Criação de Colisa Lalia em.... comunitário!!!!


Recommended Posts

Olá a todos,

 

a minha pergunta não é se é possível, mas sim que o meu casal que está no comunitário parece estar a querer reproduzir!!!

 

Descuidei um bocadinho a poda da minha vegetação e neste momento tenho uma mata muito densa de sessiflora e de uma outra que não me lembro agora o nome.

 

O outro dia reparei que o macho andava muito atrás da fêmea, grandes biqueiradas e corria para dentro da vegetação. A seguir vi-o a arrancar pedaços da sessiflora e a andar com eles na boca.

 

Ontem à noite reparei que ele construiu um ninho lá no meio!!! Tem um monte de bocados de plantas e por baixo o ninho de bolhas!!!

 

Será que a fêmea vai desovar em comunitário? Mesmo que desove, os outros devem comer os ovos e as crias como é óbvio. Apesar do macho correr com tudo o que se aproxime daquele sitio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

Em principio é isso que vai acontecer.A femea vai desovar, o macho vai proteger os ovos e os alevins nas primeiras horas e depois....já sabes os próximos capitulos..embora dependa sempre da quantidade de refugios, neste caso da "mata" :medieval_mace: que tenham e quanto tempo demorem a desenvolverem-se.Mas é dificil em comunitário.

cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º espero que tenhas sorte com eles.

 

Depois, apenas mais um conselho, cuidado com os filtros e pedra difusora ... perdi uma ninhada de Kribs uma vez no comunitário por falta de experiencia minha.

 

Assim que apanharam a corrente da pedra difusora .... xau xau ... era todo o comunitário atrás deles.

Ao nivel do filtro se não tiveres protecção ... alguns aconselham a desligar o filtro também.

Has esponjas de protecção que podes usar e manter assim a filtragem.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois. Eu não me vou preocupar, vou assistir e deixar a natureza fazer o resto. Se algum tiver que sobreviver, irá sobreviver. Tive duas crias de endlers que sobreviveram escondidos na mata. Era por curiosidade se a fêmea desovaria em comunitário. Vou assistir. Não tenho neste momento condições para estar a separar e a criar as colisas. Tenho uma criação de bettas em mão.

 

é deixar a natureza seguir o curso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem esse comportamento deve ser um verdadeiro espectáculo de se assistir, só eu é que não tenho esse tipo de sorte cá em casa. No comunitário, ninguém se aventura a fazer criação, é que nem os escalares. Ou lhes preparo tudo num aquário à parte ou não há nada para ninguém.

Muito provavelmente o macho irá tentar proteger os ovos e futuros alevins ao máximo, mas quando eles começarem a abandonar o ninho (isto se eles escaparem até esta altura), o macho não os conseguirá proteger.

 

Vou dar-te uma ideia, para o caso de estares interessada em salvar alguma coisa, é mas é uma ideia sem experiência própria pois, tive unicamente uma vez colisas cá em casa e tive de me desfazer delas.

Esperas pela desova e assim que esta tiver acabado removes o ninho e os ovos por completo para outro aquário, com a mesma água do comunitário e à mesma temperatura. Podes ir aproveitando nos próximos dias antes que a desova se dê para ires passando alguma água para esse outro aquário. Colocas um termostato e um filtro esponja e está feito.

Com certeza não será fácil passar os ovos e o ninho de um lado para o outro, por isso esta não é a opção mais acertada, o melhor era isolar o casal e deixa-los trabalhar já no aquário só para eles.

 

P.S. Não percebo nada de colisas, estou a basear-me em pouquinhas coisas que fui lendo pela internet. Por isso posso estar a dizer um montão de asneiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben, primeiro de tudo é interessado e não interessada :eusathink::)

 

Interessante está a ser, eles já me lixaram foi que este fim de semana ia podar aquilo, mas assim vou assistir a ver as cenas dos próximos capítulos. Se ela chegar a desovar, tb não vou tirar os ovos. Vou antes ver se nasce alguma coisa e a´´i sim talvez pense em tirar alguns para outro lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, sorry, não sei porquê mas pelo nome achei que seria "uma ela" e não um "ele"!

 

Também concordo que seja uma boa opção deixar a natureza actuar, embora a natureza esteja condicionada devido ao pouco espaço que tem, em relação ao que realmente teriam na verdadeira natureza. Mas mesmo assim vai ser interessante assistir.

 

P.S. Espero que escapem alguns, o final seria bem mais feliz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais