Discus Spot ...


paulooliveira

Recommended Posts

boas companheiros ...

Depois de uns meses a brincar com 90 litros de água, começou a cerca de umas semanas o "upgrade" para 450L .. ando na fase de adquirir material, mas hoje como já tinha isto pensado decidi fazer a estrutura para o "bicho" ... aqui ficam umas fotos da estrutura já feita , resta agora a duvida, visto que o aquário vai ter 150c x 50l x 60a , e como não quero tampa nem travessas será que é melhor mandar cortar em vidro de 12mm ou de 15, eu penso que 12 seja suficiente mas gostaria que os entendidos me ajudassem ...

assim sendo posto imagens da estrutura e brevemente irei colocar do vidro ...

 

dsc2657g.th.jpg dsc2656i.th.jpg dsc2655.th.jpg dsc2654o.th.jpg

 

 

 

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se deixares 10 cm sem agua 12 mm chega mas se for para ir com a agua até ao topo ai é melhor ir para o de 15 mm apesar de para um factor de segurança de 3,5 os 12 mm estarem dentro das especificações.

 

Já agora, esse aquário em vidro de 12mm vai pesar 90 kg e em vidro de 15mm 120 Kg vazio é claro portanto deixa essa estrutura bem montada.

 

Outro pormenor, não se vai ser um plantado mas 60 cm de altura é mais dificil de iluminar bem como mexer com a mão no fundo do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para deixar 10 cm sem água, a mais vale fazer com 50 de altura, eu inicialmente queria fazer com 50 de altura mas a "Maria" disse e com razão que onde vai ficar o aquário ficava melhor com 60 de altura e tem razão, mas sei que a nível de querer ter umas plantas ou um tapete um dia mais tarde, 50 é a opção a seguir ... a nível de set up vai ser para discus e vai ter só plantas de baixa manutenção(para já) ...

em relação a estrutura, ela está feita com tubo de 40x40x1,5 , e está bem montada sem torções nem nada, por isso acredito que vai aguentar perfeitamente, pelos menos já la teve em cima cerca de 500 KG de "carne" mas carne Humana, e aguentou ...

 

 

Abraço

 

Paulooliveira

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espessura Mínima 12,23 mm para esse aquario. isto com segurança para essa altura e cheio até cima.

 

No entanto se não queres por traves, será preferivel vidro com 13 mm (se houver) ou baixar a altura para 58 cm. ficando 150x50x58 (12mm) cheio até cima e bastante seguro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois penso que a espessura comercial a seguir a 12 é mesmo 15 mm ... se calhar vou optar mesmo por ir para os 50 de altura ...

 

 

aquele abraço

 

 

Paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os 12 mm e 60 cm de altura continua a ser seguro, e alem disso não acredito que enchas até ao topo, uns 5 cm sem agua ficam sempre para poder-se meter a mão e a agua não transbordar.

Muito importante é o vidro ficar bem colado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto. a colagem é que será a questao.

 

eu disse 58... não disse 50. ou 60 de altura, mas não usando 2 cm... visto que vai ficar aberto é o que se calhar ias fazer.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se calhar é isso que vai ser ... vou fazer de 60 e deixo 2 ou 3 cm por encher, mesmo para ter margem como disseram para meter a mão ...

Quanto a colagem, vou deixar a cargo de quem sabe, como nunca fiz nenhum, não quero começar por um bicho destes ...

a nível de filtragem tenho um jebo 815 de 900l/h e estou a pensar meter também um Eheim 2075 acham que chega ??

 

Aquele Abraço

 

 

Paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pois é meus amigos ...

Depois da estrutura feita , o próximo passo foi forrar e meter peso em cima para que a estrutura não voasse com o vento , como tal chegou-me hoje vindo do Amigo Tiago da Aquartist o tão desejado Vidro ... já tenho também um dos filtros e um dos termostatos, esta semana deve chegar o eheim 2075 bem como o outro termostato , ficando só a faltar Akadama visto que a areia de sílica já tenho aqui uns 400 Kilinhos .. :twisted:) não são todos para mim mas vão dar jeito ...

 

aqui ficam as fotos

 

dsc2735.th.jpg

 

dsc2730.th.jpg

dsc2729i.th.jpg

dsc2725.th.jpg

dsc2724.th.jpg

dsc2723n.th.jpg

 

os meus meninos já de olho na nova casa ...

 

dsc2733y.th.jpg

dsc2732s.th.jpg

 

 

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pois é .. ja estava farto de esperar pela calha então hoje decidi meter mão á obra e começar a encher e a posicionar as coisas de maneira a que começe o ciclo mesmo sem plantas, plantas que irão ser adicionadas daqui a 3 semanas ...

Deixo aqui as fotos do inicio do layout da nova casa dos meus discus ...

 

 

DSC_2850.jpg

DSC_2849.jpg

DSC_2848.jpg

 

 

Mais umas ...

DSC_2843.jpg

DSC_2841.jpg

DSC_2840.jpg

 

Espero que gostem apesar de ter umas pedras a mais em cima dos troncos para estes não boiarem e de me faltarem ainda algumas pedras e as plantas ...

 

Aceitam-se sugestões ...

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de te dar os parabéns pelo fabuloso móvel que tens. Aspecto cinco estrelas!!!

Desejo-te a melhor sorte com esse aqua e sugiro que contactes que o vendeu para tirares a dúvida relativamente à colagem... pelo sim, pelo não.

 

Deixava-te ainda uma sugestão. Muda de local de alojamento das imagens.

É um bocado seca terde clicar em cada img e ter de ficar à espera que ela carregue e depois nem se pode clicar de img em img. Temos mesmo de clicar link a link neste teu tópico.

Pessoalmente uso o Photobucket e gosto bastante.

 

Felicidades com o projecto!!! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Que projecto.... :sunbathing: issp tens muitas pernas para andar e ficar um aquário de bacalhaus espetacular

Aloja aqui no forum...fica bem mais facil de visulizarmos! e não custa nada!

 

Para ciclar n necessitas de luz..por isso tranquilo. dp qd for para plantar fazes uma valente tpa para facilitar o plantio.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia é mesmo essa .. daqui por 3 semanas é a altura que aponto para começar a plantação :sunbathing:;) claro que com uma TPA valente se não para chegar la ao fundo tenho que meter os óculos de mergulho ... Mas vamos a ver como corre a "coisa" ...

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma fresquinha já com os suportes na parede para a calha ...

 

DSC_2853.jpg

 

Boas

 

Estou a acompanhar a evoluçao do teu trabalho e é de louvar :Smile-PT:

 

Gosto bastante da ideia !

 

EM breve colocarei aqui algumas duvidas minhas que tenho enquanto a tua montagem se me permitires!

 

Cumprimentos

FDInis

;)

Acompanhem o meu novo Projecto

"DiscusLandia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que permito .. aliaz não tenho nada que permitir so tenho que responder ;);) ... atenção que os outros furos na parede não foi falta de pontaria, eram uns quadros que la estavam , no fim de semana já vão ser tapados ...

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

hehe .. vou precisar e de muitas ... :( ... ~

mais logo já vão entrar os discus, por isso conto amanha já meter umas fotos ...

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

Parabéns pelo aquário... e Boa Sorte para todo este teu projecto.

 

 

Na minha opinião...

 

Acho que a utilização da areia da silica, vai-te dar um trabalhão enorme para a manteres limpa.

Visto que vais colocar discos, poderias ter optado por uma areia mais grossa e mais escura... uma vulgar areia do rio.

Depois... ao colocares uma pequena ilha, sem qualquer tipo de protecção(pedras)... com o tempo,a akadama vai-se começar todo a misturar com a areia.

 

As plantas... podias e devias ter colocado as plantas no primeiro dia. Se não tinhas as plantas... tinhas arranjado o layout e encherias o aquário com agua... mas depois de plantado.

No inicio de uma montagem... e depois do aquário cheio... é frequente termos picos de amónia... amónia essa que é consumida pelas plantas. Assim... o aquário equilibrava-se mais rápido e as plantas iam consumindo e alimentando-se daquilo que mais gostam.

 

Atendendo as dimensões do aquário e aos habitantes que vais colocar, opta por plantas de fácil manutenção. Isso significa... menos luz, menos fertilizações, menos podas, menos manutenção... e mais "sossego" para os discos.

 

De resto... bonito móvel.... excelente aquário e muito espaço para os teus discos nadarem.

 

Diverte-te com o aquário... e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Sim canito tens razão alias toda a razão , mas sabes que a "pressa" é inimiga da racionalidade e estava farto de ver o vidro ali parado sem água :music_singguitar:;) , por outro lado tinha os discus num aqua de 90 Litros, 6 discus a crescerem a olhos vistos e cada vez com mais problemas e TPA´s , quanto aos picos de amónia não cheguei a ter porque um dos filtros o que entrou em segundo lugar já estava maturado, por isso nunca cheguei a ter amónia mesmo com peixes lá dentro, porque antes de lá entrarem os discus tiveram lá muitos peixes a fazer o teste :);) ...

 

Quanto á areia , mais uma vez tens razão suja-se muito mas nada que uma aspiração de uma pequena camada não resolva, e acredita que areia de silica não falta aqui em casa, o problema da acadama, já é mais grave visto que todos os dias a metia no sitio , muito devido as Corys, até que tirei as corys e agora tenho todos os dias 10 pedritas de akadama fora de sitio, coisa que não custa nada a repor no seu devido lugar, mas também acredito que com mais peixes isto tenha tendencia a piorar como tu dizes ...

 

A nível de plantas vai ser mesmo como dizes ... Keep it simple .. plantas de fácil manutenção para não dar muito trabalho nem chatear muitos os discus, já coloquei umas plantitas hoje, poucas porque a calha só para a semana e com o candeeiro que tenho não se safam muito , daqui a pouco já coloco umas fotos ...

 

Ja agora muito obrigado pelos conselhos, e pelas "Dicas Construtivas" é disso que preciso para, começar a evoluir na aquariofilia, aprendendo com quem sabe ...

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos ...

 

Ainda sem calha mas com um "brutal" candeeiro de 21W :P;) , deixo aqui uns pequenos "Updates" ...

 

Introduzi 2 vasos de Limnophila sensiflora - Atrás do tronco e 3 vasos de Cryptocotyne parva ...

A outra novidade é que os 6 discos já habitam a nova casa ....

 

Peço desculpa pela má qualidade de algumas fotos, a maquina até que é boa o fotografo é que não é grande coisa ...:P

 

aqui ficam algumas fotos ...

 

DSC_2888.jpg

 

DSC_2898.jpg

 

DSC_2900.jpg

 

DSC_2901.jpg

 

A partir da semana que vem muito mais Updates ...

 

Ps. Sugestões e ajudas são bem vindas ...

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui vai a resposta amigo RuiVerdevivo, mais umas plantinhas ...

 

Bem então aqui vão mais uns Updates ...

 

Entrada de novas plantas Echinodorus tenellus ...

 

 

DSC_2906.jpg

DSC_2908.jpg

 

 

Geral

DSC_2910.jpg

 

 

Aqui para completar a apresentação do projecto, fica a casa das máquinas ou como é chamado pela minha maria o subsolo ...

 

 

DSC_2919.jpg

DSC_2915.jpg

DSC_2917.jpg

DSC_2918.jpg

 

 

E aqui a minha "máquina" de TPA´s ...

 

 

DSC_2920.jpg

 

 

Bomba ehiem e termostato de 200w

DSC_2925.jpg

 

 

DSC_2922.jpg

DSC_2927.jpg

 

 

Assim torna as TPA´s muito fáceis , no dia antes deixo a agua a circular pela flauta para retirar o cloro e estabilizar o PH a 7 , depois fecho a torneira da flauta ligo a mangueira abro a torneira que está ao centro e Toca a meter água no aquário, nem tiro o carrinho do sitio, por enquanto porque no inverno tenho que o meter dentro de casa para conseguir aquecer a água ...

 

 

mais uma vez, Comentários São bem vindos

Editado por paulooliveira

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.