Barragem


Recommended Posts

Boas.

Hoje decidi e fui a uma barragem com o meu cunhado, e olhem só o que eu apanhei???

a_perca-sol.jpg

 

 

(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] é um pequeno peixe que normalmente não ultrapassa os 25 cm de comprimento e as 100 grs de peso, estimando-se a sua longevidade em cerca de 7 a 8 anos e foi introduzida na Europa e em África, em meados do Século XIX, como peixe ornamental, devido às suas cores.

Depressa foi introduzida em alguns cursos de água europeus, em especial em Espanha. A primeira referência desta espécie nas nossas águas interiores reporta-se aos anos 70, nas bacias hidrográficas do Douro e Tejo, expandindo-se depois por todo o país.

Hoje, pode ser encontrada em quase todos os espelhos de águas interiores, lênticos ou de água corrente fraca, embora prefira águas lentas ou paradas e pouco profundas e em especial com muita vegetação.

Ovípara, é agressiva e muito territorial, comportando-se como um predador bastante activo, tolerando muito bem baixos níveis de oxigénio na água, factores que a transformam por vezes numa praga, devorando ovos e alevins de outras espécies nativas, comprometendo por vezes o equilíbrio das espécies na massa de água onde se encontra. Alimenta-se practicamente de tudo o que mexa e lhe caiba na boca, ovos de peixes, alevins, larvas, insectos, moluscos, etc.

Reproduz-se em meados de Maio e Junho, depositando a fêmea os seus cerca de 3000 ovos (postura média), em depressões no fundo arenoso, escavadas pelo macho, que após a postura monta guarda aos ovos.

A (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] não hibrida com nenhuma outra espécie e faz parte da alimentação do achigã, seu principal predador

 

 

Tenho 15 exemplares destes num balde hoje..amanha vao para uma BACIA de 600 litros de agua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para alertar: Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal.

 

Não é só a venda que é proibida, a manutenção também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para alertar: Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal.

 

Não é só a venda que é proibida, a manutenção também.

 

 

Boas.

Obrigado pelo alerta

Mas é ilegal fazer-se transportar das Percas???

E lagostins que estão nas barragens??

E os camaroes???

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cito o texto do link, que se refere a legislação:

 

 

2 — É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras; a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda e o transporte de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras fica restrita a espécimes ou partes de espécimes não-vivos e sem propágulos viáveis, como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos.

 

3 — É proibida a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda, o transporte, o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado, a exploração económica e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo III

consideradas como comportando risco ecológico, como forma de prevenir a possibilidade de introdução na Natureza ou de repovoamento a partir de evadidos.

 

Ou seja, nas espécies classificadas como invasoras, só podem ser transportadas mortas (grosso modo) e as que têm comportamento risco ecológico, nem isso...

 

Para se ver a listagem Anexo I (invasoras) e Anexo III (de risco ecológico), basta consultar o referido DL: http://dre.pt/pdf1sdip/1999/12/295A00/91009115.pdf

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] está na lista das Invasoras, logo pode ser transportada morta. Se for boa para o petisco, não é por isso que se safa! #food

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por acaso há uns tempos já tive estes peixes num aquário. Ou melhor tive 1 porque ter mais do que um individuo foi praticamente impossivel porque eram lutas 24 horas por dia ! De resto hambientam-se fácilmente e comem praticamente tudo o que caia dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por acaso há uns tempos já tive estes peixes num aquário. Ou melhor tive 1 porque ter mais do que um individuo foi praticamente impossivel porque eram lutas 24 horas por dia ! De resto hambientam-se fácilmente e comem praticamente tudo o que caia dentro do aquário.

 

 

Neste momento so tenho 4 desta especie.

Se esticarem-se, mando-as para o mar...

Onde as vou por,não teem hipoteses de se escapar..

Vao para um tanque de 3000 litros de agua, muitas pedras, plantas e madeira..se houver muitas, as GAIVOTAS que as comam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pescadobarbatanas.jpg

 

eu quando andei em "pescaria" para alem desses apanhei alguns exemplares de Australoheros Facetum, e ao que parece não os encontrei nessa lista.

 

promenor é que tem coloração encarnada na barbatana traseira.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já havia dito no outro tópico acerca das gumbusias, acho esta lei uma perfeita estupidez de tão parva e incongruente que é na selecção das especies que estão citadas na lista. Ah e tal, o myriophilo é proibido, e a (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] entre outros, mas aparentemente não se sabe o que é as várias especies de Snakeheads que tanta tinta fizeram correr nos USA, e outras especies que são também atentados á fauna e flora aquática ibérica, e que nem vêm mencionadas na lista. Felizmente não temos muitos aficionados dos Monster Fish em território nacional, pois teriamos rápidamente problemas pelo menos com os Snakeheads entre outras especies que não teriam problemas com as temperaturas invernosas ibéricas.

 

A meu ver esta lei peca pela pura estupidez, especialmente no que se refere ás especies vegetais, sendo de entre as interdições referidas, o caso do Myriophillum brasiliensis o mais gritante. Interdita-se a manutenção de uma especie do género miriophilo, mas deixa-se fora da lista todas as outras especies do génera, e nem falemos em todas as outras especies de plantas caulescentes cujo comportamento, é tão ou mais invasivo que o miriofilo. Para serem consistentes na sua acção então que proibissem todas as plantas de crescimento rápido, pois o seu potencial de invasibilidade é extremo na maioria das especies. Isso ou então não lançar ameaças de coima ao desbarato. Concordo que temos um problema nos cursos de água Ibéricos(digo ibéricos pois esta questão não pode ser só colocada em território nacional), mas uma ou duas especies neste formato não irá resultar.

 

Mas e como já disse noutra ocasião, tapar o sol com a peneira é mais facil, logo, vai de proibir até mesmo a manutenção de certas especies em cativeiro, é de uma hipócrisia deprimente, especialmente pois nada é feito, nem mesmo legislado para o controlo dos especimens das supostas especies invasoras, já em estado assilvestrado nos nossos cursos de água.

 

Mas lá está isto é o que acontece quando se deixa o pessoal ambientalista aplicar lobby, "arrotar" leis é engraçado, mas pelo menos que sejam leis justas e adequadas. Os ambientalistas na Assembleia, e os lobbies por fora, são normalmente bem intencionados, muito embora tenham tendencia ao fanatismo cego, no entanto quando se lhes é pedido conselhos, a coisa fica com buracos, seja pela falta de visão das organizações do lobby em si, seja por interferencias de grupos terceiros ou quartos, ou seja pela incompetencia dos politicos, as leis mais bem intencionadas apresentam-se cheias de buracos, loopholes, tornando-as não só impraticáveis como inuteis na vida real=S E nem me peçam para falar acerca da introdução da (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] pelo PROPRIO Estado portugues, sem rei nem roque há uns anos atrás (hipocrisia legal é algo tão engraçado, como pode o Estado Portugues Multar os seus próprios cidadãos quando o próprio Estado é culpado de introdução intencional de especies invasoras em várias bacias hidrográficas).

 

E ora olhemos para este artigo do tal DL:

 

"Artigo 9.o

Estabelecimentos de detenção de espécies não indígenas

1 — Os jardins botânicos, estufas, viveiros, hortos,

lojas de plantas, jardins e parques zoológicos, safaris,

circos e outras actividades de exibição de animais selvagens,

aquários ou lojas de animais que detenham espécimes

de espécies não indígenas, sem prejuízo de outras

licenças legalmente exigidas e do disposto no n.o 3 e

no artigo 14.o, necessitam de uma licença para deter

espécies não indígenas, especificando quais as espécies

detidas.

2 — A licença para detenção de espécies não indígenas

é concedida pelo ICN.

3 — O disposto nos números anteriores não se aplica

às espécies objecto de exploração agrícola, desde que

incluídas nos catálogos comuns de variedades de espécies

agrícolas e hortícolas, nem às espécies objecto de

exploração zootécnica."

 

Quantos de vós conhecem lojas de animais, ou mesmo entidades publicas que cumpram este artigo? Mesmo os fornecedores e importadores para a maioria das lojas que conheço, não se dão ao trabalho de identificar as espécies de flora(que é o que mais me interessa actualmente), nem na factura, muito menos em impresso especifico, para que o dono da loja saiba o que está a vender ao cliente. Nem tão pouco os donos das lojas pedem para que as espécies vegetais serem identificadas, apesar da insistência dos Clientes. É o caso das "Plantas Sortidas" que muitas vezes nos atiram á cara quando o cliente questiona demais.

 

"Artigo 15.o

Plantas ornamentais e animais de companhia

1 — Os comerciantes de plantas ornamentais ou de

animais de companhia devem afixar em local bem visível

do seu estabelecimento um extracto-resumo, conforme

modelo constante do anexo IV, o qual faz parte integrante

do presente diploma.

2 — Os comerciantes de plantas ornamentais ou de

animais de companhia devem indicar, no requerimento

de licenciamento para a detenção de espécies não indígenas,

referido nos artigos 10.o e 12.o, o destino dos

espécimes detidos dessas espécies, em caso de cessação

da actividade."

 

Senhores deputados da Assembleia não me façam rir, ve-se mesmo que nunca entraram numa loja de animais=S Se perguntarem a uma esmagora maioria de lojistas na area, poucos saberão deste decreto lei, e menos terão o tal extracto-resumo na loja, muito menos em local visivel.

 

No seu geral apesar de isto ser uma lei, o Decreto lei prima pela imbecilidade, e pela impraticabilidade, licenças para dezenas de especies não indigenas, que sinceramente muito pouca gente saberá onde adquirir as mesmas, e ainda menos pessoas as terão em dia. Para além disso a fiscalização das mesmas é ou inexistente ou então ineficaz, e muito provavelmente apoiada em actos delactórios dos próprios cidadãos (Tiques Fascistas alguém? O tempo dos Bufos já passou por isso Bufismo não obrigado), sobre outros cidadãos para que haja uma possivel aplicação da lei junto dos privados.

 

Compreendo a imperiosa necessidade de proteger a vida aquática indigena, mas sejamos pragmáticos, não é com leis cheias de buracos que a protegemos, mas sim através da aplicação de programas de protecção da vida selvagem, com equipas no terreno a controlar, circunscrever, e debelar as invasões, com ensino aos criadores, e donos das espécies para que adoptem uma atitude mais responsável, que se vai vencer a guerra. Mas lá está isso custa dinheiro, Dinheiro esse que é mais bonito esbanjar em Pontes, Estádios de futebol(afinal de contas não pode faltar a bola á massa de ignorantes do país, Panen et Circenses meus amigos,Panen et Circenses, estupidamente 2000 anos depois nada mudou, mas lá está os Romanos eram inteligentes para a altura) Submarinos, TGV's, carros para os políticos irem ás inaugurações comer croquetes e beber Martinis com um máximo de estilo, Prémios Milhonários aos gestores, Ordenados gigantescos para deputados e ministros(afinal de contas um deputado a ganhar 400 contos mensais é pobrezinho coitado dele, quase que tem que viver debaixo da ponte, isto para um deputado que ganhe pouco, nem se fala nos que ganham mais), e nem falemos nos gastos superfulos que temos com umas forças armadas que não só não têm razão para existir na actualidade(especialmente quando considerado o seu tamanho), como são obsoletas num mundo dominado pela Nato e pela ONU. Mas lá está sai mais barato pagar a meia dúzia de entendidos para andar a fazer estudos( de índole duvidosa, ou não fosse Portugal o pais que é, em que os estudos independentes são obrigados a ser redigidos para dar jeito ao governo) e "arrotar" uma lei inútil com aplicabilidade dúbia que só penaliza os mais responsáveis, neste caso os aquariofilos.

 

/rant out

PS: Isto não é dirigido a ninguém já agora, espero não ter ofendido ninguém com as minhas palavras irritadas e peço desculpas antecipadas caso o faça. Mas sejamos realistas, esta lei é uma valente anedota.

 

PPS: Sei que esta lei está para ser reformulada, e bem espere que a coisa saia melhor da próxima vez, mas se for para sair nesta legislatura, ou mesmo no clima politico actual não duvido que volte a primar por aquilo que marca o estado da Politica actual.... Por este andar ainda proíbem por completo a manutenção de espécies exóticas, nada de plantados, nada de africanos, nada de salgados nada, nada de invertebrados, pois o perigo de libertação e introdução involuntária e ou voluntária é grande demais afinal de contas.... -.-'

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento so tenho 4 desta especie.

Se esticarem-se, mando-as para o mar...

Onde as vou por,não teem hipoteses de se escapar..

Vao para um tanque de 3000 litros de agua, muitas pedras, plantas e madeira..se houver muitas, as GAIVOTAS que as comam...

 

Acho que fazes mal. Em princípio é sempre preferível abater qualquer animal do que largá-lo no meio (por vários motivos).

 

 

@gervas

 

O que citas está errado em que aspecto?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que só citaste 2 artigos.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro quote refere-se á necessidade de identificar as especies em venda na dita licensa. Considerando que a maioria de lojas a vender peixes e plantas aquáticas, compram a fornecedores que não se dignam a identificar as especies que vendem(bem sei que há bons fornecedores que fazem a dita identificação, mas também sei de alguns com já estive á conversa que não se preocupam com a situação e ainda criticam a preocupação do cliente, afinal de contas está na moda ser ignorante acerca do que se vende), e os próprios lojistas não sabem os nomes cientificos das mesmas, muito menos necessidades e caracteristicas dos organismos que vendem, não querem saber, e inclusivamente, e ocasionalmente riem-se quando o cliente sabe mais que eles..... Estás a ver onde quero chegar.....

"especificando quais as espécies detidas."

 

É claro que existem excepções, felizmente nem tudo está perdido...

 

No segundo quote do DL refiro-me á simples inexistência dos ditos Extracto-Resumos em local visível, e ainda pior o desconhecimento deste DL por parte dos lojistas....

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é o DL que está errado ou são os lojistas/ falta de fiscalização ou outra coisa qualquer como tantas neste país... em que haver leis, até há, mas para "inglês ver"...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

esta especie teve o seu apogeu nas nossas aguas nos pricipios dos anos 90, não havia barragem ou linha de agua em que não existissem grandes cardumes desta especie, chamavem-lhe praga, chegou a haver concursos de pesca desportiva ganhos com esta especie faziam-se 10, 12 kg em 4 horas com relativa facilidade, de salientar que o seu peso medio é de 30 a 60 grramas. Depois as populações estabilizaram até aos dias de hoje. Actualmente passa-se o mesmo com outras especies introduzidas como é o caso das Ablettes ou Alburno.

A (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] principalmente a que habita em fundos com vegetação fica mais com uma escura e é peixe muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Concordo 100% com o gervas.

fico muito satesfeito em saber que ainda

há pessoas ( E Portugueses ) muito atentos

e criticos as barbaridades deste nosso Portugalzinho.

o meu BEM HAJA Sr gervas,e nunca se cále,calar e sufucar.

Cump: A.S :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais