A começar a sério


Lilyanna

Recommended Posts

tenho um aquário já com uns aninhos, mas nunca tomei atenção aquilo que deveria fazer para o manter bem ou os peixes saudáveis. mas estando ele vazio há já uns anos (a ultima vez que o tive montado os peixes cozinharam... literalmente!), e a ocupar o espaço, decidi voltar a montar tudo de novo mas dar atenção a coisas como o Ph, etc.

ele antigamente tinha apenas uma casinha e duas plantas de plástico, mas agora apostei num ar natural. Tenho dois troncos, duas plantas verdadeiras e umas pedras vulcânicas.

 

Edit para adicionar um setup rápido:

 

Dimensões: er... leva 60lt de água

 

Filtro: Elite Jet-Flo75 >50-75L

Termostato: Elite Submersible 100W - 100L

Luz: 15W

 

Areão: 10kg

Pedras: Vulcanicas

Troncos: Mopani Dekoholz

 

Flora

http://media.photobucket.com/image/An%25C3...pg"]Anúbia [2]

 

Fauna

Caracol - Pomacea Bridgesi [1]

Moli branco [1]

Limpa-Fundos [2]

 

Tenho agora umas duvidas, os troncos ainda deitavam uma agua amarelada ontem, isso será normal? comprei-os já quase há 15 dias e têm estado na água desde então. montei o aquário ontem e a água estava cristalina, e hoje já está um pouco amarelada... tenho medo que acorde amanha e tenha uma cor ainda mais escura na água.

quanto as plantas decidi não por o substrato fértil e sim apostar num fertilizante liquido, acham que fiz bem? e a lâmpada é de 15w, será suficiente?

quanto ao ciclo do azoto, quero inicia-lo com um peixinho, que espécie me recomendam para começar?

 

Foto0038.jpg

tirei uma fotografia para vos mostrar como ele está neste momento, ainda não está completo, falta o termostato e mais umas plantas, mas queria saber se recomendam alguma coisa para diminuir a pressão da água que sai do filtro, o aquário tem 60L, mas é muito baixo e não queria tanto movimento na água...

 

obrigada desde já

Editado por Lilyanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É normal o tronco largar essa coloração, com o tempo irá desaparecer.

 

15w não é muito e como tal deverá apostar em plantas de poucas necessidades, como anúbias, elódeas, valisnérias e musgos por exemplo.

 

Como 15w não é muito a necessidade de fertilizar também não será muita, por isso não deve vir mal ao mundo por utilizar a fertilização liquida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É normal o tronco largar essa coloração, com o tempo irá desaparecer.

 

15w não é muito e como tal deverá apostar em plantas de poucas necessidades, como anúbias, elódeas, valisnérias e musgos por exemplo.

 

Como 15w não é muito a necessidade de fertilizar também não será muita, por isso não deve vir mal ao mundo por utilizar a fertilização liquida.

 

pronto, ainda bem. é que o aquario também não pode levar mais do que 15w segundo as instruções técnicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquário já com uns aninhos, mas nunca tomei atenção aquilo que deveria fazer para o manter bem ou os peixes saudáveis. mas estando ele vazio há já uns anos (a ultima vez que o tive montado os peixes cozinharam... literalmente!)

 

Fico triste quando leio que animais sofreram simplesmente porque existiam, desculpa o desabafo mas é cruel a realidade.

 

 

no entanto tenho agora umas duvidas, os troncos ainda deitavam uma agua amarelada ontem, isso será normal? comprei-os já quase há 15 dias e têm estado na água desde então. montei o aquário ontem e a água estava cristalina, e hoje já está um pouco amarelada... tenho medo que acorde amanha e tenha uma cor ainda mais escura na água.

 

 

Alguns troncos deixam a agua amarelada, o que é normal, não te ira a prior afectar a qualidade da água.

Presumo que tenhas obtido troncos próprios para aquários correcto?

 

 

 

quanto as plantas decidi não por o substrato fértil e sim apostar num fertilizante liquido, acham que fiz bem? e a lâmpada é de 15w, será suficiente?

quanto ao ciclo do azoto, quero inicia-lo com um peixinho, que espécie me recomendam para começar?

 

 

Pessoalmente eu não uso fertilizantes liquidos, mas isso já é uma questão de opinião pessoal claro.

Se usares plantas como anubias e fetos de java que são bastante resistentes, não vais ter problemas.

Agora quanto ao ciclo do azoto já leste os diversos posts sobre isso?

Colocares o animal só depois de alguns dias ok?

Eu no teu lugar metia uma coridora ou duas, mas lá esta, é uma questão de opinião que pode variar entre outros membros.

Vai dando noticias e partilhando com a malta as tuas experiências para também nós aprendermos um pouco contigo:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico triste quando leio que animais sofreram simplesmente porque existiam, desculpa o desabafo mas é cruel a realidade

 

pois é, também eu, olha que não achei muita piada voltar a casa depois de um fim-de-semana fora e encontrar os peixes todos mortos, mas também não podemos adivinhar quando o termostato vai fazer curto circuito, aumentar a temperatura da água e cozinhar os peixes pois não? :\

 

Alguns troncos deixam a agua amarelada, o que é normal, não te ira a prior afectar a qualidade da água.

Presumo que tenhas obtido troncos próprios para aquários correcto?

 

Os troncos que comprei estão supostamente tratados, comprei numa loja. vou esperar para ver o que acontece à água.

 

O tal peixe só o vou por para a semana, lá para o fim. Primeiro compro o termostato e uns dias depois o peixe.

 

obrigada pelas dicas : )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não leves a mal a minha opinião, como tu também eu e todos que aqui estão ja cometemos erros e matamos animais inocentes.

Eu pessoalmente fico sempre triste quando leio situações dessas.

De qualquer forma fico contente por estares a entrar novamente com o pé direito neste mundo e aqui estou e todos estamos certamente prontos para trocar impressões contigo.

 

 

tenho um aquário já com uns aninhos, mas nunca tomei atenção aquilo que deveria fazer para o manter bem ou os peixes saudáveis. mas estando ele vazio há já uns anos (a ultima vez que o tive montado os peixes cozinharam... literalmente!)

 

pois é, também eu, olha que não achei muita piada voltar a casa depois de um fim-de-semana fora e encontrar os peixes todos mortos, mas também não podemos adivinhar quando o termostato vai fazer curto circuito, aumentar a temperatura da água e cozinhar os peixes pois não? :\

 

O que eu disse anteriormente não passava pela parte do termostato mas sim:

 

tenho um aquário já com uns aninhos, mas nunca tomei atenção aquilo que deveria fazer para o manter bem ou os peixes saudáveis.

 

Mas pronto passado esta enterrado.

Vai dando noticias.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora os meus peixes eram bem alimentados, simplesmente não sabia que existia um ciclo do azoto, era a isso que me referia. colocava logo os peixes e pronto. mas também nunca matei nenhum por causa disso.

 

 

 

mas a agua do aquario está cada vez + escura, alguem me pode dizer se isso é normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escura como?Não sera um acastanhado tipo poeira proveniente dos troncos?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escura como?Não sera um acastanhado tipo poeira proveniente dos troncos?

 

não é poeira, disso tenho a certeza.

sabes aqueles esfregões que muitas vezes se usam para limpar os tachos? com um cabo comprido... comprei um e dei-lhes uma boa escovagem, e a poeira saiu toda.

passei agora pela loja de animais para comprar o fertilizante, e a senhora disse que era normal os troncos libertarem aquele tom para a água e que por vezes essa cor acastanhada pode levar até um ano a desaparecer, mas que não faz mal aos peixes, muito pelo contrario, até melhora as coisas.

 

Só por curiosidade, comprei também uma planta, e a parte de cima fica à superfície, deverei cortar essa parte ou deixar estar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a coloração da água é normal, isso com TPA's vai melhorando.

 

Sobre a planta, tudo depende da planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é poeira, disso tenho a certeza.

sabes aqueles esfregões que muitas vezes se usam para limpar os tachos? com um cabo comprido... comprei um e dei-lhes uma boa escovagem, e a poeira saiu toda.

passei agora pela loja de animais para comprar o fertilizante, e a senhora disse que era normal os troncos libertarem aquele tom para a água e que por vezes essa cor acastanhada pode levar até um ano a desaparecer, mas que não faz mal aos peixes, muito pelo contrario, até melhora as coisas.

 

Só por curiosidade, comprei também uma planta, e a parte de cima fica à superfície, deverei cortar essa parte ou deixar estar?

 

 

Boas

Ferve o tronco ai durante 20 minutos,deixa arrefecer

e para dentro do aquário. A.S :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim dá claro, deixa isso andar, não te preocupes com isso, com as mudanças de água isso desaparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim dá claro, deixa isso andar, não te preocupes com isso, com as mudanças de água isso desaparece.

 

mas vou ter fazer isso já hoje, a água adquiriu um tom ainda mais escuro, mais uns dias e não dá para ver o interior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se poderes tirar o tronco e colocar num recipiente evitavas fazer isso no aquário, ias mudando a água do recipiente diariamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, podes ciclar o aquário sem os troncos.

Até podes fazer melhor, ferve-os individualmente numa panela grande, ao alto, não me parecem assim tão grandes que não encontres uma panela para os ferver, depois de fervidos podes deixá-los dentro de um poço uns dias, colocar dentro de um autoclismo ou qualquer outra opção onde encontrem bastante água, corrente ou não.

De qualquer forma a cor acastanhada da água não é prejudicial, pessoalmente, gosto muito de ver essa tonalidade em um dos meus aquários onde mantenho uma raiz que quase o ocupa na totalidade, está lá à quase um ano e a água nunca foi cristalina.

 

Talvez a Corydora não seja a melhor opção, é um peixe de cardume e ainda que não o completasses de início com 6 elementos (mínimo), acabavas por ter de os comprar, acho o teu aquário pequeno para isso, ou melhor, se estás a começar (recomeçar) deves querer ter mais peixes e as Corys vão ocupar muito espaço, a maior parte mede cerca de 6 centímetros em adulta, se conheceres alguém que tenha aquários de água fria, ou um lago, podes pedir um peixe pequeno emprestado, evitas ligar o termóstato agora e depois do ciclo devolves o peixinho ao dono.

 

Quanto às plantas, as tuas parecem-me Anúbias e não creio que gostem de estar enterradas, assim como os Fetos de Java, fazias um ambiente natural alternando estas duas plantas amarradas aos troncos.

Não dizes qual é a planta que sai fora de água, algumas plantas ficam lindas e diferentes quando crescem e saem, mas nem todas.

Para além dessas podes ter “Limnophila Sessiflora” a crescer na parte de trás e umas quantas plantas de superfície “Lemna Minor” que não são muito exigentes e dão para a tua luz.

 

Ficas com o aquário equilibrado e não roubas espaço aos peixes.

Espero para ver os resultados, boa sorte

Luísa Fonseca

 

Edit: Podes ferver os troncos por partes, primeiros deixas ferver metade e depois viras ao contrário e ferves a outra metade! só gastas um pouco mais de tempo, a água nem precisa de deixar de ferver (usa umas pegas ou pinça).

Editado por Luisa Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Luisa Fonseca

 

Muito obrigada pelas tuas dicas!

Vou seguir o teu conselho sobre como ferver os troncos e como os tratar. Também gosto de ver aquele tom dourado na água, mas a minha está a ficar cada vez mais castanha, e é isso que me preocupada. Quão castanha vai ficar até parar?

Tenho dois peixinhos de água fria a deambularem pelo aquario a começar o ciclo, para a semana vou comprar um kit de testes para ver como andam os quimicos a portar-se.

As que podes ver no aquario são anubias, podes explicar melhor isso de atar ao tronco? Tenho-as visto sempre assim... nem estava a pensar por seja o que for nos troncos.

A planta nova e grande não me lembro o nome, só quando voltar à loja é que vou saber. A senhora deve ter-me dito mas eu sou péssima para nomes.

Aquela primeira que me sugeriste é sem duvida um "must have" mas não havia na loja por isso trouxe outra.

 

O aquario neste momento parece-se com isto:

 

Foto0039.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que deve parecer bem melhor que o que vemos, as fotos não têm uma definição muito boa, mas podemos imaginar como está.

As Anúbias costumo "entalar" porque as tenho em raízes, mas podes fazer como faço com os fetos de Java, prendo-os com fio de pesca, passados uns meses podemos tirar os fios e a rizoma da planta já está agarrada de forma a que não se solta, o mesmo podes fazer com Musgo de Java, esse prende-se ainda mais rápido. Há quem use elásticos normais de borracha, que se deterioram passado um mês ou dois, podendo ter de ser substituídos, outra solução é usar elástico de silicone, aquele que se usa nas nossas pulseiras, também a vulgar linha de algodão usada na costura serve, há imensas opções.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Luisa

Mas é mesmo essencial prender a planta ao tronco? É que não gosto de ver isso, quero os troncos assim como estão.

Tenho estado a tirar as fotos com o telemovel, por isso é normal lol

Já estou a ferver os troncos. Deixem ver o que acontece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei por tirar os trocos e ferve-los, a água no tacho passou de castanha a castanho avermelhado, e mesmo depois de ferver o mais pequeno quatro vezes não consegui clarear mais a água! Depois de os ferve mal conseguia ver o tronco dentro do tacho!

Como a coisa não andava nem para a frente nem para trás fui esfregar os troncos de novo. Quanto mais esfrego mais água castanha sai!

O tronco maior até está preto de um lado, aquilo parece-me queimado...

Domingo vou à loja onde os comprei perguntar à senhora o que se passa com aquilo.

Não pode ser normal eles continuarem com uma água castanha ao fim de dez dias dentro de água!

Um tom ligeiro acastanhado como se vê por ai... boa! mas não aquela cor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Esse tronco não estará mal seco? se tiver,não ha

melhor do que pores ao sol,não falta e sol ai em

Evora,e o meu distrito,eu sou dai perto.

Cump: A.S :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Esse tronco não estará mal seco? se tiver,não ha

melhor do que pores ao sol,não falta e sol ai em

Evora,e o meu distrito,eu sou dai perto.

Cump: A.S :yb668:

 

 

não, parece-me normal lol

deram-me este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry756781

e vou fazer isso da água e sal para ver o que é que dá, mas continuo a achar que há algo de errado nos troncos! tiveram na água uns 10 dias, foram fervidos 4 vezes cada um e a água continuava nojenta...

 

mas esta semana é para trocar os peixes de água fria pelos de água quente. Vou comprar um caracol e que peixe me recomendam para lhe juntar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario está com bom aspecto, comprei mais uma planta, um termostato e um caracol que neste momento anda muito feliz a limpar os vidros.

 

falei com umas pessoas que percebem do tema dos troncos, e disseram-me que mais parece que estou a tratar troncos novos e não que gastei dinheiro neles. que de facto não é normal eles passarem dez dias num alguidar sempre a deitarem a mesma água acastanhada, que não é normal serem fervidos e continuarem com aquela cor nojenta.

a senhora da loja onde os comprei disse que nunca tinham tido queixas e pediu-me para passar por lá amanhã para falar com a dona da loja.

vou tentar ter o meu dinheiro de volta para os ir comprar a outro lado porque não estou satisfeita com o produto (lol) vamos ver como corre...

 

inclui o setup no primeiro post e o tipo de tronco tem um link para uma imagem dos ditos.

 

Assim o aquario está a ciclar há quatro dias, para o fim da semana vou juntar-lhe um peixinho para fazer companhia ao caracol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conseguires alguma coisa da loja, terás muita sorte...A menos que eles tivessem prometido que o tronco estava totalmente pronto, a sujidade é sempre normal...

 

Desculpa se já respondeste antes, mas já ferveste o tronco com sal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.