Material Sistema CO2


Recommended Posts

Estou a pensar montar um sistema de CO2 para uma montagem que vou fazer, mas gostava de saber de que material preciso alem da garrafa de CO2?

O aquario a que se destina o sistema é de 250L brutos e á partida nao será para manter plantas de grande exigencia.

 

Se quiserem indicar algum kit completo que esteja á venda numa loja tambem estou disposto a estudar essa hipotese, embora ache que fica mais caro.

 

Cumprimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, em termos de kit´s existem muitos modelos e marcas. Tens da Aquaristik que em termos financeiros compensa mais. Eu por opção, comprei o kit da Sera na Aquaplante, tendo em vista manutenção e peças de substituição e garantia. Depois comprei um extintor por € 35.00 de 2 Kg. para maior duração. Peças necessárias: difusor (c.c. Vasco da Gama da Boyu por € 5.00), electro-válvula, sistema de dois manómetros (sempre de dois manómetros ou a electro-válvula não funciona) para acoplar á garrafa e a garrafa. Tens a possibilidade de adquirir um regulador fino mas existem manómetros com esta peça incorporada. Mais informações dispõe.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta ;)

no entanto ainda tenho algumas duvidas:

 

- A electro-válvula é algo que não é obrigatorio para que o sistema funcione, certo? pelo que percebi serve para desligar a injecção de CO2 durante a noite, atraves de uma daqueles "relogios" de ligar á corrente....

- Compensa mais comprar um extintor ou uma garrafa de CO2 vendida nas lojas de aquariofilia?

- O CO2 depois de passar pelo sistema de 2 manometros segue ate ao difusor atraves daqueles tubos usados geralmente nas bombas de ar com pedra difusora? isto

- Quanto tempo dura +/- uma garrafe de 2Kg num aquario de 250L com plantas pouco exigentes a nivel de manutenção?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(sempre de dois manómetros ou a electro-válvula não funciona)

 

Caro AlexMontenegro,

 

desculpe a pergunta mas no quote acima diz aquilo que já havia lido noutros tópicos por aqui, ou seja, que regulador com um só manómetro não permite ligar electro-valvula (ou solenóide, é a mesma coisa, certo?)

 

Consegue explicar porquê?

É que eu andava a ver comidas para camarões num site nacional e passei pela zona de CO2 deles e encontrei um redutor de um só manómetro que alega permitir a ligação da válvula solenóide. Ver aqui, pf.

 

Não leve a mal a pergunta... é que a diferença de preço entre os reguladores com um e com dois manómetros ainda é substancial! E se pudesse optar pelos de um só manómetro... era mel!!! :animal_fish:

 

Cpts!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se são pouco exigentes.. queres o CO2 para que ?

 

o familiar para quem estou a montar o aquário quer pôr CO2 por duas razões:

 

- Mesmo sendo plantas pouco exigentes (musgo, fetos de java, anubias) quantas mais condições tiverem mais crescem e mais nutrientes absorvem, ficando assim menos para as algas

 

- Se um dia quiser pôr plantas que sejam mais exigentes ja tem um sistema mais preparado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, um sistema para electro-válvula terá ter sempre dois manómetros porque um manómetro indica a quantidade de Co2 existente na garrafa e o outro manómetro indica a pressão de funcionamento do sistema, tendo um parafuso de chave Allen (vulgo sextavada) para afinação da pressão de funcionamento, normalmente 1,5 bar. Se não conseguirmos efectuar esta regulação, a pressão no sistema é tão grande que os tubos, literalmente rebentam (acreditem porque aconteceu á minha frente no aquário do meu cunhado e parece uma bomba). Em relação á diferença de preço, eu sei que é grande mas tem de ser. Inclusivamente numa loja conceituada de Lisboa, garantiram ao meu cunhado que o sistema da TMC com um manómetro funcionava com a válvula e venderam-na em separado. Depois tiveram de aceitar a devolução e troca com um desconto pela correcta. Cumps

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para acrescentar, plisboa, na válvula 0000774 indicada no site (apesar do link não funcionar) não consegues ligar a válvula solenóide por não permitir regular a pressão do sistema. E é lógico que não levo a mal nenhuma pergunta porque quando eu não sei e pergunto também não levam a mal eu não saber.

Editado por AlexMontenegro

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob pela resposta! :character0050:

 

Entretanto, o meu pai conseguiu arranjar-me manómetros que foram usados numa cervejaria.

 

Podia ser o fim da aventura mas não é. Nem tinha graça se assim fosse, né???

Quer parecer-me que veio material a mais (LOL não tinha, agora tenho partes que não preciso!) e ainda tenho de verificar se encaixa bem na minha garrafa (vou a seguir à arrecadação muito devagarinho para não fazer barulho porque já são 2h30 da manhã...) e tenho também de descobrir como vou fazer para ligar o tubo de CO2 na saída do regulador.

Como não consigo soltar o primeiro regulador do segundo (aquilo está MESMO bem apertado!!!) estou a pensar fechar a torneira do primeiro regulador e deixá-lo tal e qual como está. Vai acabar por fazer de ligação entre o tubo que liga à garrafa e o segundo redutor (o que tem dois manómetros...).

 

Eis uma foto deles (com legenda e tudo!), acabadinhos de chegar :P

 

FireShotcapture071-img106_jpgJPEGIm.jpg

 

Peço desculpa ao dono do post por estar a usar o "seu" espaço... Ob!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para confirmar que o encaixe na garrafa é perfeito! :character0050:

Cpts!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.