Usina - Nova Prata


Spaar

Recommended Posts

442223.jpg

Cascata da Usina - Nova Prata , Brasil

Capital Mundial do habitat Basáltico

 

 

Setup:

 

Aquario 90x35x35

 

Filtragem: Filtro Eheim 2213

 

Iluminação: Luminária BOYU STS-900 3x21w T5 HE

 

Aquecimento: Termoestato 300w

 

CO2: Sera CO2start Kit (Temporáriamente)

 

Inertes: - 4 pedras Diy Basalto - Praia de Carcavelos

 

Substrato:- ADA Aquasoil Malaya 9.5 Kg

- JBL Aquabasis Plus 2.5Kg

 

Flora: hemianthus micranthemoides

Limnophila Sessiliflora

Hydrocotyle verticillata

Pogostemon Helferi

Pogostemon Stellata

Hygrophila polysperma

 

Fauna

Em estudo.

 

 

 

Equipamento Utilizado:

 

p2150006p.jpg

 

p1010037f.jpg

 

 

 

 

 

 

 

1º Passo - Substracto e Inertes

 

Posicionamento do inerte mais pesado sobre esferovite.

funcionando como camada Anti-punçoamento.

p1010044nh.jpg

 

 

 

Enchimento de 2.5kg de substracto fertil JBL Aquabasis (aprox. 2-3 cm)

p1010049rr.jpg

 

 

 

Enchimento de 9.5kg de ADA Aquasoil MALAYA aprox. (3-6 cm)

p1010063w.jpg

 

Posicionamento dos restantes inertes.

A colocação do tronco ficou para mais tarde devido ao facto de estar em tratamento na altura da montagem.

p1010070y.jpg

 

 

 

 

 

2º Passo - Plantação e submersão

 

Neste primeiro dia de montagem, de forma a evitar grande transtorno pós mudança ao meu anterior aquario e aos seus habitantes, decidi não remover a flora que tenciono plantar daquele para este. Assim sendo, plantei apenas duas doses de hemianthus micranthemoides compradas na NATURLINE no próprio dia

 

Tapete de Hemianthus

Separei as duas doses em cerca de 30\40 pés. O procedimento de plantação deste tipo de quantidades exige-se faseado, já que enquanto ia trabalhando alguns, os restantes pés permaneciam em espera num recipiente com água a 25Cº.

 

Usei uma pinça para enterrar as raizes sem causar grande alarido no substrato.

p4070017.jpg

 

Durante a plantação dos pés, é importante não permitir que os recentemente plantados também não desidratem regando as suas raízes regularmente.

p4070018.jpg

 

 

p4070012.jpg

 

 

 

 

 

Submersão

 

80 Litros com tratamento “Haloex” da WaterLife.

 

 

Tratamento prévio da água

"HALOEX" com aloe vera

 

acção rápida e condicionador de água.

 

Este premiado tratamento da água trabalha rápido para neutralizar o cloro, flúor e outras toxinas presentes na água da torneira, que são prejudiciais aos peixes, invertebrados e plantas. A fórmula especial de Haloex também irá reduzir o stess dos seus peixes, reforçando o muco protector do organismo (ajudando a prevenir a doença) e melhorar o crescimento do tecido após uma infecção. Haloex deve ser usado inicialmente no enchimento dos seus aquários e aquando da realização de mudanças parciais de água.

 

optei por não encher na totalidade o aquário, de forma a facilitar as futuras alterações e também ver como se comporta o suporte que o sustenda.

 

0-20Ltécnica do prato pousado no fundo

Prato pousado directamente sobre o substrato, serve como amortecedor e difusor em circunferência para a água, convém estar de nível. Despejei, com a ajuda de um regador, a água para dentro deste prato

p4070031.jpg

 

20-80L Técnica do Tupperware flutuante

O comum Tupperware possui uma borda que contêm o ar no seu interior e permite a este flutuar à superficie da água, com algum cuidado consegui encher os restantes 60 litros com este método

p4070035.jpg

 

Findados 70/80 Litros

p4070052.jpg

 

 

 

Passadas 24horas.

Plantei uns poucos pés oferecidos ou timidamente removidos do anterior aquário.

-1 pé de Pogostemon stellata

-2 pés de Hydrophila polysperma

-1/2dose de Hydrocotyle verticillata

 

Entretanto chegaram pelo correio, atrasados 1 dia, o Filtro e a Calha que montei sem demora.

 

Resultado: Dia 1º - 8\04\2010

94488813.jpg

 

 

 

 

 

Passaram 5 dias, tempo de cozedura que, creio, tenha preparado o tronco para entrar neste jardim. Jardim esse que cresceu com alguns pés:

 

-1 dose de Pogostemon Helferi

-Completei a dose inicial de Hydrocotyle verticillata

-Tronco Diy

 

Dia 5º13\04\2010

geraldia5.jpg

 

 

Espero que este passo-a-passo ajude alguém que queira começar. E que me ajudem a mim, com critícas para melhorar.

 

cumprts.

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas mekie man? :)

Desde Já parabéns!!! Para começar o projecto está com muito bom aspecto e gosto bastante do tanque em si, além do hardscape diy -> foi inteligente da tua parte. Acho que estás a fazer todo o processo como deve de ser, por isso, é continuares assim. Já sabes alguma coisa que precisares não hesites em pedir ou perguntar...

É um projecto a seguir por todos :transport027: e quero ver mais fotos com a evolução do aqua.

 

Abraço e boa sorte

Nelson Nabais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Haja bons topicos como o teu.

Os meus parabens tudo ao promenor .... deve ter dado o seu trabalho, mas daqui a nada estás a colher os frutos.

 

Acho que está mto giro e essas pedras são fantasticas.

Uma ideia .... um fundo escuro e o tronco de pé acho que perde a sua piada.

Porque não o deitas no outro canto do aqua juntamente com alguma fauna que puxe por ele.

Folhas largar e grandes de preferencia. Ao meio acho que perde a sua piada ate para os peixes depois.

 

De resto tudo 5*

Ficar atento a este teu aqua.

Enorme potencial.

Bom trabalho.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal

Obrigado pelos comentários.

 

 

Boas Spaar.

É o meu primeiro post aqui, e aproveito apenas para te dizer que o tópico tá exelente e que foi mais um empurrão para me lançar no mundo dos aquários, força nisso :alberteinstein:

 

Viva

Fico muito contente em saber que o aquario te inspirou, foi mesmo nesse sentido que desenvolvi o passo-a-passo.

Obrigado

 

 

Viva,

 

Haja bons topicos como o teu.

Os meus parabens tudo ao promenor .... deve ter dado o seu trabalho, mas daqui a nada estás a colher os frutos.

 

Acho que está mto giro e essas pedras são fantasticas.

Uma ideia .... um fundo escuro e o tronco de pé acho que perde a sua piada.

Porque não o deitas no outro canto do aqua juntamente com alguma fauna que puxe por ele.

Folhas largar e grandes de preferencia. Ao meio acho que perde a sua piada ate para os peixes depois.

 

De resto tudo 5*

Ficar atento a este teu aqua.

Enorme potencial.

Bom trabalho.

 

Abraço

 

João

 

Caro João, já tinha exprimentado algumas colocações diferentes para este tronco, mas infelizmente não tenho grande escolha, pois foi cortado em altura e arrancado pela raiz no local onde o encontrei. (já a pensar na altura no aqua) . Assim sendo, quando posicionado na horizontal nota-se demais o corte e resulta num aspecto muito artificial. Posso ponderar comprar outro tronco para substituir este. Achas que os peixes preferem o tronco á direita no canto? porque tens essa ideia?

O vinyl Preto está para breve.

 

Boas, o aqua esta giro agora faltam os peixes!

 

Estás a pensar em por que peixes nesse aqua?

 

Cumprimentos,

 

Tenho a minha familia do anterior Aquario:

 

6 Corydora Pygmaeus (vão ser mais, reprodução em curso)

corydoraspygmaeus.jpg

 

3 Olhos de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae

moenkhausiasanctaefilom.jpg

 

Do Nano :

 

Algumas Pygmaeus recem-eclodidas ainda em crescimento.

2 Caridinas Japónicas

3 Red's

 

Novas entradas: Estou a pensar adicionar um casal de Apistogramas double red e talvez aumentar a familia de Olho de fogo para 6.

 

Oq acham?

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 18\04\2010

 

 

 

Dia 11º

Dia 16\04\2010

 

Entradas definitivas da Flora em espera no antigo aquário:

Este filtro é um eheim liberty 100, que vindo também do anterior aquario, ajudou na aceleração da "ciclagem" do novo.

2entradadeplantas.jpg

 

Ciclo do Azoto

 

1ª semana- Com o aquário plantado e a 25Cº, introduzi flocos alimentares para decomposição e consequente criação de Amónia(NH3). Acompanhei esta fase com 5 ml diários de suplemento biológico (Nutrafin) da "Cycle".

 

2ª semana- Introduzi as corydoras pygmaeus ( conhecidas pela sua resistência aos parâmetros da água), e adicionei o Liberty 100 com as suas materias filtrantes inalteradas ao já em funcionamento Eheim 2213 (IMPORTANTE: ambos ligados em simultâneo). Continuei a introduzir o suplemento biológico mas agora de 2 em 2 dias.

 

dia 12º - cessei com o suplemento.

Ainda mantenho ambos os filtros ligados no novo aqua.

 

NH3: 0

NO2: 0

NO3: 9\10

PH: 6.2

 

 

 

 

Dia 13º

Dia 18\04\2010

 

Estado actual

18abril.jpg

 

Perpectiva

18abrilperspectiva.jpg

 

Vista lateral

18abrillateral.jpg

 

Macro na Hemianthus

Que preserva a boa cara, corre bem..

18abrillatera2l.jpg

 

Pormenor do tronco e Cryptocorynes

tronco18abril.jpg

 

 

Fauna:

8 x Olhos de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae

moenkhausiasanctaefilom.jpg

 

6 x Corydoras Pygmaeus

corydoraspygmaeus.jpg

 

Cumprts

José.Dias

 

Agradeço comentários positivos e negativos.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,eu acho que esta com 1 layout engraçado só deves mudar a entrada do filtro para o lado contrario da saída.Mas é a minha opinião espera pelos experts na matéria.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que os peixes preferem o tronco á direita no canto? porque tens essa ideia?

 

Boas,

 

Cada vez com melhor cara ;)

Disse aquilo porque esse tronco tem enorme potencial para ficar numa posição diagonal.

Imagina como está, mas caido para a sua esquerda visto de frente. Com um bom conjunto de rochas por trás e pelo meio ... plantas de folhas largas pelo meio e por trás ... ui ui ficava 5 estrelas ... o musgo percorria o tronco da ponta ao centro ... :D

Foi a imagem que tive logo ao ver o teu aqua.

 

Ao nivel dos peixes no meu gosto de os ver pelo aqua inteiro, mas principalmente ao meio ... com o tronco podem ter tendencia a explorar mais as laterais.

 

Deu trabalhinho essa plantação do lado direito lol .... vamos vendo o efeito do crescimento. Mesmo grandita acho que tirava o termo dali e meti à esquerda no canto da pedra escondido na planta.

 

De resto como esperava tudo very clean e bonito.

Venham mais fotos daqui a uns dias.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 26\04\2010

Espero que gostem

 

Novidades:

- 2 Caridinas Japónicas

- 1 Apistogramma Cacatuoides Macho

 

- 1 Dose de Pogostemon Stellata

- 1 Tronco

 

Explicação: A nova dose de Stellata, sendo uma das minha plantas favoritas, procuro que se espalhe e ocupe a esquerda do aquário sobre as pedras. Sobraram alguns pés após a plantação, então achei bem assumir e enaltecer a separação ao meio que o tronco Diy inicial timidamente representava

 

O novo tronco, ainda que inestético e destoante com o resto do Hardscape, visa a criação de novos esconderijos e referências territoriais. Estou a pensar colocar uma companheira para o macho (que em baixo vos apresento) no futuro e como tal, penso que este novo tronco evite algumas "cabeçadas" na procura de casas\esconderijos dos meus habitantes.

 

 

Dia 19º

 

Geral

geralz.jpg

 

Hemianthus

dscf0290n.jpg

 

Moenkhausia sanctaefilomenae

dscf0289d.jpg

 

Caridinas japónicas

japsu.jpg

 

Apistogramma Cacatuoides Double Red - Adolescente

apisto.jpg

 

Escondido num dos seus locais de eleição

dscf0294vu.jpg

 

 

 

 

 

 

Fauna:

8 x Olhos de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae

6 x Corydoras Pygmaeus

1 x Apistogramma Cacatuoides D.Red

2 x Caridinas Japónicas

 

 

Cumprts

José.Dias

 

Agradeço comentários.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 26\04\2010

Espero que gostem

 

Novidades:

- 2 Caridinas Japónicas

- 1 Apistogramma Cacatuoides Macho

 

- 1 Dose de Pogostemon Stellata

- 1 Tronco

 

Explicação: A nova dose de Stellata, sendo uma das minha plantas favoritas, procuro que se espalhe e ocupe a esquerda do aquário sobre as pedras. Sobraram alguns pés após a plantação, então achei bem assumir e enaltecer a separação ao meio que o tronco Diy inicial timidamente representava

 

O novo tronco, ainda que inestético e destoante com o resto do Hardscape, visa a criação de novos esconderijos e referências territoriais. Estou a pensar colocar uma companheira para o macho (que em baixo vos apresento) no futuro e como tal, penso que este novo tronco evite algumas "cabeçadas" na procura de casas\esconderijos dos meus habitantes.

 

 

Dia 19º

 

Geral

geralz.jpg

 

Hemianthus

dscf0290n.jpg

 

Moenkhausia sanctaefilomenae

dscf0289d.jpg

 

Caridinas japónicas

japsu.jpg

 

Apistogramma Cacatuoides Double Red - Adolescente

apisto.jpg

 

Escondido num dos seus locais de eleição

dscf0294vu.jpg

 

 

 

 

 

 

Fauna:

8 x Olhos de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae

6 x Corydoras Pygmaeus

1 x Apistogramma Cacatuoides D.Red

2 x Caridinas Japónicas

 

 

Cumprts

José.Dias

 

Agradeço comentários.

 

 

Os meus parabens

Está simplesmente divinal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabens

Está simplesmente divinal

 

Obrigado pelo teu comentário.

 

O aquário já nao se encontra como está na imagem. O layout levou uma pequena alteração.

 

Os troncos saíram e entraram mais pedras da mesma familia. Acho que estava a ficar confuso, então procurei maior "unidade" paisagística. Cito Frank Loyd Wright : "Less is more".

 

Novidades para breve.

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu comentário.

 

O aquário já nao se encontra como está na imagem. O layout levou uma pequena alteração.

 

Os troncos saíram e entraram mais pedras da mesma familia. Acho que estava a ficar confuso, então procurei maior "unidade" paisagística. Cito Frank Loyd Wright : "Less is more".

 

Novidades para breve.

Cumprts

José.Dias

Espectáculo.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito lindo mesmo , com muito gosto e muita perfeição no que foi feito e excelente explicação daquilo que foi feito até agora...

 

Também tenho um aquario de 80 mas ainda ando a ler muita coisa e a recolher o maximo de informação para criar algo.. depois irei postar o meu também

 

Gostei mesmo muito, Parabéns..

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os meus parabens tudo ao promenor .... o post deve ter dado o seu trabalho, tal como a montagem, os meus parabéns.

Acho que está mto giro e essas pedras são fantasticas, sabes me dizer o nome das pedras.

Não gostei dos troncos mas li que foram retivados certo?

Coloca fotos actualizadas.

De resto tudo 5*

Vou ficar atento a evlução este teu aqua.

Bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 2\5\2010

 

Novidades :

 

Ambos os troncos foram removidos

 

Novas pedras

 

1ª poda, e replantação.

 

 

---------------

 

 

Poda e replantação:

Deixo aqui um passo-a-passo prévio à apresentação do layout

 

Cortamos de forma a que a planta pré-existente mantenha folhas suficientes para produzir o seu alimento ( fotossíntese - seres autotróficos )

dscf0354x.jpg

 

Agora vamos remover as folhas mais antigas preservando os novos rebentos. Pois estes pés agora desconectados da sua raíz não vão ter essa fonte\quantidade de nutrientes, logo devomos manter as suas necessidades energéticas\alimentares no mínimo.

dscf0357b.jpg

 

dscf0360x.jpg

 

Com a ajuda de uma pinça posicionamos o novo pé numa zona fortemente iluminada.

dscf0363y.jpg

 

-------------------------------

 

Dia 25º

Novo Layout

 

Na minha opinão, tanto na aquariofilia como em todas as outras artes ( considerando que a composição de um aquário na sua componente criativa, na sua diversidade de possibilidades, formas, cores, espaço, e o jogo entre estas possa ser considerada arte ) a avaliação de um bom ou mau projecto reflecte-se na sua capacidade de ser sintetizado em pouca palavras ou numa frase. Falo de indentidade, coerência, unidade onde o primeiro olhar consiga captar a essência ou a ideia que o aquariofilista pensou aquando da sua concepção.

 

Perspectiva

perspectivacopy.jpg

 

Estava um belo dia de verão, na ultima terça-feira ( 30ºC salvo erro ), e no fim de uma manhã de praia bem aproveitada, voltei ao local de onde tinham vindo as primeiras e enchi o bolso com mais algumas irmãs da mesma família. Depois de fervidas e bem lavadas, dispus desta forma:

 

Perspectiva esquerda

perspectiva2.jpg

 

Lateral

dscf0324jw.jpg

 

Geral

geral.jpg

 

Espero que tenham gostado

Digam de vossa justiça, o layout ainda não está finalizado.

 

Falta entrar:

 

-Femêa Ap. Cacatuoides Double red

-Côco cortado

-hemianthus callitrichoides - "Cuba" --» + 1 Lampâda 21W HE 3000\6000K

 

 

Funcionamento do Filtro externo

 

Tenho recebido algumas mensagens de novos membros com duvidas em relação ao funcionamento do filtro externo, ainda que não tenha disponivel um passo-a-passo da sua montagem anexo aqui uma foto que representa o sistema de mangueiras com a circulação da água. Espero que tire algumas duvidas,

 

dscf0332m.jpg

 

 

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas fotos e pelas explicações.

O aquário está muito melhor.

De facto sem o tronco o aqua está mais bonito.

Parabéns e boa sorte com ele.

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um duvida..

Tu dizes que tens ai 3 pedras da praia de carcavelos, ou seja, de agua salgada, com calcario, que aumenta o pH............ou nao? lol

Eu so novo nisto, mas nao coloquei pedras que tinha que apanhei na praia por causa do calcario....

Desculpa se tou a dizer alguma asneira....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um duvida..

Tu dizes que tens ai 3 pedras da praia de carcavelos, ou seja, de agua salgada, com calcario, que aumenta o pH............ou nao? lol

Eu so novo nisto, mas nao coloquei pedras que tinha que apanhei na praia por causa do calcario....

Desculpa se tou a dizer alguma asneira....

 

 

Boas, as pedras por estarem na praia não quer dizer que sejam calcarios, neste caso são bazaltos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um duvida..

Tu dizes que tens ai 3 pedras da praia de carcavelos, ou seja, de agua salgada, com calcario, que aumenta o pH............ou nao? lol

Eu so novo nisto, mas nao coloquei pedras que tinha que apanhei na praia por causa do calcario....

Desculpa se tou a dizer alguma asneira....

 

 

Viva Francisco.

 

De facto as pedras calcárias têm, na sua maioria, origem no Oceano ou Grutas submersas. Isto não significa que todas as pedras que encontras no Oceano sejam calcárias ( a sua composição contém impurezas diversas como o carbonato de cálcio e a sílica que influenciam o PH+ ) . Isto acontece quando os meios marinhos sofrem perda de dióxido de carbono (devido a forte ondulação, ao aumento da temperatura ou à diminuição da pressão). Deste modo, para que os níveis de dióxido de carbono que se perderam sejam repostos, a equação química começa a evoluir no sentido de formar CO2, o que leva também a formação de calcite e assim dá origem ao calcário.

arenito%20carbonatado.gif

 

 

Pedras como o Granito, Basalto, de origem vulcanica conhecidas como Rochas Magmáticas que derivam do arrefecimento e solidificação do Magma perto da superficie terrestre, podem também surgir no Oceano, quer por erupções subaquáticas ou por derrocadas e não têm grande influência no PH, influenciando ligeiramente para PH-, ideais para biótipos Amazónicos onde se quer o PH ácido (baixo - 6\7).

Exemplos de pedras magmáticas: Obsidiana, Pedra-pomes, Basalto, Riolito, Granito e o Gabro.

basalto1.jpg

 

As pedras que se encontram neste aquário são seixos basálticos. Seixo define-se uma pedra polida pelo desgaste das marés.

Ainda assim, fiz o "teste do limão" (Espremer Limão sobre a pedra- se fizer uma reacção eferverscente é calcária) antes de as colocar no aquário. e mesmo depois de as colocar, fiquei atento aos valores fazendo testes diários durante a 1ªsemana. Pois já li, que o teste do limão é falivel.

 

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Francisco.

 

De facto as pedras calcárias têm, na sua maioria, origem no Oceano ou Grutas submersas. Isto não significa que todas as pedras que encontras no Oceano sejam calcárias ( a sua composição contém impurezas diversas como o carbonato de cálcio e a sílica que influenciam o PH+ ) . Isto acontece quando os meios marinhos sofrem perda de dióxido de carbono (devido a forte ondulação, ao aumento da temperatura ou à diminuição da pressão). Deste modo, para que os níveis de dióxido de carbono que se perderam sejam repostos, a equação química começa a evoluir no sentido de formar CO2, o que leva também a formação de calcite e assim dá origem ao calcário.

arenito%20carbonatado.gif

 

 

Pedras como o Granito, Basalto, de origem vulcanica conhecidas como Rochas Magmáticas que derivam do arrefecimento e solidificação do Magma perto da superficie terrestre, podem também surgir no Oceano, quer por erupções subaquáticas ou por derrocadas e não têm grande influência no PH, influenciando ligeiramente para PH-, ideais para biótipos Amazónicos onde se quer o PH ácido (baixo - 6\7).

Exemplos de pedras magmáticas: Obsidiana, Pedra-pomes, Basalto, Riolito, Granito e o Gabro.

basalto1.jpg

 

As pedras que se encontram neste aquário são seixos basálticos. Seixo define-se uma pedra polida pelo desgaste das marés.

Ainda assim, fiz o "teste do limão" (Espremer Limão sobre a pedra- se fizer uma reacção everscente é calcária) antes de as colocar no aquário. e mesmo depois de as colocar, fiquei atento aos valores fazendo testes diários durante a 1ªsemana. Pois já li, que o teste do limão pode ser falivel.

 

cumprts

José.Dias

 

Obrigado pela explicaçao, e desculpa pela minha "asneira" xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tópico, 7 estrelas a parte da montagem, 20 valores na escala de 0 a 20, dá gosto de ver e ler.

 

E o aquário parece bem maior. Esta bem bonito o teu aquário :)

 

Duas perguntas:

 

1 - Parece-me que não metes-te nada entre o móvel e o aquário? Placa de esferovite, não metes-te? Não consideras importante? Eu cá acho mais seguro, mas cada um a sua cabeça e a sua opinião, atenção que não é nenhuma crítica.

 

2 - Em segundo lugar esse CO2 da sera, também tenho um, mas pareceu-me que o teu esta tudo enfiado dentro de água, será que vi mal? A mim disseram que tem de ficar fora de água mais ou menos um cm, sem contar com a pontinha. As tuas pastilhas também desaparecem em 3/4 minutos? Vi uma grande diferença, a usar esse CO2. E no meu de 96L só meti até agora duas, tenho de ter cuidado com os camarões, quantas usas e quanto em quanto tempo?

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.