peixes a morrer!


Recommended Posts

por favor peço a vossa ajuda para o seguinte problema:

Já perdi 2 espadas e 2 caracois e tenho 2 colisas super-inchados e com os olhos salientes, será que ainda vou a tempo de os salvar? por favor ajudem-me.

a agua tem ph a 6.9/7, 0 de amónia e 0 de nitratos, aumentei a temperatura de 24º para 26º, será suficiente?

tenho além dos 2 colisas, 7 tetras cardinais, 6 neon chineses, 1 espada femea e 6 ampularias num aquario com 135 lts

agradecia respostas o mais rápido possivel a ver se paro esta sangria,

1 abraço

António Nunes

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Introduzis-te algo recentemente no aquario? Plantas, peixes ou invertebrados?

 

Como estamos de manutenção? TPA's em dia?

 

Pode ser bacteriano, mas é necessário dares mais informação para alguém te poder ajudar com alguma certeza, como por exemplo:

 

- Dimensão do aquario;

- Habitantes existentes e se houve alguma recentemente;

- Doenças recentes;

- Dureza da água (sobretudo KH)

- Caracteristicas do aquario (plantado? Co2? filtros? Manutenção periódica? TPA's?)

 

Porque dizer-te que é uma doença de origem bacteriana e para fazeres isto ou aquilo é o mais fácil, mas posso não te estar a ajudar porque muitas vezes o problema está na qualidade da água ou existem aspectos que podem influenciar o diagnóstico e consequente o tratamento adequado.

 

Abraço e boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, realmente eu fiz a mudança de aquario de um 65L para 130L no fim de semana anterior, mantendo o filtro exterior e aproveitando toda a agua antiga.

os peixes existentes eram à altura da mudança:

1 espada macho com um ano(RIP)

2 espada femeas com uma semana (uma delas foi a 1º baixa, a outra parece-me estar saudável)

2 colisas chuna com dois meses

8 caracois maça com tres meses

6 neon chineses com dois meses

7 tetra cardinal com uma semana tb

flora

hz e egerias densa já existentes

rotalas, sessifloras e blixas acrescentadas ao novo aquario

troncos co2 fermentação

ph 6,9/7º filtro tetra 600lt/h

kh/GH? 4º não sei ql só tenho um teste de um deles

scalare 72x50x45

36w luz (breve upgrade para o dobro)

ultima tpa de 30 lts efectuada no sabado, logo após retirada da espada

no domingo retirei o espada e dois caracois

hoje à noite vou montar um aquario hospital(40L) e colocar os colisas lá e adicionar esha 2000, agua a 29/30º?

parece-vos bem?

devo adicionar sal tb?

e o que faço no comunitário- devo fazer tratamento preventivo tb?

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, cheguei a casa e não tinha baixas :thumbup3:

retirei 30 lts ao aquario e coloquei-os num aquario hospital, aumentando a temperatura para 30º

o problema foi apanhar um dos colisas ( o menos inchado) :snipersmile:

coloquei 8 gotas de esha 2000 agora é esperar. :puppydogeyes:

duvidas... devo por sal? e quantidade?

o aqua comunitário logicamente levou reposição de agua(30 lts), os peixes e caracois parecem estar bem, devo colocar esha 2000/sal/ aumentar a temperatura (actualmente 26º)? help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o comunitário está bem (até ver) não faças nada.

 

Quanto ao sal se o adicionares (pouco, ex. colher de café para os 30 L) é apenas no aquario hospital, pois se tens plantas no comunitário lembra-te que elas não gostam de sal.

 

Em relação ao aquario hospital, não concordo com o facto de teres aumentado a temperatura para 30ºc, pois no caso de ataque bacteriano tal não é recomendável, mas se voltares a baixar lembra-te de o fazer gradualmente.

 

Boa sorte!

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, até agora tudo na mesma, sem baixas :D

adicionei ontem uma colher de chá de sal no hospital

agora coloquei a 2ª dose de esha2000, mas não noto melhorias no inchaço dos colisa, se aé ao fim-de-semana não diminuir dou-lhes ducolax :rainbowafro:

entretanto no comunitário tudo parece normal, a ver vamos

já reduzi para 28º amanhã baixo para 26º, pode ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, relatório diario

os pacientes continuam vivos, assustei-me um pouco quando cheguei a casa, estavam muito parados e o que tinha o quadro clinico pior perdeu um bocado de cor, assim mais para o pálido, apesar de ter reduzido o inchaço, mantendo os olhos salientes. o outro colisa é que, parece-me a mim, o obriga a ir mexendo-se,

fiz uma tpa de 10l, reduzi o termostato para 26º e adicionei a 3ªe última dose de esha2000.

Entretanto no comunitário tudo se mantêm igual, o que me deixa muito feliz :discuss_gathering:

meanwhile, adquiri uma madeira difusora da redsea, para colocar no hospital, mas aquilo não bomba, será normal? a bomba de ar- uma tagus 1000- só com o tubo em escape livre larga 10 bolhas por segundo (mais bolha, menos bolha)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, se alguem ainda tiver o trabalho de vir aqui ler isto, o meu muito obrigado, só gostava que fossem mais participativos!

ok, dia 4 do internamento:

um dos colisas - o menos afectado - parece-me pronto para receber alta, mas não quero deixar o/a companheiro/a sozinho/a (quando mos venderam garantiram que era um casal, coisa que até hoje não consegui confirmar, por ignorância minha - parece-me)

o paciente que continua a requerem muitos cuidados desinchou bastante, será da cura ou de não comer? e quando está mais parado fica assim meio de lado - parece aqueles barcos que começam a meter agua! mantêm os olhos salientes e por isso mesmo resolvi continuar o tratamento com esha 2000 por mais dois dias, a ver se melhora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor manteres o tratamento, olhos inchados e meia de lado não é normal.

Se tiveres problemas diz que existe sempre alguém que ajuda.

Como todo corre bem as pessoas passam e seguem, é normal :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alpha1904.jpg

foto do peixe mais debilitado a 19 de abril

alpha2304.jpg

foto do peixe mais debilitado a 23 de abril

delta1.jpg

foto do outro peixe a 23 de abril

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, relatório diário do hospital, dia 5

peixes ainda vivos, nova dose de esha 2000

peixe que aparece nas fotos 1 e 2 acima passa o dia ao cimo da agua em posição quase vertical, dá para perceber pelas referidas fotos a evolução da doença de super inchado a quase esqueleto, mas enquanto ele lutar pela vida eu não baixo os braços.

peixe da ultima foto continua na mesma, só não o transfiro já para o comunitário por receio de contaminação e por também fazer companhia ao outro, é tipo a família que está a acompanhar o paciente.

já agora e apesar da má qualidade das fotos será possível identificar o sexo deles?

sinceramente agradecia que vocês se manifestassem, para não me sentir tão só nesta luta

ah, no comunitário apareceu um cacho de ovos das ampulárias e um dos cardinais está assim pó redondinho, estará gravida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António

 

Tal como tínhamos falado essa situação não será fácil de resolver. Pelas fotos parece-me Hidropsia...

 

Faz uma pesquisa na net e poderás confirmar se é isso ou não.

 

Nas fotos não se consegue identificar se é um casal, mas nas colisas é extremamente fácil de distinguir, os machos apresentam uma cor mais intensa e a barbatana dorsal termina em bico, enquanto na fêmea a barbatana na ponta é redonda.

 

As melhoras dos meninos

 

Abraço

 

Jorge Costa

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, este vai ser o último relatório deste tópico, visto um dos peixes ter morrido esta noite, mas vamos por partes:

ontem, domingo, decidi dar alta do hospital ao colisa que se apresentava em bom estado- o da ultima foto acima e coloca-lo no comunitário, onde todos se encontram de boa saúde, até ver. Foi uma atitude talvez um pouco arriscada, mas entendi que já tinha feito a sua quota-parte de companheirismo e ainda havia a possibilidade de me adoecer devido ao estar exposto ao estado terminal do outro.

De seguida fiz uma tpa de 10L no hospital e dei nova dose (a sétima!) de esha 2000 e fiquei a aguardar por melhorias . Encontrava-se junto à superficie o tempo todo, só se mexendo quando eu lhe tocava no corpo. Fui me deitar e de manhã quando me levantei fui encontra-lo rigido e meio enrolado exactamento no mesmo sítio onde se encontrava sempre. Foi com tristeza e algum alívio que o retirei do aquário.

Desta experiência retirei boas ilações, a ver:

Foi provavelmente da passagem de peixes entre aquarios que surgiu o problema, apesar de ter utilizado a agua, o areão e o filtro do anterior na montagem do novo. O stress causado deixou marcas evidentes tendo morrido 1 casal de espadas, dois caracois e o colisa. Destes só a espada era recente ( uma semana). E perdi o meu peixe favorito (todos temos um) do qual e em jeito de memória aqui apresento foto do Benfica.

Obrigado por terem seguido este tópico, as melhoras dos vossos peixes que estejam doentes e o meu muito obrigado a todos aqueles que de uma forma ou outra me ajudaram/deram conselhos/ incentivaram nestes momentos. OBRIGADO.

António Nunes

DSC_0054.jpg

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais