Novo aqua (ciclo do azoto)


Eliano

Recommended Posts

Boas!!!

 

Finalizei a montagem do meu aqua ontem.

 

80x40x50

138lts (120lts reais água)

Filtro externo tetratec 700lts/hora

Aquecedor tecatlanis ???

 

10kgs areia silica branca+2kgs areão preto misturado

2 valisnérias

2 plantas de pequena dimensão de nome desconhecido

 

Pretendo deixar ciclar durante um mês, conforme é recomendado.

Por indicação do sr. da loja onde comprei o aqua, adicionei hoje 20ml de bactérias (bacterlife/waterlife), e irei fazer o mesmo uma vez por semana, todas as semanas.

O sr. sugeriu-me também que fosse colocando diariamente uma pequena quantidade de comida de peixes (flocos) bem moídos, para que as bactérias se pudessem ir alimentando.

Devo fazer isto???

 

Peço-vos que me ajudem nesta fase, pois deu-me muito trabalho a montagem e queria que tudo corresse bem á primeira.

 

Obrigado.

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Finalizei a montagem do meu aqua ontem.

 

80x40x50

138lts (120lts reais água)

Filtro externo tetratec 700lts/hora

Aquecedor tecatlanis ???

 

10kgs areia silica branca+2kgs areão preto misturado

2 valisnérias

2 plantas de pequena dimensão de nome desconhecido

 

Pretendo deixar ciclar durante um mês, conforme é recomendado.

Por indicação do sr. da loja onde comprei o aqua, adicionei hoje 20ml de bactérias (bacterlife/waterlife), e irei fazer o mesmo uma vez por semana, todas as semanas.

O sr. sugeriu-me também que fosse colocando diariamente uma pequena quantidade de comida de peixes (flocos) bem moídos, para que as bactérias se pudessem ir alimentando.

Devo fazer isto???

 

Peço-vos que me ajudem nesta fase, pois deu-me muito trabalho a montagem e queria que tudo corresse bem á primeira.

 

Obrigado.

Abraço a todos!

 

Boas

Sim deves colocar um pouco de comida dos peixes, e levares o ciclo até ao fim,

ás três semanas podes por um peixe ou dois para ajudar o ciclo.mas tens que ter

luz,e filtro a trabalhar como se tiveses peixes no aquário.

força e muita calma,boa sorte.

cump: A.S :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Faz hoje 2 semanas que o áqua foi montado.

Tem estado a ciclar, e vai continuar assim pelo menos mais uma semana.

Acontece que estão a aparecer nos vidros muitas pintas castanhas, e nas plantas, rochas e areão, uma espécie de lodo castanho.

Penso que isto será normal, mas o que é que me aconselham?

Os primeiros peixes a colocar devem ser limpa vidros e limpa fundos?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos a todos.

 

Eliano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A comida deve ser mesmo mto pouca. E deves ir aumentando com o tempo.

Acho que isso que te acontece no aqua pode ser originado por estares a colocar comida a mais logo mais nutrientes = alguedooooo LOL

 

Isto é uma parte de um comment do Luis Fortunato num post, acho que aqui tens tudo o que precisas.

Espero que não leve a mal mas é para uma boa causa.

Acho que deve talvez fazer uns tpa´s nisso.

 

A colocar uns peixitos ... eu apostava numa boa equipa de limpeza 1º ... mas se houve condições da agua claro.

Ottos, SAE´s, Ampularias, Japonicas, Neritinas .... ha algumas especies que podes pesquisar e ver se gostavas de ter.

 

O Ciclo do Azoto serve para entendermos o que acontece a um dos produtos mais nocivos criados dentro de um aquário.

 

Facilmente com uma pequena pesquisa encontrarias uma resposta à tua pergunta, mas mesmo assim, vou tentar responder-te o melhor que sei...

 

Os peixes, e em geral, todos os animais aquáticos, libertam produtos que em grandes quantidades são tóxicos. Um deles deves conhecer bem que é o dióxido de carbono, cuja fórmula química é CO2. Mas se esse é facilmente eliminado pelas plantas ou pela própria agitação da superfície da água, há outros que não são... que é o caso dos produtos azotados (símbolo químico do Azoto é o N). Daí ser tão importante o Ciclo do Azoto ou Nitrogénio (outro nome para o Azoto). O azoto é produzido pelos peixes sobre a forma de Amónia (NH3/NH4+).

 

No início, o aquário so contém o areão, os filtros, o aquecedor e a água (admitindo que ainda não colocamos qualquer peixe). Ok, muito bem... não existem peixes a criar amónia (NH3/NH4+). E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água. O problema, tal como já foi dito anteriormente, é que eles não são removidos tão facilmente como o CO2... e basta haver em poucas quantidades, que os peixes se começam a ressentir, acabando por morrer...

 

Então, é aqui que entram uns micro-organismo, em concreto, bactérias, que conseguem transformar essa mesma amónia em produtos menos perigosos...

 

Numa fase inicial, com o aparecimento da amónia no aquário, certas bactérias vão-se multiplicando pelo aquário que têm a capacidade de transformar a amónia em nitritos (NO2). Mas infelizmente para nós, e para os animais e restantes seres vivos, os nitritos não deixam de ser tanto ou mais perigosos que a amónia.

 

Com o aumento dos nitritos no aquário, outro tipo de bactérias benéficas vão começar a multiplicar-se, transformando esses nitritos em nitratos (NO3). Os nitratos, já são por sua vez bastante menos tóxicos que os nitritos e a amónia, e dependendo da sua quantidade no aquário e do peixe, são minimamente toleráveis.

 

Logo, é de extrema importância a criação de um filtro biológico (as tais bactérias) de modo a que qualquer amónia e consequentemente, nitritos formados pelos peixes sejam o mais rapidamente transformados em nitratos.

 

Como podemos então garantir que temos bactérias suficientes seja no filtro, areão e água para que os nossos peixes não tenham problemas?

Pois bem, a menos que possamos dar-nos ao luxo de analisar a qualidade bacteriológica da água do nosso aquário, não há maneira 100% fiável que nos diga que as bactérias existentes no aquário sejam suficientes para lidar com a amónia produzida pelos nossos peixes.

 

Daí que se recomende a introdução lenta de animais no aquário, de forma a que a criação das colónias de bactérias seja feita a uma velocidade razoável que permita a que os nossos peixes sobrevivam à criação destes produtos tóxicos.

 

Regra geral, deve-se começar por colocar poucos peixes no aquário para que por menos bactérias que a gente tenha, a amónia produzida pelos peixes não seja suficiente para os matar. Passadas 3 a 4 semanas a introdução dos primeiros peixes, podemos garantir que a tal colónia já é suficiente para lidar com os produtos azotados.

 

Mas mesmo assim, devemos sempre introduzir novos peixes de uma forma calma e em poucos exemplares de cada vez... pois uma coisa é chegarmos às 4 semanas e termos bactérias suficientes para lidar com a amónia produzida por, sei lá, 10 peixes iguais aos primeiros,e espetarmos de uma vez só mais uns 20 ou 30 iguais aos primeiros...

Não... devemos é introduzir os novos peixes, tipo 5 de cada vez 1 vez por semana, até chegarmos à lotação máxima desses peixes, que o nosso aquário consegue comportar.

 

E como descobrimos quantos peixes consegue o nosso aquário comportar? Bem... isso também não é uma pergunta fácil de responder, até porque há peixes mais resistentes que outros... mas de uma forma básica, podemos dizer que para cada centímetro de peixe em adulto, devemos ter 1 litro de água. Imagina que tens um aquário de 50 litros, e tens peixes que em adultos cada um tem 3 centímetros. Uma boa aproximação é dividires os 50 litros por 3... o que dá à volta de 17. Quer dizer, que para estares numa situação de segurança, não deverás colocar mais do que 17 peixes nesse aquário.

 

Bem... isto é tudo muito giro, mas estamos a esquecer-nos de um pormenor... como é que os nitratos desaparecem do nosso aquário? Eles podem ser menos tóxicos que a amónia e os nitritos, mas não deixam de ser tóxicos, principalmente em concentrações superiores a 50 ppm (mais uma vez, depende dos peixes).

 

É aqui que entram as famosas TPA's (Trocas Parciais de Água). Esta é uma das maneiras de evitar que os nitratos atinjam valores problemáticos no nosso aquário, posi regra geral, estas são feitas com água que contém poucos ou nenhuns nitratos... outra é ter plantas que se alimentam desses mesmo nitratos... se bem que nesse caso é mais complicado, pois há muitos mais factores em jogo,e para alguém que se está a iniciar, não convém começar logo a falar em coisas mais complicadas

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Faz hoje 2 semanas que o áqua foi montado.

Tem estado a ciclar, e vai continuar assim pelo menos mais uma semana.

Acontece que estão a aparecer nos vidros muitas pintas castanhas, e nas plantas, rochas e areão, uma espécie de lodo castanho.

Penso que isto será normal, mas o que é que me aconselham?

Os primeiros peixes a colocar devem ser limpa vidros e limpa fundos?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos a todos.

 

Eliano

 

Viva caro Eliano.

 

Tens muita informação online acerca do Ciclo do Azoto, mesmo no forum encontras vários tópicos acerca de como o fazer. Tens também casos reais de membros que descrevem como o fizeram ( o meu caso ). Se tiveres paciência e tempo, lê alguns passo-a-passo e tira as tuas conclusões.

 

Em relação às tuas questões:

O lodo castanho que descreves provavelmente são algas diatomáceas, que se devenvolvem devido a excesso de nutrientes na água. Facto que rapidamente se justifica pela curta lista da Flora que apresentas para estes 138L.

solução: introduzir mais plantas, de preferência de crescimento rápido ( consumem mais nutrientes )

 

Os primeiros peixes a colocar devem ser limpa vidros e limpa fundos?

 

Não necessáriamente. As corydoras (limpa fundos) são conhecidas pela sua resistência aos parâmetros da água mas existem outros peixes que também toleram os valores descontrolados do inicio de uma montagem.

Mas espera por opiniões mais experientes.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprts.

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.