penso que antes das cerâmicas(bio) se devia por lã. isto para reter partículas mais finas, que podem vir tapar os mini buracos das cerâmicas, que alojam bactérias

 

podes sempre fazer isso, mas vais estrangular o caudal do filtro.....

 

 

 

abraço

 

Viva pessoal.

 

A função das cerâmicas não é o alojamento das bactérias, mas sim uma primeira filtragem de detritos de maior volume, conhecida como "filtragem mecânica", as bio bolas ou o famoso Substract PRO da EHEIM define-se "filtragem biológica" , como o nome indica, é aqui onde as bactérias vão fazer as suas colónias e eliminar agentes tóxicos na água.

 

Assim sendo, NÂO vamos colocar esponja ANTES das cerâmicas pois isto vais entupir o filtro e reduzir o caudal de água muito rapidamente.

 

 

Formula correcta:

Ordem do fundo para o topo:

 

|

| Entrada de água

\/

ceramicas

-------------

esponja

------------

substrato pro(materias filtrantes bio)

------------

esponja

------------

esponja de carvão (facultativo) \ Algodão (facultativo)

 

|

| Saída de água

\/

 

 

Algodão

Alguns aquariofilistas usam algodão dentro do filtro para ajudar na limpeza da água, sublinho que este,dada a sua densidade, tem de ser aplicado no fim da hierarquia\fórmula da filtragem.

 

 

Espero que ajude

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tambem tou para comprar um destes e a minha duvida é a seguinte: esse material todo vem juntamente com o filtro ou temos que comprar em separado?

 

abraço..

 

 

Boas

 

Depende do "Pacote", oque eu comprei trazia o normal- 2x esponja, esponja carvão e as mangueiras. Sei que existe um "Pacote" "EHEIM 2213 PLUS" que traz, além do pacote normal- + 1KG Substract PRO, Cerâmicas e as 2 torneiras mas claro que também é mais caro.

 

Abraço

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelas respostas, fiquei bem mais esclarecido.

 

 

 

 

agora em relação ao que o spaar disse** sobre a função da cerâmica, não concordo na totalidade, existem 2 tipos de cerâmica, uma mecânica e outra biológica.

fluvial bio ma

 

 

 

 

**A função das cerâmicas não é o alojamento das bactérias, mas sim uma primeira filtragem de detritos de maior volume, conhecida como "filtragem mecânica", as bio bolas ou o famoso Substract PRO da EHEIM define-se "filtragem biológica" , como o nome indica, é aqui onde as bactérias vão fazer as suas colónias e eliminar agentes tóxicos na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelas respostas, fiquei bem mais esclarecido.

 

 

 

 

agora em relação ao que o spaar disse** sobre a função da cerâmica, não concordo na totalidade, existem 2 tipos de cerâmica, uma mecânica e outra biológica.

fluvial bio ma

 

 

 

 

**A função das cerâmicas não é o alojamento das bactérias, mas sim uma primeira filtragem de detritos de maior volume, conhecida como "filtragem mecânica", as bio bolas ou o famoso Substract PRO da EHEIM define-se "filtragem biológica" , como o nome indica, é aqui onde as bactérias vão fazer as suas colónias e eliminar agentes tóxicos na água.

 

Exactamente as "vulgares" ceramicas(pequenos cilindros ceramicos) têm a funcão mecanica mas tambem a biologica.

Em relação ao filtro se comprares a versão "Plus" com as esponjas e torneiras(muito importante para fazer manutenção) depois apenas tens que adquirir a parte a matéria filtrante para a filtração biologica, ai podes optar por ceramicas ou materias filtrantes do genero do Eheim Substract Pro.As ceramicas são mais baratas o Substract é mais caro mas é de superior qualidade/eficacia.

Eu tenho um 2213 com(de baixo para cima) 2 Esponjas-----Substract Pro(+/- 1,5lts)------Esponja-----Lã filtrante, num aqua de 96lts(80*30*40) e tenho uma filtragem optima.

 

Cumps

 

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.