Coralina afecta corais?


Icurto

Recommended Posts

Boas,

Montei o meu 1º reef há 2 meses, para já so tenho uns corais moles - desculpem não me lembro dos nomes técnicos - e um turbo e um camarão.

Tudo estatva a correr bem quando começou a aparecer uma alga roxa nas pedras e no areão.

Pelo que li, parece ser alga coralina, mas não tenho bem a certeza, porque é uma pelicula que quando chega perto dos corais os faz encolher e perder a cor, alem de se propagar a imensa velocidade.

 

Podem ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Alga coralina não será de certeza...

Será mais um manto de algas... diomatáceas talvez...

 

Sinal de que o aquário não está equilibrado.

Com uma mangueira fina, daquelas das bombas de ar, aspira as algas que se encontram no areão e nas rochas.

Aumenta as TPA's.

 

Ao fim de um mês terás isso mais estabilizado se mantiveres estas rotinas.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pelas respostas

 

pelas fotos que andei a ver não é mesmo coralina, deve ser o tal manto de algas, pois é como uma película que cobre tudo e que sai facilmente quando se aspira ou se dirige o jacto da água para lá. tem é exactamente a mesma cor.

 

este meu mini reef de 50 litros é só uma experiencia para um maior de 260 que vou montar no verão.

 

tenho mais de 5kg de rocha viva e um filtro de cascata com cerâmicas e purigen, uns discossomas, um Parazoathos e dois corais moles que estão muito bonitos e o camarão tem optimo aspecto.

 

faço tpas de 5litros 2 x por semana mas mesmo assim tenho tido dificuldade em controlar os nitratos, que estão de facto um pouco altos.

 

Já tive um escumador - o Jebo 178 - que fazia tamanha agitação na água que voava tudo, e por isso tirei-o e foi aí que me apareceu isto.

 

Aconselham a voltar a pôr? Talvez com as cerãmicas e o purigen à volta do copo? e assim tirava o filtro de cascata e havia menos agitação?

Editado por Icurto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para ficar o setup completo, tenho 2 lâmpadas de 18.000 k de 8 w e uma PLL actínica de 9 w

 

PH 8,7

Salinidade - 1,024

NO4 - 0

NO3 - 0,5

 

TPAS com água da torneira tratada com tropic marin protect

sal red sea

umas gotas de calcium +3 da red sea

 

vou tentar por fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim estamos a falar de cianobacterias por norma o aparecimento dessas algas e devido a falta de circulação e falta escumação

volta a colocar o esumador e já agora não precisas de ter o filtro de cascata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos altos são para cima de 20... aí é que no devemos preocupar...

 

gostava de estabilizar os meus no 5-10... é um bom valor para os corais moles porque também absorvem nitratos...

 

Quanto às cianos, vai aspirando nas TPA's porque é uma alga um bocado persistente e demora um pouco a ser eliminada. Boa circulação e escumador e numas semanas desaparecem de vez... Para o teu aquário aconselhava-te uma bomba de circulação, com pelo menos, 500 l/h.

 

atenciosamente,

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais