Disco Marado


pedro6007

Recommended Posts

Pessoal

 

Necessito de ajuda. Tenho um disco para aí com 8 cm que nesta ultima semana tem tido um comportamento estranho. Na 5ª feira estava sentado no sofá qd senti um movimento brusco e sonoro no aquário com o peixe a ir a tona e ficar lá como morto na horizontal. Dei-lhe 2 ou 3 toques com o dedo e fiquei convencido que tinha morrido. Passodos 10 segundos reparei que respirava muito lenatamente e voltei a tocar com mais força. O gajo deu um salto e foi para o fundo e começou a ter um comportamento normal. 2 minutos depois já estava a comer.

 

Hoje aconteceu-me outra vez a mesma coisa, só que desta vez esperei que voltasse ao normal o que aconteceu.

 

Tenho aquário de 230 litros, PH a rondar os 6, temperatura 28 graus, os outros 3 discos estão normais, fiz a desparatização há um mês como FAGYL ........... não percebo??

 

Alguém tem uma ideia? Parece que apanha choques...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

primeiro que tudo temperatura muito baixa...sobe isso para os 30 graus

 

segundo ph relativamente baixo...tenta subir com tpa´s

 

terceiro isso sao parasitas externos faz exa2000

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. O que é o exa2000 (só tenho 6 meses disto).

 

Já agora durante a noite o disco volotu a passar-se e com mais intensidade. O barulho foi tanto que acordei e qd liguei o aquário o disco estva no fundo de lado a respiara com dificuldade e o aquário estava todo sujo e o fundo removido.

 

Fiz um teste logo à água e reprarei que o NO3 estava acima do 50. Acabei de fazer um TPA de 30% e amanha logo de manha vou fazer outro.

 

Um alteração que fiz há 2 semanas foi o filtro exterior. A lã estava toda suja e em vez de duas camadas coloquei apenas um camada de lâ nova. Terá sido isto?

 

Já agora - existe um filtro de carvão - algusn dissem que se deve manter outros que se deve tirara ao fim de 2 semanas. Podem ilucidar-me?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me parece que seja dos nitratos, pessoalmente nunca tive esta experiência, faz o que o João disse.

 

Os filtros de carvão activo, não são bem filtros, quer dizer, podes colocar uma camada de carvão activo no filtro externo que tens, não tens que ter só um filtro para isso.

Se estás a falar de pré-filtros... isso é outra coisa. Mas são na mesma com carvão activo. Estes filtros servem para eliminar por exemplo restos de medicamentos da água, e eu não aconselho a utilização por mais de 48hrs. Isto porque alem das toxinas, também retira alguns elementos essenciais ao equilibrio do aquario.

 

Por outro lado podes ter um pré-filtro para filtrar a água da torneira, onde a água da TPA só passa uma vez, e serve para eliminar cloro e cloramina.

Espero que tenha ajudado.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, faz o que o João te disse aumenta a temperatura e TPA´s.

 

O discu têm a barriga () ( inchada )??

 

Verifica se come mesmo ou cospe fora!

 

Cumprimentos,

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez tem mais este ataques de stress? Já chamei uma pessoa que me viu o disco e diz que aparentemente está tudo bem (não tem inchaços, olhos bons....) Também não parece ser dos nitratos porque os oytros peixes estão bem (as coridoras que andam no fundo estão OK).

 

O raio do disco fica num estado hipnótico e inclusivé podemos pegar nele com a mão que ele não reage. Só passados uns segundos é que parece acordar.

 

Agora procura sitios escondidos do aquário e não o vejo comer. Parece que é uma questão de tempo para bater a bota.

 

Já falei com várias pessoas experientes em discos e nunca viram nada semelhante.!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao carvao retira...so se deve usar em caso de ser preciso retirar da água medicação

 

em relação ao discu por experiencia pessoal ja tive um discu que fazia o mesmo depois de desparazita-lo com o exa2000 nunca mais tive esse problema...

 

agora tu é que sabes o que queres fazer...se eles viram o discu e nao viram problema nenhum e aconselharam-te a nao fazeres nada...a decisão é tua...

 

Na minha opinião devias fazer o tratamento!

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Podem dizer-me onde posso comprar o Exa 2000? Farmácias? O que é? Tentar não custa desde que não faça mal aos outros peixes

 

Atenção que eu há umas 3 semanas coloquei o Fagyl .... mas tinha o filtro de carvão---

 

 

URGENTE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O exa2000 arranjas em lojas de animais, é proprio para aquariofilia, tens é que tirar o carvão do filtro senão não faz efeito nenhum....

 

Cumprimentos

Álvaro Gama

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais