Recommended Posts

Boas,

 

há umas semanas atrás fiz uma reestruturação no meu aqua e na altura não substitui o areão.

Antes de o fazer, não tinha qualquer problema mesmo tendo em conta a presenca de 1 V. Sextiguttata.

 

Agora aquilo parece um dia de nevoeiro. Parece que pelo facto de ter remexido o areão trouxe ao cimo pó, como se o areão se tivesse desfeito ao longo do tempo.

 

Agora a Valencianea ainda traz mais problemas e não há forma de conseguir evitar aquilo. Estou a pensar substituir, colocando menos kg desta vez.

Então as primeiras dúvidas que me surgem são:

 

- Será seguro ir tirando um bocado de areia de cada vez que faço 1 TPA e ao fim de 3 ou 4 TPAs colocar o areão todo novo?

- Por outro lado, que tipo de areão será mais viável? O que tenho é sugar size comprado na Aquaristic. Tem lá outros dois tipos: 1mm e 2,5mm.

 

Que acham?

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Pois eu Sugar Size não gosto por isso mesmo.... sempre pó no ar. O que te aconteceu foi que ele compactou com o tempo, e agora ao remexer ficou novamente solto.

 

Acho que a troca pode ser feita tal como disseste, sendo que sabes que terás sempre alguma destabilização....

 

Em relação há granulometria, eu uso a Areia de coral ( acima da sugar size, sem problemas de maior ), mas num próximo sistema monto com a 2.5 mm.

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para concordar com o que o João disse. Também tive o "nevoeiro" que falas quando substitui o areão.

 

Cumprimentos

 

 

Boas Hugo,

 

Pois eu Sugar Size não gosto por isso mesmo.... sempre pó no ar. O que te aconteceu foi que ele compactou com o tempo, e agora ao remexer ficou novamente solto.

 

Acho que a troca pode ser feita tal como disseste, sendo que sabes que terás sempre alguma destabilização....

 

Em relação há granulometria, eu uso a Areia de coral ( acima da sugar size, sem problemas de maior ), mas num próximo sistema monto com a 2.5 mm.

 

 

Abraço

---------------

 

http://bpimenta.co.nr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Pois eu Sugar Size não gosto por isso mesmo.... sempre pó no ar. O que te aconteceu foi que ele compactou com o tempo, e agora ao remexer ficou novamente solto.

 

Acho que a troca pode ser feita tal como disseste, sendo que sabes que terás sempre alguma destabilização....

 

Em relação há granulometria, eu uso a Areia de coral ( acima da sugar size, sem problemas de maior ), mas num próximo sistema monto com a 2.5 mm.

 

 

Abraço

Boas João,

 

de facto tenho que substituir o areão. Começa a perturbar os corais e não pode ser...

E vais usar so de 2,5mm? Não será muito grande? Nunca vi nenhum aqua com essa granulometria.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Neste momento já troquei de aquário, usei o meu antigo areão mais o areão que tinha no Jaubert ( ARM da carib Sea, com 2.5 mm de grão ).

 

Algumas zonas nota-se a mistura do areão e noutras não, mas até gostei do efeito. Quando vieres a Lx, avisa e vês "in loco".

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

estava a pensar usar este areão Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate que tem uma mistura de granulometria de 1 a 2,5mm.

Só não sei é se a Valencianea se vai engasgar com este areão :)

 

Que acham? Ou sugerem outro tipo de areão?

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Eu já usei areia viva, no primeiro aquário, mesmo para descargo de consciência, mas este último areão seco que usei fez exactamente a mesma coisa.... Mas, como te digo, se nunca experimentas-te, experimenta, mas não todo, acho que gastas dinheiro desnecessáriamente.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais