manchas na coralina


Recommended Posts

Olá

 

reparei à uma semana atrás que uma parte da alga coralina estava com manchas brancas mas não liguei porque me pareceu que fossem os ermitas que a andavam a comer, contudo hoje reparei que as manchas brancas aumentaram, parece areão que está ali mas não é, mexi com a vareta e aquilo realmente é duro, sendo isto duro não creio que sejam asterinas ainda para mais está apenas concentrado num só pedaço de coralina numa só rocha alguém me sabe dizer o que poderá ser?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia Caro Colega de Forum.

"Uma imagem vale por mil palavras..." Nao se arranja uma fotografia para vermos?

Tens algum ourico no aquario?

Alem das Asterinas, os Ouricos, entre outros, tambem se alimentam de alga coralina.

 

A alga coralina sendo calcaria e por isso necessita de calcio, tambem forma um pequeno esqueleto assim como os corais duros e outras algas (por exemplo Halimeda) pelo que, quando morre deixa uma mancha branca no imediato (como os corais duros) que depois sera coberta por outras algas, incluindo novamente calcaria se for o caso.

 

Sera complicado emitir uma opiniao sem ver o que esta efetivamente a acontecer com a alga coralina da rocha mas pode-se dever a varios factores. Por exemplo se for um acontecimento localizado numa unica rocha podera ser um predador que a esta a consumir mas se for generalizado a outras ja podera ser uma praga de predadores ou parametros da agua deficientes que impedem o seu desenvolvimento ou podem mesmo causar a sua morte e neste caso convem ver niveis de calcio e magnesio. Se os peixes e corais estao bem sera estranho que a coralina se esteja a retrair ou mesmo regredir por causa dos parametros da agua porque sera uma alga muito mais resistente do que certos peixes e corais. No entanto podera ser bom medir o Ph, alkalinidade e eventualmente como andam os nitritos, nitratos, fosfatos, amonia...

Podera tambem ter a ver com questoes de iluminacao porque sendo uma alga, necessita de luz para fazer a fotossintese (consumo de CO2 e libertacao e O2) pelo que convem saber se a rocha foi mudada para um local do aquario sem iluminacao. A falta de luz, como com quase todas as plantas, pode determinar a sua morte. Penso que a alga coralina tambem gosta de alguma corrente e a sua falta (se localizada em zona de "agua morta", sem circulacao) pode provocar a regressao desta.

Por outro aldo podem aparecer invertebrados de cor branca ou com carapaca branca que estejam imobilizados durante o periodo de luz mas a ser o caso em principio a mancha branca variaria de dia para dia quando a localizacao pois seria suposto deslocar-se no periodo nocturno.

 

Vamos pois aguardar por uma imagem, se possivel, e dados quanto a localizacao da rocha e parametros da agua que certamente vao ajudar outros Membros a emissao de melhores opinioes.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais