Akadama


Ivo Seabra

Recommended Posts

Boas

 

Depois de alguns anos sem ter aquários voltei hoje a este fascinante hobbie.

 

Comprei um aquário usado que ja tinha tudo ou seja filtros luzes substrato e ate plantas :P

 

Ontem enchi o aquário e a akadama levantou muito pó, hoje depois do pó ter assentado estive a plantar e levantou novamente muito pó.

 

Neste momento o pó esta quase todo assente mas as plantas ficaram cobertas dele, agora a minha questão e existe alguma maneira de retirar o pó de cima das plantas e troncos???

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, ha quem lave e quem não lave. Eu tenho akadama em alguns aquarios e nunca lavei, até porque a akadama com o tempo acaba por se desfazer e ficar em po, ao lavar na minha opinião vai acelarar isso e essa poeira não desaparece, cada vez que mecher nela, vai levantar poeira...

 

Abraço :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um bom filtro e passar pelas plantas resolve isso.

 

Apesar de algumas pessoas lavarem a Akadama eu penso que não se deve lavar, é argila como tal....vai sempre se desfazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, ha quem lave e quem não lave. Eu tenho akadama em alguns aquarios e nunca lavei, até porque a akadama com o tempo acaba por se desfazer e ficar em po, ao lavar na minha opinião vai acelarar isso e essa poeira não desaparece, cada vez que mecher nela, vai levantar poeira...

 

Abraço :eusathink:

 

Quando dizes que com o tempo acaba por se desfazer, a quanto tempo é que te referes(+-)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sinceramente não tenho conhecimento da durabilidade, pelo menos por experiencia propria. Tenho akadama em 2 aquarios á pouco mais de um ano e não noto grande diferença. Já me falaram que se pode aguentar 3, 4 anos (parece-me pouco tempo e ate duvido). Agora na minha opinião penso que se andares regularmente a "mecher" ( plantar, mudar layaut, etc) que se desfaz mais rapidamente.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sinceramente não tenho conhecimento da durabilidade, pelo menos por experiencia propria. Tenho akadama em 2 aquarios á pouco mais de um ano e não noto grande diferença. Já me falaram que se pode aguentar 3, 4 anos (parece-me pouco tempo e ate duvido). Agora na minha opinião penso que se andares regularmente a "mecher" ( plantar, mudar layaut, etc) que se desfaz mais rapidamente.

 

Abraço

 

 

Peixes de fundo (que revoltam o fundo do aqua) também podem provocar o levantar da poeira.

As manutenções de limpeza do fundo do áqua podem igualmente provocar essa poeira, mas com um aqua densamente plantado ou plantado também pouco se pode aspirar o fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok

 

É que já tenho a mais de 1 ano e não notei que se tenha desfeito, a poeira tenho ideia que é a mesma que aparece em alguns aquarios com outro tipo de substracto, incluindo areão do rio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio o meu aquario esta ciclado.

 

Agora ja tentei aspirar o fundo ja fiz mil e uma coisas mas as plantas estao cobertas com poeira da akadama.

 

Em principio vou remover toda a akadama e lava la bem.

 

A minha questao e a seguinte tirando a agua do aquario parando filtros limpar a akadama e voltar a por a mm agua, sera que o ciclo e afectado???

 

Cumps

 

Is

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavar a akadama nao adianta, pois como já foi dito é argila e vai sempre largar poeira (desfazendo.se) se a lavares, tenta passar com áqua mas nao com muita pressão.

Eu usei akadama na montagem de um dos meus aquas, não a lavei, apenas tive o cuidado de quando o enchi o fazer de forma a que nao levanta-se a tal poeira(com um pires ou com uma mangueira a deitar pouca agua.

No dia seguinte a poeira desapareceu com a filtragem, restando apenas particulas a superficie da agua (pedaços de raizes...cascalho etc.

Também fiquei com poeira nas plantas, apontei o fluxo de aqua um pouco na direção das plantas e com a ajuda de um resto de mangueira do filtro fiz de aspirador que uso para remover a poeira.

De qualquer das maneiras tem paciencia que a poeira dasaparece com uma boa filtragem .

 

Cumps

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

 

O meu aquário "Pinni"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.