Nano Lava


hfreezer

Recommended Posts

Olá a todos

 

Resolvi fazer um nano "low tech" para brincar aqui fora de casa já que estou a viver nos Açores por tempo indeterminado.

 

Espero que gostem deste pequeno nano para invertebrados e mais qualquer coisa se me apetecer...

 

Montagem 20/03/2010

 

Dimensões: Na me lembro (kit aquapor 18lts)

Volume: 18lts brutos

Iluminação: 9W

Filtragem: Hydor 150lts/hr

Substracto: Areia branca / terra de vaso / pedra viva (acho eu)

Aquecimento: Aquapor 25W

 

Fauna:

.10 Neocaridina Var Wild - 10 Un

.2 Pomacea Bridgesi (será mesmo)??

.Bués de caracóis que na sei bem quais são (planorbis???)

 

Plantas:

Vesicularia dubyana (Musgo Java)

Vesicularia montagnei (Musgo Christmas)

Microsorium pteropus (Fetos de Java)

Microsorium pteropus var Widelow

Anúbias Nana (acho eu)

 

Manutenção: 50% semanalmente

Parâmetros:

pH:7

 

Agradecimentos especiais aos foristas KupraR(pela força), Tugz (dica da terra de vaso), João Pedro Faria (plantas), Jopas (anubias), Ricardo Monteiro (musgo christmas), Dexx(ampulárias) e Diogo Almeida 1990 (camarões Wild)

 

Vamos ao que a malta gosta :P;) FOTOS!!!

 

Olha o vidro!!

IMG_5977.jpg

 

Filtro

IMG_5749.jpg

 

Filtro e material filtrante (esponja e um pouco de areão pa ajudar na filtragem biológica)

IMG_5748.jpg

 

Pormenor do Filtro

IMG_5750.jpg

 

Aqui aproveitei para colar uma prata para aumentar o reflexo da luz

IMG_5746.jpg

 

Terra de vaso do continente!!

IMG_5978.jpg

 

Depois de humedecida a separar áreas de futuro plantio se necessário

IMG_5979.jpg

 

Pormenor de montagem layout

IMG_5982.jpg

 

Pormenor de montagem layout

IMG_5981.jpg

 

Acabar de atar umas coisitas no calhau de lava :P

IMG_6133.jpg

 

A preencher o layout

IMG_6131.jpg

 

Já chega de plantas 1 ;)

IMG_6138.jpg

 

Já chega de plantas 2 ;)

IMG_6137.jpg

 

Acabadinho de encher!!

IMG_6140.jpg

 

Olha um amigo que eu na tava nada à espera

IMG_6144.jpg

 

E pronto... Perece-me que é isto!!

IMG_6146.jpg

 

Se calhar é mais isto :P

IMG_6173.jpg

 

Outro prisma

IMG_6174.jpg

 

Um ataque às anúbias... aaaarrrgh!!!

IMG_6172.jpg

 

Ervilha TIME!!

IMG_6177.jpg

 

Bem, malta espero que gostem e agora já sabem, comments pa cima e "destruam" o tópico pleeeease!!!

 

PS: Ainda n tenho fotos com os bichinhos camarões, seguirão mais tarde... ;)

 

Cumps Henrique :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ta mto louco.

Gostei imenso do aspecto final, acho que os camarões vão gostar dessa salada toda.

Como está a agua a reagir com a terra que colocaste?

 

Ao nivel dos caracois .... alguns vai deixando sempre ajuda a equilibrar o sistema, outros quando tiveres os camarões por ai .... esmaga e da de comer a eles e às ampularias que adoram isso.

 

Venham lá as fotos e boa sorte. Ficou mesmo mto bem o Nano.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos

 

233 visualizações até hoje e apenas 3 comments??? Tou triste!! bang

 

Agora a sério, deveria ter postado isto na secção FOTOS E VIDEOS, tal como as dezenas de NANOS que lá estão... mas resolvi colocar na secção correcta (desabafo)

 

Bem àqueles que comentaram agradeço a vossa disponibilidade e a todos que visualizaram espero que tenham gostado... :P

 

 

Viva,

 

Ta mto louco.

Gostei imenso do aspecto final, acho que os camarões vão gostar dessa salada toda.

Como está a agua a reagir com a terra que colocaste?

 

Ao nivel dos caracois .... alguns vai deixando sempre ajuda a equilibrar o sistema, outros quando tiveres os camarões por ai .... esmaga e da de comer a eles e às ampularias que adoram isso.

 

Venham lá as fotos e boa sorte. Ficou mesmo mto bem o Nano.

 

Abraço

 

João

 

Boas João, Obrigado!!

 

Tenho mm dado os pequenos de comer aos camarões e ampulárias... na sobra NADA!! :P

 

Quanto à agua parece-me que tem reagido bem, as plantas têm crescido, não tenho dado por baixas e como faço 50% TPA semanalmente parece-me que está bem, apenas faço testes ao PH e continua no 7 certinho!!

 

Grande pinta!

vai mantendo o pessoal informado da evoluçao do teu nano!

Comprimentos

 

Obrigado reis24, ainda bem que gostaste ;)

 

evolução segue mais abaixo :D

 

Penso que ficava melhor sem misturas de areão, mas é so uma opinião...

 

Mauz, obrigado pelo teu comment. ;)

 

Tal como expliquei no inicio do post o meu objectivo com os 2 areões seria 1 para estar "imaculado", neste caso a areia branca e outro para segurar uma futura colocação de plantas servindo tb de tampão à terra de vaso, parece-me que falhei nesse particular, pois todas as plantas que tenho não se alimentam directamente do substracto, pois sao fetos, anubias e musgos.

 

Talvez uma mudança poderá aparecer... estive a pensar num areão negro com uma granolometria elevada pois existe disso por aqui a pontapé nas piscinas naturais de São Miguel, retirando o substracto fertil mas sempre juntando uma zona de areia branca... gosto muito mm... paranóias!! :P

 

 

Bem vamos lá às fotos que a malta quer é isso :D :D :D :D :P

 

O nano é velhinho por isso é que se notam os riscos ;)

 

1 das ampulárias

IMG_6236.jpg

 

Indecisão da ervilha ou cenoura :P com um "wild" às costas

IMG_6242.jpg

 

Estes miudos ainda andam por aqui...

IMG_6227.jpg

 

Dinner time

IMG_6254.jpg

IMG_6250.jpg

IMG_6244.jpg

 

Um dos "Wilds"

IMG_6225.jpg

IMG_6252.jpg

 

Uma geral

IMG_6255.jpg

 

Hoje chegaram uns amiguinhos para os "wilds"... encomendei uns "reds" aqui no forum e daqui a uns dias irei postar novas fotos!!

 

Um abraço a todos

 

Henrique cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Henrique.

 

Fico contente de ver que o aqua vai bem.

Essas plantas aparentam estar ok.

Continuava curioso em ver como a terra se tem dado.

 

Co2? Potassio? nada né ?

 

Mto bom.

 

Esses Wild estão mto bons .... atenção aos reds que ai vais colocar.

Os Wild são resultado de cruzamento entre red´s e greens e ao colocares ai red´s apenas vais estar a estragar a colonia de red´s que a seu tempo apenas será Wild.

 

Pensa nisso ha uma tabela de cruzmentos na secção dos Invertebrados que te ajuda a explicar os possiveis cruzamentos entre espécies.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa ainda não ter passado por cá…

 

O projecto está fixe e as Anubias também :transport027:

 

A fauna vai ser só essa?

 

Abraço

Cumprimentos

 

Tatiana Alves e João Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho mesmo de saciar a minha curiosidade... quando fizeste o aqua ja estava planeado ser um tributo aos açores? ou surgiu essa ideia depois de o terminar???

 

Olhando para o teu aqua o que te levou a lembrar dos açores????

Deus, Pátria e Familia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Fico contente de ver que o aqua vai bem.

Essas plantas aparentam estar ok.

Continuava curioso em ver como a terra se tem dado.

 

Co2? Potassio? nada né ?

 

Mto bom.

 

Esses Wild estão mto bons .... atenção aos reds que ai vais colocar.

Os Wild são resultado de cruzamento entre red´s e greens e ao colocares ai red´s apenas vais estar a estragar a colonia de red´s que a seu tempo apenas será Wild.

 

Pensa nisso ha uma tabela de cruzmentos na secção dos Invertebrados que te ajuda a explicar os possiveis cruzamentos entre espécies.

 

Olá João.

 

Na realidade nada mudou significativamente no nano e daí não ter postado novas fotos...

Nada de coisas pa dentro do nano para as plantas apenas agua e comida para os camarões... e tenho folhas novas de anubias e rebentos dos fetos e nada tenho feito a mais... a terra será para tirar assim como o areão castanho... n tem utilidade para o nano e por isso vai sair... ainda tou a pensar se vou deixar as pedras vermelhas... vou apanhar uns basaltos por aqui com um granulado equivalente ao tamanho de ervilhas e por no nano... vou também manter areia branca... gosto mm muito da areia!

 

A cena com os wilds e os red's é que tinha encomendado red's a um forista daqui e vieram wilds e como tava com a pancada dos red's e os mesmos já estavam encomendados não desisti deles...

 

Neste momento já tenho tantos pequenos que já ando perdido...

 

Boas,

 

Desculpa ainda não ter passado por cá…

O projecto está fixe e as Anubias também :roflroll2:

A fauna vai ser só essa?

 

Abraço

 

Eram anúbias da melhor qualidade :P

 

Sim a fauna será só isto... acho que tá mais que suficiente para brincar aos aquários... inicialmente a ideia era outra mas gostei tanto destes bichinhos que não meti peixes... até acho que postei no sítio errado e tudo... deveria era estar na secção de Aquários de invertebrados acho que agora já não consigo mudar :(

 

Abraço ;)

 

Tenho mesmo de saciar a minha curiosidade... quando fizeste o aqua ja estava planeado ser um tributo aos açores? ou surgiu essa ideia depois de o terminar???

 

Olhando para o teu aqua o que te levou a lembrar dos açores????

 

 

:D

 

São apenas 2 situações... Ter toda a vegetação verdejante e as pedras vermelhas que são daqui... ahhh e o facto de eu morar em Ponta delgada também :P

 

 

Vão haver alterações em breve para este nano... apenas ao nível da decoração...

 

Depois posto umas fotos... eu sei que isso é que a malta gosta...

 

Cumps a todos

 

Henrique :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por ter o toque açoreano já faz desse nano um projecto bonito :whocares: ta muito fixe mesmo! Se usares pedra de lavoura em vez dessas pedras vermelhas então acho que ficará melhor. Aqui (porque eu também sou dos Açores) a natureza dispõe-nos de muita variedade portanto ideias não te faltará concerteza.

 

Ah e já agora... Quando li o titulo do tópico pensei logo que ias usar elodeas mas ainda bem que não usaste pela simples razão dessa ser uma planta invasora que está a destruir as nossas lagoas :P

 

Boa sorte com isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Ola!

 

O teu nano esta simplesmente espectacular!

 

Cumprimentos e continua a actualizar!

 

 

Obrigado pelo comment... e actualizações virão assim que possível... ando para aqui com umas ideias...

 

Só por ter o toque açoreano já faz desse nano um projecto bonito ;) ta muito fixe mesmo! Se usares pedra de lavoura em vez dessas pedras vermelhas então acho que ficará melhor. Aqui (porque eu também sou dos Açores) a natureza dispõe-nos de muita variedade portanto ideias não te faltará concerteza.

 

Ah e já agora... Quando li o titulo do tópico pensei logo que ias usar elodeas mas ainda bem que não usaste pela simples razão dessa ser uma planta invasora que está a destruir as nossas lagoas :P

 

Boa sorte com isso ;)

 

Não vão haver elódeas nenhumas... :P

 

agora em relação à pedra de lavoura tou a pensar realmente mudar tudo isto... manter as plantas e a areia branca e talvez fique com uma ou duas pedras de lava vermelha... o resto vou buscar à piscina natural... umas pedritas de granulado +/- 5mm e uma ou outra maior... a ver o que é que vai sair daqui...

 

entretanto os reds e os wilds procriaram como coelhos e as ampulárias parecem bolas de ping pong... enormes!! :D

 

as plantas é que me estão a desiludir um pouco... as anúbias estão a ficar com muitas algas e as folhas novas que crescem são bastante mais pequenas :) o musgo quase que não cresceu mas os fetos estão a lançar novos rebentos e folhas... acho que só a luz não vai resultar!

 

co2 será a resposta?? n entendo nada de fertilizações...

 

vou fazer também um duplo post na área de invertebrados... pois acho que é onde é mais indicado! n faço ideia da reacção da moderação...

 

As fotos virão assim que possível

 

Cumprimentos

 

Hfreezer :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já parabens pelo teu nano, está muita porreiro, quero agradecer tambem a ideia de colocar substrato de plantas terrestres no aqua (não sabia que tambem dava e é muito mais barato), fico há espera de novas actualizações, fica bem e viva os Açores :discuss_gathering:

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já parabens pelo teu nano, está muita porreiro, quero agradecer tambem a ideia de colocar substrato de plantas terrestres no aqua (não sabia que tambem dava e é muito mais barato), fico há espera de novas actualizações, fica bem e viva os Açores :D

 

Obrigado... a dica da terra de vaso vem do membro Tugz... e achei que era uma ideia bacana e barata... agora vou remodelar o nano e ela vai desaparecer pois as plantas que tenho não necessitam dela... e cria mais carga orgânica que outra coisa pois não tenho plantas a irem lá comer... por isso out!! :P

 

Boas,

Mesmo para um nano, tá muito fixe com muitas plantas...certamente os teus camarões vão se sentir bem ai...

 

Qualquer coisa apita...

 

Cumprimentos,

Diogo Amaral

 

Obrigadão Diogo ;)

 

Esta muito bom para um nano, com muitas plantas...

Não exajeres é na kuantidade de peixes/invertebrados !

:)

 

tiago12scp... (bom nick ;) )

 

Obrigado pelo teu comment... ainda bem que gostaste... agora não te preocupes muito com a quantidade de camarões que ele vai ter pois só terá o que eles tiverem capacidade para se reproduzir... :P e como eles são sabes que isto só se poderá tornar num, sei lá.... pandemónio de reds e wilds... se achar que tiver muitos depois ofereço aqui à malta!!

 

VENHAM AOS AÇORES!!! Isto é mm lindo!!

 

Hfreezer :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Pessoal venho desta vez dizer que o Nano Lava foi desmontado e deu origem a um Nano de Ivertebrados que irei portar na área apropriada... ou seja.. aquários de Invertebrados ;)

 

Esta foi um decisão tomada devido a uma série de factores.

As plantas já estavam super grandes e atrofiavam o nano...

Tinha uma camada de terra de vaso que estava a aumentar por demais a carga orgânica do nano

Tive uma séries de mortes que fiquei sem os Wild todos... só um sobreviveu e os Reds Tambem... apenas 10 sobreviveram... e acho que só tenho 2 fémeas :D

Não gostava muito daquele areão estilo pedra viva ou sei lá o nome...

aqui está o Nano Lava no seu Prime

IMG_6222-1.jpg

 

 

o Nano lava antes de ser desmontado.... uma confusão ;)

IMG_7861.jpg

 

Quando tiver o Post do Nano de Invertebrados pronto posto aqui o link mas para teram um cheirinho aqui vai uma foto!!

 

IMG_8579.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.