Ciclagem e TPA's


Recommended Posts

Bom dia

 

Tambem acho que durante o ciclo não deves fazer tpa´s, a não ser que aconteça algo de estranho se não só vais dificultar a estabilização da agua e a colonização das bacterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se deve fazer nenhuma TPA durante o ciclo de azoto.

 

Porquê?

 

Durante as semanas do ciclo, não é suposto a água estar limpa, mas sim ganhar poluição para a criação de bactérias que combatam a poluição.

Ao introduzir nova água, retira-se parte das bactérias que já estavam instaladas, colocando uma parte de água sem bactérias, diluindo as mesmas.

Se baixar o nível de amónia, nitritos, ou nitratos, diminui-se a capacidade de criar bactérias para combater as mesmas.

 

As TPAs começam apenas com a introdução dos peixes, caso os nitratos subam para valores muito altos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve deixar o Ciclo fazer durante +/- 30 dias no aquário (sem peixes), então quando colocar os peixes é que pode começar a fazer as TPA's com uma regulação de +/- 5 dias (não sei bem ao certo, depende do tempo que tens o aquário, é melhor esperares pela resposta de alguem que perceba mais que eu :shocked028:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma, acho que a melhor forma de encarar as TPA's durante o ciclo será de duas formas:

 

Sem fauna, não fazer TPA's e deixar o ciclo decorrer normalmente.

 

Com fauna, convêm fazer TPA's sempre que a amónia e/ou nitritos se revelem elevados (isto acontece mais vezes do que se pensa).

 

Depois existem outros factores em jogo, como a existência de determinados substratos que indicam mesmo a obrigatoriedade de fazer TPA's durante o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma, acho que a melhor forma de encarar as TPA's durante o ciclo será de duas formas:

 

Sem fauna, não fazer TPA's e deixar o ciclo decorrer normalmente.

 

Com fauna, convêm fazer TPA's sempre que a amónia e/ou nitritos se revelem elevados (isto acontece mais vezes do que se pensa).

 

Depois existem outros factores em jogo, como a existência de determinados substratos que indicam mesmo a obrigatoriedade de fazer TPA's durante o ciclo.

 

 

Importante sublinhar: Nãose deve inserir os peixes antes que o ciclo esteja completo. E só deve ser feito se não existir mais nenhuma alternativa onde alojar os mesmos. Se em caso de vida ou morte tiveres de os colocar num aqua não-ciclado, terás de fazer TPA's todos os dias de 20% de água tratada ( sem cloro ), de modo a que os peixes tenham acesso a alguma água (ainda que pouca) sem altos níveis de Amónia e Nitritos. ( Picos acontecem durante o processo de "ciclagem")

 

cumpts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas ajudas pessoal ! :shocked028:

 

é que como tenho a agua um pouco "turva", pensei que fosse necessário uma TPA. mas tambem pode ser do produto da SERA que ando a colocar, que adiciona bacterias depuradoras ao aquário.

 

mas tambem suspeito que:

 

- o areão possa ter ficado um pouco mal lavado

 

- os troncos possam a tar a dar uma coloração à água . (esta cor pode fazer mal aos peixes?)

 

obrigado!

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cor largada pelos troncos não faz mal aos peixes, as pessoas é que podem não gostar do efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água turva pode ser de apanhar muita luz.

 

Apanha muita luz solar durante o dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.