Bombas de água


Recommended Posts

Boas ...

Alguém me pode indicar uma bomba de água regulável que consiga elevar água a 4,5m mantendo um débito aceitável para as mudas de água num plantado ?

Nota: Convinha que fosse regulável pois tenho outros aqua's mesmo ao lado da barrica e se o débito for fixo aquilo deve ser um granel !

Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para elevar a 4,5m..... talvez uma bomba de drenagem deste tipo:

drenagem-plastic-pentax.jpg

(http://www.bombasagua.com/Home.asp?ContentID=3&CategoryID=1&ItemID=134)

 

 

 

Para regulares o caudal........ podes colocar, logo à saída da bomba, um T com uma válvula em cada uma das saídas,

uma das saídas vai para os aquários a outra volta para dentro da barrica.

Abrindo/fechando as válvulas.... consegues regular o caudal que vai para os aquários.

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo ...

Em primeiro lugar, obrigado a ti e aos restantes que responderam.

É curioso que hoje de manhã saí e fui procurar parte do material que me faltava e foi exactamente desta solução que me lembrei para controlar o caudal.

No entanto estava a pensar pôr um T em PVC com uma torneira tb em PVC numa das pontas do T. Assim abrindo a torneira consigo reduzir o caudal de abastecimento

nos aquários conforme me der jeito. Por válvula queres dizer uma torneira ou estás a referir-te a outro tipo de equipamento. É que ainda por cima a bomba que comprei no AKI, que é uma desse género para drenagem de águas limpas, para adaptar na saída mais pequena tem que ser mangueira de 25mm que é cara para xuxu ! Agora tenho que voltar à loja onde comprei os passa-muros para arranjar maneira de reduzir aquela saída para 19mm se possível logo com o T ou o + provável é ser o T com um redutor para o lado da mangueira de saída e com a torneira/válvula do outro lado. Convém é colocar a torneira/válvula para fora da barrica já que a bomba vai ficar assente no fundo...

Abraço e + uma vez obrigado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas popxunga,

 

É isso mesmo... quando falei em válvulas referia-me a torneiras.

 

Eu optava por colocar duas torneiras, logo à saída do T... penso que assim seja mais fácil regular o caudal da mangueira que vai para os aquários.

 

 

 

Vai dando noticias de como estão a correr as coisas,

eu estou numa situação semelhante... a única diferença é que só tenho um desnível de 2m, mas a distancia entre o bidão e o aquário é de +-10m

e estava a pensar usar um sistema semelhante ao teu.

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas popxunga,

 

eu estou numa situação semelhante... a única diferença é que só tenho um desnível de 2m, mas a distancia entre o bidão e o aquário é de +-10m

e estava a pensar usar um sistema semelhante ao teu.

Ao teu não ... ao nosso :)

 

Eu vou tentar só com uma torneira a controlar a devolução de água à barrica. Como para ir para os aquas a água tem sempre que subir (4,5m para o q tenho no R/C e 1,65 para os que estão na garagem) penso que consoante abrir ou fechar mais ou menos torneira de devolução à barrica conseguirei controlar o fluxo que sai pelas mangueiras para os aquários na outra saída do T, pois a água sai sempre pelo lado mais fácil .... neste caso a devolução à barrica ....

O aqua que está na sala está no meu caso a 15 m de distância da barrica .... Como a bomba faz 7000 L/h espero que água chegue lá heheheheh

Depois dou feedback !

 

Abraço !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas ....

 

Ora é só para dizer que a coisa funciona à maneira ! :D .... E título de conclusão:

 

Para o aqua que tenho 4,5 m acima da barrica, uma única torneira chega. Com a torneira toda aberta a água não chegava ao aquário por muito pouco. Fechei a torneira uma beca (para aí uns 10% do curso total) e a água já entrava no aqua com o caudal desejado.

 

Para o aqua que está ao lado da barrica, ter outra torneira para controlar melhor a entrada de água no aquário é boa ideia e como este tem 2 furos foi justamente isso que eu fiz. Caso contrário e mesmo com torneira da barrica toda aberta, ainda entra muita água no aqua demasiado depressa.

 

A devolução de água à barrica após a torneira convém ficar comprida por causa do estardalhaço que a água faz a cair lá dentro.

Como o L era pequeno, colei-lhe (com cola para PVC) um bocado de mangueira por dentro para aí com uns 40cm de comprimento e assim já não há salpicos para ninguém.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.