agua verde


Recommended Posts

boas.

 

por varias vezes tentei fazer água verde, para alimentar larvas de camarao ibérico, pesquisei pelo fórum , mas confesso que comigo nenhuma resultou muito bem.

acabei no entanto por fazer algumas experiencias e acabei com esta receita.

creio que tambem é útil para outras especies com estado larvar e ate para alimentar dafnias por exemplo.

 

vou deixar aqui a minha tecnica.

 

2 ou 3 copos pequenos daqueles dos queijos frescos

terra normal para plantas

areao

algumas plantas aquaticas ( podem ser umas podas pequenas )

aquario ( o tamanho varia conforme a quantidade de agua verde pretendida

agua qb

janela com sol directo

cartao

bomba de ar

pedra difusora

 

 

dentro dos copos de queijo colocar a terra vegetal

 

PICT3671.jpg

 

cobrir com areao

 

PICT3672.jpg

 

colocar as plantas escolhidas, nao deixar a terra mal coberta de areao ou a agua fica turva.

colocar os copos ja com as plantas no aqua

colocar o aqua na janela com o cartao por trás, de modo a permitir o sol incidir na superficie da agua mas com uma zona grande de sombra, para nao aquecer a agua em demasia

encher com agua

deixar com a pedra difusora a fazer pouca saida de ar. a agua deve ter algum movimento, mas pouco

em pouco tempo as paredes do aqua vao ficar verdes, nao deixar as algas cobrirem o vidro do aqua, isso vai limitar a luz as algas na agua. eu costumo limpar o vidro com um esfregao macio da loiça. as algas soltas no aqua parecem acelarar o aparecimento da agua verde

 

nao tenho fotografias do processo todo, mas deixo aqui uma do aqua a meio do processo e outra com 2 semanas depois.

este processo por norma leva menos de um mes a conseguir a agua verde, mas pelo menos comigo nao tem falhado. nao é no entanto o melhor processo no caso de uma emergencia. juntar algum adubo normal para plantas tambem acelera o processo. costumo juntar tambem alguns caracois, mas acho que é psicologico, ter um aqua com agua sem nada la dentro incomoda-me, lol.

 

PICT3673.jpg

 

e 2 semanas depois ...

 

PICT3670.jpg

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha ouvido no outro tópico sobre a água verde.

 

Obrigada pela explicação, só uma pergunta na última foto o cartão esta onde?

 

Vou fazer algo parecido com pedras lá dentro, para criarem algas para dar às Beaufortia leveretti, mas vou meter papel transparente que se usa nos alimentos, não será mais viável tapar o aquário com esse tipo de película transparente?

 

A água na minha varanda fechada deve alcançar temperaturas muito altas vamos ver.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

o cartao esta entre o aqua e a janela.

a tampa , tenho esta porque pertence ao aqua, que neste caso é uma transportadora e nao um aqua, mas para o que é, serve muito bem, lol.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo muito bem explicado e vou tentar certamente, mas...

 

tinha de haver um mas...lol

 

quando dizes que as algas dos vidros ao ficarem na coluna de agua que aceleram o processo, porque ano raspar em vez de limpar com um esfregão? não vai maior parte agarrada ao esfregão?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

com aqueles raspadores com a lamina ou o equivalente em plastico, as algas saem aglomeradas, ou sejas em pedaços grandes que vao fundo. com o esfregao é quase triturar essa camada de algas nos vidros, mantem-se em suspensao muito mais facilmente. esfregao daqueles com esponja de um lado e uma fibra mais aspera do outros, em pequenos circulos e sem fazer muita força, retira aos poucos a camada de algas nos vidros. e muito pouco fica agarrado ao esfregao.

 

:P

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

mt bom sim senhor .vamos la ver se consigo fazer isso.mas tbm pro desenrasque tenh agua semi verde na piscina e vou utilizar essa pois elas devem estar quase a soltar as larvas.só uma coisa o aqua apanha luz o dia todo ou so umas certas horas por dia?

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu consegui num balde fazer agua ao que parece água verde (pela cor dela) e ainda ganhar as larvas de mosquito que já lá tenho.

Andei a plantar relva num espaço que la tinha ... deixei a enchada no balde com restos de terra que foram agarrados a ela.

Com as chuvas aquilo encheu ficou parada e começou a ter a cor verde.

 

De momento o unico problema é conseguir apanhar as sacaninhas das larvas que fogem como ninguem.

Ao nivel da luz o balde apanha luz das 10h até 17h pelo que vejo ao fim-de-semana.

Mas n deve ser tão boa como esta do Labutes, os peixes têm agradecido é as larvas LOL :thumbup3:

Não fica tão verde mas talvez porque vou repondo a agua que evapora ... não sei ... foi acidental isto do balde LOL

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

mt bom sim senhor .vamos la ver se consigo fazer isso.mas tbm pro desenrasque tenh agua semi verde na piscina e vou utilizar essa pois elas devem estar quase a soltar as larvas.só uma coisa o aqua apanha luz o dia todo ou so umas certas horas por dia?

 

 

 

 

cumps joni

 

 

boas.

este aqua apanha sol da tarde ate ao por do sol. tipo das 13h as ... noite. hehe.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tipo 7 horas de sol directo.

vai ser dificil isso dentro de casa.lolll

ja so tenh uma femea ovada.

uma ja tinha desovado e a outra ohj tava a largar os ovos.

tenh q me aprressar e meter a q resta na agua verde pq se nao tenh hipotese.

elas chegam a ovar mais do q uma vez por epoca?

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

se tiverem condiçoes para isso, as vezes estao ovadas ja estao com a sela para a postura seguinte. tive algumas que fizeram isso, ovadas ja com sela.

as minhas acho que este ano ja fecharam a loja, ovaram muito cedo ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

lol, esperemos que sim. ja houve pessoal a capura-las selvagens em setembro e ovadas.

mas as minhas nao vejo selas em nenhuma.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja houve pessoal a capura-las selvagens em setembro e ovadas.

 

não duvido, eu capturei dezenas de fêmeas ovadas em final de Agosto e outras dezenas com sela, por isso te digo, as tuas ainda vão bem a tempo de reproduzirem mais umas duas vezes, depende de muita coisa, mas têm tempo para isso

 

 

volto a frisar que ficou la tudo, apenas trouxe 8 juvenis

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sendo assim fico mkais descansado pq nao vou ter agua verde a tempo de elas desovarem.

e alias a agua verde q eu tinha na piscina nao é agua verde sao as paredes verdes.lollll

carlos ja percebemos q so colectas-t 8 juvenis e fizes-t bem.

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carlos ...

pessoalmente ... eu teria trazido 2 ou 3 ovadas ... nao acho grave. grave é trazer dezenas e até centenas como ja vi postado aqui no forum ... isso sim, nao tem desculpa.

 

:)

 

 

joni ...

 

raspa as paredes da piscina e tenta apanhar as partes verdes. poe tudo num balde e tritura com a varinha magica da sopa ... poe num aqua ao sol e pedra difusora para dar movimento a agua ( se juntares uns copinhos com terra vegetal e areao, melhor ) ... tenho a certeza que tentar nao custa ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carlos ...

pessoalmente ... eu teria trazido 2 ou 3 ovadas ... nao acho grave. grave é trazer dezenas e até centenas como ja vi postado aqui no forum ... isso sim, nao tem desculpa.

 

 

sim, também acho que não há mal, mas mais que isso não, eu as vezes posso ser repetitivo quando digo que só apanhei 8 juvenis, mas não quero ser mau exemplo para ninguém ainda por cima com algo que não fiz, pois eu ao dizer que capturei dezenas ou centenas de fêmeas ovadas.....epa, pode alguém querer também, claro que vai do bom senso, mas não custa alertar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carlos ...

pessoalmente ... eu teria trazido 2 ou 3 ovadas ... nao acho grave. grave é trazer dezenas e até centenas como ja vi postado aqui no forum ... isso sim, nao tem desculpa.

 

;)

 

 

joni ...

 

raspa as paredes da piscina e tenta apanhar as partes verdes. poe tudo num balde e tritura com a varinha magica da sopa ... poe num aqua ao sol e pedra difusora para dar movimento a agua ( se juntares uns copinhos com terra vegetal e areao, melhor ) ... tenho a certeza que tentar nao custa ...

 

 

boas

 

pra já coloquei agua do aqua dos ibericos ao sol com um vaso de terra a pedra difusora e umas egerias como tu disses-t a ver .em parte vou experimewntar como tu disses-t a ver se funciona.

 

 

eu pra adquirir os ibericos tive q os comprar imaginam só.o labutes na altura nao tinha disponiveis pq estavam em criaçoes e tbm mais nimguem me disse nada ate q alguem do forum disse q tinha pra vender.e prontos nao tive outra escolha em os comprar.o fulano disse q eram de criaçao dele por isso nao questionei.só fiquei lixado é q no meio dos ibericos vinham reds e isso nao se faz ou se vende uma coisa ou outra mas pronto.

eu tbm pessoalmente tinha trazido algumas ovadas nao vai ser por isso q vamos acabar com a especie.realmente nao tem desculpa ai certa gente a captura-los as centenas e o pior q mts deles sao pra vender.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu comprei os meus num site de vendas na net. na altura pouco ou nada percebia de camaroes. o vendedor tambem disse que eram de criaçao dele, perguntei se nasciam larvas ou se nasciam ja mini-camaroes ... resposta ... nascem ja mini-camaroes e criam muito e com muita facilidade... hahaha. ele tinha um aquario cheio deles , voltei para casa todo contente ... ate que elas ovaram e obiamente pelo tamanho e quantidade dos ovos era impossivel serem de ordem superior ... mas enfim ... vivendo e aprendendo. so o nome " camarao iberico" é que estava correcto. é obvio que tinham sido apanhados selvagens.

tenho cerca de 150 camaroes ibericos agora, num aqua de 1m. tive sorte de os ter criado ... sorte mesmo !!!!

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu comprei os meus num site de vendas na net. na altura pouco ou nada percebia de camaroes. o vendedor tambem disse que eram de criaçao dele, perguntei se nasciam larvas ou se nasciam ja mini-camaroes ... resposta ... nascem ja mini-camaroes e criam muito e com muita facilidade... hahaha. ele tinha um aquario cheio deles , voltei para casa todo contente ... ate que elas ovaram e obiamente pelo tamanho e quantidade dos ovos era impossivel serem de ordem superior ... mas enfim ... vivendo e aprendendo. so o nome " camarao iberico" é que estava correcto. é obvio que tinham sido apanhados selvagens.

tenho cerca de 150 camaroes ibericos agora, num aqua de 1m. tive sorte de os ter criado ... sorte mesmo !!!!

 

 

Não considero sorte, considero dedicação e muitas horas de pesquisa.

 

:(

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

pois ... nao ...

 

foi mesmo sorte. na altura eu nao liguei as femeas ovadas, pois, pouco sabia de reproduçao de camaroes e nem me passava pela cabeça criar camaroes de ordem inferior ... mas, nem sei porque meti as femeas ovadas no aqua onde tinha dafnias ( por acaso é o mesmo que aparece nas fotos) com agua verde. a agua estava mesmo muito verde e ate nem tinha muitas dafnias, pois estava sempre a apanha-las para dar aos peixes, lol. resultado nesse 1º ano ... quase 300 ibericos bebes quando fui lavar esse aquario porque a agua cheirava mal , lol. e muitas larvas devem ter ido parar a boca dos peixes porque eu continuei a apanhar dafnias para os peixes.

 

portanto ... foi mesmo sorte !!!

 

o ano passado, com muitas horas de dedicaçao e pesquisa ... foram 15 se nao me engano. hahahahahahaha.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nesse caso tiveste sorte.

 

Podias explicar um dia por mp, como crio as dafnias sff.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

podes crer foi mesmo sorte.

so agora é q fiquei intrigado.

eu se calhar nao tenho ibericos.

como sendo camaroes de ordem inferior os ovos sao minusculos certo?

pq os ovos das minhas femeas sao grandes parecem de ordem superior.

será q o gaijo enganou-m e vendeu-m neocaridinas heteropodas var.wild?

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

jonicliks ...

 

no meu topico dos camaroes ibericos na pagina 3 tens um video de uma " iberica" ovada. podes comparar.

 

ps: ja estamos um pouco off topic , :whocares:

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Voltando à água verde. Como planta não se deve usar a elódea, nos lagos ela é usada precisamente para combater a água verde, além de consumir os nutrientes segrega um algicida qualquer.

Eu tentei várias vezes fazer água verde sem sucesso, é verdade que não pus terra, mas mesmo quando ficava verde passava a castanha rápidamente.

Agora já tenho, muito verde, por acaso nos garrafões onde crio os Hyalella azteca, que estão à janela porque é onde há espaço, a água está sempre verde, dá para alimentar as dáphnias todas. Se calhar se juntarem uns reds ou outro camarão pequenino também ajuda.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais