Discu a variar entre claro e escuro rapidamente


Tiaago

Recommended Posts

Boas amigos!

 

Recentemente passei de um aquario de 470L em que tinha escalares para um de 240/250 em que coloquei discus.

Comprei 6 Discus (2+2+2) a criadores da zona de Lisboa com cerca de 15 dias de diferença entre eles. Os ultimos tem uma semana.

 

Para além de 6 Discus (todos eles compreendidos entre 5 e 7 cm's) tenho 20 Nariz de bebado, 10 neons (10 nariz de bebado e os 10 neons introduzidos ontem)

 

Fauna:

- 6 Discus (todos eles compreendidos entre 5 e 7 cm's)

- 20 Nariz de bebado (10 introduzidos ontem)

- 10 neons (todos introduzidos ontem)

- 4 otto's

- 2 corydoras

 

A flora é constituida por várias plantas, algumas de crescimento rápido e outras lento, não sei quais as especies.

 

A Filtração é feita com 1 filtro Jebo externo (com uns 4 litros de materia que já estava maturado quando coloquei no aquario) e um eheim 2080 com (12L de materia - 7 de substrato) que estava limpo mas que está no aquario à cerca de um mês.

 

A temperatura é de 31º.

Nitratos cerca de 25mg/l

Nitritos o 0mg/l

PH por volta dos 6.

Dureza e isso não sei de momento.

 

O teste foi feito antes de TPA que não era feita há 5 dias, portanto o nivel de nitratos baixa com a TPA... espero :)

 

Bem, depois desta introdução, vem os problemas que me tenho deparado.

 

Quando introduzi o 2º pacote de discus, demorei um pouco mais que o normal a fazer a mudança que foi feita num balde com gota-a-gota e a agua arrefeceu mais que o que devia. mas não houve problema com os disquitos quando os coloquei. Tiveram ictio todos passados uns dias, a agua estava a uns 28º. subi para 32 e o ictio passou em 5 dias, um pequeno cardume de neons rosa morreu pela temperatura alta, mas fora isso ficou tudo ok.

 

Foi aqui que introduzi o 2º filtro maior.

 

Os discus novos demoraram uns 10 dias a começarem a comer, mas depois começaram a comer que nem malucos. :P

Introduzo os ultimos discus (há uns 10 dias) e um deles já come normalmente, o outro ainda não começou, mas isso parece-me normal e continuo a aguardar... quando tiver fome, come!! :P

 

O problema que me leva a postar é o seguinte: um dos discus que comprei na 2ª vez, come bem, esta "aberto", sem nenhuma marca visivel que me chame a atenção e no entanto sem perceber bem porque fica escuro e logo de seguida fica claro isto é bastante rápido que acontece. Às vezes, também parece estar com problemas a nadar, já que junto ao fundo vira a cabeça para cima e parece perder o equilibrio. A seguir fica a nadar normalmente com a cor normal como se nada fosse com ele. Ontem, especialmente estava com a barriga bastante inchada que atribuì a muita comida que comeu...

 

Outra coisa que também me parece que devo indicar é que no inicio da semana fiz uma manutenção ao aquario em que eles ficaram muito, mas mesmo muti stressados, nesse dia estavam todos escuros... mas os outros ficaram bem no dia seguinte e este também, ontem é que o vi assim...

 

A alimentação é variada (pelo menos 2x por dia) 1 com bits e outra com papa congelada e de vez em quando artémia congelada.

 

Alguns dos discus estão (mais recentes), regra geral com as riscas verticais vivas.

 

Espero que me possam ajudar/indicar o que poderá estar a passar-se com os disquitos....

 

Cumprimentos, Tiago.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que descreves penso serem parasitas internos.

 

Como são as fezes?

 

Se não desparasitaste quando chegaram eu faria uma desparasitação. ou fluvermal, ou flagyl.

 

Normalmente uso flagyl, mas o fluvermal funciona melhor embora seja bastante mais forte.

 

Se fores fazer fluvermal, desce a temperatura para os 28º e aumenta a oxigenação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais