Limpeza de aquario


che

Recommended Posts

olá !!!

tenho o meu aquario há cerca de ano e meio e já tem o areão muito sujo, e estou a pensar em limpar o aquario.

como tenho o aquario com cerca de 15 peixes gostaria de ajuda como fazer a limpeza

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a que tipo de limpeza de referes? Presumo que de vez em quando tenhas feito uma TPA (Troca parcial da agua), cerca de 20%.

Quanto ao areão, não o retires. Arranja um aspirador de areão (talvez é o que usas para a TPA) e limpa a sujidade que existe nele :discuss_gathering: Não é necessário retirares os peixes, isso provocaria uma situação de stresse.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é uma operação delicada...Não muito indicada, mas por vezes, por motivos de força maior, necessária...

 

Primeiro, desliga o filtro e possíveis bombas de ar, de forma a deixar a água calma e os possíveis detritos caírem no fundo.

 

Segundo, arranja um grande recipiente onde possas colocar os peixes e o termostato (ou então se estiveres numa divisão muito quente, não precisas de termostato - podes usar um aquecedor de casa para aquecer a divisão).

 

Terceiro, tira mais de metade da água do aquário, para a utilizares novamente no outro aquário (daí ser importante desligar o filtro, para não usares água com muita porcaria, para não sujares o novo aquário). Nesse mesmo recipiente, guarda as matérias filtrantes do filtro.

 

Quarto, retira o areão para algum recipiente e utiliza a água do aquário para o lavar (não convém lavar com água da torneira, de forma a não perderes (todas) as bactérias que estão alojadas no areão). Atenção para não desperdiçares demasiada água e ficando metade do areão sem a limpeza. Podes aproveitar esta água para limpar o filtro também.

 

Quinto, limpa o aquário, apenas com água quente (não demasiado, para não estragar os silicones).

 

Sexto, monta o areão e as plantas a teu gosto.

 

Sétimo, começa a encher o aqua com a água antiga, só depois com a água nova (não esquecer de a deixar repousar pelo menos 24 horas num recipiente aberto de forma a evaporizar o cloro).

 

Oitavo, colocar filtro e termostato a funcionar e aguardar que esteja já tudo bem.

 

Nono, colocas os peixes tal e qual como se tivesses comprado numa loja (num saquinho durante 15 minutos para se ambientarem à temperatura e mais 15 minutos com mistura de água do aquário e só depois coloca-los no aquário)

 

Décimo, desfruta do novo aquário :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.