termoestato


skewze

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

recentemente adquiri um aqua com as seguintes medidas: 150x60x50.

 

450litros brutos mas pelos meus calculos deverá necessitar de 375 litros de agua sendo que ele nao fica cheio até até ao limite da altura.

A questão é que li algures no forum, um utilizador que mantinha um aqua de agua quente com esta capacidade com um termoestato de 150W, a uma temperatura de 25ºC constante.

Entao e a regra de 1W por litro? será mesmo necessário?

O que me aconselham a nivel de aquecimento para uma aquario destas dimensões?

Alguem sabe o valor monetário mensal de electricidade para manter a temperatura adequada de um plantado de agua quente comunitário com estas caracteristicas?

Estou a pensar começar com especies fáceis de manter como espadas e guppies e alguns neons.

 

obrigado a todos :)

O meu aquario AQUI

Feedback nos negócios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pergunta não tem resposta exacta.

 

Cada caso é um caso e há muitos condicionantes que fazem a temperatura variar, logo o tempo em que o termoestato está ligado tambem varia.

Editado por testum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O testum refere muito bem. Existem dezenas de questões que influenciam a temperatura da água.

375 litros de água para aquecer dá muito trabalho e quanto mais "fraquito" for o aquecedor mais tempo ele tem que trabalhar, ou seja, ficar ligado.

Em primeiro lugar aquando do arranque do aqua (em que a água está fria), podendo ser ultrapassado se se colocar água previamente aquecida.

E em segundo lugar a localização do aqua e se o mesmo está aberto ou fechado...

 

Para aquas dessa litragem recomendava sempre o uso de dois aquecedores dispostos em locais diferente do aqua, pois para além de aquecerem mais rapidamente a água do aqua ficaram menos tempo ligados, logo poupa-se no consumo de electricidade.

 

Atenção igualmente à qualidade do termoestato, por vezes poupa-se alguns euros nisso e gasta-se na conta da luz.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem contar com a temperatura ambiente do local onde estiver localizado o aquário.... se for muito fria o aquecedor irá estar constantemente ligado se for aquecida perto dos 25º quase que o termostato não se irá ligar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dou ainda o meu exemplo:

 

Tenho um aqua que está em fase de montagem...tem apenas água que está a servir para teste do equipamento (filtro e termoestato externos) e o mesmo tem uma litragem bruta de 112 litros.

Está cheio até cima e é aberto.

 

O termoestato trabalhou bem no arranque (não aqueci a água) e agora apenas liga por uns minutos (muito poucos, não contabilizo).

 

O termoestato é de 200W (eu sei é muito, mas termoestatos exteriores só consegui a essa potencia) e a temperatura está nos 24º.

 

O aqua está na sala, a um canto oposto à janela e porta de entrada do espaço.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois existe mt condicionantes mas se quiseres ter uma ideia aqui vai.

temos entao um termo de 150w

q só trabalha 12h por dia.

temos uma tarifa simples domestica em q o preço do kw/h é 0.1285€

entao é assim:

150w=0.150kw

entao temos

1kw/h_____________0.1285€

0.150kw___________X

fazendo as contas.

fica-t numa hora por 0.0192€

isso num dia e como sabendo q so trabalha 12 h fica por 0.23€

isso num mês fica por 7.17€.

 

se tiver enganado corrigam-m.

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse valor parece-me muito por cima! Com um bom termostato, não ficaria 12 horas ligadas por dia! 7 euros só para o termostato? Se pagássemos isso, acho que não haveria tantos aquariofilistas em Portugal...lol.

 

Segundo esta tabela, um frigorífico tem em média 200 watts de potência e um consumo médio mensal de 40 kWh, logo um custo de 5,14. Acho que um frigorífico gastará muito mais que um termostato de 150 watts que está bem mais de metade do tempo desligado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já foi tudo dito, a litragem, o comprimento do aquario, o aberto/destapado e a temperatura ambiente condicionam bastante. Mas um de 150W para o aquario em questão 150 cm, 375 L, falta saber se é tapado e a temperatura da casa, nomeadamente no inverno e sabendo que em Portugal as casas sao mal isoladas porque é um pais com boas temperatura ambiente durante boa parte do ano na faixa litoral.

 

tendo isto em conta recomendaria, 200W no minimo dos minimos. Mas poderá nao ser suficiente. é engraçado é que vejo muita gente com termoestatos potentes em pequenos aquarios, algo que é desaconselhado, e fazem isso possivelmente por pensarem que é melhor ou dá "status".

 

Mas tudo dependerá da casa! tem aquecimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse valor parece-me muito por cima! Com um bom termostato, não ficaria 12 horas ligadas por dia! 7 euros só para o termostato? Se pagássemos isso, acho que não haveria tantos aquariofilistas em Portugal...lol.

 

Segundo esta tabela, um frigorífico tem em média 200 watts de potência e um consumo médio mensal de 40 kWh, logo um custo de 5,14. Acho que um frigorífico gastará muito mais que um termostato de 150 watts que está bem mais de metade do tempo desligado.

 

 

boas

 

pois esse valor é mesmo por cima tou a dar um exemplo!

e dizes q as contas nao estao bem feitas!?

nao tou a dizer q o termo trabalhe 12 horas e eu disse q havia mts condicionantes mas pode trabalhar nao?

e tu achas q um frigorifico trabalha 12 horas por dia?se trabalhasse faz as contas e diz-m alguma coisa.

se tiveres um aqua aberto por cima de 150 litros num sitio frio tipo 15º com um termo de 150w pra uma temp de 27º vais ver quantas horas trabalha o termo se nao trabalhar o dia todo.

antes de mandar bitaites aconselho-t a pensar um bocadinho.

só vies-t aqui criticar e ainda por cima nao disses-t nada de jeito.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e tu achas q um frigorifico trabalha 12 horas por dia?se trabalhasse faz as contas e diz-m alguma coisa.

cumps joni

 

Por precisamente um frigorífico não trabalhar 12 horas por dia, mas sim 24 e por o frigorífico em média consumir mais do que os tais 150 watts (na tabela estão 200) e se um frigorífico consome cerca de 5 euros, um termostato, ainda que funcionasse 12 horas, não gastaria 7 euros, seguramente.

 

Quando falei no termostato, falei num bom, ou seja, adequado às condições. Não referi as várias coisas que podem fazer aumentar ou diminuir o tempo de utilização, porque já estava repetida muitas vezes em cima...

 

Já agora, foi por pensar um bocadinho e após uma boa pesquisa, que achei que 7 euros era demasiado para um termostato...Repara que até fui buscar um outro exemplo...

 

Mas se ainda não te chegar, este utilizador criou o tópico em duplicado e eu já tinha falado das mais variadas condicionantes aqui

 

E não percebo-te. Dizes que caso estejas enganado, para te corrigirem. Eu dei a minha opinião. Acho que 7 euros é demasiado para um consumo médio (e no teu tópico não referiste que era na pior das hipóteses). É a minha opinião. Penso que ainda esteja num país livre...

 

Mas enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas respostas que têm dado! Estive quase a desistir de ter um aquario tao grande para começar o hobbie mais a serio...

Penso que pelo que têm dito nao irei gastar tanta electricidade mensalmente mesmo que opte por 2 aquecedores de 150W e o aquario vai ter tampa de vidro para evitar evaporação e perdas de calor.

Gostava de saber a opinião alguém com um aqua destas dimensoes que podesse dar algumas dicas por experiência propria!

 

obrigado

O meu aquario AQUI

Feedback nos negócios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por precisamente um frigorífico não trabalhar 12 horas por dia, mas sim 24 e por o frigorífico em média consumir mais do que os tais 150 watts (na tabela estão 200) e se um frigorífico consome cerca de 5 euros, um termostato, ainda que funcionasse 12 horas, não gastaria 7 euros, seguramente.

 

boas

 

entao um frigorifico trabalha 24 horas por dia!?era pra rir?

sim esta ligado á ficha 24h por dia mas nesse dia so ta a fazer frio umas 5 horas por dia (ou seja o motor a trabalhar) dependendo do frigo claro e das vezes q a gente o abre e a quantidade de alimentos.se o teu funciona 24h por dia devias mandar reparar ou comprar um novo pq senao nao ganhas para a electricidade q gastas so pra o manter ligado.pq sera q o frigo em media so gasta 5€?e tu disses-t q o frigo em media trabalhas 40kw/h mensais isso da quantas horas por dia?é fazer as contas mas ja vi q és mau a matematica.mas de certeza q nao te da 24h por dia da-t pra ai 6.5h por dia mais ou menos ou nao?.

entao dizes tu q o frigo trabalha 24h por dia entao fazendo as contas a um frigo de 150w.

150w sao 0.15kw

1kw/h sao 0.1285€ tarifa domestica simples.

entao 0.150kw/h sao 0.019€ por hora!certo?

esse valor multiplicado por 24h sao 0.46€ num dia certo?

isso num mês q sao 30 dias q é multiplicar o valor diario por 30

isso quanto dá?13.87€

certo?ficava bem caro ter um frigorifico em casa!

 

Quando falei no termostato, falei num bom, ou seja, adequado às condições. Não referi as várias coisas que podem fazer aumentar ou diminuir o tempo de utilização, porque já estava repetida muitas vezes em cima...

pode ser o melhor termo do mundo se nao tiver as condiçoes adequadas pro bom funcionamento dele nao vais fazer milagres.temos q pensar em tudo nao vai ser um termo bom q te vai resolver o problema das condiçoes a dversas.um termo de marca foleira faz o mesmo trabalho q um de marca boa se tiverem os dois nas mesmas condiçoes.a unica diferença é a qualidade do produto e a fiabilidade e claro o preço.

Já agora, foi por pensar um bocadinho e após uma boa pesquisa, que achei que 7 euros era demasiado para um termostato...Repara que até fui buscar um outro exemplo...

nao pesquises faz mas é contas.como ja te disse depende das condiçoes do aqua se elas forem más ate te gasta mais .

Mas se ainda não te chegar, este utilizador criou o tópico em duplicado e eu já tinha falado das mais variadas condicionantes aqui

pois falas-t e bem mas repito nunca é impossivel um termo de 150w gastar 7€ euros mês ou mais consoante as condiçoes.

E não percebo-te. Dizes que caso estejas enganado, para te corrigirem. Eu dei a minha opinião. Acho que 7 euros é demasiado para um consumo médio (e no teu tópico não referiste que era na pior das hipóteses). É a minha opinião. Penso que ainda esteja num país livre...

 

 

Mas enfim...

deste a tua opiniao mas em de forma de gozo como se eu nao soubesse o q estava a dizer.

podia ter sido ai q falhei mas no topico seguinte disse q era um exemplo .eu sei la quais eram as condicionantes do aqua dele!

e sim tamos num pais livre e podes dar as opinioes q quiseres mas nao induzindo as pessoas em erro.

 

mass tass

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais te informo que se o teu frigorífico não funciona 24 horas por dia, é que devias arranjar um novo. Porque mesmo que não esteja no processo de arrefecimento, está sempre a funcionar. Basta encostares a mão para sentires as vibrações.

 

Mas pronto, tu na tua. Podes continuar a gastar 7 euros com o teu termostato. Eu quero é saber onde te baseias para teres a certeza que o valor que dás é mais certo que o meu...Mas eu é que atiro bitaites para o ar e só estou a gozar(??)...Ao menos arranja uma fonte qualquer, onde se possa ver um valor aproximado do teu...Eu arranjei uma que num frigorífico se gasta cerca de 5 euros mensais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao o meu frigo nao trabalha 24 horas por dia e nao esta avariado e sabes pq ?pq sou tecnico electromecanico e sei do q falo.e podes dizer o q quiseres e garanto-t q um frigorifico nao trabalha 24h por dia (tou a falar do motor q é o elemento q mais consome nos frigorificos e as resistencias de descongelamento caso tenha nao nos elementos perifericos pq esses nao consomem quase nehum)nem aqui nem na china a nao ser q esteje com problemas de isolamento ou de gaz ou de compressao.o q tu podes sentir ou ouvir em alguns frigos principalmente os no frost é ventiladores no interior q fazem circular o ar.

e nao me vou alongar mais pq por mais q te explique nao chegas lá.e mais uma vez faz contas.

 

 

 

 

 

cumps jonni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah sem escarrapachar aqui as matemáticas e as engenharias,

 

fiz contas ao meu aqua, 8w pro filtro, 200w pro termoestato, 9 horas de 29watts de luz mais 7 horas de 108w de luz, (ha-de haver mais tempo de luz quando houverem menos algas), num aqua de 206 litros brutos, dá-me uns €14/15 em electricidade por mês no inverno, e uns €9/10 no verão.

 

Isto nao sai de borla, mas tambem não é uma fortuna.

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas piom

 

e quanto gasta de aquecimento?

nao referis-t as horas q o termo funciona.

e a iluminaçao é feita com balastros electronicos ou balastros ferromagneticos?é q se for electronicos so tens mesmo de fazer as contas com os watts das lampadas se for ferromagneito tens q ver q o balastro tbm consome e bue.

pois nao fica nada barato eu ainda pago mais com 4 aquas com 144w de luz e 800w de aquecimento mais 90w de bombas nao é pera doce.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Feitas as contas:

 

5€ em aquecimento do aqua (200w).

 

Ora, um de 150w (3/4 de potência), dá...3,75€...É só quase metade do teu valor....Mas ok. Vamos fazer contas...

 

 

no verao 5€€ no inverno 10 €€

tas sempre a bater na mesma tecla!tava a dar um exemplo se o termo trabalhasse 12h por dia.e ja te disse q um termo q trabalhe 12h por dia e q consuma 150w custa nada mais nada mesmo q 7€€.no inverno gasta mais pq trabalha mais horas no verao gasta menos pq trabalha menos horas é assim tao dificil de perceber?e acredita q ha termos a trabalhar 12h por dia ou ate mais dependendo das condiçoes.

nao sei pq tas a insistir tanto no obvio.

 

vai ver o link la comprova o q eu digo.

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz contas ao meu aqua, 8w pro filtro, 200w pro termoestato, 9 horas de 29watts de luz mais 7 horas de 108w de luz, (ha-de haver mais tempo de luz quando houverem menos algas), num aqua de 206 litros brutos, dá-me uns €14/15 em electricidade por mês no inverno, e uns €9/10 no verão.

 

 

Tu nem soubeste ler o que o PioM disse...Se no Inverno ele gasta 15 euros e no Verão gasta 10 euros, sabendo nós que todas as componentes têm consumo igual no Verão, só o termostato é que funciona menos tempo (se é que chega a ligar, eu no Verão desligo o termo), quer dizer que ele gasta 5 euros em termostato de 200 watts, no pico do Inverno. Ora, um termostato de 150watts, não vai gastar mais que isso, de certeza (atendendo às proporções dos aquários). Mas o teimoso sou eu...

 

Tu dás um exemplo, que dizes que 7 euros é o esperado (em momento algum referiste que era um máximo, dando a ideia que é um consumo médio) que consuma...Mas pronto, eu é que sou o teimoso...

 

Um termostato pode gastar até mais do que 7 euros...Se tiver sempre ligado no oceano gelado...Agora acho que mais alguém já te deu um exemplo que, em média, o consumo é ainda bastante inferior a esse valor...Mas o teimoso sou eu...

 

Volta Scolari, estás perdoado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu nem soubeste ler o que o PioM disse...Se no Inverno ele gasta 15 euros e no Verão gasta 10 euros, sabendo nós que todas as componentes têm consumo igual no Verão, só o termostato é que funciona menos tempo (se é que chega a ligar, eu no Verão desligo o termo), quer dizer que ele gasta 5 euros em termostato de 200 watts, no pico do Inverno. Ora, um termostato de 150watts, não vai gastar mais que isso, de certeza (atendendo às proporções dos aquários). Mas o teimoso sou eu...

 

Tu dás um exemplo, que dizes que 7 euros é o esperado (em momento algum referiste que era um máximo, dando a ideia que é um consumo médio) que consuma...Mas pronto, eu é que sou o teimoso...

 

Um termostato pode gastar até mais do que 7 euros...Se tiver sempre ligado no oceano gelado...Agora acho que mais alguém já te deu um exemplo que, em média, o consumo é ainda bastante inferior a esse valor...Mas o teimoso sou eu...

 

Volta Scolari, estás perdoado...

 

 

pessoal.. a potência que é indicada é a potência máxima a que o aparelho dissipa... se ele não estiver a funcionar a 100% não vai dissipar essa potência logo o consumo varia..pelo menos isto é o que deve acontecer num bom equipamento eléctrico actual xD

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não discutiram a tarifa bi-horária :P,

 

As formulas que foram referidas para calcular os custos estão correctas.

 

Por defeito os termostátos quando ligam consomem sempre a mesma potência, pois são meras resistências.. Se tivessem variador de potência ou mesmo uma resistência variável já seria diferente...

 

Os valores que referem são difíceis de calcular pois os termos ligam e desligam quando lhes apetece.. Claro que manter um aquario a 30ºc não é a mesma coisa que manter a 24ºc logo ai existe uma diferença na factura...

 

O bi-horário é uma ajuda para todos os aquários pois de noite é quando as temperaturas baixam logo os termos trabalham mais tempo!

 

Darker_JR o que disseste não está correcto.. um exemplo nos filtros Eheim pro 2078 que dá para controlar o fluxo electrónicamente consegues obter consumos diferentes isto pq aqueles 2 botões variam a potencia injectada na bomba.. logo quanto mais potencia mais fluxo vais ter e maior consumo da bomba.. o mesmo não se passa com os termostátos

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike, tens toda a razão... até acho que nem vale a pena tentar fazer essas contas, tal a diversidade de factores envolvidos! (de qualquer forma, quer gaste 5, quer gaste 10, deixamos de aquecer a água por isso?)

 

O único meio de fazer algo com credibilidade seria ligar o termo a um aparelho que regista os consumos em contínuo e nos dá o consumo acumulado, em kwh.

 

Reforço o que disseste: é muito diferente aquecer um aquário a 30ºC do que aquecer a 24 ºC e essa diferença é tanto maior quanto mais baixa for a temperatura média da habitação. (no primeiro caso a energia dissipada é muito maior...)

 

Agora uma coisa é certa: para o mesmo aquário, mantendo a mesma temperatura, na mesma habitação, um termo de 150W gasta o mesmo que um de 200W...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.