Como construir um aquario...


Mistic

Recommended Posts

Viva.

 

Deixo aqui um manual para quem quiser se aventurar na construção do seu aquario...

 

Junto tambem fotos de um projecto antigo que fiz de modo a que quem tenha vontade de se iniciar nestas andanças do DIY ganhe um pouco de coragem para fazer a mesma coisa...

 

Primeiro de tudo temos que ver a espessura de vidro indicada para o nosso aquario e para isso deixo aqui uma tabela:

 

 

aquario01.JPG

 

Depois de visto isso passa-se a sujar as maos!

 

Material:

 

Álcool para limpeza...

Silicone Próprio para aquários...

Pistola para o silicone...

Esquadro para confirmarmos os ângulos...

Pano para limpeza

Pesos para segurar os vidros na posicao durante a colagem...

Fita de pintor e de electricista para segurar vidros

 

montagem2t.jpg

 

Limpar todos os vidro com álcool para eliminar gorduras e alguma sujidade:

 

montagem5.jpg

 

Coloquem os vidros na posicao em que vao fazer a colagem, cola-se tambem fita preta sob o vidro base pois isso ajuda a segurar os vidros que serão colados. A fita de pintor serve para limitar o silicone e ao retirar ficar um linha de silicone perfeita e evita-se a sujar o vidro.

 

montagem6d.jpg

 

Colocacao da fita de pintor:

 

montagem7.jpg

 

Lembre que quando o vidro tiver sua face encostada na borda de outro é preciso um espaço maior.

 

montagem8.jpg

 

Agora a parte pior... Cortar o bico do silicone.Aplicar silicone por toda a borda do vidro base, no lado que irá receber o vidro da frente.

Esse serviço deve ser bem feito para evitar bolhas de ar entre os vidros,para que mais tarde nao haja fuga de agua.

 

montagem9.jpg

 

Após encostar o vidro frontal na base, verificar se as extremidades estão certinhas, pressionar a base no meio com a palma da mão e com a outra aperte o vidro frontal contra a base, sempre mantendo-a na posição vertical, sem inclinar.

A fita servirá agora para segurar o vidro e manter a pressão para que o vidro não saia do lugar. Use um peso, para segurar o vidro da frente enquanto preparamos a colagem dos restantes.Colocar fita cola como a foto.

 

montagem10.jpg

 

Proximo passo e´passar o silicone em duas bordas de um dos vidros laterais. Na borda que ficará sobre o vidro base e na borda que vai encostar ao vidro da frente.

 

montagem11.jpg

 

Posicionar o vidro e pressiona-lo para que esprema o silicone entre eles. Este é o processo mais complicado da colagem, pois o vidro “dança” sobre o silicone. Confirme se estão todos certinhos e use fita isolante para prendê-los.

Repita o mesmo procedimento com o vidro da outra lateral.

 

montagem13.jpg

 

Passar silicone numa borda de cada um dos vidros laterais e numa borda que resta do vidro base. É a colagem mais fácil, pois os vidros já quase se seguram sozinhos.

 

montagem14.jpg

 

Afoto mostra a utlilidade da fita de pintor porque vai delimitar a área do silicone. Já podemos visualizar a quantidade que ali permanecerá.

 

montagem16.jpg

 

Passar o dedo ou algo para remover o excesso de silicone.

 

montagem17.jpg

 

Podemos tambem reforçar a colagem pelo interior se acharem que devem...

 

montagem19z.jpg

 

Silicone aplicado e ja retirado o excesso.

 

montagem20.jpg

 

E pronto... Aquario colado e a secar...

 

montagem21.jpg

 

Penso que 24hs de secagem é suficiente para se poder encher de agua e testar a sua estanquicidade...

 

Podem tambem usar uma base de montagem como esta para facilitar a colagem:

 

esquemamontagem.jpg

 

Espero que tenho ajudado aqueles que se querem meter nestas aventuras...

 

Deixo aqui um dos meus aquarios 120x60x60:

 

Aqui esta um dos meus... medidas 120x60x60

 

5yeuqo.jpg

 

O movel com a tampa de aquario em cima...

 

8123movel1.jpg

 

2565movel2.jpg

 

Tampa ao alto ainda no começo:

4664movel3.jpg

 

6611movel.jpg

 

2ry3w1u.jpg

 

A iluminacao tambem fui eu que fiz... aqui fica foto:

 

IMAG0050.jpg

 

vamos la ver se consigo explicar o funcionamento da iluminacao.

 

Na foto temos sete casquilos de lampada...

 

e´tudo ligado com tres interruptores ou seja, consigo ligar as lampadas 3 a 3 ou tudo ao mesmo tempo... o castquilo colocado ao centro é a moonlight que consigo ligar independente do resto das lampadas...

 

Resumindo tenho tres circuito de iluminacao nessa calha...

 

aqui fica foto de lampada usada para moonlight:

 

IMAG0049.jpg

 

IMAG0048.jpg

 

Cumprimentos e boa aquariofilia. ::character0050::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela DIY pois conseguimos ter uma nova percepção sobre a construção de aquários.

 

Com esta explicação penso que a opção de construir um aquário está mais facilitada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostei muito do que li no que respeita à construção do aquário.

Bem explicado e com pequenos truques muito importantes.

 

Quanto à calha... parecem ser casquilhos E27, ou seja, lampadas incandescentes, certo?

Porque não T8 ou melhor, T5?

 

Gostei tb aspecto final do móvel. Foi reforçado por dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tenho visto alguns DIY de aquario e fico com a mesma duvida em todo eles.

Muita gente coloca o vidro de fundo dentro dos envolventes. Até aqui tudo bem.

 

A tecnica é sempre a mesma colar à volta mantendo o vidro de fundo no "chao".

A minha questao é: Nao seria mais facil colar os vidros com o aquario deitado? Ou seja, usar durante o processo de colagem, o vidro da frente ou de tras, como chao e colar o outros em cima?

Parece-me mais facil que manter o vidro de fundo em baixo. Quando de apertam os vidros laterais nao vai saltar sair silicone para o papel que esta por baixo?

Nao sei se me consigo fazer entender......espero que sim.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostei muito do que li no que respeita à construção do aquário.

Bem explicado e com pequenos truques muito importantes.

 

Quanto à calha... parecem ser casquilhos E27, ou seja, lampadas incandescentes, certo?

Porque não T8 ou melhor, T5?

 

Gostei tb aspecto final do móvel. Foi reforçado por dentro?

 

 

Boas...

 

Sim sao lâmpadas incandescentes... nao levou T5 nem T8 porque tinha na altura essas lampadas de sobra ca por casa... Comprado mesmo foi a moonlight

 

E sim o movel levou aqueles reforços de metal em L e tratado com verniz maritimo porque é todo em MDF.

 

Talvez agora faria com as lampadas que fala...

 

Cumprimentos

Editado por Mistic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta! :)

Julgo que faria todo o sentido ponderar essa alteração da calha... como está fica muito limitado em termos de plantas e, acima de tudo, vai-lhe sair mais caro na conta da electricidade...

 

Boa sorte com o projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tenho visto alguns DIY de aquario e fico com a mesma duvida em todo eles.

Muita gente coloca o vidro de fundo dentro dos envolventes. Até aqui tudo bem.

 

A tecnica é sempre a mesma colar à volta mantendo o vidro de fundo no "chao".

A minha questao é: Nao seria mais facil colar os vidros com o aquario deitado? Ou seja, usar durante o processo de colagem, o vidro da frente ou de tras, como chao e colar o outros em cima?

Parece-me mais facil que manter o vidro de fundo em baixo. Quando de apertam os vidros laterais nao vai saltar sair silicone para o papel que esta por baixo?

Nao sei se me consigo fazer entender......espero que sim.

 

cps

 

 

Boa Tarde...

 

Eu colo os meus assim porque ate hoje nao tive problemas e como vi que resulta mantenho...

 

Cada um constrói e forma que entender e a sua também nao esta errada, tanto que tambem é possivel a colagem...segundo dizem porque não testei usando uma base como também apresentei aqui imagem...

 

Penso que a construção de um aquario vai conforme a experiência boa ou má de cada um.... :)

 

Por isso como comenta também não deve ser de todo errado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que melhor que isto só com o suporte que se vê na imagem. Outra técnica seria difícil e na eventualidade de passar silicone para o papel, após a secagem basta cortar o excesso com um x-acto bem afiado, e como é no fundo não se vê. Depois disto dá vontade de ir a correr montar aquários. Só acho que a silicone para aquários custa uma fortuna, mas se calhar sou eu que ganho pouco. Cumps.

 

O meu site aqui

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Sim sao lâmpadas incandescentes... nao levou T5 nem T8 porque tinha na altura essas lampadas de sobra ca por casa... Comprado mesmo foi a moonlight

 

E sim o movel levou aqueles reforços de metal em L e tratado com verniz maritimo porque é todo em MDF.

 

Talvez agora faria com as lampadas que fala...

 

Cumprimentos

 

 

Não te rales com o problema da calha basta substituir as lâmpadas incandescentes conforme forem fundindo por lâmpadas fluorescentes compactas e ficas com uma calha económica e com uma cor boa para um plantado basta arranjares de 6500k e dava jeito teres um reflector para aproveitares a luz que reflecte para cima.

 

Bom post, vai ajudar bastante principiantes e não só.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que melhor que isto só com o suporte que se vê na imagem. Outra técnica seria difícil e na eventualidade de passar silicone para o papel, após a secagem basta cortar o excesso com um x-acto bem afiado, e como é no fundo não se vê. Depois disto dá vontade de ir a correr montar aquários. Só acho que a silicone para aquários custa uma fortuna, mas se calhar sou eu que ganho pouco. Cumps.

 

O meu site aqui

 

 

Boa Noite...

 

Quanto ao silicone o mais barato que encontrei foi um no Leroy Merlin marca Quilosa K95 o preço ronda os 4€

 

Nao sei se é barato ou nao para o seu bolso... Para o meu ate foi... :music_singguitar:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te rales com o problema da calha basta substituir as lâmpadas incandescentes conforme forem fundindo por lâmpadas fluorescentes compactas e ficas com uma calha económica e com uma cor boa para um plantado basta arranjares de 6500k e dava jeito teres um reflector para aproveitares a luz que reflecte para cima.

 

Bom post, vai ajudar bastante principiantes e não só.

 

Boas...

 

Corrigindo a minha resposta... as lampadas sao todas compactas de 6500k, por lapso da minha parte esqueci-me de o mencionar... :music_singguitar:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Muito fixe o projecto, em principio na segunda ou na terça também ja tenho os vidros do aquario que eu vou montar e vou exprimentar este modo. Se bem que deve de ser mais fácil porque o meu aquário é mais pequeno :P Já agora podes mostrar uma fotografia das lampadas que vais por? é que eu ando a ver nos brico marches e afins e so encontro de 6400k!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde...

 

Eu colo os meus assim porque ate hoje nao tive problemas e como vi que resulta mantenho...

 

Cada um constrói e forma que entender e a sua também nao esta errada, tanto que tambem é possivel a colagem...segundo dizem porque não testei usando uma base como também apresentei aqui imagem...

 

Penso que a construção de um aquario vai conforme a experiência boa ou má de cada um.... :music_singguitar:

 

Por isso como comenta também não deve ser de todo errado.

 

Cumprimentos

 

Boas,

 

eu desde o 1º que fui sempre eu que montei os meus e já incentivei alguns amigos a fazê-lo tb, pois é mt mais económico.

Quanto ao vidro eu sempre coloquei da mesma forma que exemplifica e tive por base algumas explicações "físicas", pois a base do aquário é a que sofre mais pressão graças à profundidade, por isso deve-se colocar o silicone de forma a abranger a maior área possível de vidro na zona de pressão. Colocando as laterais sobre a base iria perder-se área de pressão.

 

quanto à tabela das espessuras de vidro, existem milhares delas na NET e a meu ver não existe nenhuma perfeita, pois tudo depende das qualidades fisicas e químicas do vidro, pois é possível ter um vidro de 5mm num aquário com 1mt de altura... não acredito é que seja possível ter carteira para isso ;)

Agora a tabela apresentada confesso que nao condordo no seguinte... Espessuras diferentes para aquarios com altura igual... não concordo pois a pressão depende da altura e não da litragem como demonstra a tabela.... no entanto, acho que as medidas apresentadas são seguras.

 

Agora, quem quiser montar um tanque, faça-o pois é mt simples e barato... quanto ao vidro sou da opinião de colocar o vidro o mais grosso possível dentro do orçamento estipulado.

 

Quanto ao silicone... só um aparte... não se esqueçam de colocar silicone próprio para aquários... os de WC não servem (apesar de haver quem utilize)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente post.

 

pois também desconfio dessa tabela do aquatools, e até exagera na espessura!

 

este post reacendeu-me a vontade de fazer um aquario... tenho silicone de aquarios, pistola e até as fita colas, so me faltam os vidros... mas como sou meio preguiçoso e menino de secretária...

 

 

os vidros desse teu aquario de 1,20x60x60 por quanto ficou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu há muito tempo que tenho andado a resistir a comprar um aquário (não tenho é dinheiro... ;) ), mas agora depois de ver este topico acho que vou mesmo perder a cabeça e fazer o meu, e a fazer um plantado, que sonho... :P

Vou só deixar passar esta parte do ano cheia de exames e trabalho da fac e depois perco mesmo a cabeça, ler muita coisa ate la sobre plantados para depois cometer o menor numero de erros possíveis...:P

Cumprimentos

Tiago Ferreira

 

Starters

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela explicação. Excelente execução biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':discuss_gathering:' />

 

Apenas um pequeno esclarecimento: quando mandamos cortar os vidros é fácil determinar as medidas que eles terão de ter para que o aquário fique perfeito. Contudo, com o silicone colocado entres as aretas/pontos de junção dos vidros, é normal que a separação entre eles aumente o que pode provocar que o aquário não se ajuste de forma perfeita.

 

O que pretendo saber é: existe alguma ajustes que se possa fazer no corte dos vidros de forma a que tudo encaixe na perfeição? É adequado aumentar o tramanho dos vidros em 1 ou 2 mm para compensar o efeito da cola nas junções?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite a todos.

Sou novo pelo fórum e desde já quero felicitar toda a gente que faz parte dele pela muita informação disponibilizada que tanto jeito faz a malta nova neste grande hobby =D

 

Tenho algumas questões referentes a aquários por isso não sei se é aqui que devo de as colocar mas espero que seja possível ficar esclarecido.

Ora eu quero fazer o meu aquário e quero ser eu a monta-lo. Quero fazer um aquário de 60*40*40. A primeira grande questão é: vidro de 6mm ou de 8 mm? =) Eu sei que quanto mais espessura mais segurança mas a partir de certa altura a relação segurança/preço deixa de fazer sentido. Já agora a diferença do vidro de 6mm para o de 8mm são cerca de 25 euros no total, valerá a pena? =)

 

Agora quando me fui informar sobre os vidro foi-me questionado se queria ou não os vidros "polidos" (eu penso que seja arredondar as zonas de corte mas não sei se é este o termo). Ora como o vidro é para ser colado, deve de estar ou não "polido"?

 

Por fim as minhas últimas questões são referentes a duas coisas.

 

5yeuqo.jpg

 

Na imagem pode-se observar umas "calhas" pretas há volta do vidro, e eu acho que esteticamente fica bastante giro (gostos qué que se há de fazer? =P ) e queria saber que calhas são essas.

Também gostava que alguém me explica-se o que são as travas, como se fazem e para que servem.

 

Desde já o meu muito obrigado por tudo,

Saudações

Scorpion

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado PrideMaster pela ajuda.

 

Sim tenho a certeza que quero ser eu a construí-lo se me tirarem as dúvidas =)

 

Como se fazem as travessas? =) Já vi que há em vidro mas nessa imagem está em ferro(???) e acho muito mais bonito em ferro.

 

Obrigado mais uma vez por tudo

Saudações

Scorpion

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado novamente pela resposta =)

De facto agora depois de ver melhor posso concluir que realmente as travessas são de vidro =D

Obrigado por toda a ajuda.

 

Agora só mais uma pequena dúvida, quais as vantagens e desvantagens de tapar o aqua? Tinha em mente colocar por cima do aqua uma espécie de "tampa" em PVC, onde poderia colocar a iluminação e para a agua não vir para fora, mas para isso acontecer precisava de algum suporte onde colocar essa mesma "tampa". Ora a vantagem que vejo é a não entrada de poeiras e coisas assim do género para o aqua, pensando eu estar a preservar o habitat do meu aqua e seu habitantes. A desvantagem é o facto de a luz não incidir lá muito bem (penso que o PVC irá retirar algumas características da luz) prejudicando assim a criação das plantas (flora?)

 

Obrigado por tudo,

Saudações

Scorpion

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
...

Material:

 

Álcool para limpeza...

Silicone Próprio para aquários...

Esquadro para confirmarmos os ângulos...

...

 

Obrigada pela explicação... :P

Onde eu compro estes materiais?

Obrigada :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boa noite a todos.

Sou novo pelo fórum e desde já quero felicitar toda a gente que faz parte dele pela muita informação disponibilizada que tanto jeito faz a malta nova neste grande hobby =D

 

Tenho algumas questões referentes a aquários por isso não sei se é aqui que devo de as colocar mas espero que seja possível ficar esclarecido.

Ora eu quero fazer o meu aquário e quero ser eu a monta-lo. Quero fazer um aquário de 60*40*40. A primeira grande questão é: vidro de 6mm ou de 8 mm? =) Eu sei que quanto mais espessura mais segurança mas a partir de certa altura a relação segurança/preço deixa de fazer sentido. Já agora a diferença do vidro de 6mm para o de 8mm são cerca de 25 euros no total, valerá a pena? =)

 

Agora quando me fui informar sobre os vidro foi-me questionado se queria ou não os vidros "polidos" (eu penso que seja arredondar as zonas de corte mas não sei se é este o termo). Ora como o vidro é para ser colado, deve de estar ou não "polido"?

 

Por fim as minhas últimas questões são referentes a duas coisas.

 

5yeuqo.jpg

 

Na imagem pode-se observar umas "calhas" pretas há volta do vidro, e eu acho que esteticamente fica bastante giro (gostos qué que se há de fazer? =P ) e queria saber que calhas são essas.

Também gostava que alguém me explica-se o que são as travas, como se fazem e para que servem.

 

Desde já o meu muito obrigado por tudo,

Saudações

Scorpion

 

 

Boas..

 

O que se ve a preto no aquario nao sao calhas... é Silicone preto nada mais...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais