Conselhos para 60L


omgpt

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Gostaria de saber que fauna me aconselham para 60L (brutos) ...

 

Esta combinação funcionará ou será demasiado?

. Guppy (1 macho, 2 fêmeas)

. Tetra Neon (5 ou 6)

. Otto (3)

. ampularia (1)

. Red Cherry (4) / Camarão Madeira (2 ou 3)

. corydoras (4)

 

Este seria o estado final do aquário, de início pretendo ir colocando as diversas espécies aos poucos.

Agradeço também conselhos sobre quais introduzir primeiro!

 

Obrigado ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com os caracóis começa com pouco e de repente tens um praga dles não é que faça mal mas pessoalmente não gosto de ver um aquário cheio de caracóis isso já aconteceu com o meu aquário .... em relação a fauna acho que ta bom.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ficar atento à população de caracois para a controlar desde o inicio.

E em relação às diversas espécies que indiquei acima, qual a 1ª que deverá ser introduzida no aquário ?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que sejam muitos. Mas pessoalmente não metia tantos otos...Acho que um ou dois chegam. Ou até nenhum, atendendo que vais meter ampulárias. E metia 5 corydoras, em vez de 4.

As ampularias não substituem os otos... os otos limpam as plantas facilmente, as ampularias não. As ampularias são boas como limpa-vidros apenas. os otos têm um problema é que morrem facilmente durante a semana de adaptação, se bem que ao que tudo indica existem outros factores que levam a estas mortes repentinas nos otos, ao que parece algo na alimentação, não a conseguem processar...

 

 

Obrigado pelas opiniões!

Apesar de ainda estar a ciclar o aquário já ganhou vida com o aparecimento de 3 pequenos caracóis com uns 5 mm cada ...

Esses caracois não têm interesse decorativo... não têm nada a ver com ampularias. sao verdadeiros caracois, que aguentam muito tempo debaixo de água, cerca de 10 horas. As ampularias não são caracois são ampularias, moluscos aquaticos, e é o inverso, aguentam fora de água... mas ao contrario dos caracois respiram debaixo de água.

 

 

Vou ficar atento à população de caracois para a controlar desde o inicio.

E em relação às diversas espécies que indiquei acima, qual a 1ª que deverá ser introduzida no aquário ?

Obrigado!

 

Já por varias vezes introduzi propositadamente esses caracois no aquario para comerem algas e também acharia piada a ve-los passear e nunca tive problemas... na verdade nunca mais os vi... mas também tenho alguns predadores no aquario e pode estar ai um dos motivos pelo qual nunca reproduziram.

 

no teu caso, penso que é melhor controlares, pois preferes pequenos animais indefesos que não fazem mal a uma mosca.

 

 

já agora parabens pela diversidade de fauna!

 

pela fauna que escolheste, a primeira coisa a fazer é colocar já plantas verdadeiras (obrigatorio)

 

ordem de introdução (espaça os tempos de introdução numa semana)

0-Plantas

1-Red Cherry (deixar reproduzir)

2-Guppy

3-Tetra Neon

4-Ampularia

5-Corydas

6-Oto (podes por antes para o combate às algas)

7-Camarão Madeira (tem que ficar para ultimo, ou tens que comprar comida para peixes de fundo)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiencia propria não metia mais que 1 camarão madeira em 60L. Já tive 2 num de 60L, são animais que não se mexem muito, mas são territoriais. Resultado, um deles foi expulso do aquario, quando o encontrei já tinha andado uns bons metros pela casa e já não o consegui salvar.

 

De resto, acho que quanto menos melhor. Não sei bem os teus gostos e experiencia. Mas em 60L talvez metesse um casal de cicledeos anões, um pequeno cardume de cardinais (5 a 7), os red cherrys (ando em experiencias no aqua de 60L a ver se são comidos pelos apistos cacatuoides, mas pra ja ainda nao vi nada), otos têm-me morrido com alguma frequencia, não sei porque. Um peixe em alternativa, mas que sai fora do biotipo são uns gobios (mais caros que os otos) que nao sei o nome cientifico, que também são bons comedores de algas. Corydoras se metesse era das anãs Corydoras pygmaeus (umas 5) e já ficavas com o aqua povoado e com possivel espaço pra criares os apistos e uma boa colonia de red cherrys.

 

Só a minha opinião.

 

Boa sorte para o novo projecto e vai com calma ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... pela fauna que escolheste, a primeira coisa a fazer é colocar já plantas verdadeiras (obrigatorio) ...

Esqueci de referir que as plantas existem desde o início do ciclo.

Bem ou mal, pela possível dificuldade na manutenção de algumas e porque a experiência em aquários é 0, tenho um pouco de musgo de java numa pedra, uns pés de Blyxa japonica e Juncus repens.

 

 

0ri0nte, obrigado pelas dicas! A experiencia não é nenhuma e calma vou ter que ter muita para aos poucos tentar criar algo que seja bom e equilibrado para os seus habitantes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao red cherry se até os neons os atormentam, fará apistogrammas.... a mim os red cherry, só com tetras e sem qualquer ciclideo desapareceram todos...

 

os madeira não são camarões timidos. Possivelmente esse apistogramma assustou o camarão que leva o bicho a se esconder. Os madeira valem bem a pena, se bem adaptados ao aquario. Realmente quando meti uns 3 ciclideos anões (já lá tinha boca-de-fogo e escalares) também os meus madeira demonstraram muito medo, e não saiam da toca, já retirei os ciclideos anões para outro aquario.

 

Aquario de 60 cm é apto a camarões madeira. No entanto é necessário que o aquario esteja maturado para lhes oferecer alimento, de outra forma, morrem à fome. também deve ter plantas, valisnerias por exemplo, ou pedras ou madeira, para eles subirem para se porem a jeito no filtro. Mais facil ainda é comprar tabletes para peixes de fundo. A tablete vai desfazer-se e eles podem filtrar. nota que eles comem particulas em suspensão na água, que é algo que até te interessa.

 

agora um aquario de 60 cm, já de si, relativamente "pequeno" com um apisto realmente pode não ser boa ideia. Contudo, a colocação de pedras, troncos e plantas poderiam ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda a ciclar, após 2 testes com 1 TPA pelo meio (em destaque o parâmetro que sofreu alterações):

 

1º teste:

NO3 - 0

NO2 - 0,5

GH - 75

KH - 40

pH - 6,8/7,2

 

2º teste:

NO3 - 0

NO2 - 0,5

GH - 75

KH - 80

pH - 6,8/7,2

Editado por omgpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

shi... esse aquario não está nada ciclado... parece que o montaste ontem. tás a usar testes de fita, não é? pode ser daí uma das causas dessas variações estranhas, ou seja, erro na leitura dos dados...

 

tens peixes?

 

Caso não tenhas, NÃO faças TPAS, para que vais fazer TPAs se não tens peixes?! Assim nunca mais consegues ter isso ciclado.

 

Se não tens peixes, também não precisas de estar a fazer testes agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

shi... esse aquario não está nada ciclado... parece que o montaste ontem. tás a usar testes de fita, não é? pode ser daí uma das causas dessas variações estranhas, ou seja, erro na leitura dos dados...

 

tens peixes?

 

Caso não tenhas, NÃO faças TPAS, para que vais fazer TPAs se não tens peixes?! Assim nunca mais consegues ter isso ciclado.

 

Se não tens peixes, também não precisas de estar a fazer testes agora.

 

Sim, estou a usar testes de fita.

Ainda não tenho peixes precisamente por não os querer colocar antes de ter criadas as condições ideais.

Os testes foram feitos para tentar perceber se estaria ou não no caminho certo.

Alguma dica para melhorar o ciclo ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estou a usar testes de fita.

Ainda não tenho peixes precisamente por não os querer colocar antes de ter criadas as condições ideais.

Os testes foram feitos para tentar perceber se estaria ou não no caminho certo.

Alguma dica para melhorar o ciclo ?

 

Obrigado

 

Para acelerar o ciclo deves ir pondo, diariamente, quantidades muito pequenas de comida, por exemplo flocos :)

 

Já agora, boa sorte com o aquário :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os red cherries têm problemas de compatibilidade com a maioria dos peixes... infelizmente é assim, vistosos e pequenos demais.

 

Será preferível então colocar só camarão madeira pelo seu porte ?

 

Obrigado ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são opções diferentes... o madeira é bastante grande, não procria e requer mais cuidados, o red cherry, é bastante pequeno, algueiro e procria bastante.

 

 

os camarões com peixes é das misturas mais complicadas de se fazer. claro que ha a opção de peixes de fundo com camarões que poderia resultar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mau ...

 

1º teste:

NO3 - 0

NO2 - 0,5

GH - 75

KH - 40

pH - 6,8/7,2

 

2º teste:

NO3 - 0

NO2 - 0,5

GH - 75

KH - 80

pH - 6,8/7,2

 

3º teste: (ontem)

NO3 - 0

NO2 - 0

GH - 40

KH - 80

pH - 6,8/7,2

 

Faz quase 1 mês que está a ciclar. Tem 1 tronco, pedras, plantas, Sera Nitrivec (nas dosagens indicadas pela AquoPorto), pequenas quantidades de comida diariamente ...

Será aconselhável comprar mesmo um teste de NH3 ?

O teste utilizado é de fita ... "Tetra 5 In 1"

 

Obrigado ...

Editado por omgpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos problemas de coexistência que possam existir, deverei descartar a intenção de colocar Guppy's com Red Cherry's ?

 

Boas

 

Com guppys não sei, mas tenho um aqua só com endlers (que são muito semelhantes aos guppys) e red cherrys e ignoram-se mutuamente.

 

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

corys e ottos como limpeza

 

tetras cardinais ou neons como cardume

 

ciclideos anoes como casal

 

viviparos esquece la isso

 

cump

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquecer o quê?

Não dás sugestões nem explicas as razões, pelo menos partilhavas a tua experiência.

 

Eu falo do pouco que sei, Corydoras aconselho em aquários maiores, se as usas para que comam os restos da comida mas tens uma Ampulária, então não precisas delas, para além de irem ocupar muito espaço. Se for para usar como cardume, então as Pigmaeus ficam lindamente.

Para mim o ideal para ciclar qualquer aquário é colocar 1 Ampulária, come o que fores deitando, suja o suficiente, limpa as plantas, troncos, pedras, vidros... as Ampulárias são sempre lindas, tenham a cor que tiverem e além disso são muito pacificas.

 

Espero ter ajudado

Luísa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

1º viviparos e uma ilusão que a maior parte dos iniciantes teem quando se começa neste hobby porque quando se vai a uma loja so se ve as caudas dos guppis que parecem uma arvore de natal, ou as mollys ou espadas ou platys, e quanto a ciclideos? sao muito poucas as lojas que os vendem, enquanto que os viviparos da dinheiro ... porque? compram aquilo a 30 cent e vendem a 1.5€ ou 2€ reproduzem-se como tainhas ou ratos e facil adquirir de criadores amadores ja que tiram aos 400 todos os meses.

 

problemas: sao a especie de maior facilidade de reprodução se não tiver um predador em 3 meses ficas com o aqua subcarregado de peixes que nem sabem o que fazer, entao se poem na maternidade ai meu deus, e ainda por cima não vez posturas, das coisas mais lindas de se ver na aquariofilia proveniente dos ciclideos...

 

resumindo viviparos e uma ilusão depois de estar dentro do hobby e de descobrir os ciclideos mandam os viviparos dar uma volta e isto e a pura verdade e isto passou-se comigo e com mais uns 5555555 users do forum basta ires a fotos e videos e veres os aquas das pessoas com muito tempo destas andanças a ver quantos viviparos vez na sua fauna...

 

atenção não tenho nada contra de quem gosta destes seres, cada um tem os seus gostos e não se discutem e eu referime ao meu gosto pessoal ja que ele pediu opiniões, se ele vir que gosta dos peixes e claro que não vou paqui a dizer mal dele :mrgreen: e tudo o que referi no 3º paragrafo e a minha ideia e acho que não sou o unico com esta opinião.

 

quanto as ampularias tive mas experiencias e certemente prefiro corys habrosa ou pygmeus...

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.