É possivel começar pelo aquário de agua salgada?


xuxu.ines

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de ler alguns tópicos fiquei com a ideia de que montar e manter um aquário com agua salgada é um bicho de sete cabeças.

A minha dúvida é: será mesmo assim?

Tenho obrigatóriamente que passar pela montagem de um aquário de agua doce?

Não é possivel adquirir conhecimentos suficientes para a agua salgada sem passar pela agua doce?

 

Os aquários de agua salgada fascinam-me, mas os de agua doce nem por isso.

 

Agradeço os vossos conselhos e opiniões.

 

Cumprimentos :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Inês

 

Antes de mais bem vinda.

Possivel é sempre possivel haja vontade e €€€

 

LOL

 

Tens mta mta informação na secção dos salgados para ires lendo e pensado no assunto à medida que vais lendo.

Os aquas salgados podem por vezes necessitar de ciclar por 2 meses ou seja sem os peixinhos que gostamos tanto lá dentro.

 

Nesses 2 meses aproveitas e procuras as especies que melhor se adaptam a ti (tempo nos cuidados a ter, tipos de alimentação etc etc)

 

Entre doce e salgado vai uma imensa diferença como te disse, desde a manutenção à iluminação ...

Se as cores são o que te fascina ... tens sempre por exemplo aquarios Ciclideos Africanos nos agua doce ... tens Grandes ou Anões por isso pensa bem nisso e a escolha so pode ser tua.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como em tudo se formos bem aconselhados e tenhamos alguém acessível que seja entendido na matéria será sempre possível começar pela água salgada.

 

 

Aliás acho que são tão diferentes até nos equipamentos que será só mesmo uma questão financeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem saber nada de nada de aquariofilia tanto de agua salgada como de agua doce, iniciei-me em aquários de agua salgada...

 

obviamente que tive que informar-me o mais possível, e também já fiz erros... mas erros, só não os faz quem não tenta... até os mais conhecedores da questão cometem os seus erros...

 

agora tudo depende do gosto, e claro, como ja foi dito, da questão financeira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos vossos conselhos e opiniões.

Acho que erros todos cometemos porque ninguem nasce ensinado.

 

De momento ando-me a informar e a ler muito para tentar nao errar muito.

 

Se tudo correr bem nao tarda nada terei o meu aquario.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei de cabeça em água salgada e cometi muitas asneiras porque fui mal aconselhado. Se fizeres as coisas direitinhas consegues ter isso a trabalhar a 100%.

Eu não percebia nada e hoje em dia vou dando uma ajuda ao pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A verdade é que com tanta leitura ando um pouco confusa.

Nunca fui muito boa a quimica e toda a teoria dos compostos da agua e etc... nao me é muito facil absorver.

 

Mas creio que hei de consolidar as ideias e teorias mais cedo ou mais tarde.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

A primeira coisa a apreender seja agua doce ou salgada, é ter muita paciência e dar tempo ao tempo.

 

Depois lê muitos artigos. neste fórum ou em outros tens toda a informação que precisas.

 

Tens também algumas lojas onde existe qualidade e conhecimentos. tenta optar por essas.

 

Para um bom inicio e necessário a escolha de material adequado, para não se cometer o erros de comprar qualquer coisa e depois chegamos a conclusão que e insuficiente.

 

Pensa em algo mínimo 200L(se tiveres espaço), pois ao contrario do que se pensa quanto mais litros mais fácil e de se manter parâmetros.

 

Lê sobre sump´s e escumadores (skimmer) este sem duvida do equipamentos mais importantes de um aquário salgado.

 

Precisas também de um bom kit de testes. para começar (PH,KH,NO2,NO3, AMONIA) mais para a frente Ca/Mg e por ai. dependendo do tipo que aquario que queiras. (Fish only/ Reef com corais).

 

vai dizendo as tuas duvidas só assim consegues evitar alguns erros.

 

Mais a frente vais perceber que a aquariofiliia não é uma ciência exacta... apreendes com o tempo e experiência.

 

Boa sorte para o teu projecto que vás em frente.

 

Cumprimentos,

Marco Pires

Cumprimentos,

Marco Pires

6c64ca7b09c6a2b299ab458cb70f48ceu221a204.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ines,

 

é bem possivel começar por um salgado, eu que não percebia nada de peixes só tinha tido os peixinhos dourados normais e deixava-os morrer sempre, já tenho aqua salgado à 6 meses e..só far so good!

 

Eu comecei por ler também imensa coisa, o que me fez ficar toda baralhada e confusa, este fórum, o pessoal aqui do fórum tem sido uma ajuda tremenda (desde já agradeço por isso) e sim é conveniente que tenhas alguém conhecido que te possa ajudar porque por muito que o pessoal do fórum ajude por vezes é necessário verem o que se passa para poderem ajudar por isso convém ter alguém que perceba da coisa e que possa dar um saltinho a casa quando o desespero aperta. :P

 

o meu concelho é: lê as bases do que é a aquariofilia de agua salgada, aqui no fórum tens tudo o que precisas, pergunta ao pessoal que no que puder-mos ajudamos;

 

tens de ter paciência e euritos disponíveis, monta o aqua apenas com o essencial no inicio, depois com o tempo vai melhorando.

 

não leias muito porque chega a um ponto que ficamos todasssss baralhadinhas das ideias, fica-te pelo essencial e vai matando as curiosidades que aparecerem pelo caminho.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais