Preciso de ajuda com tartaruga


nasha

Recommended Posts

Ola!

 

Tenho uma pequena tartaruga que me ofereceram o ano passado e que esta a viver num aquario de 15 litros com filtro de mochila e com termostato.

Tudo corria às mil maravilhas e ela já tinha duplicado de tamanho desde o ano passado sempre com muito apetite e com muita energia. Apesar de possuir uma zona seca é raro la a ver, pois estava quase sempre dentro de agua à espera de comida.

 

Tudo mudou à uma semana quando me ofereceram outra trataruga. Meti-a também no aquario mas reparei logo que ela estava um pouco mole. Quase nao tinha movimento e nao aceitava comida apesar de todos os meus esforços acabou por morrer numa semana.

 

Agora o meu verdadeiro problema é que a tartaruga grande que estava bem começou a ficar também mais mole. já nao nada tanto e já nao esta com aquele apetite louco que tinha. Já passa muito mais tempo na zona seca.

Tenho receio que tenha apanhado alguma doença transmitida pela outra tartaruga que morreu. Amanha vou retirar tudo do aquario e ferver para tentar matar algum parasita e vou também limpar a tartaruga com betadine mas tenho receio que possa ter tipo algum parasita interior que eu nao consiga tratar. Alguém tem alguma sugestao que me possa dar?

 

A nivel de comida so lhe dou camaroes secos e sticks e a unica alteraçºao foi que passei daqueles camaroes pequenos para uns maiores e ela no inico estava a comer. agora quase nao quer comer e esta muito mais parada.

 

Já pensei também em colocar azul de metileno no agua pois é um desinfectante que uso para os peixes mas tenho receio que lhe possa fazer mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nasha.

 

Ha foruns mais especializados ao nivel de repteis.

Faz umas busca e inscreve-te ... podes la tirar algumas duvidas sobre isso.

 

Quanto ao tratamento le 1º antes de fazeres qq coisa.

 

Meu conselho é tentares dar um bocado de carne à tua tartaruga. É sempre algo mais rico que os sticks que apesar de serem proprios n são uma fonte de energia tão forte e imediata como por exemplo um pedaço de frango ou peixe. Evita carnes vermelhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha come de tudo mesmo.

Tive recentemento um problema com carência de Vitamina A com ela.

Mesmo assim no VET paguei 30€ por uma injecção da vitamina em questão.

 

Se vires que ela n pega em nada ... n esperes mto tempo, apesar de serem mto resistentes, quanto mais fracas menos capacidade de melhorar têm.

Se precisares dou-te contactos de Vets só de repteis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lamento pela tua perca.

 

Pessoalmente nao aconselho a oferta de carne a tartarugas, é uma alimento com um racio calcio/fosforo pouco adequado as suas necessidades... Sticks, gammrus e frutas e legumes sao uma boa opçao ( a evitar grandes quantidades de alface e frutos citricos).

 

Acho bem os procedimentos que sugeres de desinfecçao. As tartarugas nao sao particularente sensiveis as condiçoes da agua, por isso se uitilizares os metodos de limpeza que usas para os peixes, estrá optimo para a tua tartaruga.

 

Se num curto prazo nao tiveres melhorias só te posso dar a sugestao de recorreres a um veterinario.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas.

 

tenho ralmente receio de que ela possa morrer pois apesar de estar do tamanho da palma da minha mão ainda só a tenho à um ano e por isso ainda é relativamente jovem.

Se poderem entao deixar alguns contactos de vet de repteis agradeço pois não quero esperar muito tempo e não quero mesmo que a tartaruga morra.

 

Sou de Lisboa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Também o aconcelho a mudar de aquario visto que um aqua de 15 litros serve para o 1º mês e não para o 1º ano inteiro.

As tartarugas enquanto jovens crescem muito rapidamente e precisam de espaço. Tenho duas com cerca de 6 meses. Uma tem 10cm e a outra 8cm (medidas da carapaça). Aconcelho mesmo o vet porque, e tal como já foi dito, apesar de serem resistententes elas são muito vulneráveis a doenças. Um dos sinais que ela está em situação critica é quando ela deixa de comer e aí só mesmo o vet (ou a sorte que nem sempre está do nosso lado) a poderá salvar.

Já agora em que condições a mantem? Iluminação, tipo de filtro e alimentação? E quando falo em alimentação refiro-me a com que frequencia dá os tais camarões. É que a dieta base das tartarugas deverá ser mesmo os sticks.

 

Boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a deixares apanhar um pouco de sol nao deve fazer mal nenhum, muitas tartarugas sofrem de raquitismo e deformações na carapaça devido a falta de sol ou em ultimo caso uma boa iluminação artificial.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

em palmela ha um veterinario de repteis.. ja neo sei contacto mas podes procurar.. e um veterinario que trata caes e gatos como qse todos mas tem uma que vai la de vez em quando para os repteis.. tenta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.