Dúvida sobre uma areia em 2 videos da tropica


djhifi

Recommended Posts

 

Reparem, no inicio dos dois videos acima colocados, na areia que é posta por cima do substrato...

 

Gostaria que alguém me pudesse dizer que tipo de areia é aquela...

 

E, reparem que no primeiro video é posto substrato+areia "seca" e depois, adicionam novamente aquilo que parece ser a mesma areia...mas húmida.

 

Pergunto isto pois estou a pensar desmontar o meu actual layout com areão preto sobre substrato e aquela ideia agrada-me de sobremaneira, sobretudo ao nivel da plantação...parece-me ser um espetáculo em termos de fixação das raizes etc...

Pergunto também isto pois já me andei a informar sobre as areias e fiquei na dúvida sobre: Corta ou não oxigénio ás raizes e, segundo, para aquarios comunitarios é ou não adequada?

 

Aquilo será areia de praia, normalissima? De silica penso não ser porque parece mais escura...acho...

 

Aguardo opiniões.

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será?

A areia das obras parece tao suja e, normalmente, é mesmo tipicamente AMARELADA...não acham?

Bom, se de facto for mesmo das obras é só gamar em qualquer lado (com autorização) :thumbup3:

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia fina do rio é sim muito amarela e tem nutrientes, logo também tem algas verdadeiras, que não desaparecem com facilidade, mas as ampularias adoram. No entanto o comportamento desta areia é bem diferente da areia de silica.

 

é mais complacta e mais facil que as plantas se estabelecam. Para a fauna que gosta de mexer no substrato em especial ciclideos que gostem de escavar contudo, poderá não ser tao interessante (ter tantas vantagens) como a de silica. Alias com esse tipo de fauna, o melhor é passar essa ideia à frente. Alias não tem comparação, na verdade já cheguei a ter areia fina do rio, mas ja substitui por silica. acaba por parecer muito suja. não tem uma relação tão interessante com as pedras e a fauna como a areia de silica tem. No entanto com as plantas faz uma conjugação bastante interessante. Para plantas, apesar da areia fina do rio ser muito mais compacta que a areia fina de silica, parece mais apta às plantas, pois a fauna não levanta as plantas como acontece com a silica.

 

na verdade a areia fina do rio e a areia fina de silica são substratos bastante diferentes entre si, não é mera questão cromática, o unico ponto vantajoso em comum é os graos serem muito pequenos, e assim não destoarem o aquario como fazem os areões mais grossos que dao algum aspecto saloio aos aquas.

 

Do meu ponto de vista a areia fina do rio é optima para plantados e com um cardume de por exemplo neons, fica muito bonito. se tiver peixes de fundo e ciclideos (sem serem os espalhafotos discus e escalares), não vale a pena na minha optica.

 

a silica é o constituinte natural da areia, logo varias areias são de silica. a questão é que a comercializada é industrializada. em termos de lavagem a do rio deve ser muito bem lavada, a de silica, basta passar por água.

 

 

há uma outra areia que é a areia de filtro de piscinas, que também é amarelada e fina, que é usada para biotopos... poderá ser uma opção, mas nunca experimentei.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia fina do rio é sim muito amarela e tem nutrientes, logo também tem algas. No entanto o seu comportamento é bem diferente da areia de silica.

 

é mais complacta e mais facil que as plantas se estabelecam. Para a fauna que gosta de mexer no substrato em especial ciclideos contudo, poderá não ser tao interessante (ter tantas vantagens) como a de silica. Alias não tem comparação, na verdade já cheguei a ter areia fina do rio, mas ja substitui por silica. acaba por parecer muito suja. não tem uma relação tão interessante com as pedras e a fauna como a areia de silica tem. No entanto com as plantas faz uma conjugação bastante interessante.

 

na verdade a areia fina do rio e a areia fina de silica são substratos bastante diferentes entre si, a unica vantagem comum é os graos serem muito pequenos, e assim não destoarem o aquario como fazem os areões mais grossos que dao algum aspecto saloio aos aquas.

 

Do meu ponto de vista a areia fina do rio é optima para plantados e com um cardume de por exemplo neons, fica muito bonito. se tiver peixes de fundo e ciclideos (sem serem os espalhafotos discus e escalares), não vale a pena na minha optica. Para plantas, apesar da areia fina do rio sem muito mais compacta que a areia fina de silica, parece mais apta às plantas, pois a fauna não levanta as plantas como acontece com a silica.

 

a silica é o constituinte natural da areia, logo varias areias são de silica. a questão é que a comercializada é industrializada. em termos de lavagem a do rio deve ser muito bem lavada, a de silica, basta passar por água.

desculpa a minha duvida, mas ai no forum ja ouvi dizer que a areia acaba pr matar as plantas devido à falta de O2, que quanto esta compacta deixa de haver o que leva à morte das plantas sabes comfirmar isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu editei o meu post, completando-o.

 

não me parece. No entanto não sou perito em plantas. O amano que lida com plantado há muitos anos, só não recomenda echinodorus e as ervas daninhas conhecidas como crytocorynes. LOL. isto porque estas plantas têm raiz grossa, logo mais dificuldade em conseguirem enraizar na areia. De facto, pelo menos com as ervas daninhas isso acontece. Outras plantas que possuo pelo contrário não demonstra problemas em enraizar. mesmo plantas de tapete, como a Eleocharis acicularis.

 

Já reparaste nas plantas na natureza? hás-de reparar que onde estão é muitas vezes muito compacto. As plantas respiram pelas folhas, quer o2 de noite, quer co2 de dia. pelas raizes as plantas vao buscar nutrientes, como sejam os nitratros e outros minerais. Contudo, a planta poderá ter dificuldade em obter os nistratos que estão na coluna de água, isto no caso da areia do rio, no caso da de silica, penso que não, pois a areia é facilmente levantada. isto no entanto é preciso perguntar a quem estuda plantas se é possivel as plantas obterem NO3 e PO4 pelas folhas, essa é a verdadeira questao na minha opinião.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela resposta Quo, no entanto fiquei sem saber que areia é a dos videos :discuss_gathering:

 

Acho que este tema das areias ainda é muito um "território desconhecido" para alguns...

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites

Quando eu disse que me parcia areia do rio,que se uza nas obras,

não me referia á areia amarela,mas sim aquela que e uzada para

chapar nas paredes,e fazer cimento,nessa areia por vezes vem

junto uns bivaldes tipo ( amejoa ) que eu já vi em sertas obras

por onde eu passo, foi só uma opinião.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.