DIY Fan Cooling System + Temperature Controller


jc.gomes

Recommended Posts

Olá,

Sabes quantos graus conseguias baixar com as 5 ventoinhas, e agora com as 9?

Também tenho bastantes problemas com as temperaturas, mas eu nem ligo a iluminação, nesta altura tenho a agua de aquário nos 31/32º só com a temperatura ambiente.

Gostava de saber quantos consegues baixar para ver se vale a pena investir numa coisa parecida.

Abraço.

Vitor Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Sabes quantos graus conseguias baixar com as 5 ventoinhas, e agora com as 9?

Também tenho bastantes problemas com as temperaturas, mas eu nem ligo a iluminação, nesta altura tenho a agua de aquário nos 31/32º só com a temperatura ambiente.

Gostava de saber quantos consegues baixar para ver se vale a pena investir numa coisa parecida.

 

Eu penso que pelo menos 3 graus se conseguem baixar, isto com 400W de luz a 9-11cm da água.

Se desligasse a iluminação (que num aquário de água salgada não pode acontecer) manteria ainda melhor as temperaturas.

 

Mas vale claramente a pena. Sem este sistema as temperaturas subiam em flecha. Alias o sistema de ventilação no Verão é um elemento crítico para a saúde do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Eu optei por gastar algum dinheiro e comprei o controlador indicado pelo nosso colega jc.gomes, tenho a dizer que valeu a pena, apesar de ter os sistema montado apenas com 4 ventoinhas de 8 cm valeu-me bem a pena.

 

Ja vi aqui perguntas do tipo quanto graus baixa, isso será um pouco dificil de responde pois dependo de vários factores, desde temperatura ambiente, tipo de iluminação e distancia, penso que ate o próprio ângulo da Ventoinha ira afectar o o sistema.

 

Mas posso dizer que no meu caso o meu aqua andou a volta de 30/31 e depois de montar o controlador nunca mais la chegou , acho que o máximo foi de 28 Graus.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá JC Gomes.

 

Muitos parabéns pelo projecto, ficou bem bonito. E um muito obrigado por partilhares esta informação toda.

 

Este sistema está ligado ao controlador de temperatura TC-10:
Uma pergunta que te faço, o teu sensor do controlador é de alumínio ou de plástico? Tens uma foto da maneira como ficou posicionado no aquário?

 

Um abraço,

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JC Gomes.

 

Muitos parabéns pelo projecto, ficou bem bonito. E um muito obrigado por partilhares esta informação toda.

 

Uma pergunta que te faço, o teu sensor do controlador é de alumínio ou de plástico? Tens uma foto da maneira como ficou posicionado no aquário?

 

Um abraço,

VC

 

Viva Valter,

o sensor é de plástico porque assim não se enferruja e isso na água salgada é um problema crónico de tudo que esteja no aquário.

Esse sensor não está no aquário, mas sim num canto da Sump numa zona onde não atrapalha e não saia do sítio. Por isso é que não tenho fotos da posição dele.

 

Alguma dúvida que possa esclarecer é so perguntar por aqui ou pelo Blog.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais