Nature Vs landscape !!


Recommended Posts

Ola a todos ..

Bem para estrear aqui a area vinha aqui propor um debate acerca dos dois estilos em que se divide o Aquascaping !!

Será o nature tão atractivo como o landscape ?

Criará o nature um desafio tão grande como o landscape ?

Não corre o risco de uma montagem landscape ter um curto tempo de vida devido a complexidade de tecinas utilizadas no layout?

Será que o landscape estará a perder a naturalidade tão caracteristica do paisagismo devido a creatividade dos mesmos ?

 

São só algumas achas para a fogueira :music_singguitar: , o que é certo é que cada vez mais vamos assistindo nos concursos a um avanço tremendo a nivel do landscape ficando cada x mais o nature para trás ...

 

Digam de vossa justiça

 

Abraço

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, desculpa mas essa comparação escapam-me um bocado, para mim existe o estilo Nature, dentro desse estilo existem várias formas de resentação.

O Estilo Nature sempre foi buscar inspiração à formas aleatórias da natureza. Penso que o que se passa é que cada vez se fazem layouts mais concretos e representando paisagens terrestres, porque a técnica também evoluiu, mas também o factor "moda" tem aqui algum peso. Quer queiramos ou não temos sempre alguma tendência para emitar o que foi feito, e é normal é assim que se aprende.

Não faço ideia de qual será o próximo "clichê", mas seguramente vai haver outro.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre os Nature e Landscape? Escolho Holandês mesmo... Parece que é o patinho feio actualmente, mas eu gosto desses aquários.

 

Landscape é engraçado e consegue proporcionar momentos de interessante "WTF", mas torna-se algo velho rápidamente a meu ver. Para além disso o seu look claramente artificial faz com que muita gente não aprecie a coisa. Para além disso requer alguma dose de talento inato para a coisa, por mais que se treine e pense na coisa, nunca se chega aos calcanhares dos naturalmente dotados para a coisa.

 

Nature, é bastente bonito, interessante, no entanto, e partindo do principio que consideramos Nature, a vertente dos plantados com uma aparência e disposição claramente asiática, como aceite numa boa quantidade de sites e forae, é uma vertente que poderá não agradar a muitos dos anti-wapanese que existem pelo mundo. Não tem menos valor que o landscaping, mas é algo mais acessivel ás massas, apresentando a meu ver, um pouco de flexibilidade superior ao Landscaping. No entanto as regras, e preceitos asiáticos, algo rigidos na disposição das coisas no tanque pode tornar-se algo asfixiante para alguém que goste um pouco mais do freestyle. Para além disso uma predilecção por uma paleta de cores e plantas algo limitada(não que não se possa usar todas as plantas, mas se fizerem uma pesquisa alargada neste estilo, verão que as plantas mais usadas estatisticamente, são quase sempre as mesmas, criando uma lista tipo para o estilo), tipica dos aquários asiáticos, pode criar dificuldades á criatividade do aquariófilo.

Da minha percepção tendem também a ser tanques com necessidades de manutenção um nadinha maiores que outros tipos para manter a coisa no lugar.

 

No entanto devo alertar que restringir o tópico apenas a estes dois tipos, deixando de fora o Holandês que é algo tão tipicamente europeu, e o estilo Jungle é algo reduccionista para Aquascaping, que apesar de serem muitas vezes amontoados erroneamente no mesmo balde que o Nature, no entanto são estilos totalmente distintos visual e filosoficamente, que partem de premissas completamente dispares dos tanques de inspiração asiática, trazendo resultados claramente diferentes do Nature.

 

Mas lá está, o estilo Nature não foi formalmente descrito, dando aso a interpretações e desvios na definição de cada um, para uns é uma coisa, para outros é outra, e ás tantas ninguém se entende. Pessoalmente rejo-me pela opinião de vários sites que leio, e cuja posição partilho na matéria. Nature é o tanque tipicamente asiático, em que os japoneses assumem a maior fatia, muito embora os Nature, por exemplo Chineses são algo diferentes, de tal modo que é perceptível a diferença entre ambos, nas pequenas coisas que nos apercebemos quando olhamos para eles, mesmo que não consigamos pôr o dedo em quê.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente gosto de os ver bem feitos e bem tratados independentemente do estilo.

 

Do ponto de vista de quem o faz:

Tanto nos pode atrair os estilos que ainda não experimentamos,

o estilo que vai dar maior destaque "aquela planta" que gostamos em especial

ou até o tipo de manutenção exigida

 

Do ponto de vista de quem olha:

Para quem olha a novidade é sempre bem vinda, quanto mais não seja para ter aquele feeling de "primeiro estranha-se depois entranha-se".

Há uma uma diferença importante de quem gosta de aquários "Selvagens" ou "Arranjadinhos" eu apesar de não desgostar do selvagem até agora sempre tive preferencia pelo aquário Betinho :roflroll2:

Acredito também que à medida que se vai desenvolvendo a técnica, é possível valorizar aspectos do aquário muito para além do estilo

 

Para quem está a ter os primeiros contactos com o aquascaping o que dá no olho é plantas vermelhas, musgos muito trabalhados, troncos com muito detalhe, ui!!! já me ia esquecer deste ... os tapetes.......

 

Já estou a escrever para além da conta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!

Sergio é por isso mesmo que eu criei esse topico para perceber os conceitos dentro da cabeça de cada um :thumbup3: , quanto a mim imitar uma paisagem terrestre embora sempre seja um nature aquarium, já foge um bocado ao que inicialmente foi designado como tal que teria como obectivo imitar uma paisagem subaquatica rearranjando-a de forma a ser agradavel aos nossos olhos.

Mesmo os Iwagumis aquando dos exemplos de fonte de inspiração dados pelo Amano lembro-me sempre de ser em praias... Mas claro as coisas evoluem e eu vejo esta tenência como uma evolução natural, uma busca por novos desafios, mas claro está como disses-te tedências são modas mas a mim parece-me que esta veio para ficar.

Tal qual como disse o Gervas nota-se já uma grande diferença entre o que fazem os chineses e os japoneses e os chineses começam a ganhar grande destaque nos concursos. Falo em concursos porque e a unica maneira de ir conhecendo os trabalhos estrangeiros.

Gervas eu não me esqueci dos Holandeses, mas na minha visão um Holandês é um Nature, uma desorganização dentro da organização onde o hardscape perde destaque ... Dai talvez estar em declinio ou como disse o Sergio fora de moda lol.

Pedro os tapetes os tapetes lolololol ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem que reparei que era isso que querias dizer Aquario Holandes Vs Aquário Natural. Penso que o ultimo consegue muitos mais wows, é algo mais arranjado e inspirado em formas naturas, se bem que seja algo tão amplo e hoje tão desenraizado da Ásia que pouco faz sentido falar nos mestres asiáticos no assunto. E, ainda bem... se vejo um aquario com demasiados tiques asiaticos, não aprecio mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tapetes são um "clichê" tal como os rios de araia branca são hoje em dia. A vulgarização faz com que o que é novidade agora passe a banal pela massificação do uso. Tavéz por essa razão tantos estão a fazer representações mais concretas da natureza, ou a fazer o que ainda não foi representado. Pessoalmente não gosto muito quando vejo aquários onde os peixes ficam desenquadrados, e sinto isso em aquarios que representam paisagens.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os aquários têm o seu quê de nature...

 

Mas o nome nature aplicado aos aquários, apenas surgiu na ultima decada para designar as montagens "amanicas" como Iwagumi, Ryoboku e algumas variantes ou combinações destes estilos, mas tanto estes como os aquários de estilo holandês já existiam há bem mais anos.

 

No entanto o landscape a que o Rui provavelmente se refere é um estilo mais recente que se baseia na representação de paisagens emersas num aquário, como o celebre exemplo da planície alentejana representada pelo FAAO, um monte distante numa paisagem verdejante, uma floresta com inúmeras copas de árvores visíveis ou apenas as suas bases...

 

Vantagens de um estilo em relação ao outro?

 

Algumas passam por gosto pessoal. Outras terão a ver com a qualidade de vida prestada aos habitantes do aquário. Pode-se dizer que um landscape tem menores condições para abrigar fauna que um nature clássico (com excepção clara aos Iwagumi), apesar de esta afirmação ser mesmo muito relativa (o Sryah do Filipe até nem teria sido dos piores aquários para abrigar um grupo de rasboras). Outras ainda terão que ver com o tipo de manutenção que o dono do aquário está disposto a adoptar (por norma um landscape exige maior dedicação que um nature, sendo novamente relativo e com excepções).

 

Opinião pessoal:

 

Gosto de combinar.

Landscape não é completo sem nature. Ao nature falta irreverencia sem o landscape.

 

:)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Opinião pessoal:

 

Gosto de combinar.

Landscape não é completo sem nature. Ao nature falta irreverencia sem o landscape.

 

:mrgreen:

 

x2 concordo plenamente

 

Um pouco landscape ajuda um nature a tornar-se um pouco diferente dos outros nature, creio que podemos dizer que é um bom tempero :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se partires do principio que os Holandeses são "Nature" (não digo que sim), mas considerando o intento original da Thread. Então Podes ter Nature sem qualquer tipo de Landscape, ou mais correctamente Hardscape, visivel. Muitos dos Holandeses mais belos e que metem mais respeito, estão tão densos, e com tanta planta, que mesmo que houvesse lá calhaus e troncos pelo meio não seriam visiveis.

 

Depende daquilo que se fizer. Há Aquários fantásticos apenas com recurso a Softscape, embora os mais tipicos do "Nature" na sua vertente mais clichê tem calhaus, calhauzinhos, e raizes da praxe. A meu ver fazer um tanque só com Softscape é de Pro, pois é preciso ter devoção ao projecto para manter a verdura toda em condições etc.

 

Actualmente acho melhores esses do que aqueles que se apoiam bastante em inertes e troncos, pois estes ultimos estão já tão estilizados, e tão clichê que os tanques parecem todos iguais. Basta dares uma vista de olhos na Secção das fotos(e não me levem a mal isto que se sinta lesado). É os riozinhos, os calhaus á Buda, e os troncos/raizes=P Pode ser bonito, mas devido a estar na moda torna-se monótono pois toda a gente quer ter igual, que fazem com que dezenas de tanques pareçam todos o mesmo tanque sobre objectivas e proprietários diferentes. :) Talvez por isso prefira o Holandês pessoalmente (sei que também podem ser estilizados que até dá vomitos=P) mas a combinação de especies, cores, texturas, e arranjo das mesmas é muito variado, muito embora tenham também tendência para parecer todos iguais da mesma forma que esta nova moda do "Nature".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gervas,

 

Cada um pratica a aquariofilia que quer, como quer. este assunto foi discutido à uns tempos valentes num tópico que deu polémica no sub-fórum plantas. A conclusão a que chegou em não-sei-quantas páginas foi que cada um pratica a aquariofilia que mais gosta. Eu desprezo Holandeses e Comunitários. Tal como tu podes desprezar Nature e Landscape e gostar (por exemplo) de Holandeses e Comunitários!

 

Para mim, Holandeses não me trazem nenhum interesse pela falta de desafio, falta de naturalidade e mais parecer um canteiro de jardim. Mas isto é a minha opinião, e tal como respeito a tua tu também deves respeitar a minha (e dos outros).

 

O que aconselho? No meu caso que as pessoas façam bons aquários nos estilos que menos gosto para me ajudarem a mudar de opinião. Quantos aquários Portugueses Holandeses vi de jeito? 1 ou 2 no máximo. Quantos Nature, Landscape, Nature&Landscape?? Muitos, mesmo Muitos!!!!

 

Agora em especial:

(...)cores, texturas, e arranjo das mesmas é muito variado, muito embora tenham também tendência para parecer todos iguais da mesma forma que esta nova moda do "Nature".

 

Chamar ao Nature uma moda, é algo completamente errado. Já está tão presente na Aquariofilia Moderna que chamar-lhe moda é uma clara demonstração de falta de informação e de evolução natural do aquariofilista.

 

Cumprimentos!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se partires do principio que os Holandeses são "Nature" (não digo que sim), mas considerando o intento original da Thread. Então Podes ter Nature sem qualquer tipo de Landscape, ou mais correctamente Hardscape, visivel. Muitos dos Holandeses mais belos e que metem mais respeito, estão tão densos, e com tanta planta, que mesmo que houvesse lá calhaus e troncos pelo meio não seriam visiveis.

 

Depende daquilo que se fizer. Há Aquários fantásticos apenas com recurso a Softscape, embora os mais tipicos do "Nature" na sua vertente mais clichê tem calhaus, calhauzinhos, e raizes da praxe. A meu ver fazer um tanque só com Softscape é de Pro, pois é preciso ter devoção ao projecto para manter a verdura toda em condições etc.

 

O assunto do tópico nem nunca foi sobre holandeses. Foi sobre nature e landscape. Holandeses é como diz muito bem o Fernando: são jardins, com grandes quantidades de plantas muito bem organizadas. Gosto deles decorativamente e pelo potencial de albergarem inúmeras espécies de plantas, especialmente de caule. Mas não são aquários nature. E por isso fogem ao assunto do tópico: nature vs landscape.

 

Agora dizes que não há landscape ou nature sem hardscape? Vai um exemplo?

 

0012_copy.jpg

 

E agora? Riccia, musgos e algumas outras plantas a criarem uma paisagem semelhante a uma floresta, sem recurso a hardscape. Um landscape com sabor a nature :discuss_gathering:

 

É mais difícil manter um aquário só com plantas do que com plantas e hardscape? É um ponto de vista... e é verdade que um bom hardscape inicial facilita a tarefa ao longo do projecto do aquário. Mas por isso é que os "prós" como lhe chamas, usam hardscape: porque optar pelo mais difícil quando se pode facilitar?

Por outro lado, quando só tens plantas a única preocupação é moldar as plantas para ficarem aos molhinhos no sitio certo e com moitas direitinhas e acertar com as velocidades de crescimento delas.

Com hardscape ainda tens de conseguir controlar as plantas de modo a que elas se encaixem com o hardscape, ou de outro modo ficarão artificiais (e é bem mais complicado que muitas vezes parece!)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... a parte da moda do nature... secalhar tem a ver que na natureza as coisas têm tipicamente determinado aspecto ao qual não se pode fugir muito... por isso têm surgido as inspirações landscape.

 

Os holandeses também não têm muita variedade... ou têm?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fugindo ligeiramente ao assunto do tópico, queria saber em que estilo se enquadra este:

Pic_17289_21.jpg

 

Eu sou fã tanto dos nature como dos landscape, em especial destes ultimos devido à possibilidade de criatividade na sua montagem, mas por outro lado a simplicidade dos nature não me deixa indiferente. Para mim o mais importante é mesmo fazer "a coisa" com pés e cabeça :) ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o aquário grande do Oliver Knot?

Eu acho-o landscape pela clara alusão a uma floresta emersa, mas também pode ser considerado simplesmente nature pelo tipo de plantas e filosofia da montagem...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho-o landscape pela clara alusão a uma floresta emersa

 

A meu ver é claramente um landscape com um aspecto muito natural. Podia muito bem ser a vista de uma janela para a floresta, mas o que mais me parece é, a imagem de quem está a no leito dum rio a olhar para uma margem.

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Kerbas, penso que esta discussão não irá desfazer dúvidas, apenas conceitos individuais.

 

Cada pessoa é um indivíduo com gosto pessoal, portanto quando se olha para um aquário é como olhar para uma obra de arte, não podemos afirmar que tal obra é boa ou má apenas pelo nosso gosto pessoal, caso contrário somos parciais.

Cada decisão terá de ter fundamento, que neste caso do aquapaisagismo, aquascaping é a sua técnica que sobressai associada á criatividade do autor.

 

Cada peça terá mais valor quanto mais criatividade e exclusividade apresentar num conjunto de regras estabelecidas nesta prática que é o aquapaisagismo.

Qualquer dos estilos será sempre admirado se cumprir as premissas anteriores sem nunca se caracterizar a "moda" para mim a arte tem tempos de criatividade que atinge a determinada altura um auge, mas isso não se define como "moda" mas tendência por influência porque muitas pessoas precisam de referências para tentarem melhorar algo que gostam, utilizam como desafio tentar superar algo que admiram.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Kerbas, penso que esta discussão não irá desfazer dúvidas, apenas conceitos individuais.

 

Cada pessoa é um indivíduo com gosto pessoal, portanto quando se olha para um aquário é como olhar para uma obra de arte, não podemos afirmar que tal obra é boa ou má apenas pelo nosso gosto pessoal, caso contrário somos parciais.

Cada decisão terá de ter fundamento, que neste caso do aquapaisagismo, aquascaping é a sua técnica que sobressai associada á criatividade do autor.

 

Cada peça terá mais valor quanto mais criatividade e exclusividade apresentar num conjunto de regras estabelecidas nesta prática que é o aquapaisagismo.

Qualquer dos estilos será sempre admirado se cumprir as premissas anteriores sem nunca se caracterizar a "moda" para mim a arte tem tempos de criatividade que atinge a determinada altura um auge, mas isso não se define como "moda" mas tendência por influência porque muitas pessoas precisam de referências para tentarem melhorar algo que gostam, utilizam como desafio tentar superar algo que admiram.

 

Olá

 

Nunca foi o meu objectivo desfazer dúvidas, e sim perceber as opiniões do pessoal e discutir de uma forma saudavel ...

Queria perceber qual achavam mais viavel mais duravel esse tipo de coisas.. claro que a conversa tinha de descambar para o qual gosto mais e qual o melhor .. é sempre assim!!

Mas nunca foi o objectivo, era discutir de uma forma saudavel as vantagens dum e de outro dado que ambos têm vantagens em relação ao outro e vice versa ... Durabilidade ?! Nivel de manutenção?! Whatever ja era de esperar que vissem isto desta forma como forma de ver qual o melhor ou pior é frequente por estas bandas e entristece-me um bocado.

Não sei onde foste buscar o bom ou mau acho que ninguem falou nisso aqui ainda.. Nem o objectivo e classificar um nature em relação ao landscape ou vice-versa simplesmente porque são estilos diferentes ambos com valor , mas que diferem em varias coisas e o que eu pretendia era sondar o pessoal em relação aos aquarios que mantêm e que ja mantiveram qual era o estilo que os atraia mais ...

Espero que tenha ficado claro ...

 

Ps- espero que a duvida se mantenha sempre em mim, pois assim arranjo motivação para montagem após montagem tentar fazer algo diferente e superar-me A MIM e não aos outros .

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Kerbas, parece que não me expressei bem, para ter uma observação violenta como a que apresentas-te, se querias discussão, não percebo o porque da reacção, bem, mas não foi para ofender que apresentei a minha opinião.

 

A minha opinião apenas será uma dentro de várias que foram apresentadas, por isso, entendo que quando falamos de estilos, prós e contras, para mim a avaliação depende da técnica e criatividade aplicada e não se é mais fácil ou menos difícil a sua manutenção ou construção.

Por isso referi as obras de arte, que tantos sentimentos despertam e criticas mas que de um modo geral quando avaliadas é pela sua técnica e criatividade independentemente se o estilo é mais usual ou não.

 

Quando um criador se inspira não quer dizer que esteja a copiar ou que precise de motivação para superar alguém porque é mais premiado, "realmente não é a minha forma de pensar", quando referi isto estava a referir à criação de estilos, que já estão criados, mas que estão constantemente a ser melhorados, aperfeiçoados, ter novas tendências, visões, tudo é possível. No teu caso

espero que a duvida se mantenha sempre em mim, pois assim arranjo motivação para montagem após montagem tentar fazer algo diferente e superar-me A MIM e não aos outros
, acho muito bem que penses assim.

 

Sobre estilos não tenho preferência por nenhum, teria motivação para criar algo sem o mínimo de resistência.

Pelo que neste momento surge nos concursos internacionais, reparo cada vez mais em criações fora do estilo japonês e a apresentação de mais obras que joguem com a diversidade de plantas e pedras, que tem ainda um enorme potencial criativo, o que é bom, porque existe um sentido critico que pretende inovar

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De forma alguma fui violento, apenas expressei o meu estado de espirito em relaçao ao que se passou no tópico. É o que acontece na internet porque cada um interpreta da forma como lê.

Quanto ao ultimo paragrafo era tudo o que queria ler quando criei o topico esse tipo de opiniao..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixem-se de discussões e vamos ao que interessa :medieval_mace:

 

Eu já fiz uma tentativa de Holandes (correu muito mas mesmo muito mal), mantenho um comunitário (Para desmontar e fazer um nature nas férias) e 2 Nature.

 

Quando eu queria montar o holandes era um completo novato,talvez dai me ter corrido tão mal...Eu prefiro os nature e os landscape.dentro do landscape diferencio dois estilos:

Os mais nature (tipo o Syrah do FAAO) e os menos nature(daqueles com casinhas...) .lol

Mas mesmo assim prefiro os nature uma das razões é por ter uma maior longevidade, os landscape, normalmente, espera-se que as plantas se desenvolvam e fiquem como o planeado tira-se fotos e desmonta-se, porque este estilo requer muito trabalho.

Acho que tanto o Nature como o Holandes pode acabar por ser mais um landscap,os nature podem acabar por parecer um floresta(como por exemplo o grande aqua do oliver knott) e os Holandes podem parecer um jardim.

 

Menor manutenção/trabalho:

 

1ºComunitário

2ºNature/holandes-acho que estes os 2 requerem +/- o mesmo tempo mas por razões diferentes

3ºlandscape-este sem duvida requer muitas horas e muito trabalho

 

Maior longevidade:

 

1ºComunitátio

2ºNature/holandes-Isto tambem depende muito da escolha de plantas do nature.O nature até se pode tornar no que tem mais longevidade e menor manutenção

3ºlandscape

 

Resumindo:

Não gosto do holandes porque fica muito parecido a um jardim, é um aquario muito "betinho e acabam por ficar sempre muito parecidos"

Não monto landscap porque requer muito trabalho e acabo por odiar aqueles que considero menos nature

Não gosto de comunitários porque são muito pouco naturais...Nem é nature, nem landscape

Gosto de Nature porque é natural, não é o mais dificil de manter,não é o que tem menor longevidade,valoriza o hardscape.Acho que o mais dificil neste estilo é escolher o hardscape e a sua posição e escolher plantas que "encaicham" no hardscape .

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os mais nature (tipo o Syrah do FAAO) e os menos nature(daqueles com casinhas...) .lol

 

O Syrah do FAAO é claramente landscape, não tanto "nature" segundo a definição desses estilos a que se tem chegado neste tópico.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.