Low to High to Low tech em 8 meses


DMACHADO

Recommended Posts

2/3 semanas e os discus já não se mexem! XDD

 

Nem mais!

 

A 3 de Agosto:

AntesPoda03082011.jpg

 

A 8 de Agosto, apenas 5 dias depois:

AntesPoda08082011-1.jpg

 

A minha nova aquisição, fenomenal lotus red tiger!

Lotus1.jpgLotus2.jpgLotus3.jpgLotus4.jpg

Disco e lotus...

Lotus5.jpg

 

Está mais bonita do que a foto permite perceber...

LotusGR.jpg

 

Lateral do aquário:

Lateral.jpg

 

Flores de Aponogeton:

Flores.jpg

 

As fêmeas Sakura ou Red Fire:

Sakura1.jpgSakura2-1.jpg

 

"Olha lá ó palhaço, este grão é meu!...."

EsteGraoEMeu.jpg

 

Cumprimentos a todos!

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está mesmo muito bom...o que ele dura e há-de durar! As plantas não param e de certa forma, isso até dá inveja :thumbup3:

 

Continua a dar notícias, o pessoal agradece. ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece que não falhei na previsão xDDD Esse teu aquário é imparável, ou melhor, as plantas que tens dentro dele xDD

 

Muito bonito :D

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Passados muitos meses, o aquário continua sólido como granito, nada de problemas nem chatices, a não ser a multiplicação fenomenal das lótus - tirei 6 na semana passada, para poder deixar os discus nadar...

 

aqua10032012.jpg

 

Cumprimentos a todos...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um daqueles tópicos que não me arrependo nada de ter "perdido" tempo a ler!

 

Sem dúvida fenomenal, e aqui ficarei colado! está extraordinário, só lhe vou pedir uma coisa, fauna, o que tem ai dentro?

Tem-se falado de plantas e plantas e plantas (que estão excepcionais!). Mas e a fauna? :P Sem serem os extraordinários discus, e os reds lindíssimos, o que mais tenta nadar no meio do matagal? :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E está-me cá aparecer que levou uma bela poda, porque caso contrário já tinhas as plantas no chão ehehehhehee

 

Continua lindo... muito bom amigo ;)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

 

...só lhe vou pedir uma coisa, fauna, o que tem ai dentro?

Tem-se falado de plantas e plantas e plantas (que estão excepcionais!). Mas e a fauna? :P Sem serem os extraordinários discus, e os reds lindíssimos, o que mais tenta nadar no meio do matagal? :P

 

Tenho uns barbos tigre, rásboras, dezenas de platys tuxedo que se reproduzem como doidos, corys diversas, planorbis de várias cores, um botya tigre e um ancistru com bigodes bem longos.

 

Não compro peixes há quase um ano, porque os discus são o que mais me interessa, na realidade, e os platys mantêm o aquário muito animado, são muito bonitos.

 

Já não faço ideia de Ph Kh Gh No2 No3 etc etc há meses, nunca mais testei nada e só meto potássio agora...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tudo Parabéns! Muito Selvagem e bonito...a unica coisa q talvez não gosto tanto é a H. Polysperma... um aquário de "couves" quer-se com couves e não sei pq... parece-me que a polysperma destoa.

È só mesmo uma maluquiçe minha! :) Acho que merece aí na zona central uma planta "mais bonita" :P

 

Outra coisa engraçada... vejo cada vez mais o pessoal quase na histeria das fertilizações, é sempre bom ver alguém q faz as coisas sem stress, vai vendo as necessidades e fertilizando. Sem os stresses da tirania dos testes!!!!!!!

 

Abraço e continua!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boa noite,

 

Aproveito para actualizar o tópico com uma foto de Setembro, após uma poda valente e uma TPA de 50%:

 

DSC02874.jpg

 

...e uma de hoje, já em pleno "takeover" das lotus (despachei 4 esta semana)...

 

DSC02912.jpg

 

Tenho andado a tentar descobrir a razão do PH cair tanto, e o KH de 0 ou 1 era a razão, passei a adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio nas TPAs e agora tenho PH 7 sólido, e as cascas dos planorbis estão a melhorar... De resto, velocidade cruzeiro...

 

Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuo apaixonado pelo aquário! O que tens feito com o substrato de bonsai, o vigor dessas plantas, sem fertilizantes (exceto Potássio), sinceramente acho de louvar :)

Não sou grande exemplo, uma vez que tenho vindo a afastar-me cada vez mais dos low-tech mas acredita que cada vez que vejo este tópico tenho uma vontade imensa de montar um aquário low-tech!

Quem sabe, nos próximos tempos não surge algo...

Gostava era que atualizasses com uma maior frequência amigo. Claro que só se te for possível :P

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isto não é bem um low-tech... Talvez um 15%Tech... :D

 

Lá vou deitando alguns ml de Profito nas tpas de 50% que faço com intervalo de 3 ou 4 semanas...

 

Devia fazê-las quinzenalmente, para ter a água mais limpa...

 

As lâmpadas T5 já têm 3 anos, sempre a funcionar...

 

Adicionei esta semana uma powerhead que liga com a luz para melhorar a circulação da água e que até poderei usar para injectar CO2 se praí estiver virado... 30% Tech? :D talvez me meta nisso, tenho uma ideia para uma válvula de regulação de CO2 caseiro que quero experimentar...

 

Preciso é de um Aquário bem maior para aguentar as plantas todas...

 

Cumprimentos.

 

Sent from my HTC Explorer A310e using Tapatalk 2

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Só para ficar registado que ando a fazer contas para um 120x60x60 ou 150x60x60, e aí vamos ter a aventura da mineralização a sério!

 

Vou comprar esta semana 6 sacos de terra de bonsai da Compo (vamos ver se encontro...)...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após uma poda, decidi mudar os troncos de posição para a esquerda do aquário, e concentrar os tons de verde escuro, castanho e vermelho daquele lado do aquário. Talvez adicione mais um tronco de pequena dimensão...

 

DSC02947.jpg

 

A powerhead tem contribuído para melhorar a limpeza do aquário e para distribuir os nutrientes por todas as plantas.

 

Decidi voltar ao CO2 injectado, usando a powerhead que liga com as luzes do aquário para o distribuir.

 

DSC02955.jpg

 

A receita que está a ser utilizada é a de gelatina: 4 saquetas, misturadas com 750ml de água a ferver + 750ml de água fria, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e 500 gramas de açúcar. Solidificar e depois dissolver meia colher de chá de fermento de padeiro num copo com água morna e 3 colheres de sopa de açúcar. Isso vai dar cerca de 2 cm de água acima da gelatina e dá cerca de 1 bolha de CO2 por segundo.

 

DSC02956.jpg

 

Veremos quanto tempo dura e o efeito que vai ter sobre as plantas.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Durante estes dias tive de ajustar a receita do CO2, a reduzida quantidade de água deve ter aumentado a concentração de álcool, e a produção diminuiu.

 

Acrescentei dois copos de água e a saída tem-se mantido a 1 bps. Já vai em 20 dias, e o avanço na gelatina tem sido lento, que é o pretendido.

 

DSC02963_zpsa0d34e1a.jpg

 

A próxima receita já vai ser feita com leveduras de vinho/cerveja, que toleram níveis mais elevados de álcool. O objectivo é obter 60 dias de CO2 sem chatices.

 

Entretanto, o CO2 tem dado os seus resultados, mas também apareceram alguns sinais de falta de magnésio nalguma plantas (ludwigia repens), passarei a aumentar as doses nas TPAs, e poderei ter de deitar potássio mais vezes.

 

Como habitualmente tenho nitratos acima de 50 ou 60 e fosfatos acima de 4 ou 5, poderão talvez passar a ser consumidos com maior velocidade.

 

Antes da "carecada" desta semana:

DSC02959_zpsb9b639ba.jpg


Depois:

DSC02960_zpsd4594c86.jpg

 

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

O aquário continua impecável ao fim deste tempo todo... É incrível! Agora com CO2 vais de certeza conseguir ainda melhores resultados, se bem que também terás de ter maior atenção às deficiências das plantas, por teres o CO2 a puxar por elas.

Vai continuando a postar ;)

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, e já se nota que meter a sexta velocidade deixa algumas plantas para trás, o CO2 desiquilibra o aquário.

 

Vai ser divertido procurar o ponto de equilíbrio novamente. Se o CO2 durar 60 dias cada garrafada, não vai dar assim tanto trabalho e vai ser relativamente constante, ou seja, é nas doses nas TPAs que vou ter de apostar, no ferro, magnésio e nas micros que vou adicionando, e pelo meio das TPAs, mais potássio.

 

Quando eu mostrar a velocidade a que este aquário recupera das podas, nem te vais acreditar, amanhã talvez poste uma foto...

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

No espaço de uma semana o aquário ficou com este aspecto:

 

DSC02974_zps664f3b82.jpg

 

Com mais duas semanas, há dois dias, reparem na diferença de luz para o dia seguinte, só do crescimento das plantas:

 

DSC02982_zps679e04a9.jpg

 

DSC02993_zps9387c5e9.jpg

 

Após uma poda e alguns ajustes no layout, para começar a tapar a maquinaria do lado esquerdo, uma TPA de 30% e fica assim para os próximos dias:

 

DSC02994_zps89dbfe1e.jpg

 

O CO2 está a funcionar muito bem, mas verifico que as leveduras têm dificuldade em "comer" a gelatina, e a produção abranda.

 

Tirei o líquido do topo da garrafa, que tinha já um intenso cheiro a álcool, e ainda com 75% da gelatina original, enchi o resto com água morna com 3 colheres de sopa de açúcar e uma colher de café de levedura de vinho/cerveja. Esta garrafa está instalada desde início de Dezembro.

 

Na próxima vou cortar a dose de gelatina e açúcar para metade e aumentar o volume de água para fermentação, acho que é o álcool que mata as leveduras.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua está uma autentica selva, mas muito harmonioso....

 

Será que podias fazer um resumo da receita de CO2 e da menutenção que lhe fazes até acabar?E já agora em média quanto tempo demora?

 

Abraço e vai dando novidades....

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu fiz a receita:

 

4 saquetas, misturadas com 750ml de água a ferver + 750ml de água fria, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e 500 gramas de açúcar. Solidificar e depois dissolver meia colher de chá de fermento de padeiro num copo com água morna e 3 colheres de sopa de açúcar. Isso vai dar cerca de 2 cm de água acima da gelatina.

 

Aconselho que faças com 2 saquetas apenas, 400ml+400ml de água, 1 colher chá de bicarbonato de sódio (cuidado que faz uma boa quantidade de espuma...). Solidifica na garrafa e depois põe pouco menos de 1 litro de água morna mais uma colher de café de levedura, uma de chá de bicarbonato de sódio e umas 4 ou 5 colheres de sopa de açúcar.

 

A gelatina está a 75% do volume inicial, durou cerca de 6 semanas, e continua a dar açúcar com fartura... está com mais de 1 bps.

 

De vez em quando tens de agitar, e podes acabar por ter de mudar o líquido, como fiz estes dias, até acertares com a receita...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que substrato tens no aquário?

 

Cumps.

Boas,

 

Terra de bonsai mineralizada, misturada com areia de rio... lê este post para saber mais.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.