Ajuda com Betta!


DunKz

Recommended Posts

Boas tardes,

 

Precisava de opiniões sobre o meu aquário e se o Betta tem condições para viver.

 

No fim de Semana fui de férias e deixei o meu Betta Azul (Macho) com uma colega minha na Quinta-Feira, mudei agua (80% +/-) e alimentei para que nesse dia não fosse preciso nada. Para tristeza minha quando o fui buscar na Terça-Feira já estava morto, ela diz que ele morreu no mesmo dia..

 

Foi estranho e comentei com uma funcionária da loja de animais e ela diz que o peixe pode ter morrido de stress só por causa de ter mudado de casa (mesmo aquário) ou por o alimentar antes e além disso porque ele não apresentava sinais de doenças etc... Ele na altura estava num Aqua Box, aquelas coisas mini's para Bettas de 1.3L xD

 

Agora tenho filtro (microfiltro KW 150), termómetro, Condensador de água (Sera aquatan), comida (Sera bettagran) e aquário de julgo eu 12L.. Não tenho termostato mas também a temperatura não sai dos 19/20ºC o que já é bom :P

 

Ontem comprei um Betta vermelho mas ele não come a comida :S

 

http://img202.imageshack.us/img202/6856/img0504u.jpg

 

Alguém me pode ajudar na alimentação e como ter condições decentes para o manter sem gastar dinheiro demais? Sim porque não quero que ele dure 9dias como foi o caso da última vez e além disso estou a pensar em colocar duas fêmeas junto dele surprised

 

 

____________________________

Cumps.

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Precisava de opiniões sobre o meu aquário e se o Betta tem condições para viver.

 

No fim de Semana fui de férias e deixei o meu Betta Azul (Macho) com uma colega minha na Quinta-Feira, mudei agua (80% +/-) e alimentei para que nesse dia não fosse preciso nada. Para tristeza minha quando o fui buscar na Terça-Feira já estava morto, ela diz que ele morreu no mesmo dia..

 

Foi estranho e comentei com uma funcionária da loja de animais e ela diz que o peixe pode ter morrido de stress só por causa de ter mudado de casa (mesmo aquário) ou por o alimentar antes e além disso porque ele não apresentava sinais de doenças etc... Ele na altura estava num Aqua Box, aquelas coisas mini's para Bettas de 1.3L xD

 

Agora tenho filtro (microfiltro KW 150), termómetro, Condensador de água (Sera aquatan), comida (Sera bettagran) e aquário de julgo eu 12L.. Não tenho termostato mas também a temperatura não sai dos 19/20ºC o que já é bom :alberteinstein:

 

Ontem comprei um Betta vermelho mas ele não come a comida :S

 

http://img202.imageshack.us/img202/6856/img0504u.jpg

 

Alguém me pode ajudar na alimentação e como ter condições decentes para o manter sem gastar dinheiro demais? Sim porque não quero que ele dure 9dias como foi o caso da última vez e além disso estou a pensar em colocar duas fêmeas junto dele :medieval_mace:

 

 

____________________________

Cumps.

 

ola eu nao sou a melhor pessoa para te responder mas com certeza mtos mais te virao ajudar e experts em beta no entanto posso dizer-te ke kuanto a temperatura o ideal seria a rondar os 26º, consegues um termoestato bem baratinho!

 

A dimensao do aquario e assim ele consegue sobreviver mas nnunca o veras mto feliz. E com essa dimensao nao coloques femeas junto arriscaste a perde-las apesar de serem femeas o espaco nao e mto e o macho vai stressar e comecar a magoa-las!

 

Outra coisa apesar de ja teres filtro e um aqua maior convem fazeres os testes de pH e os Nh para saber se a agua esta boa para o beta procura aqui no forum ke encontras as especificacoes todas! Eu tenho aprendido mto aqui!

 

Quanto a comida o normal e 2x ao dia 3 no caso de estar em reproducao e podes variar entre os flocos para beta, larvas de mosquito vermelho e artemia.

 

Nao e mto mas espero ter ajudado alguma coisa em breve vira pessoa com mto mais esperiencia do que eu para te ajudar e corrigir no que foi necessario espero eu proprio nao te ter dito nada errado tb sou um novato nisto mas estou a ADORAR XD!

assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao e mto mas espero ter ajudado alguma coisa em breve vira pessoa com mto mais esperiencia do que eu para te ajudar e corrigir no que foi necessario espero eu proprio nao te ter dito nada errado tb sou um novato nisto mas estou a ADORAR XD!

 

Eu também não sou lá muito, ainda sou noob, meti me nisto de Bettas a quase duas semanas porque antigamente (prai 5anos) sempre que tinha peixes morriam, talvez por falta de condições ambientais ou informação xD

 

Espero que alguém me ajude e me dê umas dicas e até se calhar onde posso arranjar os acessórios a preços acessiveis heheh

 

Obrigado AkaShadow

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pela foto parece que o teu betta está a ficar com as pontas das barbatanas coladas ou seja más condições da água.

Aconselho-te a fazer uma TPA de 50% e comprares um termostato, tenta manter a água nos 26º/27º como o akashadow referiu.

 

Boa sorte com ele.

 

Cumprimentos

Pedro C

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela foto parece que o teu betta está a ficar com as pontas das barbatanas coladas ou seja más condições da água.

 

Boas, ele quando o comprei ja vinha assim, ele como reparou que tava a tirar foto sossegou no canto porque ele abre bem as barbatanas :medieval_mace: mas vou ter de comprar o termostato na mesma..

 

Quanto ao filtro e condicionador da agua, basta isso?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens que colocar sempre o condicionador na água, o filtro pode ser desnecessário desde que faças trocas de água de dois em dois dias, com filtro é importante que ele não provoque muita corrente de água porque os bettas gostam de águas calmas.

 

Deixo a tua foto com as partes que digo sublinhadas para veres do que estou a falar mas se já estava assim na loja possivelmente recupera rapidamente na tua água .

 

http://img88.imageshack.us/img88/6856/img0504u.jpg

 

Cumprimentos

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens que colocar sempre o condicionador na água

 

Desculpa a ignorância mas, tenho filtro (pouca corrente) e meto o condicionador, cerca de 35 gotas feitas bem as contas :P a duvida é a seguinte, mudando 50% da agua, qual a quantidade de gotas a meter? metade das 35?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a ignorância mas, tenho filtro (pouca corrente) e meto o condicionador, cerca de 35 gotas feitas bem as contas :P a duvida é a seguinte, mudando 50% da agua, qual a quantidade de gotas a meter? metade das 35?

 

O ideal será meteres metade das 35 gotas apenas nos 50% da água nova. Ou seja, quando a agua entrar no aquario já estar tratada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que posso lhe juntar duas fêmeas ou quantas dará sem ele se sentir "apertado"?

 

Que tipo de esconderijos será preciso?

 

PS: Sou novo em bettas :P

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que posso lhe juntar duas fêmeas ou quantas dará sem ele se sentir "apertado"?

 

Que tipo de esconderijos será preciso?

 

PS: Sou novo em bettas :P

 

 

os tipos de "esconderijos" ke os betas apreciam e necessitam sao essencialmente proporcionados por plantas naturais.

 

o minimo que o ppl aconcelha e 2 femeas por macho mta gente considera 3 eu nisso nao tenho ainda experiencia propria!

 

Mas parece-me ke vai ficar apertado o aqua!

assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os tipos de "esconderijos" ke os betas apreciam e necessitam sao essencialmente proporcionados por plantas naturais.

 

Caso não haja esconderijos, sai porrada? xD

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já te ajudaram na maioria das coisas, portanto já resta pouco para dizer. No entanto duas ou 3 coisas importantes que convêm sublinhar:

 

1 - Machos com fêmeas normalmente só para fazer procriação. Fora esta hipótese só em aquários superiores a 50 litros e muito bem plantados. Mesmo assim vai haver sempre conflitos entre eles, pois os bettas são muito territoriais. Portanto no teu aquário não juntes fêmeas.

 

2 - Quanto à água não precisas propriamente de andar a juntar o anti-cloro. Se deixares a água num recipiente aberto durante 48H ela vai perder o cloro e podes colocar à vontade no aquário. Evitas andar a gastar dinheiro em anti-cloro.

 

3 - Para dares melhores condições ao teu betta eu fazia o seguinte:

- Retirava o areão (os restos de comida acumulam-se no fundo por baixo do areão e poluem a água rapidamente).

- Arranjava um tronco ou uma pedra e comprava uma planta (anubia) e agarrava-a ao tronco ou à pedra e colocava no aquário. Se tiveres dinheiro podes também juntar um pouco de musgo de java e um feto de java.

- Removia o filtro e fazia trocas parciais de 30% de água 2x por semana. (Nestas alturas aproveitar para remover todos restos de comida e os detritos do betta)

- Colocava o termostato a uma temperatura de 27 Cº

 

Eu diria que estas são mais ou menos as condições ideais para um betta.

 

Boa sorte com ele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho começou a ficar desde ontem com as barbatanas esfiapadas :S que devo fazer?

 

juntei lhe duas fêmeas, uma grande como ele e outra mais pequena.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho começou a ficar desde ontem com as barbatanas esfiapadas :S que devo fazer?

 

juntei lhe duas fêmeas, uma grande como ele e outra mais pequena.

 

 

Acho que não devias ter colocado as fêmeas no mesmo aquário.

 

"1 - Machos com fêmeas normalmente só para fazer procriação. Fora esta hipótese só em aquários superiores a 50 litros e muito bem plantados. Mesmo assim vai haver sempre conflitos entre eles, pois os bettas são muito territoriais. Portanto no teu aquário não juntes fêmeas."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e será que foi por causa disso?

 

tenho uma fêmea do tamanho dele que ele nem se mete, e tenho outra mais pequena que ele quando abre as guelras a ela e se mete, ele tambem abre e da lhe umas chapadas xD

 

não será da comida? porque eu meto a comida e ele não vão buscar e deixam cair e não comem, a comida é Sera bettagran

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e será que foi por causa disso?

 

tenho uma fêmea do tamanho dele que ele nem se mete, e tenho outra mais pequena que ele quando abre as guelras a ela e se mete, ele tambem abre e da lhe umas chapadas xD

 

não será da comida? porque eu meto a comida e ele não vão buscar e deixam cair e não comem, a comida é Sera bettagran

 

 

Quase 100% garantido que ele está a ser mordido por uma das fêmeas ou por ambas, nem sempre é o macho que é mais forte e que morde nas fêmeas, muitas vezes são elas que mordem aos machos, até porque eles devido ao tamanho das barbatanas, são mais lentos.

Concelho de amigo, arranja um novo aquário para o macho e deixa as duas fêmeas nesse. Se os quiseres manter juntos segue o concelho que te dei anteriormente.

 

Pode até dar-se o caso de não se matarem nesse aquário, mas nunca mais voltas a ver as lindas barbatanas do teu macho. Vai andar sempre mordido e elas possivelmente a mesma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase 100% garantido que ele está a ser mordido por uma das fêmeas ou por ambas, nem sempre é o macho que é mais forte e que morde nas fêmeas, muitas vezes são elas que mordem aos machos, até porque eles devido ao tamanho das barbatanas, são mais lentos.

Concelho de amigo, arranja um novo aquário para o macho e deixa as duas fêmeas nesse. Se os quiseres manter juntos segue o concelho que te dei anteriormente.

 

Pode até dar-se o caso de não se matarem nesse aquário, mas nunca mais voltas a ver as lindas barbatanas do teu macho. Vai andar sempre mordido e elas possivelmente a mesma coisa.

 

ele nunca recuperará nem com o tempo as barbatanas? :S

 

se for é a fêmea pequena que lhe tem dado umas trincas quando ele se mete com ela... já o separei.. so volto novamente a testar quando tiver esconderijos suficientes

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa tarde,

 

Tenho uma dúvida.

 

É possível colocar 1 macho e 2 fêmeas no mesmo aquário se existir uma divisória de acrílico no aquário?

 

Ou vão passar os dias a mostrar os dentes uns aos outros ? :puppydogeyes:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poder podes separados mas vao stressar a verem se a toda a hora

 

 

Errado! tao filipe mau a matematica ? :animal_fish:

um aquario 1 macho e 2 femeas com um acrilico a separa nunca vai dar sem haver porrada

se de um lado o macho e do outr as 2 femeas vai haver porrada nas femeas

se uma femea sozinha e o casal do outro... adivinham? porrada!

 

dependendo do (mau) genio dos intervenientes do do tamanho do aquario podes sim todos juntos 1 macho e 4 femeas no minimo ou o macho sozinho e as femeas do outro lado mas 4 femeas no minimo mesmo

assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado! tao filipe mau a matematica ? :)

um aquario 1 macho e 2 femeas com um acrilico a separa nunca vai dar sem haver porrada

se de um lado o macho e do outr as 2 femeas vai haver porrada nas femeas

se uma femea sozinha e o casal do outro... adivinham? porrada!

 

dependendo do (mau) genio dos intervenientes do do tamanho do aquario podes sim todos juntos 1 macho e 4 femeas no minimo ou o macho sozinho e as femeas do outro lado mas 4 femeas no minimo mesmo

 

foi exactamente o que eu queria dizer :discuss_gathering:

 

PS: mau a matematica? ja nao tiro positiva desde o 6º ano! ;)

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais