Reprodução de Bettas.


Recommended Posts

Boas noites!

 

Bem criei este tópico porque iniciei ontem a minha experiencia em criação de bettas.

 

O macho é vermelho e a fêmea azul, amos veil tail (?) e vou reproduzilos apenas por diverção, ganhar experiencia e aprender coisas novas :D

 

"Juntei-os" ontem numa caixa de arrumação com aproximadamente 25L, água com 10cm de altura à temperatura de 27ºc. Têm comido muito bem micro-tenébrio, vou-lhes passar a dar também artémia quando encontrar à venda.

 

Fotos:

 

Macho

 

4bOYwxzM5j_v_laDtujVq2ISGwjXdMxS.jpg

 

Fêmea

 

AZ6HZ1Ng7z-vQ3SODOKm5aoS93e26U0C.jpg

 

Aquario

 

0GqnJ7TWuT9WFHoPOnjrOEGOyr5iNmsk.jpg

 

NAIS3kmR2D8ptXVOdoWfxHR5zDPIXcj2.jpg

 

Ninho de Bolhas

 

oH_iVsfPpT9rXIZtIe_Utko0tIYG6Q97.jpg

 

tsj2i7Ca7T_NtZP9d1tOB5tDVDnfcHyl.jpg

 

Desejem boa sorte :D

 

Quero ouvir sujestões, criticas e dicas!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para o teu casal.

Só um reparo, não sei se já tens ou não mas mete um pano/toalha a cobrir a caixa para criar humidade, ajuda o ninho e ajuda na formação do labirinto dos futuros alevins.

 

Cumprimentos

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para o teu casal.

Só um reparo, não sei se já tens ou não mas mete um pano/toalha a cobrir a caixa para criar humidade, ajuda o ninho e ajuda na formação do labirinto dos futuros alevins.

 

Cumprimentos

Pedro

e falta algo? com fazes enfosorios para a alimentaçao dos alevins?

eu nao presebo muito disso mas .....gostava de saber

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para o teu casal.

Só um reparo, não sei se já tens ou não mas mete um pano/toalha a cobrir a caixa para criar humidade, ajuda o ninho e ajuda na formação do labirinto dos futuros alevins.

 

Cumprimentos

Pedro

 

Obrigado!

 

A caixa tem tampa, só tirei para tirar uma foto vista de cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e falta algo? com fazes enfosorios para a alimentaçao dos alevins?

eu nao presebo muito disso mas .....gostava de saber

 

Pelo que tenho lido basta colocar uma casca de banana ou batata dentro de um recipiente com água e deixar um tempinho ao sol. Mas também à alimento liquido à venda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido basta colocar uma casca de banana ou batata dentro de um recipiente com água e deixar um tempinho ao sol. Mas também à alimento liquido à venda

 

Exactamente, já fiz mas nunca usei,

costumo dar-lhes micro-vermes, banana worms(micro vermes mais pequenos), comida liquida e artémia recem eclodida.

 

Cumps

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, já fiz mas nunca usei,

costumo dar-lhes micro-vermes, banana worms(micro vermes mais pequenos), comida liquida e artémia recem eclodida.

 

Cumps

Pedro

 

Mal encontrar artémia à venda compro.

 

Obrigado.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mal encontrar artémia à venda compro.

 

Obrigado.

Cumprimentos.

 

A artémia que vais encontrar à venda é já adulta. Tens de lhes dar artémia recém eclodida, pois eles não vão conseguir comer artémia adulta. Tens de comprar cistos (ovos) de artémia e eclodir com agua salgada (água do mar é o ideal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não se encontra com facilidade à venda?

 

Nem todas as lojas tem. Mas quando tem a maioria delas tem umas pequenas saquetas da SERA, já com sal que é só misturar na água. As saquetas acabam por ficar mais caro que comprar os cistos somente, mas de certa forma e dado que estás a começar é melhor ires pelas saquetas, pois as embalagens somente cistos de artémia são um pouquinho caras.

 

Procura bem aqui no forum pois existem algumas explicações de como eclodir os cistos de artémia. Sempre muito importante um bom arejamento e temperatura por volta dos 25 graus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem trago novidades.

 

Hoje fui a uma loja aqui ao pé e tinham esses kits da jbl mas eram 17€, como achei caro não trouxe e pedi a um amigo meu que me enviasse, deve chegar daqui a 2 ou 3 dias.

 

Hoje aconteceu uma coisa um bocado estranha. A Fêmea perdeu completamente a cor ficando apenas com as tipicas riscas definidas, é normal? Ela sempre teve com as riscas definidas mas nunca tinha perdido a cor mantendo sempre o azul escuro, como nunca tinha lido nada que falasse disso achei melhor perguntar.

 

Obrigado

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Até hoje nunca tive nenhuma fêmea que apresentasse as riscas verticais, ou então fui eu que não as consegui ver, mas como são de cor clara, o mais provável é não se notarem, logo não as consegui ver. Portanto não sei se é normal ou não essa perca de cor, no entanto se continuas a aperceber-te das riscas é porque ela está pronta e deve estar bem de saúde, senão duvido que estivesse com as riscas visíveis. Penso que deva ser normal, mas aguarda mais respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Até hoje nunca tive nenhuma fêmea que apresentasse as riscas verticais, ou então fui eu que não as consegui ver, mas como são de cor clara, o mais provável é não se notarem, logo não as consegui ver. Portanto não sei se é normal ou não essa perca de cor, no entanto se continuas a aperceber-te das riscas é porque ela está pronta e deve estar bem de saúde, senão duvido que estivesse com as riscas visíveis. Penso que deva ser normal, mas aguarda mais respostas.

 

Já somos dois, tambem nunca vi as tais riscas :roflroll2:

Essa perda de cor possivelmente é causada pelo stress do macho andar sempre á volta dela e ela não se poder esconder mas aguarda mais respostas.

 

Cumps

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Hoje aconteceu uma coisa um bocado estranha. A Fêmea perdeu completamente a cor ficando apenas com as tipicas riscas definidas, é normal? Ela sempre teve com as riscas definidas....

 

Olá

riscas horizontais é sinal de stress. Aparecem por exemplo qdo o macho persegue a femea de forma constante e violenta, qdo se verifica "choques" termicos, condições da agua, de Ph etc....

(obs. Nos machos tb aparece estas riscas nestes casos, é sinal que algo está mal)

 

Riscas verticais é sinal que a femea está pronta para a reprodução e aparece pouco antes da femea seguir o macho para o ninho.É um dos sinais mais significativos para os deixarmos em paz....nas próximas horas :shock4:

Mesmo em femeas brancas ou claras, aparecem uma manchas escuras verticais. Em femeas escuras aparecem umas manchas (riscas) acastanhadas.

 

Se a tua femea teve sempre riscas definidas de forma constante......alguma coisa está mal...

 

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

riscas horizontais é sinal de stress. Aparecem por exemplo qdo o macho persegue a femea de forma constante e violenta, qdo se verifica "choques" termicos, condições da agua, de Ph etc....

(obs. Nos machos tb aparece estas riscas nestes casos, é sinal que algo está mal)

 

Riscas verticais é sinal que a femea está pronta para a reprodução e aparece pouco antes da femea seguir o macho para o ninho.É um dos sinais mais significativos para os deixarmos em paz....nas próximas horas :shock4:

Mesmo em femeas brancas ou claras, aparecem uma manchas escuras verticais. Em femeas escuras aparecem umas manchas (riscas) acastanhadas.

 

Se a tua femea teve sempre riscas definidas de forma constante......alguma coisa está mal...

 

Cumpr.

António

 

Boas, antes de mais obrigado pela ajuda de todos :D

 

Reparei que as riscas não estão sempre presentes, às vezes aparecem no meio das cores naturarais dela, outras vezes a fêmea fica completamente sem cor (não branca) mas assim um rosa clarinho apresentanto as riscas escuras. Outras vezes nem aparece.

 

Será então uma boa ideia juntá-los agora?

 

Cumprimentos

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

Se queres estimular o macho precisas só mostrar a femea ao macho, fazeres TPA´s, aumentares um pouco a temperatura, etc.

O acto de captura da femea e colocares junto ao macho, sem que ambos estejam prontos, não adianta nada. E faz com que cries stress a eles sem necessidade porque o resultado não vai ser aquele que desejas.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Malta também estou a tentar reproduzir, mas não estou a conseguir...

 

Ninho feito, a femêa com as riscas verticas de vez em quando, e o oviduto visivel, mas o macho andou e andou atrás dela e nada.. começou a atacá-la, mas mesmo assim nada.. e ao fim de cerca de 29h nada feito, e retirei-a do aquario :S

 

O que puderá ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Ninho feito : OK

Riscas verticais: ok

29 horas: ...? Deves ter ovos. vê bem por cima do ninho que deves ver os ovos. Mas não assustes o macho.Se ele estiver sempre debaixo do ninho nem precisas de te preocupar...eles estão lá. E plelas minhas contas devem começar a nascer amanhã ao fim da tarde.

 

Se não acontecer nada desta vez e se o macho continuar com o ninho e a femea estiver com o ovipositor bem visivel é tentares de novo. Às vezes não acontece À primeira tentativa.

vai colocando as novidades

boa sorte.

 

Obs. cria um topico teu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Ninho feito : OK

Riscas verticais: ok

29 horas: ...? Deves ter ovos. vê bem por cima do ninho que deves ver os ovos. Mas não assustes o macho.Se ele estiver sempre debaixo do ninho nem precisas de te preocupar...eles estão lá. E plelas minhas contas devem começar a nascer amanhã ao fim da tarde.

 

Se não acontecer nada desta vez e se o macho continuar com o ninho e a femea estiver com o ovipositor bem visivel é tentares de novo. Às vezes não acontece À primeira tentativa.

vai colocando as novidades

boa sorte.

 

Obs. cria um topico teu

 

Não tem ovos nenhuns mesmo... aliás depois de a tirar de junto dele voltei a meter na garrafa separada dele, e ele algum tempo depois desfez o ninho...

 

vou tentar de novo a ver se consigo ;)

 

Obrigado pela ajuda..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se esqueçam de contruir alguns esconderijos para a femea, umas pedras amontoadas, umas plantas, um bocado de plastico, enfim qualquer coisa onde a femea se possa esconder do macho.

O meu casal so começou aos abraços passadas 25h de soltar a femea, entretanto se eu n tivesse construido esconderijos, ela hj estaria toda ratada, assim apenas levou 2 dentadinhas na dorsal.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais