Quantos peixes posso colocar no aquário?


mmvaz

Recommended Posts

Há várias versões, de diferentes autores, para o número de peixes que podemos colocar no aquário, no entanto a versão mais encontrada é: 1cm de peixe por cada litro de água.

Esta teoria, embora interessante, acaba por pecar por ser demasiado linear, e na realidade é mais complexo que isso.

 

Embora seja novo nisto, eu diria que a regra deveria ser um pouco mais complexa, mas tendo sempre como base o número de litros de um aquário.

[Nota: Tendo como principio que normalmente não existem aquários com 40cm de cumprimento, 40cm de largura e 2m de altura! São sempre mais compridos que altos.]

 

Regra:

a) Aquário não poderá ter mais de 1cm de peixe por litro de água (até a um máximo de 10% de sobrelotação)

Exemplo: aquário de 100L = 1 metro (+10cm em sobrelotação)

b) Comprimento máximo suportado de um peixe é igual a 10% da capacidade do aquário (+2% no limite)

Exemplo: aquário de 100L = comprimento máximo de peixe de 10cm (+2cm no limite)

c) Os valores de “+10cm em sobrelotação” da regra a) e “+2cm no limite” da regra b) são exclusivos, ou seja, é uma ou outra, nunca as duas.

d) As 2 primeiras regras, a) e b), são válidas apenas para peixes que não tenham necessidades específicas de espaço/território.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Como exemplo temos:

Aquário: 80cm (comp) x 35cm (larg) x 45cm (alt) = 126000 / 1000 = 126L

Pela Regra posso ter:

- um máximo de 126cm de peixes no aquário (+10% = 138,6cm em sobrelotação)

- peixes com comprimento máximo até 12,6cm (+2% = 15,12cm no limite)

Peixes:

- 8x Tetra Cardinal (5cm máximo) = 40cm

- 1x Otocinclus (5cm máximo) = 5cm

- 2x Colisa lalia (6cm máximo) = 12cm

- 2x Espada (10cm máximo) = 20cm

- 3x Escalar (15cm máximo) = 45cm (em sobrelotação)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Que vos parece? Será que é uma boa regra? Mesmo que um pouco mais complexa.

Nota: Fiz um pequeno excel com estas contas e assim posso controlar sempre o que tenho e o que ainda posso colocar. posso partilhar. Peçam para: mmvaz@yahoo.com

 

Obrigado pela ajuda.

Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 'regra' de 1 cm de peixe por cada litro de água não é uma regra mas uma mera directiva para iniciados, ou seja, só serve para evitar problemas com excesso de população e como é para iniciados convêm ser algo, simples e directo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Hugo diz, é uma regra que deve ser seguida por quem não sabe muito bem onde se está a meter.

 

Podes ter o dobro dos peixes aconselhados pela regra de 1cm, mas a questão é:

"Estás á altura de tratar deles?"

 

Sabes o que são TPA's e os parametros da água?

 

Conheço pessoas que tem 100 Discus de 5cm em 200lts de água, seguindo a regra daria mais do dobro... a diferença, é que são feitas TPA's diárias de 50%, aspirando os restos de comida do fundo(Coisa que num comunitário é mais dificil uma vez que não tem o fundo "despido").

 

Enfim, é uma regra que deve ser seguida por quem não conheçe, quem conheçe e arrisca normalmente sabe o que está a fazer. :)

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu ainda sou um "chouriço" nisto!!!

Sei o que são TPA (trocas Periódicas de Água). Os parâmetros, sei alguns, nada demais para um rookie!

 

Mas obrigado pela explicação. :alberteinstein:

Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ha tantos factores mais que isso do ter ou nao areao é irrelevante. Na verdade acho má pratica nao ter areao! O que vai condicionar a quantidade de fauna que coloca é:

-a quantidade de comida (para controlo de residuos)

-o crescimento dos peixes (importa o comprimento do aquário)

-a superfície do aquario em cm2 (oxigenação)

-as plantas (oxigenação e tratamento de resíduos)

-o filtro (oxigenação e tratamento de resíduos)

-a litragem (dissolução de resíduos)

-as regularidade de TPAs

-pratica-se sinfonagem?

-Apoiar as plantas na fotossíntese - Luz e fertilização de todos os nutrientes excepto NO3 e PO4. note-se que à noite as plantas produzem CO2. No entanto um aquario bem plantado e com luz abundante e fertilização não só elimina esse risco como apoia a fauna.

-Temperatura da água - quanto mais elevada menos gases pode conter (quer O2 quer CO2) e mais activos estão os peixes (logo mais produção de residuos, dada maior necessidade alimentar)

 

 

O espaço que dás aos teus peixes é o que deves ter mais em mente que a regra de cm de peixe por litro. Quanto mais comprido e mais largo o aquário melhor. A altura será irrelevante, tanto no povoamento como na oxigenação. Apenas relevante na dissolução de resíduos (nomeadamente NO3 e PO4 e controlo melhor dos picos de Amónia e NO2) logo a regra mais correcta é a de cm de peixe por cm^2 de aquário, dependendo do filtro (tem barra de aeração? tem venturi?) e plantas (muito importante). Com um filtro capaz e plantas, podes ultrapassar o limite da regra.

 

a de cm de peixe por litros faz pouco sentido. No entanto, é como se diz uma boa fonte de orientação para iniciados. Eu tentei respeitar ao máximo. Se bem que não usei a dos litros, mas a do cm de aquário. A ideal é a que descrevi acima.

 

neste caso

tens 2800 cm^2

 

1 cm de peixe por 30 cm^2 dá-te 3585 cm^2 de peixe. Isto sem plantas.

 

Os otociclos não podes contar como um peixe normal e porquê? Os otos consomem algas e as algas criam-se pelo consumo de detritos dos peixes na coluna de água. Logo penso que seria mais correcto, contares esse peixe como 2.5 cm, mas não como 5 cm. além disso têm outras vantagens na oxigenação, logo nem em oxigenação nem em produção de detritos deve ser tratado como um peixe normal.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Em bruto falo das medidas exteriores. Quando falo em litragem util falo das medidas interiores efectivas descontando inclusive a altura que não leva água. Em aquas grandes poden ser menos 100lts.

 

Tapaquê?!

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.