Nomes próprios dos nossos peixes


Quo

Recommended Posts

Já vi que mais gente dá nomes aos peixes. Eu dou nome aos peixes com mais caracter. A todos é impossivel, claro.

 

Um dos meus

peixegatofalador.jpg

É um Doradidae, o Peixe-Gato Falante. Agora tá mais gordinho. Foto é antiga. Chamo-lhe o "Telemóvel", porque se lhe toco para tirar da toca, ele vibra e emite sons dentro de água " Tzzz Tzzzz Tzzz"... igualzinho a um telemovel.

 

Na imagem tenho o CAE de nome Frankenstein, é feio como frankenstein, mas esperto como um Enstein.

 

Depois um boca-de-fogo de nome "Rei" ou "rei da cocada preta", porque é quem manda no aquario.

 

Depois tenho um peixe de agua fria, cometa, muito rapido a nadar. Chamo-lhe Gonzalez porque é rapido como o Speedy Gonzalez.

 

etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À coisa de 10 anos comprei um botia palhaço e no dia seguinte a minha filhota telefonou-me para o trabalho a dizer que tinha um peixe morto dentro do aqua

 

perguntei-lhe que peixe era, e ela como não se lembrava do nome disse que era o Batatoon, e assim ficou o meu botia palhaço batizado ;)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu betta que morreu chamava-se Sombra.

 

era escuro e de noite via-se o vulto do peixinho a passear pelo aqua... e tinha mau feitio...

 

agora tenho um apisto cacatuoide double red que se chama 'Aka' porque significa vermelho em japonês.

 

e tenho um apistogramma njiss. a minha irmã de 8 anos perguntou qual era a espécie e eu disse: 'apisto njiss' e ela disse:'mije-se?'... e assim ficou... ele até é amarelinho...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso é uma conversa interessante! Sempre tive medo de ser o unico a dar nomes aos peixes, va ja nao me sinto tao mal!

 

Claro que nao dou a todos! Por exemplo ancistrus, peixes que não ligo tanto ou peixes de cardume é complicado... Mas peixes com carácter! Ciclideos! Esses sim a maioria dou lhes nome.

 

O meu primeiro e para sempre apistogramma trifasciata

dsc00052l.jpg

Aka "Trifas", porque será?!

 

O meu casal de ramirezis:

dsc02309w.jpg

Aka "Rex" porque está sempre esfomeado e sempre que me aproximo vem logo à tona à espera de comida

 

dsc02305.jpg

Aka "Gabi" porque adorei-a desdo momento em que a instalei no aquário e não me lembrei de nenhum outro nome melhor do que este que a minha empregada sugeriu!

 

Depois tenho 4 discus, o "Maricão" porque na loja fugia sempre para o fundo do aquário com qualquer movimento, o "Giraço" ou "O da Inês" porque é um espectáculo e foi a minha namorada que escolheu, o "Galo" porque tem cara de galo e ta sempre a dar n"o da Inês" e um pequenote que é o "Rufião" ou "Puto giro" porque é da mesma estirpe que o "Giraço" e quando estava na loja, não parava quieto e dava porrada em discus com mais do dobro do tamanho.

 

Fotos dos ultimos meninos para breve!

 

edit: PS - A historia do Peixe-Gato Falante achei fascinante! Agora tenho de arranjar um bicho desses! Chamaste lhe Doridae mas isso não é um Agamyxis Pectinifrons?

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha e tenho um telescopio laranja que quando era pequeno tinha uma mancha preta por cima da boca e por cima dos olhos.

Um dia o meu padrinho veio a minha casa olhou para o peixe e disse "que giro, parece o hitler" e la ficou o nome por 6 meses.

Ao fim dos seis meses perdeu as manchas todas e descobrimos que era uma ela e trocamos o nome.

 

Passamos a chamar Eva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

edit: PS - A historia do Peixe-Gato Falante achei fascinante! Agora tenho de arranjar um bicho desses! Chamaste lhe Doridae mas isso não é um Agamyxis Pectinifrons?

é sim um agamyxis, a familia de peixes-gato é Doradidae, como as platydoras, não é um loricarideo, apenas isso que quis notar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais