Criação de Apistogrammas Cruzi


Recommended Posts

Bons dias a todos, já há algum tempo que ando para colocar o tópico das minhas criações de apistogrammas aqui, mas acabo sempre por coloca-los no sub-forum Fotos e videos...

 

Fica o link para lá... e prometo que a apartir de agora vou começar a usar este topico para actualizar as criações

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=136701

 

Entretanto fica o ultimo video que fiz dos pequenotes e algumas fotos que também estão no link:

 

 

Espero que gostem:

 

 

 

 

Breeder9.jpg

 

Breeder8.jpg

 

Breeder7.jpg

 

Breeder6.jpg

 

Breeder5.jpg

 

Breeder4.jpg

 

Breeder3.jpg

 

Breeder20.jpg

 

Breeder2.jpg

 

Breeder19.jpg

 

Breeder18.jpg

 

Breeder17.jpg

 

Breeder16.jpg

 

Breeder15.jpg

 

Breeder14.jpg

 

Breeder13.jpg

 

Breeder12.jpg

 

Breeder11.jpg

 

Breeder10.jpg

 

Breeder1.jpg

 

 

Abraços a todos, vão comentando

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo feito ;)

 

 

 

Onde anda o macho ? O aquário é pequeno para eles :s

 

Boas Ricardo,

 

Realmente o aqua é pequeno para os tipos, mas é mesmo só para eles e até terem tamanho para irem para um maior onde estão ainda alguns irmaos... A mãe está com eles até a poder tirar de lá e po-la de novo com o macho no aqua grande.

 

Normalmente o que faço é quando percebo que eles andam a procura de toca para postura colco-os aos dois no aqua de criação (30cm) com uma toca alguns toncos e plantas, o fundo é de areia sempre para que ela nunca perca nenhum dos pequenos (coisa que aconteceu com a akadama na primeira postura deles) e deixo-os la, com 60% de agua do aqua deles e 40% com água nova da Penacova (PH5.1 salvo erro). Os tipos axam que chuveu e passados 2 diazinhos temos postura :) Depois é tirar o macho para que ela não o mate à pancada e tirar toda a equipe de limpeza pela mesma razão. Só deixo neritas. Passados 1 mes ou 2, tiro a mae também.

 

Aceitamse concelhos e sugestões... :)

 

Estou a alimenta-los com Bosmider e cyclopes, ambos congelados, por vezes comem também artemia, uma vez que dou à mae.

 

Abraço

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desde já parabéns pelas posturas. É sempre gratificante quando vemos os nossos bichos a reproduzirem.

Eu ando a tentar fazer criação de Cacatuoides Triple Red, mas não está muito fácil. A fêmea pelo que me apercebo ainda não está receptiva e farta-se de levar tareias do macho. Tenho-os num Cubo de 30, com filtro de esponja e um vaso de barro para quando quiserem fazer o obséquio de meter ovos já terem o sitio. Não tenho qualquer areão no fundo e aspiro o aqua todos os dias. Tenho apenas o casal, não há equipas de limpeza :)

Vou tirar proveito da tua ideia da Penacova ;), a ver se lhes dá vontade...

Vai metento mais umas fotos.

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desde já parabéns pelas posturas. É sempre gratificante quando vemos os nossos bichos a reproduzirem.

Eu ando a tentar fazer criação de Cacatuoides Triple Red, mas não está muito fácil. A fêmea pelo que me apercebo ainda não está receptiva e farta-se de levar tareias do macho. Tenho-os num Cubo de 30, com filtro de esponja e um vaso de barro para quando quiserem fazer o obséquio de meter ovos já terem o sitio. Não tenho qualquer areão no fundo e aspiro o aqua todos os dias. Tenho apenas o casal, não há equipas de limpeza :tongue:

Vou tirar proveito da tua ideia da Penacova :eusathink:, a ver se lhes dá vontade...

Vai metento mais umas fotos.

 

 

Cumprimentos.

 

Bons dias fabiosilva,

 

Tenho algumas duvidas sobre a eficácia do que estás a fazer... Eu só coloco o casal num aqua mais pequeno quando tenho a certeza que eles kerem fazer uma postura. Isto porque na maioria dos apistogrammas o macho precisa de um grande território e muitas vezes de mais de uma femea para chatear, senão acaba por matar a femea com tas tantas insistencias.

O meu conselho é teres à mesma o casal, ou arranjares mais uma femea, mas num aqua maior e com as equipes todas de limpeza normais de se ter, e quando eles kizerem fazer uma postura, se quiseres podes tirá-los para um aqua a parte mais pequeno.

Só mais um reparo, o não teres substrato no aqua pequeno obriga-te a aspirares o aqua todos os dias, ou regularmente como dizes. Isto disturba e muito os tipos, e o stress causado por essas mexidas constantes no aqua pode, só por si, ser a razão de eles não fazerem qualquer postura.

 

Podes experiementar a troca de águas com uma água mais ácida e menos dura como a da penacova, mas fá-lo no aqua maior, e depois quando vires que eles andam a fazer as danças de acasalamento recrias no aqua pequeno tudo o que tinhas no grande (água, o mesmo substrato) tudo com os mesmos parametros que eles tinham quando andavam a tentar acasalar, coloca algumas neritas ou ampularias no aqua pequeno para limparem aquilo, e depois mudas os tipos para lá (um conselho: muda-os para o aqua pequeno com o quarto/sala o mais escuro que conseguires, mesmo para eles não conseguirem ver nada e se assustarem o menos possivel) e depois durante cerca de 3 semanas não respires sequer perto desse aquario :whocares:

 

Quando eles fizerem a postura, tiras o macho para o grande novamente e a mãe fica com os pequenos.

 

Isto são tudo conselhos meus, não sei se estou certo, nem quero dizer que estás errado. E certamente há de haver quem tenha conseguido fazer posturas de outras formas, eu faço assim e resulta bem tanto com cruzi como com boreli e macmasteri.

 

Abraço, espero ter ajudado mais do que complicado :bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada qual tem o seu método e desde que funcione, está certo.

 

Eu gosto de fazer as coisas de forma diferente. Primeiro considero a existência de substrato essencial ao bem estar deles. Os Apistogrammas são geophaguineos e como tal a areia faz parte da sua vida. Mascam-na, escavam-na e constroem com ela. Por outro lado no seu habitat natural os peixes não só têm areia como têm uma camada de matéria orgânica em decomposiação no fundo, pelo que o constante aspirar do fundo, não só os incomoda, como prejudica o desenvolvimento de condições ideais à sua manutenção... eu só aspiro os aquários de Apistos quando os remodelo completamente... fora isso muda-se a água.

 

Mantenho os meus Apiostos em casais em aquários de 60x30 e nunca retiro o macho após uma postura, ou em trios em aquas de 100x30 e também não retiro o macho... neste momento estou com dois recentes nascimentos nestas condições: Ap. pebas "Morado" F1 e Ap. macmasteri F0.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tópico em si, os meus parabéns.

 

Já agora, duvido que tenhas o verdadeiro Ap. cruzi, deverás ter uma forma de aquário ou um Ap. cf. cruzi qualquer. Se puderes colocar uma foto do macho era óptimo.

 

Boas sorte com a prole!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tópico em si, os meus parabéns.

 

Já agora, duvido que tenhas o verdadeiro Ap. cruzi, deverás ter uma forma de aquário ou um Ap. cf. cruzi qualquer. Se puderes colocar uma foto do macho era óptimo.

 

Boas sorte com a prole!

 

Boas Ricardo,

 

Obrigado pela força no tópico, em relação aos apistos cruzi as fotos que tenho são estas:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rt=#entry910470

 

E quando os comprei, na aquaplante, venderam-me como cruzi nao como cf. cruzi, mas de qualquer forma só alguém mais entendido que eu nesse assunto poderá dizer se são ou não verdadeiros Ap. Cruzi.

 

Abraço, e boa sorte para as vossas posturas

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Concordo com o que foi dito, em relação a cada um ter os seus métodos, se bem que devemos tirar ideias uns dos outros. Deixou-me intrigado o que foi dito de deixar matéria em decomposição no fundo do aquário. Isso não irá pôr em risco a qualidade da agua e aumentar a probabilidade dos ovos ganharem fungos? É que estamos a falar de apistos nascidos e criados em cativeiro, não em ambientes selvagens. Quanto a aguas velhas concordo, mas na minha ideia fazia mais sentido que fossem limpas. Atenção que não estou a dizer que está certo ou errado, até porque ainda estou para ter a minha primeira postura...

Em relação à limpeza, será que uma corydora no cubo fazia bem o serviço? Normalmente dou comida duas vezes por dia mas em pequenas quantidades precisamente por causa da sujidade..

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabéns pela postura!

 

Realmente é pena o aquário ser pequeno, acho que seria uma experiência interessante veres tanto o pai como a mae a cuidar da postura. Quanto ao layout gostei bastante, muito a meu gosto.

 

 

Quanto ao aspirar o fundo eu sou mais um dos que não aspira. Dou mais valor às TPA's. Mas tenho sempre cuidado a dar comida, pouco quantidade várias vezes ao dia. O fundo do meu bem estava a precisar, a areia de filtro de piscina esta a ganhar umas "algas" esquisitas e as folhas de carvalho um "pó", mas quando vejo imagens dos biótopos é mesmo assim e então deixo ficar. Não lhes deve fazer mal.

 

 

Os Apistogrammas são geophaguineos e como tal a areia faz parte da sua vida. Mascam-na, escavam-na e constroem com ela.

 

Passo bastante tempo a observar o meu macho A. Trifasciata que tenho a fazer isso, a "brincar" com a areia.

 

 

Em relação à limpeza, será que uma corydora no cubo fazia bem o serviço? Normalmente dou comida duas vezes por dia mas em pequenas quantidades precisamente por causa da sujidade..

 

Fábio,

 

Não será este aquário demasiado pequeno para manter uma corydora? Pelo que sei as corydoras gostam de andar em cardume e não sozinhas.

 

Além disso a meu ver a corydora iria tornar-se num target fish, ainda por cima num espaço tão curto.

 

Um abraço a todos :medieval_mace:

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Concordo com o que foi dito, em relação a cada um ter os seus métodos, se bem que devemos tirar ideias uns dos outros. Deixou-me intrigado o que foi dito de deixar matéria em decomposição no fundo do aquário. Isso não irá pôr em risco a qualidade da agua e aumentar a probabilidade dos ovos ganharem fungos? É que estamos a falar de apistos nascidos e criados em cativeiro, não em ambientes selvagens. Quanto a aguas velhas concordo, mas na minha ideia fazia mais sentido que fossem limpas. Atenção que não estou a dizer que está certo ou errado, até porque ainda estou para ter a minha primeira postura...

Em relação à limpeza, será que uma corydora no cubo fazia bem o serviço? Normalmente dou comida duas vezes por dia mas em pequenas quantidades precisamente por causa da sujidade..

 

 

Cumps.

 

Nos meus aquários não só não aspiro, como coloco matéria orgânica adicional... folhas secas. A decomposição desta matéria é o que vai libertar os ácidos que previnem, exactamente, que os ovos funguem. O ADN dos peixes não muda por serem criados em cativeiro, o que altera e em alguns casos nem isso é a sua tolerância a parâmetros menos habituais no seu habitat natural. Os ovos estão preparados para eclodir a níveis de acidez por vezes tão baixos quanto inferiores a pH 4 e estes valores registam-se no meio natural exactamente por causa da matéria orgânica em decomposição.

 

Claro que boa filtragem para eliminar a amónia e os nitritos é fundamental, bem como trocas de água para retirar os nitratos.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes são sem duvida muito bonitos.

Cada qual tem o seu método e desde que funcione, está certo.

 

Eu gosto de fazer as coisas de forma diferente. Primeiro considero a existência de substrato essencial ao bem estar deles. Os Apistogrammas são geophaguineos e como tal a areia faz parte da sua vida. Mascam-na, escavam-na e constroem com ela. Por outro lado no seu habitat natural os peixes não só têm areia como têm uma camada de matéria orgânica em decomposiação no fundo, pelo que o constante aspirar do fundo, não só os incomoda, como prejudica o desenvolvimento de condições ideais à sua manutenção... eu só aspiro os aquários de Apistos quando os remodelo completamente... fora isso muda-se a água.

 

Mantenho os meus Apiostos em casais em aquários de 60x30 e nunca retiro o macho após uma postura, ou em trios em aquas de 100x30 e também não retiro o macho... neste momento estou com dois recentes nascimentos nestas condições: Ap. pebas "Morado" F1 e Ap. macmasteri F0.

muito interessante. tens algum post a mostrar esses casos. Gostava de ver esses A. macmasteri F0...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Realmente estamos sempre aprender.

Obrigado pelos esclarecimentos, secalhar em vez da corydora será mesmo melhor ter algumas ampulárias.

Em relação às folhas secas, que tipo de folhas são estas? São as folhas de amendoeira da india? É que se forem tenho lá montes delas em casa e começo já a tratar das remodelações no aquário, com jeitinho para eles não estranharem.

Voltando um pouco atras na conversa, eu coloquei lá o casal já no aquário porque se deixar o casal chegar a vias de facto no comunitário depois é muito complicado de apanha-los, é que o meu comunitário tem 1,20 e está em vias de ser substituido por um de 1,50...

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas que eu utilizo são folhas de Carvalho.

 

Surf_is_life, como estão os "putos"? Estão-se a safar?

 

 

Então e onde arranjas essas folhas? Mas em principio as folhas de amendoeira da india não devem fazer mal suponho?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas apanhei-as pelo nosso Alentejo, mas não há só lá.

 

Não tem necessariamente que ser de carvalho, pode ser de sobreiro ou azinheira, embora estas sejam relativamente mais pequenas.

 

Possivelmente na tua zona também existem por aí carvalhos.

 

Quanto às folhas de amendoeira da índia não sei bem quais os seus efeitos, mas não serão um bocado grandes de mais?

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Só para completar... Na página 4 do tópico dos Apistogrammas Macmasteri F0, está um casal F1, filhos dos F0 do Ricardo Fonseca, já com F2.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Ontem já coloquei umas folhas de amendoeira da india à superficie, cortei em pedaços mais pequenos porque as folhas são realmente grandes. Dá agora uma sensação de que é época de Outono em que as folhas caiem e ficam à superficie..

Vou arranjar umas folhas de sobreiro este fim de semana para forrar o fundo..

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens muito bonito mesmo!

 

agora uma pergunta tirase o macho?

 

Mantenho os meus Apiostos em casais em aquários de 60x30 e nunca retiro o macho após uma postura, ou em trios em aquas de 100x30 e também não retiro o macho... neste momento estou com dois recentes nascimentos nestas condições: Ap. pebas "Morado" F1 e Ap. macmasteri F0.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela criação.Desculpa -me este offtopic mas aonde compraste essa toca ?

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais