Que peixes ponho com os escalares?


miguel1410

Recommended Posts

Oi

 

Eu tenho um aquário de 100l com escalares,corydoras,barbos e ancistrus...... e gostava de saber que peixes eu posso por no meu aquário??

 

 

Boas Miguel, barbos tigres?

Pela experiência que tenho, não são muito compatíveis com escalares amigo.

Com escalares eu tenho coridoras, tricogasters e colisas.

Tudo que seja Poecilídeos, esquece, os alevins não duravam um dia.

Espero ter ajudado, abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tenho os barbos tigres a imenso tempo com os escalares e ate agora nao deram problemas............ o segredo e ter no minimo 6 barbos....quanto aos peixes que me disseste ...ja tive os dois (trico e colisas) e não gostei muito deles....eu gostava era de ter peixes grandes com os escalares .......

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O segredo é esse?Eu tinha 10 barbos e mataram me os 3 escalares em menos de uma semana...

Peixes grandes...define que espécies estas a pensar e a malta diz te se são compatíveis ou não.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até aceito que Barbos tigre e escalares pode ser um bocado chato para escalares. agora matar um escalar, isso parece uma desculpa de um problema que não soubeste. Que te leva a pensar isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, caro colega de fórum, se por um lado entendo a tua pergunta, por outro devo te dizer que como pessoa nunca tive de forma alguma o habito de me desculpar em factos que me direccionem para outros campos que não a verdade por mais fria que ela possa ser.

O que me leva a afirmar isso mesmo, passa pelo facto de por mais do que uma vez ter verificado que os meus barbos passavam o dia a bicar os escalares roendo lhe as barbatanas e obrigando-os a ficarem escondidos.

Não é difícil compreender que ter animais bastante irrequietos (barbos), com animais tranquilos(escalares) pode levar a que estes últimos sejam lesados nem que seja em stress.

 

Não foi por falta de aviso, quando os adquiri na "mania dos peixes", o dono avisou me logo para o risco de que algo poderia não correr bem.

 

Não é facil morrerem me animais nos meus aquarios, sou bastante meticuloso e sistemático no que faço e acredita que quando me morre um animal a minha vontade é abandonar o hobbie, detesto ver animais a sofrer.

Quanto a parâmetros errados também não foi o caso, porque estava e esta sempre tudo normal e dentro das exigências das espécies que tenho em casa.

Mas já agora diz me qual a tua opinião, é assim que evoluirmos, trocando experiências.

Abraço

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cheguei a ter barbos tigre com escalares algumas vezes, e realmente são animais que podem ser chatos para os escalares, mas causar a morte de escalares acho dificil, penso que pode ter sido outro problema, tipo parasitas internos.

 

tenho um escalar que ja passou por muitas, teve sozinho com tetra buenos aires, barbos chatos (era ocasional) e ciclideos boca-de-fogo rivais... até ictio apanhou. ou seja alto stress e mesmo assim ainda está aqui, e so removi quando vi barbatanas com problemas nos escalares.

 

ele comia, quando colocavas comida? é que os escalares quase lhes dá o treco quando vais a por comida. Quando não aparecem na hora da refeição, o peixe tem um problema.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voces tao pra ai a discutir e ainda nao me ajudaram...e os barbos não matam os escalares..se forem no minimo 6, pois eles andam e atras uns dos outros a mordiscarem se..e nao atras dos escalares.......por exemplo:no meu aquario tenho 8 barbos com 4 escalares e dao se razoavelmente .....sendo que os escalares nao se sentem inibidos ou stressados....mas tb.........agora ajudem me la...eu tava a pensar em peixes entre os 10-15 cm.............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Eu tenho um aquário de 100l com escalares,corydoras,barbos e ancistrus...... e gostava de saber que peixes eu posso por no meu aquário??

Boas

Um cardume de Rasboras,porque não!.. até são peixes bonitos.

eu já tive Escalares e Rasboras,e todos numa boa. Foi só uma

ideia. Cump: A.S :yb668:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que dimensão ComprimentoxLargurax altura tem o aquario, é que dizer 100L não me diz muito...

 

e depois depende muito de como tens o aquario decorado, e que genero de peixes gostas, colocaração, comportamento, etc...

 

no entanto não sugeria um novo cardume, mas sim um outro ciclideo. ou se queres jogar pelo seguro, um peixe de fundo...

 

Podes também por um ciclideo, os kribensis penso que são os melhores para esssa situação e pouco sabendo do aquario a nao ser a fauna, são muito espertos e traquinas e não precisam de muito espaço, e como ocupam o fundo não serão grande problema com os escalares. O macho atinge 11 cm.

 

Peixe também muito inteligente e interessante é o boca-de-fogo, mas penso que não dá para o teu aqua. visto teres 4 escalares que concerteza criarão os seus territorios, e o espaço que tens já está no limite para eles. E, o boca-de-fogo interage com os escalares criando o seu proprio territorio e disputas com eles.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sou suspeito de dizer isto mas sinceramente já gostei mais de escalares, tem muita barbatana e pouco "capado" que a meu ver fica feio e desproporcional ao corpo, a meu ver peixes que superam facilmente os escalares além dos discus temos os altuns que são muito mais bonitos que os escalares, tendo a desvantagem de serem mais difíceis de manter mas são seguramente mais bonitos, porém terás mesmo de meter escalares porque 100L não dá nem para altuns nem para discus! Escalares já escapa mas continua curto na minha opinião menos de 180L e menos de 40cm de altura não vale a pena por ciclideos de médio porte... E pelo que li tens 8 barbos e 4 escalares? É uma questão de tempo até teres problemas com isso os barbos são terríveis eles ganhando "capado" vão te dizimar os teus escalares no mínimo irá acontecer veres os teus escalares a um canto cheios de stress e todos ratados que na minha opinião não é bonito de se ver e no máximo provavelmente levando os escalares à morte. Eu no teu lugar tinha 3 opções, ou montava outro aqua para dividir as espécies, ou desistia desse e montava um "maiorzito" ou então despachava isso e montava ciclideos anões tipo apistos ou rams...

 

Isto são gostos, logo pesquisa na net sobre o que quiseres, vê fotos, lê sobre eles e escolhe pelos teus gostos o que nos podemos é dar-te conselhos agora decidir isso tem de ser contigo... De qualquer maneira fica a minha opinião...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, Não sei porque vens sempre com essa conversa aos topicos sobre escalares. Cada um tem a sua opinião... Também tenho a minha... Acho os meus CAE (aquele limpa-vidros feiote), mais bonito que alguns discus que vejo por ai. Não gostamos todos do mesmo e ainda bem. Nem somos todos influenciados pelas mesmas coisas. Cada um vai definindo o que mais gosta... e ainda bem que somos todos diferentes.

 

Se não mantens escalares e barbos, porque dizes isso? Os barbos desde pequenos que fazem as suas travessuras e atingem a maturidade bastante rapido.

 

tendo as dimensões necessarias é preferivel dedicar-se a escalares. é um peixe do mais interessante na minha opinião. Não só por ser bonito, mas também pela sua forma de ser. Desde que tive escalares e mesmo morrendo, não desisti da espécie, pelo seu comportamento bastante interessante e unico. Alem de que certamente passam a ser mais que um peixe, passam a ser um verdadeiro animal de estimação.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voces tao pra ai a discutir e ainda nao me ajudaram...

 

Aqui ninguém esta a discutir, estamos a trocar ideias e opiniões, é para isso que este forum serve.

Para quem chegou ao fórum agora acho que estas com muitas exigências.

 

e os barbos não matam os escalares..se forem no minimo 6, pois eles andam e atras uns dos outros a mordiscarem se..e nao atras dos escalares.......

 

 

Já que sabes tanto, procura tu mesmo a resposta.

Eu acho uma piada do caraças a este pessoal que chega aqui pede ajuda mas depois afinal já sabe tudo e mais alguma coisa e pior, ainda faz exigencias.

 

E pelo que li tens 8 barbos e 4 escalares? É uma questão de tempo até teres problemas com isso os barbos são terríveis eles ganhando "capado" vão te dizimar os teus escalares no mínimo irá acontecer veres os teus escalares a um canto cheios de stress e todos ratados que na minha opinião não é bonito de se ver e no máximo provavelmente levando os escalares à morte.

 

 

Ora nem mais, tudo dito.

Editado por Nuno Fontela

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um barbo levar um escalar à morte. :thumbup3:

 

 

Quo, vou tentar responder te da forma mais correcta possível, mas digo te sem maldade que esta tua resposta é de irritar.

Alguém disse que UM BARBO pode levar um escalar a morte?

Ou eu e não só dissemos que um grupo de barbos pode levar um escalar a morte devido ao stress que lhe causam e ao constante hábito de estarem sempre a mordiscar tudo?

Presumo que não existe forma de entender mal o que dissemos.

Tens a tua opnião, eu tenho a minha e outros terão outras, todos temos que nos respeitar, agora estar a alterar o que os outros dizem e ainda fazer piada disso não é correcto pois não?

Tenho 15 anos de aquarofilia e te garanto que os meus escalares morreram devido ao grupo que era grande até, de barbos.

Digo te ainda mais, na altura comprei os animais na Mania dos Peixes, loja bastante falada neste forum e que por sinal é o meu unico fornecedor e o dono avisou me logo desse risco acerca dos barbos VS escalares.

Mas na volta ele também não sabe o que diz e talvez me tenha vendido escalares doentes...

Inicialmente insinuaste de que me estava a desculpar nos barbos, não me conheces de lado nenhum para estares a dizer pois não?Se fosse eu a dize-lo não ias gostar de certeza.

Segundo, disseste que poderá ter sido parasita, se fossem eu saberia pois ia notar, não comecei isto o ano passado, (não estou a dizer que tu o tenhas),fora isso quem sabe o que se passou lá, sou eu, o aquário era meu, era eu que o controlava, logo estar a mandar bitaites para o ar sem saber o que se passou não te fica nada bem.

Terceiro vir aqui e pegar nas palavras dos colegas, muda-las em seu interesse e fazer piada de facto é exagero e já chega.

 

Não concordas? Respeito, estas no teu direito, agora tal como eu o faço também tu o deves fazer.

É muito mais saudável estar neste fórum com paz do que com piadas e comentários que em nada ajudam.

Fico me por aqui que já me alonguei em demasia e detesto confusões.

Tudo de bom para ti

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um grupo de barbos... nunca vi os barbos todos juntos rodearem um escalar, mas já vi os tetra buenos aires fazerem isso, que é tipo os barbos. É possivel, acredito...

 

os barbos não são aconselhados com escalares e outros peixes de caudas longas, pelo simples facto de penicarem, não de provocarem a morte. Mais que isso são suposições. Os barbos são dados como peixes aptos a comunitarios com alguma precaução, e de facto, neste momento senão são os peixes mais pacificos do aquario estão lá bem a frente, mas isto claro tem a ver com os peixes com que eles podem coabitar. E nao os vejo penicar tudo... nunca os vejo fazerem isso. no outro aqua via um deles ir penicar um escalar, ocasionalmente. Mas sei que têm fama de penicarem, apesar de os meus, na situação actual a unica coisa que penicam é mesmo a minha mão quando estou a arranjar o aquario, experimentaram uma vez, e gostaram e agora tão sempre a me penicar. O que gosto, pois faz cocegas, mas acredito e sei que para os peixes pode ser uma dor terrivel.

 

de facto os barbos em grupo, mesmo que se entretenham entre eles, por vezes saem do grupo. Mas segundo se diz, para estes pequenos peixes e outros espevitados como os Tetra Buenos Aires, quanto maior o grupo menor a probabilidade de chatear outros parceiros no aquario, se bem que no caso dos barbos nem sempre poderá ser assim. Cada caso é um caso, e experiencias proprias são isso mesmo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fico me por aqui que já me alonguei em demasia e detesto confusões.

 

Não fiques assim Julius que o Quo é mesmo assim, é da póvoa tem as suas opiniões e defende com unhas e dentes, mas ele é boa pessoa não ligues... Já tenho muita experiência em lidar com ele :thumbup3:

 

Bem Quo agora nós starwars

 

Que eu saiba ele pediu uma opinião que peixes meter, eu limitei-me a dizer que tem peixes incompatíveis nada mais é um facto e tu não podes fazer nada 8 barbos contra 4 escalares acho que está mais que visto quem manda no aqua e garanto-te que não são os escalares pelo que leio e pelo que amigos meus passaram, não preciso de passar por isso para saber, ora mesmo que não o mate sabes bem que os escalares gostam de mandar no seu território e quando não conseguem o que vai acontecer? Stress e vão desafiar os barbos logo os barbos não vão tolerar dando umas ratadelas nos escalares, se gostas de peixes stressados e ratados tu lá sabes e eu respeito isso, mesmo que não te importes de peixes ratados és obrigado a concordar que 10 escalares ratado e com stress não vale um escalar em perfeitas condições e senhor do seu terreno isso doia a quem doer, e mais ter 4 escalares num aqua de 100L vai acabar por se tornar curto o canito tem 5 altuns peruensis (bem mais bonitos e repito é o meu gosto) são ligeiramente maiores que um escalar e ele tem num aqua de 200L e está curto para eles mal se podem mexer obrigando o canito a comprar um maior é o que vai acontecer e como se não bastasse ter 4 escalares ainda tem 8 barbos que bem alimentados ficam com um capado impressionante e granditos achas que 100L a médio prazo irá chegar? Eu pelo menos quando monto um aqua é a longo prazo de preferência eterno prazo compro a pensar que mesmo que o peixe dure 10 anos vai caber no aqua sem problemas agora se gostam de estar sempre a mudar de aquários isso já é com vós e respeito...

 

Resumindo como disse atrás ele pediu OPINIÕES sobre que peixes meter e eu disse a minha opinião errado ou certo é a minha opinião, agora tu tens a tua e queres defender estás a vontade...

 

Acho os meus CAE (aquele limpa-vidros feiote), mais bonito que alguns discus que vejo por ai

 

Acho que não vale a pena comentar :roflroll2: :roflroll2: :roflroll2: tu gostas de me irritar :tapfoot:

 

cumpz poveiro :bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá catxineiro!!! :medieval_mace:

 

as tuas opiniões falham pela base. então gostas de altuns e não gostas de escalares, que é praticamente o mesmo peixe... que suspeito. lol. Na verdade sabias que há muitos escalares vendidos como altuns?! Não tenho acompanhado o topico do canito, mas pelo que vi ele tem Escalares Zebra Diamante e não altuns. Isto pelo que me lembro.

 

tu não deves olhar bem para o focinho dos peixes só pode. tens que comprar oculos. Os altuns têm um padrão zebrado bem definido, mas têm um focinho esquisito. E têm aspecto ainda mais encurtado que os escalares "normais", que criticaste no primeiro post, pois.... os escalares têm essa forma por causa da camuflagem em vegetação tipo valisneria e por isso se popularizaram. Essa inconsistência é gritante :alberteinstein:

 

Eu não te quero irritar, simplesmente tenho opiniões proprias, feitas com base no meu padrão de raciocínio e não no padrão alheio. tu com essa historia dos escalares e dos altums é que não percebo. Ou melhor percebo. eheheh. Eu até curto os altums pelo padrão bem definido, mas mesmo assim prefiro escalares, é mais elegante.

 

tu tou a ver que ligas muito às cores e aos preços, e esqueces a forma do peixe e todos os outros pormenores como o comportamento, compatibilidade, resistencia etc. Um peixe não é como as sapatilhas. É tipo as sapatilhas da nike, calçado de adolescente ou drogado e grande marca made in china. :thumbup3:

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

então gostas de altuns e não gostas de escalares, que é praticamente o mesmo peixe

 

Vês como sabes falar quando queres? Praticamente iguais, mas existe diferenças, então repara

 

Estas a comparar isto:

 

big643.jpg

 

A isto:

 

130269.jpg

 

Achas iguais? Não me parece nota-se na classe do peixe, formato e maneira de estar no aqua é diferente não compares que a meu ver é da água para o vinho mas tu lá sabes...

 

mas pelo que vi ele tem Escalares Zebra Diamante e não altuns

 

Estas bem? Então és um entendido em escalares e dizes isso? O canito tem altuns peruensis e deveras muito bem tratados e olha-me para este capado,

 

60338526.jpg

 

Bem acho que estamos conversados :alberteinstein: Mas se quiseres ainda te amostro escalares com corpo de 4cm e barbatos de 20 é só pedir :thumbup3: Eu tenho olhos na cara e sei o que digo poveiro :bleh:

 

Eu até curto os altums pelo padrão bem definido, mas mesmo assim prefiro escalares, é mais elegante.

 

Não posso concordar mas se tu achas, a meu ver os altuns tem outra categoria, mas tu lá sabes :medieval_mace:

 

tu tou a ver que ligas muito às cores e aos preços

 

Isso não faz o minimo sentido, quem me dera que os discus custa-se 1 euro cada um gostava na mesma não é o preço que me cativa e muito menos a cor pois fica a saber que um dos meus discus favoritos são os red alenquers que pouca cor tem eu gosto mesmo é da classe e do comportamento do peixe, e digas o que dizeres não existe posturas como as dos discus e isso tens de concordar, os putos a rodear os pais alimentando-se do muco é das coisas mais lindas de se ver e nada tem a ver com preços e cores, simplesmente tenho o azar de os peixes que eu gosto são dos mais caros, eu não tenho culpa...

 

cumpz poveiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai que não sabes mesmo o que são altuns.

 

tu pegaste numa selecção de escalar domesticado e comparaste com um altum selvagem e depois os p.altum que é uma especie diferente e os p.scalare altum peruensis que é o escalar, é mais uma variedade de escalar como a que mostraste (que deve ser um ventail com dourado), nada tem a ver com o altum, na verdade é uma maneira de vender gato por lebre. Esse do canito é um zebra diamante. é apenas um escalar.

 

os altums tal como o nome indica são mais altos que o escalar clássico e depois a diferença é na forma da boca

600px-Pterophyllum.jpg

 

o padrão nos escalares domesticados como sabes varia muito, inclusive há o padrão dos altum.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

 

Meus amigos, cada um é livre de expressar a sua opinião e de contar a sua experiência.

O que é válido para uns não o é para outros ou seja, eu posso muito bem ter 2 espécies que alguns de voçês considerem incompatíveis e elas darem-se bem.

 

Não é porque são barbos e escalares que têm necessáriamente de se dar mal.

 

Existem muitos outros factores que influenciam os peixes e isso leva ao sucesso ou insucesso de manter os mesmos.

 

Cada um fala da experiencia que possui, e não deve criticar os outros por terem uma opinião diferente.

 

 

Cump's a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

porque razao nao aceitam a opiniao um do outro em vez de a tentarem mudar. Cada um gosta do que gosta, uns de escalares outros de botias, mas ninguem deve discutir isso. Sao gostos

 

Não leves tão a peito as nossas discussões simplesmente eu e o Quo gostamos de nos picar isto aqui é tudo na desportiva. Gostos são gostos mas ele também diz cada uma, olha um comparar um cae a um discu, isto só mesmo para me picar que eu sei mas prontos que se vai fazer :);)

 

Prontos Quo se os altuns peruensis do canito são escalares então são dos poucos que gosto pois tem um capado uniforme com os barbatos. Mas a primeiro foto do altum orinoco esse é mesmo um altum selvagem e é lindo :D

 

Não é porque são barbos e escalares que têm necessáriamente de se dar mal.

 

Concordo com o que dizes, mas os conselhos dá-se na regra geral certo? Se em 100 pessoas 80 tem problemas o mais seguro é não meter agora que existe excepções isso já é outra história...

 

Mais uma vez desculpa o off-topic mas deixei umas fotos para veres o que te dizia agora escolhe a teu gosto e diverte-te bigsmile

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.