Desastre na aquariofilia


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Ontem quando cheguei a casa reparei que o meu aquário estava com a água muito branca, então a minha mãe disse-me que a garrafa(inejctor de CO2) tinha caído no chão.

 

Rapidamente fiz uma troca parcial e tentei aumentar a circulação, uma vez que os peixes estavam todos à superfície.

Qual não foi o meu espanto quando hoje de manhã acordo e a água estava mais branca e tinha um escalar macho morto, mais circulação foi adicionada por meio de bomba de ar.

 

Á pouco cheguei a casa e tinha a água completamente branca e um labeo frenatus albino morto à superfície. Passei de imediato à acção. passei todos os peixes pequenos para um aquário extra que tinha, apenas ficando o escalar fêmea e os bettas no aquário onde ocorreu o problema, fiz também uma troca de água que ronda os 80%.

 

Venho agora pedir-vos mais ajuda, uma vez que me informei junto da minha professora de biologia como destruir leveduras(julgo que são as leveduras que estão na base da fermentação que utilizamos para injecção artificial de CO2) e esta ter sugerido aumentar a temperatura, mas com peixes dentro do aquário, é arriscado.

 

Agradeço desde já a quem me tentar ajudar.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 168L se não me engano, estava montado ha coisa de ano e meio.

 

Relativamente à fauna: 7 Barbos titeia, 1 escalar, 4 bettas, 2 botia lohachata, 2 espadas, de momento. Ontem ainda tinha mais outro escalar e um labeo frenatus albino.

 

Flora: Cabomba aquatica, miriophyllum, bacopa caroliliana, anubias barteri var. nana, feto de java, valineria gigantea, cryptocoryne(2 espécies diferentes)

 

Filtração: tetratec 700

 

Iluminação: 4x39W T5

 

Temperatura: 25ºC

 

De momento não sei o valor de pH, mas a última vez que fiz o teste (já foi à algum tempo, coisa de 2/3 semanas) estava nos 6.5.

 

Entretanto estive a pesquisar maneiras de destruir as leveduras, tanto pelo pH como pela temperatura e nenhuma me parece viável. Lembrei-me de filtro UV, mas não tenho como arranjar um.... =S

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mediste a amónia?

 

Devem ter morrido as bactérias existentes...

 

Posso medir....

 

Mas julgo que o problema não é esse, a meu ver as leveduras que estavam na garrafa de CO2 entraram para dentro do aquário quando esta caiu, e num novo meio com mais nutrientes, reproduziram-se exponencialmente, uma vez que a sua actividade gera CO2, os peixes começaram a nadar junto à superfície para procurar o oxigénio de que tanto precisam e que tanto falta no aquário...Ora, se não as destruir, elas irão reproduzir-se até não existir mais nutrientes os quais usam para obter energia, e isso pode levar muito tempo.

 

Mas vou já medir a amónia e já vos actualizo.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso medir....

 

Mas julgo que o problema não é esse, a meu ver as leveduras que estavam na garrafa de CO2 entraram para dentro do aquário quando esta caiu, e num novo meio com mais nutrientes, reproduziram-se exponencialmente, uma vez que a sua actividade gera CO2, os peixes começaram a nadar junto à superfície para procurar o oxigénio de que tanto precisam e que tanto falta no aquário...Ora, se não as destruir, elas irão reproduzir-se até não existir mais nutrientes os quais usam para obter energia, e isso pode levar muito tempo.

 

Mas vou já medir a amónia e já vos actualizo.

 

Tinhas CO2 caseiro portanto? O que também te pode ter acontecido é uma queda repentina do pH, essa nuvem branca ser a "porcaria" da fermentação que tinhas na garrafa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, também julgo que é a porcaria da garrafa.

 

Mas acabei de medir o pH a amónia e amónio e obtive os seguintes resultados:

 

pH: 8.0 =O (penso que a subida se deve à TPA agressiva que fiz)

 

Amónio: 0

 

Amónia: 0

 

Já agora, notei que o escalar que ainda permanece no aqua e os bettas, já não estão junto à superfície. No entanto, a água ainda está esbranquiçada e temo que vá piorar durante a noite...

Editado por vaxkinho

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho so' actualizar.

 

Ora bem, hoje de manhã quando acordei a água tava muito pouco branca, nenhum peixe morto ou ofegante à superfície. À tarde já estava tudo normal, água limpida e pronta para recomeçar um novo ciclo! ^^

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca uma válvula, um conjunto de duas custa no maximo 1 € e poupa muitas chatices.

 

 

Brigado pela dica :) farei isso mesmo sim senhor

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais