BETTA DOENTE


TêGê

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Hoje reparei que o meu betta está doente...apresenta uns tufos brancos nas barbatana, o que me leva a crer que esteja infectado com alguma espécie de fungo. Antes de comprar qualquer medicamento gostava de saber se há algum tratamento mais natural que seja eficaz neste estagio de doença (tipo aumento de temperatura, adicionar um pouco de sal, etc). É a primeira vez que mantenho esta espécie e ainda estou a aprender como a manter.

 

Já agora aproveitava para pedir ajuda na identificação do sexo, tipo de cauda e espécie que tenho no meu aquário. Foram os meus pais que fizeram esta compra, que desaprovei desde o inicio por ter sido feita num sitio que eu não recomendaria a ninguém (El Corte Inglês) e por não terem dado qualquer tipo de informação importante e pertinente ao comprador (como condições necessárias, etc...os mais pais pensavam que ele ficava bem num copo para o resto da vida...enfim, santa ignorância!).

 

Abaixo está uma foto do peixe para melhor identificação

 

 

 

Obrigada

Editado por TêGê
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos!

Hoje reparei que o meu betta está doente...apresenta uns tufos brancos nas barbatana, o que me leva a crer que esteja infectado com alguma espécie de fungo. Antes de comprar qualquer medicamento gostava de saber se há algum tratamento mais natural que seja eficaz neste estagio de doença (tipo aumento de temperatura, adicionar um pouco de sal, etc). É a primeira vez que mantenho esta espécie e ainda estou a aprender como a manter.

 

Já agora aproveitava para pedir ajuda na identificação do sexo, tipo de cauda e espécie que tenho no meu aquário. Foram os meus pais que fizeram esta compra, que desaprovei desde o inicio por ter sido feita num sitio que eu não recomendaria a ninguém (El Corte Inglês) e por não terem dado qualquer tipo de informação importante e pertinente ao comprador (como condições necessárias, etc...os mais pais pensavam que ele ficava bem num copo para o resto da vida...enfim, santa ignorância!).

 

Abaixo está uma foto do peixe para melhor identificação

 

 

 

Obrigada

 

 

Ola de facto sem ver a foto e mandar um bocado ao ar mas a doenca mais comum com esses malditos pontos brancos costuma ser o Íctio – Doença dos pontos brancos ( Ichthyophthirius multifiliis – água doce; Cryptocaryon irritans – marinho)

 

Caso seja mesmo Ictio aconcelho-te a aumentar o termostato para 28º/29º. Visto ictio ser um protozoaico e ter um ciclo de vida até 18 dias nao fiques a pensar que tudo acabou mal desapareçam os pontos no peixe. Ja li tratamentos com sal e tudo mais mas axo que o melhor e adquirir um desparazitante nao sei qual o melhor existem alguns e de algumas marcas diferentes como por exemplo o protozin da waterlife.

 

Para meteres a imagem usa um site para carregar a foto como por exemplo:

http://imageshack.us/ - nao e preciso registo

 

depois de colocares a foto online copia a url (endereço)

 

e colocas aki no forum da seguinte forma:

 

[*img*] aki coloca a url da tua foto [*/img*]

 

Retira os asteriscos dentro dos parentisis rectos eu so so colokei pk senao com o codigo certo nao vias nada pk nao tem la um url valido XD

 

Cm a foto sera mais facil e virao membros bem mais experientes ke eu que te podem fornecer ainda mais informacao! Eu tb sou novo nisto estoua a aprender todos os dias! Mas uma coisa e certa se estiver doente vamos tratar esse betinha (esse ou essa tb veremos isso pela foto)

assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

img1474iv.jpg

 

Cá está a dita foto (hope so..)

 

 

Bem tens ai um macho Cauda de véu (Veil Tail)!

 

N~~ao tenho a certeza ke seja mesmo ictio, tb sou novato nestas andanças! Conto com a intervençao de pessoal mais experiente para te ajudar!

 

No entanto ate teres a certeza nao fara mal aumentar um pouko a temperatura e começares a fazer TPA's!

 

 

P.S - Ja agora descevre ai as condicoes onde o tens, tamanho do aqua, temp, solo, plantas sim ou nao? sao tudo coisas ke pode ajudar a explikar o ke esta a acontecer ao teu bettinha

Editado por AkaShadow
assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento o precioso está num aqua com as seguintes características:

cerca de 20l,

com areia clara

Temp ~24 ºC (agora aumentada para ~26/27 ºC)

Filtro pequeno

TPAs semanais de 30%

Por enquanto não tem vegetação nem outros habitantes

 

Estava a pensar adicionar um pouco de sal. Será conveniente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento o precioso está num aqua com as seguintes características:

cerca de 20l,

com areia clara

Temp ~24 ºC (agora aumentada para ~26/27 ºC)

Filtro pequeno

TPAs semanais de 30%

Por enquanto não tem vegetação nem outros habitantes

 

Deverás ter atenção ás coisas que colocas com corantes, é aconselhavel areia grossa tipo areao ou areia de rios :P

 

Verifica também o PH da agua, nao devendo estar superior a 7.1 nem inferior a 6.9 (já com margem de erro de 0.1)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento o precioso está num aqua com as seguintes características:

cerca de 20l,

com areia clara

Temp ~24 ºC (agora aumentada para ~26/27 ºC)

Filtro pequeno

TPAs semanais de 30%

Por enquanto não tem vegetação nem outros habitantes

 

Estava a pensar adicionar um pouco de sal. Será conveniente?

 

 

Tratando-se de ictio sim o sal e uma forma de combater e a temperatura elevada 29º/30º, nao te sei dizer as quantidades, mas sei ke tens de ter mto cuidado para ver se o peixe esta a tolerar a quantidade ke colocas e TPA minimo 2 em 2 dias! Aproveita tb para melhorar a alimentaçao do beta porque kuanto mais debilitado ele estiver pior! Comida viva seria o ideal como por exemplo artemia.

assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não me parece que seja ictio, mas sim a doença do veludo. Descrição abaixo e como podes proceder para tratar.

 

 

"Oodiniose ou doença do veludo: esta doença também por norma é causada por mudanças bruscas de temperatura da agua do aquário e os sintomas muitos parecidos com os anteriormente descritos, falta de apetite, barbatanas fechadas a respiração mais repetitiva e mais a falta de equilíbrio ao nadar, mas também a presença de pontos que mais parecem pequenos flocos de algodão de cor amarelada, e uma doença bastante contagiosa e de fácil contagio, isto acontece quando temos ao nosso peixe betta junto a outros que poderão ser contagiados rapidamente, por isso temos que actuar rapidamente.

Tratamento: adicionamos na água do aquário infectado um bom produto durante o tempo necessário para o tratamento dos fungos (eshaexit e ou esha 2000)"

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ictio tb não me parece. Essa doença ja a presenciei e vi q os pontos brancos são muito definidos. Este caso parece mais uma nuvem branca que ele tem nas barbatanas. Já experimentei um pouco de sal e aumento da temperatura. Vamos ver se há melhoras, caso contrário amanha compro um medicamento para fungos.

 

DunKz, quando disse areia clara estava a referir-me a areia natural (penso que de praia) de cor clara. Também não vou muito na onda das coisas artificiais!

 

Obrigada a todos.

Quando tiver melhoras darei noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de estar com as barbatanas fechadas e meio coladas sugere uma doença bacteriana....

 

Para ser fungos teria de ter mesmo tufos brancos... na foto não dá para perceer se sao tufos ao apenas manchas brancas.

 

Podes me esclarecer?

 

De qualquer das maneiras nesse estado avançado só sal já nao faz grande coisa.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o caso não tiver cá usa sera ectopur + sera mycopur para fungos.

 

 

Na minha opinião faria um tratamento anti fungos e bacterias.

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de estar com as barbatanas fechadas e meio coladas sugere uma doença bacteriana....

 

Para ser fungos teria de ter mesmo tufos brancos... na foto não dá para perceer se sao tufos ao apenas manchas brancas.

 

Podes me esclarecer?

 

De qualquer das maneiras nesse estado avançado só sal já nao faz grande coisa.

 

O aspecto era de uns tufos brancos sim, não muito altos.

O sal está a resultar :discuss_gathering: Mais um dia ou 2 e já deve estar de perfeita saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem :discuss_gathering: , eu tb sou novato e ja aprendi aqui algumas coisas , por isso é que um betta meu macho ficou quaze sem pelo , agora ta quaze careca , mas come bem e ta cheiu de pica , ja anda assim a uns 3 messes , vou agora experimentar meter um bocado de sal , que quantidades de sal metes-te ? aonde o tenho tb é um aquario de 20 litros mais ou menos. ja agora o que sao tap´s ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem :discuss_gathering: , eu tb sou novato e ja aprendi aqui algumas coisas , por isso é que um betta meu macho ficou quaze sem pelo , agora ta quaze careca , mas come bem e ta cheiu de pica , ja anda assim a uns 3 messes , vou agora experimentar meter um bocado de sal , que quantidades de sal metes-te ? aonde o tenho tb é um aquario de 20 litros mais ou menos. ja agora o que sao tap´s ?

 

TPA's (Trocas de Água Parciais) são a manutenção mais importante de um aquário. Consiste em retirar um bocado da água do aqua e substitui-la por água limpa. Não costumo usar nenhum produto na água mas há quem use...

Quando dizes sem pelo o que queres dizer? sem escamas?

Quanto ao sal foi um bocado a olho...mas digamos que foi +- um colher de sopa mal cheia. Os fungos e bactérias de água doce são pouco tolerantes a aumentos da salinidade, por isso não é necessário muito sal!

 

Boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais