Mudança 360


Shadz

Recommended Posts

Boas tardes venho aqui pedir a vossa ajuda para que a minha mudança corra toda bem. Então é assim, eu este fim de semana vou fazer uma grande mudança no meu aquario retirar a areia silica e colocar areao negro como fundo, visto reflectir menos luz e fazer a casa dos meus discus um melhor lugar para viver. Acham que devo fazer esta mudança??

Que cuidados devo ter quando realizar a mudança??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quer remover todo o areão de uma só vez? Acho meio arriscado pois o areão é a moradia da maioria das bactérias que se formaram no ciclo do azoto.

 

Qual a profundidade do aquário? Tem muitas rochas, plantas, coisas que podem atrapalhar a mudança?

 

Eu também tenho um aquário em que pretendo fazer o mesmo. Estou pensando em fazer o seguinte:

 

 

No meu caso, o aquário tem 30cm de profundidade (da frente até o fundo). Divido mentalmente o aquário em 5 partes de 6 cm cada.

Coloco uma régua (ou mesmo uma tabuinha de madeira) de 30cm (atingindo da frente até o fundo do aquário, perpendicular ao vidro da frente), só que por dentro, é claro.

Nesta quinta parte (primeiro quinto), após a colocação da régua como expliquei acima, retiro o areão correspondente e substituo pelo novo.

Após mais ou menos uma semana faço o mesmo com a próxima quinta parte e assim sucessivamente até terminar. No caso, começo da esquerda para a direita, substituindo a cada semana um novo quinto de areão.

 

Monitora sempre os níveis de amônia e espera a próxima substituição se for preciso.

 

 

Vai dar trabalho mas eu acho mais seguro do que fazer tudo de uma vez fato este que pode provocar uma pico de amônia. Fazendo aos poucos dará tempo da colônia de bactérias se estabilizar e não prejudicar seriamente os peixes.

 

 

 

cumps.

 

 

 

Jaque

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os filtros todos ciclados e a água iria ser 70% aproveitada para esta transformação. A minha ideia era retirar todos um peixes para um tanque de 80cm enquanto realizo a mudança. Após mudança realizada esperar 24horas até introduzir de novos os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:twisted:

 

No titulo do teu post tens " Mudança 360 ", isso é suposto ser mudança de 360º (Graus)? é que se for acho que vais dar ao mesmo...

 

Lol desculpa mas não resisti...

 

Agora a sério...

 

Sim, a grande parte das bactérias resultantes do Ciclo do Azoto tão no areão e é aconselhavel mudares aos poucos para não as perderes e fazeres uma revolução nos parâmetros da agua...

 

O método do Jaque é um dos mais viáveis...

 

Cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;)

 

 

Sim, a grande parte das bactérias resultantes do Ciclo do Azoto tão no areão e é aconselhavel mudares aos poucos para não as perderes e fazeres uma revolução nos parâmetros da agua...

 

O método DA Jaque é um dos mais viáveis...

 

 

Boas

 

E quando da troca da fração do areão como explicado acima, aconselho colocares uma dose de bactérias Seachem Stability ou outra marca de confiança para repor mais rapidamente as bactérias perdidas e minimizares os riscos.

 

 

Cumps

 

 

Jaqueline

Editado por Jaque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Eu já vim tarde mas mesmo assim vou perguntar, porquê colocar uma dose de bactérias? 70% de água maturada e 2 filtros também ciclados não chega? A meu ver isso já é um exagero, tudo bem que os discus são sensíveis, mas não são nenhumas flores de estufa, os filtros também têm a sua dose de bactérias e deve ser mais que suficiente para manter os discus em condições senão como é que se mantém discus em água e vidro com filtros de esponja? Onde é que estão as bactérias? Só podem estar no vidro e na coluna de água pois não tem nem filtro de balde nem areão, mesmo assim crescem muito bem e ainda se reproduzem em tais condições, logo acho que estais a exagerar... Quanto a esses líquidos com bactérias, para tirar cloro e afins a meu ver é deitar dinheiro fora, já usei no meu nano e não adiantou de nada nem notei alteração nenhuma, por muito que nos custe para uma boa dose de bactérias temos de meter vivos para defecar/urinar na água logo os primeiros peixes a entrar no aquário estão sujeitos a morrer é triste mas é mesmo assim temos sempre de atirar um ou outro peixito nos primeiros dias de vida do aqua e fazer figas para ele não morrer, pois para completares um ciclo com esses líquidos não te safas a melhor maneira a meu ver é mesmo com água e filtros maturados...

 

cumpz

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assino por baixo.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Penso que o método que o Shadz falou logo no inicio seja o menos stressante para os peixes. Andar a remexer no fundo levanta muita matéria orgânica o que torna a água imprópria.

 

É preferível tirar os peixes e tratar do fundo, voltando a meter os filtros ciclados. que andar a fazer por partes.

 

Mesmo que inicialmente haja alguma amónia, basta ir controlando e efectuar mais TPA's.

 

MAs isto é a minha opinião.

 

Cump's a todos :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Aproveito este tópico para expor umas questões.

Ontem, um amigo meu arranjou-me areia que retiraram dos filtros das piscinas onde ele trabalha. Estava a pensar em trocar o areão que tenho no aquário por essa areia.

 

1º- O facto de ser areia retirada de uma bomba de uma piscina, se eu lavar-lha bem, o cloro e outras impurezas poderão serem retiradas?

2º- Posso usar esta areia no aqua? Não vejo conchas nem nada calcário na areia que possa vir a elevar os parâmetros.

3º- No dia que fizer a mudança do fundo, posso já colocar os peixes no aqua? Isto, porque não tenho outro lugar onde os passa manter.

 

Obrigado

SrSilva.

Editado por Nuno Fontela
Quote desnecessário

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º- O facto de ser areia retirada de uma bomba de uma piscina, se eu lavar-lha bem, o cloro e outras impurezas poderão serem retiradas?

 

Não acho que devas arriscar pois sabes que as piscinas levam alguns químicos e não sei até que ponto os químicos ficam "entranhados" na areia e visto tratar-se de uma areia barata acho que não compensa o risco, mais vale areia novinha e bem lavadinha...

 

2º- Posso usar esta areia no aqua? Não vejo conchas nem nada calcário na areia que possa vir a elevar os parâmetros.

 

Acho que a primeira resposta responde à segunda

 

3º- No dia que fizer a mudança do fundo, posso já colocar os peixes no aqua? Isto, porque não tenho outro lugar onde os passa manter.

 

Logo que aproveites ai uns 60%/70% da água, os filtros sejam os mesmos já ciclados e a areia nova esteja livre de impurezas é só deixar a poeira assentar e atira os peixes lá para dentro que não terás problemas não é que a poeira te mate os peixes mas é uma questão de camaradagem para com os peixes, os bichos não devem gostar muito de estar numa nuvem de pó, eu pelo menos não ia gostar muito :P

 

Espero ter ajudado,

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz uma troca identica há poucos meses(2), e adivinhem, arranjei um recipiente com uns 40lt, coloquei o termoestato lá dentro, bomba de ar e os peixes, e outro para guardar 80lt de água. Mantive os filtros que estavam ciclados e ao fim de 5 horas... peixes para dentro do aqua. Entre discus adultos e discus juvenis... não tive qualquer tipo de problema, e a areia era absolutamente nova e lavada naturalmente.

Nos primeiros 2 dias, os adultos, andaram com as barbatanas um pouco(muito pouco) ratadas nas pontas, mas acho que teve a ver com o termoestato que aqueceu demais a água, distrai-me e subiu um pouco para os 31, quando normalmente está a 28,5.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pelos vistos vou comprar areia nova, mas ao menos já tenho a noção como fazer a mudança.

 

Só tenho a agradecer à vossa ajuda que foi preciosa =)

 

Obrigado

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais