Kribensis mortos


Recommended Posts

Boa Tarde...

Não faço ideia do que se passou...estou desorientado..os meus dois kribensis morreram.

Até agora não tinha tido baixas no meu aquario.

em dois dias, os dois Kribensis e uma molly.

 

Os niveis da água segundo o teste 5 in 1 da JBL, esta dentro dos valores ideais, MAS O pH preocupa-me pois é um bocado alto, 7.2.

 

Nos ultimos dias estavam muito parados e ofegantes, não comiam, nem sequer se importavam com invasões do seu espaço...o que poderá ter acontecido?

 

Antecipadamente grato pela ajuda.

 

 

Um novato,

Roberto Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me esquecia...

Um dado talvez importante..um platy do meu aquario apresentava alguns pontos brancos e na loja onde compro normalmente os peixes disseram-me que se tratava de ictio...deram-me um medicamento chamado doctor 112 e para seguir à risca o tratamento...ou seja, não alimentar os peixes durante 12 dias, bem como desligar filtro e luz durante o mesmo periodo e as regras de dosagem e tpa's constantes.

 

O certo é que foi desde esse procedimento que tive as baixas (primeiras) do meu aquario, tive que interromper o tratamento, apenas por instinto, pois a experiência não abunda, porque notava os peixes bastante combalidos, até a corydora bronze que é a animação do meu aquario passou mal, mas acho que esta a recuperar...agora so gostava que me ajudassem a encontrar uma forma de voltar a encontrar o equilibrio que tinha anteriormente. Já fiz duas TPA's em três dias de 20% e voltei a ligar a luz, alimentei as corydoras com as pastilhas de fundo e os Kribs com os granulados...mas que estes já não comeram, pois n subiam para o fazer, e liguei os filtros.

 

Obrigado mais uma vez...toda a ajuda é benvinda.

 

Roberto Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já me esquecia...

Um dado talvez importante..um platy do meu aquario apresentava alguns pontos brancos e na loja onde compro normalmente os peixes disseram-me que se tratava de ictio...deram-me um medicamento chamado doctor 112 e para seguir à risca o tratamento...ou seja, não alimentar os peixes durante 12 dias, bem como desligar filtro e luz durante o mesmo periodo e as regras de dosagem e tpa's constantes.

 

O certo é que foi desde esse procedimento que tive as baixas (primeiras) do meu aquario, tive que interromper o tratamento, apenas por instinto, pois a experiência não abunda, porque notava os peixes bastante combalidos, até a corydora bronze que é a animação do meu aquario passou mal, mas acho que esta a recuperar...agora so gostava que me ajudassem a encontrar uma forma de voltar a encontrar o equilibrio que tinha anteriormente. Já fiz duas TPA's em três dias de 20% e voltei a ligar a luz, alimentei as corydoras com as pastilhas de fundo e os Kribs com os granulados...mas que estes já não comeram, pois n subiam para o fazer, e liguei os filtros.

 

É dificil dizer o que têm os teus peixes, mas não é dificil dizer-te que desligar o filtro durante 12 dias é algo que não faz sentido. Em 12 dias mataste todas as bactérias que por lá viviam e o mais certo teres um pico de amónia. Liga tudo, faz TPA´s de pelo menos 30% diárias e ao fim de uma semana verifica os parâmetros.

 

Não conheço o medicamento que mencionas, mas a melhor forma de tratar o ictio é melhorar as defesas dos peixes - eles por si, estando saudáveis, vão eliminar a doença.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois concordo em absoluto...instintivamente pareceu-me pouco logico por isso interrompi o tratamento a menos de metade do tempo, devo ter salvo os outros bichinhos que ainda lá estão, vou fazer o que me aconselhas. já agora o pH que referi de 7,2 é aconselhado para Kribs?

 

Um abraço e obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kribs dão-se bem em quase todo o espectro de parâmetros de água, da ácida à salobra, não te preocupes nem te ponhas a inventar a alterar o pH...

 

... nunca, mas nunca mais, desligues o filtro a não ser para fazer manutenções e, já agora, não te lembres de lavar o filtro em água corrente.

 

Boa sorte.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavas o filtro em água do próprio aquário. Podes lavar bem esponjas, as massas filtrantes é só passar por água. Eu como tenho vários cestos por filtro nunca os lavo todos de uma vez.

 

Esse 112... mandar desligar filtros... há cada coisa!

 

Quanto aos Kribs, 7,2 é bom, certamente que não foi por isso que morreram.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece incrivel mas é verdade e aqui o tolo ainda começou a fazer o tratamento tal como vinha descrito...enfim, o que vale é que gosto e me preocupo demasiado com os meus bichinhos e estava a vê-los passar mal, e claro tive que expor isto a quem percebe...obrigado procedimento dos filtros.

 

Abraço

Roberto Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OFF TOPIC: Esse doctor 112 é da marca aquapex fornecedor orniex, o Filipe oliveira tem aquários a representar a orniex não quer isto dizer que a marca seja boa ou má era só para dar a conhecer o produto à malta

 

 

Abraço :D

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

OFF TOPIC: Esse doctor 112 é da marca aquapex fornecedor orniex, o Filipe oliveira tem aquários a representar a orniex não quer isto dizer que a marca seja boa ou má era só para dar a conhecer o produto à malta

 

Mas uma vez reforço que não conheço, mas se nas instruções refere que se deve desligar os filtros durante 12 dias, há algo de errado!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mesmo que o medicamento seja forte e mate o filtro (logo é o "mesmo" que desligar), parece que falta acautelar pelo menos uma coisa...

 

Só se justificaria desligar o filtro se este prejudicasse a acção do medicamento. Não estou a ver como... nos casos em que o filtro tivesse carvão e/ou UV, mandava-se retirar o carvão e/ou desligar o UV;

Desligar a luz, pode trazer vantagens na estabilidade do medicamento e menor stress para os peixes;

O aumento de amónia e nitritos por matar o filtro parece estar acautelado por comida = 0 e TPA's (resta saber se as TPA´s são suficientes);

 

Mas mesmo que o aumento de nitritos e amónia esteja acautelado, falta garantir que se mantém a oxigenação! Como se desligou o filtro é certo que vai diminuir e este pode ser um problema, mesmo com peixes saudáveis!

 

Estará acautelado o que fazer após isto tudo? (é que depois têm de existir recomendações para voltar a ciclar)

 

 

 

cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo que o aumento de nitritos e amónia esteja acautelado, falta garantir que se mantém a oxigenação! Como se desligou o filtro é certo que vai diminuir e este pode ser um problema, mesmo com peixes saudáveis!

 

Sem dúvida, até porque na maioria dos tratamentos os níveis de oxigénio dissolvido na água diminui drasticamente.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto à oxigenação foi faltaminha não referir que era mencionado utilizar uma bomba de O2 ou uma bomba com venturi, algo que não possuia de imediato, mas preciso adquirir, tudo o que foi dito quanto à não alimentação para acautelar nitritos e amónia é o que consta nas instruções.

 

Apesar das instruções para desligar o filtro, não cumpri como já havia dito, apenas retirei o carvão e a cerâmica, fiz uma TPA Passados 3 dias de 20% e reforcei a dose do medicamento (1ml por 100l) o meu aquario é de 90l portanto a dose <1ml, passados 3 dias repeti o procedimento conforme indicado e mais 1ml de medicamento.

 

Foi nessa altura que decidi interromper e fazer nessa mesma noite uma TPA de 30%, no dia seguinte mais 30%, e claro, luz e alimentação. Mas até agora não me foi possivel fazer mais nenhuma TPA, infelizmente não estou em casa alguns dias por semana o que me deixa extremamente preocupado com os peixes, no entanto, ja dei instruções para que seja feita mesmo na minha ausência uma TPA amanhã.

 

De resto, so resta saber uma coisa que me atormenta, porquê os Kribensis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

RCMALVES lamento as tuas duas kribensis... sei que não é o mesmo mas se quiseres dou-te 3 ou 4 que tenho cá em casa.

Tive que as mudar de aqua para desmontar o meu e elas nao estao muito contentes com a nova casa portanto vou mandar-te pm com contacto ok.

Estão saudáveis mas não estão bem neste aqua que é muito pequeno portanto dou-tas para cuidares delas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais