Brookynella


Mika

Recommended Posts

Boas...

 

Recentemente tive os meus peixe palhaço com uma doença que lhes é característica a "Brookynella"....

Se bem que percebi, é altamente mortal, e pega-se aos outros peixes... tanto que já me morreram todos eles...

Ja só tenho invertebrados, e corais moles...

 

Gostaria de perguntar se alguém me sabe dizer mais sobre esta doença, quanto tempo devo ficar com o meu aquário de quarentena sem por peixes, se os meus dois camarões podem apanhar a doença também ou ate mesmo os corais... e se eventualmente a podem transmitir aos outros peixes que irei por no futuro...

 

Todas as infos serão recebidas com todo o apreço...

Obrigado,

Mika

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Infelizmente também já me bateu à porta e só depois de ter falecido o meu clarkii é que descobri um tratamento que por vezes é eficaz, depende do estado físico do peixe.

 

O medicamento é o Costapur da Sera. Contém formalina e malaquite verde e não pode ser usado em invertebrados e corais.

 

Existem várias metodologias, mas a melhor seria banhos em água doce com o Costapur alternando com água do aquário mais o Costapur, uma banhoca por dia durante 7 dias pelo menos.

 

O banho com água doce tenta mais ou menos 5 minutos, tens que ir observando o peixe e se vires que está muito aflito antes do tempo, retira-o.

O banho com água salgada, pelo menos 10 minutos.

 

Muito importante:

O Costapur tem uma substância que já não sei é o formaldeído ou a malaquite que consomem muito oxigénio, por isso dá jeito ter uma pedra difusora para ir arejando a água, assim como, arejar um bocadinho a água do recipiente antes de meter o peixe.

 

A doença não é transmissivel a invertebrados. Alguma coisa podes contactar-me por MP.

 

Abraço!!!

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela Info...

 

Sabes me dizer qual é a razão pela qual a doença aparece???

Infelizmente já não poderei fazer o tratamento aos meus peixes, porque já não tenho nenhum, mas gostaria de saber o tempo de quarentena necessário para poder por outros peixes no aquário sem riscos...

 

mais uma vez obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Recentemente tive os meus peixe palhaço com uma doença que lhes é característica a "Brookynella"....

Se bem que percebi, é altamente mortal, e pega-se aos outros peixes... tanto que já me morreram todos eles...

Ja só tenho invertebrados, e corais moles...

 

Gostaria de perguntar se alguém me sabe dizer mais sobre esta doença, quanto tempo devo ficar com o meu aquário de quarentena sem por peixes, se os meus dois camarões podem apanhar a doença também ou ate mesmo os corais... e se eventualmente a podem transmitir aos outros peixes que irei por no futuro...

 

Todas as infos serão recebidas com todo o apreço...

Obrigado,

Mika

 

 

Olá Mika

 

Se os palhaços tiverem anémona com quem fazer simbiose,o problema da "Brookynella" deixa de se pôr.

Quanto à quarentena...como indica a expressão...è aguentar 40 dias sem a introdução de novos inquilinos...mas creio que essa doença só ataca os palhaços.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mika

 

Se os palhaços tiverem anémona com quem fazer simbiose,o problema da "Brookynella" deixa de se pôr.

Quanto à quarentena...como indica a expressão...è aguentar 40 dias sem a introdução de novos inquilinos...mas creio que essa doença só ataca os palhaços.

Fica bem

 

Cjorgene

 

 

Boas,

 

Ja tive anémona, mas infelizmente esta não durou muito tempo no meu aquário... pelo que vi, não ataca só palhaços, pode se desenvolver só nos palhaços, mas depois "pega-se" ao outros peixes... pois todos os que eu tinha, já morreram pela mesma razão... de qualquer maneira obrigado pelas informações...

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais