Sign in to follow this  
WavePhase

Substrato ou não??

Recommended Posts

Boas,vou mudar os meus discus para um aqua de 216 ltrs,nos aquas antigos tinha poucas plantas com substrato e 2 troncos,mas agora gostaria de saber se realmente valerá a pena pôr substrato no aqua novo,pois as plantas são poucas e não muito exigentes.

O que acham??

No caso de serem anubias, podes sempre amarra-las nos troncos.. e n tens de te preocupar com substratos..

Para discus n ter substrato é " bom " pk podes aspirar o aquario à vontade, a desvanyagem é q perdes a componente estética do aquario.. Pessoalmente n gosto de ver o aquario so com os peixes..

Mas gostos sao gostos! lol

Cumps

Andre_aP

Edited by Nuno Fontela
quote desnecessário

O objectivo deste hobby é tentar recriar o habitat natural ao maximo .

Eu parto da opniao que um aquario de discus tem que ter plantas.Se a tua opçao for mesmo recriar o habitat e decidires meter plantas , sim é necessario meter substrato .

Eu acho que tudo depende do que queres fazer.

Podes usar um substrato com pedriscos de maiores dimensões, tornando mais fácil a aspiração, e pudendo na mesma manter plantas de fácil manutenção.

Por outro lado se o teu objectivo é criar um biótopo, talvez areia seja o mais aconselhado.

Ainda por outro lado, se quiseres facilitar a manutenção do aquario, podes optar por plantas flutuantes e fetos de java, anubias, para ajudar no consumo de poluentes, deixando o aquario sem areao para ser fácil aspirar.

TUdo depende do que queres fazer...

Abraço

Se a ideia é fazer crescer os Discos, sem substrato, facilita as limpezas diárias (sinfonagem), se gostas mais de ver as plantinhas e os peixes no mesmo aquário a escolha é tua, eu em casa tenho Discos em comunitário e em aquários só vidro e gosto das duas vertentes.

Francisco Ramalho

boas queria perguntar algo em relaçao aos substractos q o pessoal usa para plantados, eles duram quanto tempo????pois ao fim de algum tempo ficam sem nutrientes certo, e nessa altur FAZEM O Q???REMOVEM todo o substrato e colocam outra camada nova???????

obg pelos esclarecimentos

Sign in to follow this