Glosso não cresce na horizontal...


Egnom

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário com cerca de 120 litros e a calha é uma sun-sun com 3 x 39 watts, com as lampadas originais.

Montei o aquário há pouco tempo e queria fazer um tapete de glosso, mas este em vez de se estar a espalhar na horizontal, está a crescer para cima.

Parece me um sinal de falta de iluminação... Ou será do espectro das lampadas? Como aquilo é luz branca, talvez falte um pouco de luz mais amarelada... Será isso? O que me aconselham?

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive esse problema com a glosso. Mas era falta de iluminação, 50 W para 120L. Vou voltar a tentar num 25L. E sim, altos K emitem na zona do azul a clorofila alfa necessita também de baixo espectro na zona do vermelho. Uma 5000k ai era bem vinda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o crescimento horizontal ou vertical é condicionado sim pela iluminação, tanto a intensidade como o espectro, mas ao contrario do que sugerem, mais azul leva a um crescimento mais horizontal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá just, podes desenvolver isso mais um pouco?

 

Tenho aqui ao meu lado (em Peniche) um aquário de 40L e uma lâmpada de 36W PL-L, tenho o mesmo problema, apesar de bom crescimento horizontal, as folhas ficam muito altas, sempre pensei que quanto mais a rondar os 10000ºk mais baixa ficasse.

 

Abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) mais azul leva a um crescimento mais horizontal.

 

 

(...) sempre pensei que quanto mais a rondar os 10000ºk mais baixa ficasse.

 

Abraço,

Fernando

 

 

Isto não é a mesma coisa por palavras diferentes? lâmpadas com mais de 10000ºK são para o azulado ou estou enganado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei porquê, mas eu e o Space Cowboy há uns anos comprovamos que o facto da glosso ser de cultivo emerso ou imerso também influenciava o seu crescimento.

Quase toda a glosso propagada imersa, tinha um crescimento vertical preferencialmente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não é a mesma coisa por palavras diferentes? lâmpadas com mais de 10000ºK são para o azulado ou estou enganado?

Ups... não sei porquê mas percebi Amarelo... sorry, my mistake!

 

De qualquer forma coloquei mais uma lâmpada de 36W. 72W em 40L de água... é bom começar a controlar todos os dias NO3 e PO4 :D É cá uma "bujarda" de luz...

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei porquê, mas eu e o Space Cowboy há uns anos comprovamos que o facto da glosso ser de cultivo emerso ou imerso também influenciava o seu crescimento.

Quase toda a glosso propagada imersa, tinha um crescimento vertical preferencialmente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Isto parece-me realmente interesse, sabes a razão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Isto parece-me realmente interesse, sabes a razão?
Não sei porquê...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

eu tinha glosso num vaso, propaga na horizontal.

O problema não é esse... Na forma emersa obviamente que a glossostigma crescerá na horizontal, pois a planta não consegue criar caules suficientemente fortes para a sustentar.

O que eu e o Pedro reparámos é que propagando pés crescidos na forma emersa, quando eram colocados dentro de água estes cresciam preferencialmente na horizontal.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Óbvio que era nos primeiros tempos. Pelo menos até ser podada... ou seja, o estolho inicial mantinha-se sempre horizontal. A partir do momento em que era replantado, todos os novos estolhos cresciam preferencialmente na vertical.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais