[Urgente] Ictio ou Oodinium???? Ajuda...


jpfr

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Há algum tempo comprei um aquário e coloquei neste um betta. Passado cerca de uma semana comprei 3 limpa-vidros, do qual se destaca um plecostomus.

 

Passado cerca de 1 semana tanto o betta como o pleocostomus mudaram bastante o seu comportamento, estão muito parados e no fundo do areão onde por vezes e roçam. O betta apresenta vários pontos brancos pequenos espalhados por todo o corpo e o plecostomus tem também uns pontos mas com a cor mais amarelada. Já comprei JBL Punktol ultra pensando que se tratava de Ictio mas passado 1 dia ainda não noto nenhuma melhora, será que me enganei no diagnóstico? Será que se trata de Oodinium?? As doenças são muito parecidas já não sei o que fazer, ainda por cima isto calhou num fim de semana! Ajuda!

 

 

Ficam aqui as fotos dos peixes...

 

Já aumentei a temperatura para 29 ºC

devo aumentar para mais?

 

Pic_18814_1.jpg

 

Pic_18814_4.jpg

 

Pic_18814_3.jpg

 

Pic_18814_2.jpg

Obrigado,

 

Cumprimentos João Ribeiro

Editado por jpfr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:rolleyes: ictio, se bem que a doença do veludo é muito parecida e por vezes vem junto... como deixaste chegar a esse ponto com tantas infecções num mesmo peixe. coitados. 29C?! onde leste isso. nao te fies onde leste isso, a temperatura para tratar o ictio é 30C, mas com uma infecção tao grave colocaria 32C durante 2 ou 3 dias e baixava para 30 ate 2 semanas.

 

melhora alimentação exemplo: larvas vermelhas, esha optima, ervilha congelada fervida, etc

 

reduz iluminação do aquario

 

nao precisas de medicamentos.

 

cumps

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumpre a medicação de acordo com as recomendações da JBL, não interrompas, independentemente de manteres a temperatura elevada.

Parece-me que o parasita atacou em força, é possível que só com medicação eles se safem.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Morrem peixes a todos, não é só aos menos experientes.

 

Boa sorte

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Morrem peixes a todos, não é só aos menos experientes."

 

É verdade, e assim vais aprender a diagnosticar melhor as doenças e actuar com exatidão...mesmo assim podes perder peixes.

 

Parece ser ictio, sal de cozinha e aumenta a temperatura como já foi referido num post atraz.

 

As melhoras.

 

Cumprimentos,

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

morrem mas será por outros motivos. ictio é só saber lidar com isso. desde que aprendi a lidar com o ictio, e tive infecções posteriores, nao tenho tido mortes devido ao ictio, mas por outros motivos, alguns mesmo desconhecidos, ja me morreram. é a vida.

 

eu deixei de usar sal e medicamentos para o ictio, uso apenas temperatura. Acho mais eficaz, mais seguro e muito mais facil. Mas temperaturas certas e não 28C ou algo assim como alguns fazem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são 3 plecostomus, mas sim 1 plecostomus e dois Gyrinocheilus aymonieri. Como já disse eu sou um novato nisto e este é o meu primeiro aquário, só depois de ter comprado os 3 peixes é que fui investigar e fiquei parvo com o tamanho que podiam alcançar. Para não falar da dimensão dos plecos, os próprio Gyrinocheilus podem atingir 28cm e tenho um aquário de 35 L que é mesmo minúsculo para peixes de tal dimensão. Penso que o aquário Vasco da Gama recebe peixes e deverei em principio devolver lá os peixes! Não tenho muitas posses monetárias, porque se não comprava um aquário muito maior...

Editado por jpfr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou um pouco triste com o meu betta, acho que já não há muito a fazer. Está com uma respiração ofegante e aquela cauda bonita que tinha já se está a perder se calhar pelo calor...já não sei muito o que faça, porque fui muito tarde :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são 3 plecostomus, mas sim 1 plecostomus e dois Gyrinocheilus aymonieri. Como já disse eu sou um novato nisto e este é o meu primeiro aquário, só depois de ter comprado os 3 peixes é que fui investigar e fiquei parvo com o tamanho que podiam alcançar. Para não falar da dimensão dos plecos, os próprio Gyrinocheilus podem atingir 28cm e tenho um aquário de 35 L que é mesmo minúsculo para peixes de tal dimensão. Penso que o aquário Vasco da Gama recebe peixes e deverei em principio devolver lá os peixes! Não tenho muitas posses monetárias, porque se não comprava um aquário muito maior...

o plecos podem crescer até 60 cm, mas podem ficar-se pelos 30. Os Gyrinocheilus aymonieri estão registados como 28 cm no fish base no entanto em aquario nao é vulgarmente registado um peixe com essa dimensao por quem os mantem há muitos anos. considera-se que em aquario o tamanho que atingem é 15 cm. Tanto um como outro suportam agua doce a 16C, temperatura comum em portugal... plecos... olha que já estão a começar a ser vendidos plecos grandes para o estilo de aquariofilia de monsterfish, e o preço dos plecos grandes é 15 euros pra plecos com c.20 cm.

 

tens é que comprar um aquario maior. pela imagem tb me pareceu pequeno. o aquario minimo recomendado deve ter as dimensoes 60x30x30

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...