.:!> * Suparinpei * <!:.


PedroDionisio

Recommended Posts

Desta vez não venho com ciclideos nem com peixes primitivos banana rock

Já lá vão alguns anos desde a ultima vez que tive um aquário com plantas que não vallisnerias ou fetos de java...

Em Dezembro decidi montar aquário plantado em que iria gastar uma pouco mais de t€mpo, pesquisa e planeamento .

Desde então tenho solicitado a ajuda de alguns colegas do fórum, tendo sido a principal ajuda do Filipe Oliveira a quem tenho muito que agradecer.

Com esta montagem apenas pretendo dominar alguns dos conceitos estudados e conhecer algumas plantas com as quais nunca tive contacto.

 

 

Antes de mais...

Setup:

 

Nome:...........................Suparinpei

Data da montagem:........2010.05.15

Dimensões:....................60x40x35 (84L)

 

Filtragem:......................Eheim 2113 + Lily pipes Cal Aqua

Aquecimento:.................Ainda não encontrei tão pequeno como queria

Temperatura:.................22º

Iluminação:...................4x24w t5

CO2:.............................Pressurizado a 2 bps

 

Substrato:.....................Elos Terra Zero..............(1caixa)

....................................Elos Bottom mineral.......(5lts)

................................... Elos Terra small.............(quase 15lts)

Fertilização:...................Elos Fase1

....................................Elos Fase2

....................................Elos K40

 

Fauna:..........................Ainda não tem

 

Flora:............................Hemianthus callitrichoides Cuba

....................................Eleocharis parvula(provisória)

....................................Rotala Rotundifolia

Pedras:.........................Moon stone (Só sei o nome comercial).

 

 

 

 

Enquanto reuni todo o material, quer no forum, quer em lojas (obrigado Rui Abreu (Naturpets)), pesquisei o mais que podia sobre as necessidades das plantas, como por um aquário agradável à vista e quais os equipamentos que me poderiam ajudar.

Já conhecia algumas marcas de substratos e fertilizantes e desta vez optei por experimentar os artigos Elos

Gastei um pouco também em vidros para experimentar alguns materiais(espero não me arrepender cada vez que tiver que os limpar)

IMG_0017.jpg

 

O primeiro contacto foi óptimo.... espero que preencha as expectativas

IMG_0031.jpg

 

Coloquei uma rede para separar substratos e principalmente assentar as pedras.

IMG_0034.jpg

 

Num dia coloquei as pedras e alguma Hemianthus callitrichoides Cuba

IMG_0049.jpg

 

No dia seguinte chegaram as restantes plantas, recebi mais HC Cuba algumas eleocharis danificadas e outras trocadas (também têm algas mas só vi depois de por agua)

ahhh!!! e mudei também as pedras do centro

IMG_0091.jpg

 

Como vi a aparecer algas e as eleocharis danificadas já eram, fui rapido a uma loja para encontrar uma planta, com o objectivo de aumentar a massa de plantas. Apenas encontrei rotala rotundifolia que apesar de ser uma planta que gosto muito não é nada parecia com a eleocharis vivipara que tinha programado :burp: Por agora fica assim e com tempo vou trocando para as plantas que quero.

 

Para já chega de escrever, quando as rotalas endireitarem um pouco posto foto actual

 

Espero que gostem mas mais importante que me ajudem a evoluir

:medieval_mace:

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as pedras comerciais que tenho visto são uma bela porcaria, mas essa parece mesmo muito boa. as da zona da esquerda estao excelentes. Uma da direita parece que tem um problema, parece ter uma parte recta na parte virada para a frente...

 

Também acho que vai ficar bom, dependendo do que se fizer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Pedro, mas afinal qual é o azar?!

Algas iniciais? Mas afinal o layout foi montado quando?

Explica aí ao pessoal o que realmente está a acontecer :flick_tongue:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos comentários

Ora bem vamos por ordem

 

Jorge:

O kit CO2 comprei a um membro do forum, ou muito me engano é um kit aquaristic

 

Marciano meu grande amigo:

Espero não te desapontar, o projecto pode sofrer alterações a qualquer momento por os mais variados motivos (é um aquário para aprender)

 

Quo:

É normal estranhares a pedra... tive que a partir, com o passar do tempo a cor fica mais uniforme e nem se nota ;)

Estas pedras já vão com uns anos nos meus aquários

Olha para elas aqui na esquerda:

IMG_6444.jpg

 

Filipe:

Até agora o que mais me custou foi ter a montagem a meio, chegar o correio, abrir o caixote, dar de caras com algumas das minhas ricas plantas meladas e outras além de não serem as pedidas, têm algas. O € foi devolvido mas agora tenho que procurar noutras lojas.

ps: Em parte este aquário foi montado por causa da primeira vez que vi um aquário teu ao vivo... (estava em exposição na desaparecida Natantia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marciano meu grande amigo:

Espero não te desapontar, o projecto pode sofrer alterações a qualquer momento por os mais variados motivos (é um aquário para aprender)

 

Naaaaaa.... vai correr bem, afinal do que me ensinas-te a mim e a minha menina está sempre a funcionar bem.

 

Um dos otocinclus do aquario do meu pai foi-se... :rainbowafro:

 

Os outros todos que vieram da Aquaporto estão aqui 1000 maravilhas.

Melhores cumprimentos,

 

Jorge Marciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Tens de começar a relaxar, plantados sobre stress só origina asneiras atrás de asneiras.

Com calma isso vai lá... Nesta fase inicial e se notares que as algas começam a atacar, coloca algumas flutuantes e vais ver que os nutrientes em excesso são logo consumidos.

Para já apenas aconselho TPAs de 2 ou 3 em 3 dias de 20% e Co2 com fartura. Caso consigas arranjar algumas flutuantes, mete lá para dentro.

 

De resto, apenas te posso dar os parabéns pelo projecto em geral (planeamento, layout, material, etc); quando as coisas são bem feitas desde o ínicio só podem dar bons resultados.

 

Ps. Calma... muita calma!!! Qualquer coisa, já sabes, tens o meu nº podes ligar á vontade.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quack:

Obrigado sou suspeito mas também gosto muito, para dizer verdade quando as comprei não fazia ideia da quantidade de montagens que ia fazer com elas, quanto mais velhinhas mais gosto.

 

Filipe:

Só lidando com o Filipe é que se torna possível entender o seu sucesso...

 

Respondendo ao teu comentario, digo-te que stressei de menos... desconfio que por causa do setup que escolhi tudo está a correr muito mais rápido do que eu esperava e apesar de tanta leitura fui caço desprevenido...

Tpa fiz hoje bendito tubo para bomba de ar....

Já coloquei as rotalas para consumir nutrientes mas essa das flutuantes ....

Hum vou ver se encontro umas macias para depois servir de refeição para os ciclideos que estão previstos para o aquário em frente a este ;)

 

 

 

edit: colar a resposta ao Quack

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos comentários

Ora bem vamos por ordem

 

Jorge:

O kit CO2 comprei a um membro do forum, ou muito me engano é um kit aquaristic

 

Marciano meu grande amigo:

Espero não te desapontar, o projecto pode sofrer alterações a qualquer momento por os mais variados motivos (é um aquário para aprender)

 

Quo:

É normal estranhares a pedra... tive que a partir, com o passar do tempo a cor fica mais uniforme e nem se nota :thumbup3:

Estas pedras já vão com uns anos nos meus aquários

Olha para elas aqui na esquerda:

IMG_6444.jpg

 

Filipe:

Até agora o que mais me custou foi ter a montagem a meio, chegar o correio, abrir o caixote, dar de caras com algumas das minhas ricas plantas meladas e outras além de não serem as pedidas, têm algas. O € foi devolvido mas agora tenho que procurar noutras lojas.

ps: Em parte este aquário foi montado por causa da primeira vez que vi um aquário teu ao vivo... (estava em exposição na desaparecida Natantia)

boas,como maçarico na matéria,mas não ceguinho,este é sem duvida para mim um projecto muito interessante,como se chamam estas pedras?obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enzuh:

Muito obrigado

Ia dizer que ainda está muito verdinho mas nem isso lol com o tempo certamente vai ficar como quero (sou mesmo teimoso ;) )

 

Jorge:

Não tens nada que agradecer...

Hoje estive num loja a ver o que me pediste mas era mais caro daí não te ter dito nada

Foto vou por no fim deste post mas confesso que não estava com grande paciência para fotos, quem sabe amanha à noite não tente tirar uma mais bonitinha...

 

Paulo:

Foi um projecto fantástico que o mais provável é que volte a repetir, as Frontosas são uns bichos especiais..

As da esquerda como referi no primeiro post são moonstone, as do meio são placas que rocha morta, o monte da direita é da chama rocha regional.

 

Agora vamos à foto para o Jorge não ter que vir ao porto só para me bater... :discuss_gathering:

 

 

IMG_0201-1dragged.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge:

Não tens nada que agradecer...

Hoje estive num loja a ver o que me pediste mas era mais caro daí não te ter dito nada

Foto vou por no fim deste post mas confesso que não estava com grande paciência para fotos, quem sabe amanha à noite não tente tirar uma mais bonitinha...

 

 

Agora vamos à foto para o Jorge não ter que vir ao porto só para me bater... cheers

 

 

IMG_0201-1dragged.jpg

 

ui ui ja se nota diferença do lado esquerdo? ou é da foto?

apanho o comboio e vou ai com a dita cadeira ahahahah

cumps mujito obrigado por td eu ando a ver e a falar com pessoal!!

mas ate agora nada! --'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge:

ui ui ja se nota diferença do lado esquerdo? ou é da foto?

 

Rapaz andas distraído....

Espreita lá o ultimo texto do primeiro post deste tópico....

 

As rotalas já estão a dar as primeiras folhas neste aquário espero que roubem algum alimento as algas que por aqui andam a passear...

 

vamos lá ao que o pessoal gosta de ver nesta secção

 

IMG_0297.jpg

 

IMG_0295.jpg

 

IMG_0294.jpg

 

IMG_0296.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, acho que o aquario está muito bonito, e sem duvida no bom caminho ...

 

Boa continuação..

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sim as plantas plantas começam a ter um crescimento visível :sign_welcome:

Vou continuar com mudas de agua frequentes e tentar mexer o minimo possível.

 

Angelo

Obrigado pelo comentario, tenho aprendido umas coisas com os teus tópicos :)

Seja o caminho mais ou menos atribulado o fim é para atingir

 

Noddy

Epá um famoso no Suparinpei!!!!

Obrigado pelo comentario

Ps:Com esse gorro e essa maquina amarela upa!!! upa!!! as mulheres devem cair aos teus pes.

 

 

Pessoal sintam-se livres para criticar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parabéns pelo aquário pois está muito bonito.

Gosto muito da inclinação/perspectiva dada na montagem (gostei de ver a pedra maior colocada na parte mais baixa do aquário, o que me dá mais algumas ideias sobre o projecto que estou para iniciar). Obrigado.

As pedras são muito porreiras, se bem que não as minhas preferidas, talvez com mais fotos consiga descobrir a sua beleza.

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta muito bem conseguido :medieval_mace: um layout engraçado sem os tradicionais troncos :P

 

esperamos atualizações

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

 

Tens aqui um projecto bastante cuidado e com um grau de qualidade acima do normal.

 

Quando assim é, o entusiasmo é contagiante e envolve-nos a um nível muito intenso.

 

Não há muito mais a dizer nesta altura, a não ser aguardar, com prazer, a evolução do aqua, para a sua maturidade.

 

Gostava, contudo, de referir um aspecto referente ao hardskape, que espero não leves a mal.

É relacionado com a pedra maior, mais à esquerda, por sinal até, com uma configuração bastante interessante, mas, que na integração total do layout, na minha opinião, não funciona.

Não só na sua localização, pelo tamanho, relativo à dimensão do tanque, mas ainda também na proporção face às outras pedras.

Entendo que tenhas pretendido, talvez, que ela se assumisse como 'o elemento' excepcional, mas ainda assim julgo não ter funcionado.

Vou mais longe ao achar que o layout ganharia imenso na simples eliminação da pedra do conjunto. Faz esse exercício mentalmente.

 

Penso ser um daqueles casos em que 'less is more'!

 

A flora, a modelação que fizeste ao substrato e a escolha e posicionamento das pedras, para mim, está fantástico. Mesmo!

Com a excepção de 'You know What'!

 

Enfim, apenas os meus 50 cent's.

 

 

Desejo-te a continuação de um excelente trabalho.

 

Parabéns.

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito da inclinação/perspectiva dada na montagem (gostei de ver a pedra maior colocada na parte mais baixa do aquário, o que me dá mais algumas ideias sobre o projecto que estou para iniciar). Obrigado.

 

Não tens nada que agradecer eu é que agradeço o feedback

Quanto a pedra grande... é só uma ilusão... ela está colocada a meio do aquário, depois tem um "carreiro" onde se dará a união da eleocharis com a HC cuba e depois muito perto do vidro da frente tem uma pedra que tapa o referido "carreiro". O resto do efeito está na perspectiva da foto.

Quando estiverem mais visíveis, vou ver posto fotos a mostrar os pequenos apontamentos que fiz para quem vive o aquário e não para quem vê a típica foto final duma montagem.

 

 

 

 

ta muito bem conseguido :thumbup3: um layout engraçado sem os tradicionais troncos :P

Também ei de lá ir... mas tenho que admitir que sempre gostei mais de ver aquários plantados sem madeiras.

Adoro aquários que retratem paisagens e se imaginares um rio entre as duas zonas de rochas pode ser que encontres uma paisagem ;)

Já o de ciclideos só tem peixes madeira e areia lol

 

 

Enfim, apenas os meus 50 cent's.

 

Gostei muito do teu comentário, é com estes que mais aprendemos...

Fiz o exercício sugerido e acredito ter captado a imagem da qual falavas

Entendo e respeito a tua opinião, sou capaz até de experimentar (a ideia não desagradou nada..) mas apenas depois da montagem encerrada...

Para já nada vou fazer quanto à pedra, isto porque acredito que sem a sua imponência não consigo fazer justiça ao nome da montagem.

 

O aquário tem evoluído mas ainda nada digno de registo

Cumprimentos a todos que estão a acompanhar a montagem e venham daí esses comentários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.