ajuda com layout


29André

Recommended Posts

boas a todos.

o meu aqua não tem pedras, o layout é constituído apenas por plantas, como tal, e aproveitando o facto de substituir gostaria de melhorar o layout, adicionando algumas pedras. a razão pela qual não o fiz ainda foi não ter a certeza de que pedras posso colocar no aqua. ou seja, pedras que não alterem as condições da água, ou que prejudiquem os peixes.

posto isto, queria pedir a vossa ajuda, para saber como posso distinguir as pedras que posso ou não por. gostaria também de saber alguns locais para proceder à recolha das mesmas.

desde já agradeço qualquer ajuda prestada =)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as melhores pedras que existem cá, tens xistos e basaltos. as primeiras tem alta riqueza de detalhes as segundas tem uma coloração interessantes.

 

xistos são pedras leves, ricas em detalhe, basaltos são pedras pesadas com uma coloração escura bastante atraente, e sem detalhes, boa para certos tipos de layout. Os basaltos encontras junto ao mar e os xistos em serras. também podes usar seixos... também podem ser interessantes. Também há granitos bons, mas o granito é uma pedra que nao sendo muito pesada, não tem as vantagens dos xistos (muito detalhe) nem as dos basaltos (pouco detalhe), é meio termo.

 

se moras nas zonas de Lisboa e Algarve, convem estares alerta em relação às pedras, nessas zonas, as pedras tem tendencia a ser muito calcarias.

 

locais: serras, rios, frente maritima

 

engraçado que todas as minhas pedras (uma variação do xisto), que gosto muito, nao vieram de nenhuma das 3 situações.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim... lol...

 

convem lavar as pedras em agua quente e se possivel passar por sal, depois lavar novamente em aua quente. depois se a pedra vem de uma zona aquatica, o melhor é po-la no microondas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda!

então posso ir àquelas casas mais antigas, construídas com pedras, que em principio serão xistos, elevar umas para o aqua certo?

 

 

Vê lá é se a casa depois não vem abaixo... :roflroll2: lol

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só para complementar, arranja-se bons basaltos em Monsanto. Eu arranjei facilmente quando fui à procura. Até junto à estrada há basalto.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim... lol...

 

convem lavar as pedras em agua quente e se possivel passar por sal, depois lavar novamente em aua quente. depois se a pedra vem de uma zona aquatica, o melhor é po-la no microondas.

essa é que eu não sabia

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos, no fim-de-semana fui em busca de umas pedritas para o aqua, mas não encontrei os xistos que queria. acabei por trazer umas pedras que não se se posso colocar no aqua. Espero que me possam ajudar.

aqui vão umas fotos:

 

img062n.jpg

 

 

img066ze.jpg

 

 

img064ki.jpg

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa é que eu não sabia

 

Boas noites

essas pedras parecem calcarias,mas qualquer das

maneiras faz o teste do vinagre,colocas um pingo

de vinagre na pedra,se ferver e calcaria, essas pedras

calcarias sobem muito o PH ,se não ferver e boa.

espero ter ajudado. :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tb andava a procura de xisto para o meu aquario, alguem sabe onde o posso arranjar perto de guimaraes?

nao estou para pagar uns valentes € por cada pedra quando basta ir ao monte apanhalos... a questao é onde o arranjo aki perto :S

Caso nao consiga apanhar, quanto costuma custar o xisto numa loja?

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim foi facilimo, achei ao passear o cao a 10 min de casa. =D e tipos de xistos que nunca vi ninguém a usar.

 

 

em Guimaraes nao deves achar grande coisa

http://balzaca.info/biologia/NER/Acetatos/...co-portugal.jpg

 

só pra estes lados (Povoa, Maia, Valongo, seguindo sempre em linha recta até Viseu) ou pros lados de Vila Real.

 

tb acho que tive sorte... eram restos de xistos desaproveitados.

 

os meus xistos poveirinhos

http://img691.imageshack.us/img691/8250/q5pamenires.jpg

http://img219.imageshack.us/img219/1479/q5pacentro2.jpg

http://img249.imageshack.us/img249/3092/praialagoaq52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só pra estes lados (Povoa, Maia, Valongo, seguindo sempre em linha recta até Viseu) ou pros lados de Vila Real.

 

Dizes que para esses lados ha? em abundancia ? e pos lados de vila do conde, esposende, por ai fora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esposende nao...

 

por acaso ja vi na vila um bocado destes xistos avermelhados,/acastanhados mas em abundancia nao. isto sao restos de xistos que vem cá parar da zona dos montes. ve o mapa direito... tens lá bem assinaladas as zonas de xisto.

 

achei estes na zona do parque da cidade da Póvoa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

Pela cor das pedras não são xistos nem basaltos ou granitos.

Devem ser rochas calcárias. No entanto podes confirmar com um qualquer ácido (normalmente utilizamos acido muriático) que encontrarás em qualquer drogaria. O vinagre, ou o sumo de limão também resultam mas é mais difícil porque as bolhas de gas são pouco perceptíveis.

Se deres uma volta aí pelas empresas de Pero Pinheiro, onde trabalham bastante as pedras, encontrarás com facilidade desperdícios de rochas não calcárias e bastante bonitas. Na zona de Queijas/Caxias/Estádio Nacional tens basaltos com fartura.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

Pela cor das pedras não são xistos nem basaltos ou granitos.

Devem ser rochas calcárias. No entanto podes confirmar com um qualquer ácido (normalmente utilizamos acido muriático) que encontrarás em qualquer drogaria. O vinagre, ou o sumo de limão também resultam mas é mais difícil porque as bolhas de gas são pouco perceptíveis.

Se deres uma volta aí pelas empresas de Pero Pinheiro, onde trabalham bastante as pedras, encontrarás com facilidade desperdícios de rochas não calcárias e bastante bonitas. Na zona de Queijas/Caxias/Estádio Nacional tens basaltos com fartura.

Cumprimentos

 

obrigado, vou fazer o "teste" para ter a certeza

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.