Fluvermal em comprimidos como administrar?!


luisferreira

Recommended Posts

Boas como o titulo refere gostaria de saber qual o modo de usar o fluvermal em comprimidos (100mg/comprimido) , pois é o que tenho, e pesquisei pelo site e encontrei as dosagens mas para fluvermal liquido!

 

Obrigada

um abraço

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís,

1 comprimido para cada 50 litros dose única e repetir passado 8 dias

 

Se precisares de alguma coisa avisa.

Um abraço,

 

Francisco Ramalho

 

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

uma tpa antes de começar o tratamento de 40% .

depois 1 comprimido pra cada 50 litros de agua e deixas actuar durante 8 dias.

depois no oitavo dia fazer nova tpa de 40%.

adicionar tbm bacterias no filtro no fim do tratamento visto q mata tbm algumas bacterias ou ate bastantes .

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo faz-me confusão, se é sabido que o fluvermal mata tanto bactérias más como boas, e dessa forma ataca o filtro pq só fazer TP ao fim de 8 dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O efeito do fluvermal fica no aquário muito mais do que os 8 dias.... mesmo com TPA's.

 

digo isto pq é do conhecimento de alguns que mesmo algum bom tempo depois de se fazer o tratamento não se pode colocar caracois.

 

Além de que a minha questão era noutro sentido, se mata as bactérias e afecta o filtro, pq se vai esperar 8 dias? as bactérias a morrer provocam um aumento de amónia (esta penso ser a principal causa de mortes de fauna relatadas por quem fez o tratamento).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é normal o medicamento nao ser logo eliminado depois de 8 dias.por isso tbm se deva usar o carvao activado pra retirtaer o resto de medicamento.

mas será q a concentraçao de medicamento eficaz pra matar um caracol tbm é eficaz pras bacterias más?ou seja as bacterias precisam de uma concentraçao maior para morrerem e o caracol apenas precise de uma quantidade minima?isso nao sei mas se for ao fazermos uma tpa antes dos 8 dias vamos tirar "potencia" ao medicamento e sendo assim vai ser ineficaz pras bacterias más e eficaz pros caracois.

 

 

pois pelos vistos temos desvantagens em utilizar este medicamento.eu ja fiz esse tratamento e as bacterias q tinha no filtro foram todas á vida e pois ta claro tive um pico de amonia onde me vi ás aranhas pro estabilizar.

se o pessoal diz q se tem q esperar 8 dias é pq assim temos a certeza q o medicamento fiz efeito agora se fizermos uma tpa a meio do tratamento penso q o torne o menos eficaz pelas razoes anteriormente ditas.

ou seja temos uma faca de dois gumes .

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos...

 

uso fluvermal em comprimidos nos discus ja a algum tempo...mas não adiciono na água...mas sim na comida como o metronidazol com resultados muito bons...

 

Em relação ao fluvermal e respectivos tpa´s deve-se fazer tpa´s logo nos dias seguintes a medicação e não 8 dias...pois ao fim desse tempo o oxigenio na água diminui..as bactérias nitrificantes morrem...e os problemas no aquário podem ser grandes..após alguns dias mesmo fazendo tpás.(isto para o fluvermal liquido)

 

abraço

 

João Ferreira

 

 

Ps- já agora tens ténias?

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joni acho é que fizeste uma confusão sobre a aplicação do fluvermal.

 

Aplica-se o fluvermal e passado 24h faz-se a TPA, ao fim de 8 dias faz-se novo tratamento com o fluvermal, isto pq no primeiro tratamento os peixes largam os parasitas intestinais e por vezes ovos, ora estes demoram 8 dias a eclodir e será então nessa altura que se faz o novo tratamento.

 

Eu penso que seja isto mas posso estar enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aplica-se o fluvermal e passado 24h faz-se a TPA, ao fim de 8 dias faz-se novo tratamento com o fluvermal, isto pq no primeiro tratamento os peixes largam os parasitas intestinais e por vezes ovos, ora estes demoram 8 dias a eclodir e será então nessa altura que se faz o novo tratamento.

 

Hugo...de tudo o que disseste só está uma coisa...errada...

 

os ovos não são libertados para a água...isto é...as ténias ...chamadas de comuns pantelmintos colocam os ovos no intestino do peixe...onde eclodem largando oncosferas que se vão juntar ao sangue do peixe através da mucosa intestinal ficando principalmente presas no fígado e músculos do peixe. Quando a ténia está no intestino entra em fase adulta e fecha o seu ciclo.

 

Após aplicado o medicamento a ténia quando é libertada morre, mas o peixe continua infectado dai sim o tratamento após 8 dias de modo a que os ovos que ficaram no peixe que acabarão por eclodir nesses 8 dias sejam extintos do peixe.

 

A questão é...por norma as ténias só aparecem em peixes alimentados a base de carne...nos discus coração de boi, sendo que muitas vezes as pessoas fazem fluvermal devido a um mau diagnóstico.

 

Hugo realmente quando falei do tratamento no outro post era para explicar aos membros que falavam de tpa´s ao fim de 8 dias que é errado por isso não falei do outro tratamento apos 8 dias...mas fizeste bem em explicar melhor...

 

abraço

 

João Ferreira

 

Ps- hugo em relação ao musgo não tá esquecido só que não tenho tempo nem para respirar...;)

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se é assim nao contesto nimguem apenas falei em base de alguns topicos q falam sobre o assunto.e tou a falar em fluvermal em comprimidos.tbm me esqueci de dizer q convinha colocar durante o tratamento uma pedra difusora e respectiva bomba de ar devido ao oxigenio ir á vida e pois ta claro desligar co2 e parar fertilizaçoes.

mas nao acham q fazer uma tpa logo a seguir á administraçao do medicamento nao vai diluir o mesmo e diminuir o seu efeito?

 

 

mas pronto se é assim é assim nao tou aqui pra contrariar nimguem e logo eu q ando nisto á pouco tempo. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

talvez tenha feito confusao por isso vou-m informar melhor

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Ferreira correcto, pensei que também podia expedir ovos juntamente com as ténias, por isso o meu comentário, mas sim o sentido é que ficam dentro do hospedeiro.

 

O musgo tá cá, quando quiseres é só dizeres.

 

Joniclicks o efeito dos medicamentos não são eternos e a maioria nem são sequer prolongados, logo não faz muito sentido deixar andar muito tempo sem fazer a TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia mais uma vez venho pedir ajuda á malta do forum

 

 

1. Parâmetros físico-químicos actuais da água:

- PH-6.2

- GH-2.24ºgH

- KH-20 ppm

- amónia / nitrito / nitrato - Amonia= 0, Nitritos=0mg/l

- temperatura actual e média- temperatura normal é 30ºC

- CO2 [se há injecção artificial]-Não tenho CO2

- demais: PO4, Fe, Si etc;

- aparência visual da água (por exemplo: se está cristalina, turva, esverdeada, com odor forte, partículas em suspensão etc);

-agua normal limpa

- houve variação desses parâmetros nas últimas semanas (estavam em agua com 6 ºgH á duas semanas e fui adicionando agua de osmose para obter o gh de 2.24ºgH

 

2. Dimensões do aquário, e há quanto tempo está em funcionamento;

Um cubo de 90 litros a trabalhar á mais de dois anos

 

3. População do aquário:

- espécies

um casal de discus

- número de indivíduos por espécie

- idade e/ou tamanho de cada indivíduo;

na minha casa este casal tem 2 anos no total deve ter uns 4 ou 5 anos de vida e tem uns 15 cm

 

4. Tipo de substrato usado, descrevendo:

- materiais

nada

- tratamento dos mesmos antes do uso

- granulometrias respectivas a cada material

- tempo da montagem final;

 

5. Se houver plantas naturais:

- quais espécies e quantas

- como está o crescimento

nao tenho plantas

 

6. Filtragem:

- modelo

- materiais usados no filtro

- tempo em funcionamento

- manutenção: qual o período de troca e/ou limpeza dos materiais filtrantes, e quando foi a última vez;

Filtro esponja de semana a semana é limpo.

 

7. Rotina de trocas de água:

- como faz (método / procedimento)

- periodicidade (de quando em quando faz as trocas)

- qual o volume médio dessas trocas

- quando foi a última troca (e qual volume dessa); quais os parâmetros físico químicos da água usada na reposição;

Retiro água do aqua cerca de 30% dia sim dia não, acrescento agua ao cubo por gotas, a ultima vez foi 5ªfeira cerca de 30 %

 

8. Objectos de decoração usados:

- rochas (qual o tipo e mineral, se souber)

- troncos (há quanto tempo no aquário ? qual tipo de madeira ? qual tipo de tratamento prévio do mesmo ?)

- outros (descreva em detalhes);

So têm um tubo de pvc no centro do aqua para eles desovarem

 

9.Descrição das últimas semanas do aquário:

- houve introdução de peixes ou plantas novos ?

- Houve manutenção periódica ?

- Há outro aquário na casa, com problemas semelhantes ?

- Adição de algum produto à água ?

- Notou alguma alteração de parâmetro físico-químico da água nos últimos dias ?

- Comente qualquer outra coisa realizada ou percebida nos últimos dias.

 

Não tenho peixes novos, sempre houve manutençao periodica, já tive um macho que tb andava sempre de cabeça para baixa mas este comia que se fartava, nao adicionei nada na agua.

 

10.Alimentação fornecida aos peixes:

- tipo

- marca/s

- quantidade fornecida aos peixes (e quantas vezes ao dia/semana)

- data de validade

- há quanto tempo foi aberta (embalagem da ração).

- Dou artemia congelada, tropical flocos e granulado da sera tudo dentro dos conformes, e dou duas vezes por dia ao casal

 

11. Faz uso de:

- resinas

- condicionadores de água

- fertilizantes líquidos / sólidos

- outros produtos químicos

Descreva, para os ítens acima: marcas; como, quantidade e quando são usados ?

Não uso

 

12.Descrição minuciosa dos peixes afectados:

- quais peixes estão afectados pelo problema

- quando começou (há quanto tempo surgiram os primeiros sinais de problema / anormalidade)

quais os sinais:

A femea encontra se sempre de cabeça para baixo reparei ontem demanha, e o macho anda muito escuro de vez em quando

 

a) externos: manchas, pontos, feridas, nadadeiras rasgadas, escurecimento etc (*);

Só escurecimento do macho e da femea por vezes

b) sinais comportamentais: apatia, disparadas pelo aquário, "amedrontamento" excessivo e súbito etc);

Penso que não come a femea

c) sinais fisiológicos: evacuação, respiração, equilíbrio etc.

REspiraçao normal

 

a) onde exactamente ocorre no peixe (em que parte/s do peixe)

b) tamanho / extensão (em milímetros ou comparativamente -- p. ex, "tamanho de uma cabeça de fósforo");

c) aspecto (p.ex., aveludado, rugoso, como algodão, purulento etc);

d) cor;

e) formato (ponto/s, mancha/s, ferida/s; se é profundo ou saltado etc).

 

- idade dos peixes

- tamanho dos peixes (comprimento: da boca à base da cauda; excluir a cauda)

 

Depois de pesquisar pela net encontrei que o macho estar escuro é sinal de parasitas internas fiz fluvermal (2 comprimidos para 100litros), hoje á tarde faz as 24 horas.

 

Não sei mais que dizer apelo á vossa ajuda uma vez mais qualquer dado que falte peço desculpa.

 

um abraço

e obrigada

 

Luis Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens para ai sulfato de magnésio?

 

se sim coloca no aquário que deve ser obstipação intestinal...

 

As fotos não ajudam muito...pois são pouco nitidas...

 

faz um tpa antes e coloca uma colher de sopa de sulfato de magnésio...

 

Por norma isso desaparece por si só...mas no teu caso eu arriscava o sulfato de magnésio

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Ferreira correcto, pensei que também podia expedir ovos juntamente com as ténias, por isso o meu comentário, mas sim o sentido é que ficam dentro do hospedeiro.O musgo tá cá, quando quiseres é só dizeres.Joniclicks o efeito dos medicamentos não são eternos e a maioria nem são sequer prolongados, logo não faz muito sentido deixar andar muito tempo sem fazer a TPA.
Pensaste e pensaste bem, é mais facil ver ovos a sair nas fezes do que ténias.Alias se assim não fosse o animal não se reproduzia, apenas só com a morte do hospedeiro por consumo de outro.Isto é para todos os cestodos.Cumps Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo podes dizer onde conseguiste essa informação ?

 

e que em muitas pesquisas que fiz não vi essa informação ...

 

abraço

 

 

Informação retirada da wikipedia foi a mais rapida que encontrei a mão agora porque nao tenho aqui os PDF´s!!!

 

"Nestes animais ou acidentalmente no Homem os ovos eclodem no intestino, gerando oncosferas, e penetram na mucosa intestinal, e disseminam-se pelo sangue até os tecidos, onde se enquistam principalmente no músculo, fígado e cérebro. Quando o Homem come esta carne mal cozida infectada, a larva se aloja no seu intestino e aí se desenvolve, dando a origem a uma tênia adulta, fechando o ciclo."

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joão

 

Ténia

 

Os suínos, por serem coprófagos, são mais facilmente infectados, ao ingerirem ovos ou proglotes eliminados nas fezes humanas.

 

Wikipédia

A Cisticercose ocorre quando seres humanos ingerem água, terra ou alimentos contaminados com ovos de Taenia solium presentes em fezes humanas.

 

Wikipédia

 

Os ovos são libertados quando a proglótide se destaca do animal no lúmen intestinal ou no exterior quando a proglótide se desintegra. São excretadas com as fezes humanas.

 

Wikipédia

 

 

Está lá escrito, mesmo que não estivesse eu já os vi!

:)

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok ok...já vi tive a ler a wikipedia...e uns pdf´s que tinha aqui por casa...e realmente tens razão

 

 

Hugo R. Silva - tinhas razão!

 

Hugo santos...

 

de qualquer maneira pelo que percebo acontece as duas situações..ovos expelidos e ovos que se mantem no peixe...

 

Sendo que continua a ser necessário o segundo tratamento sempre...

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais