Escalar não come há 1 mes!


saf

Recommended Posts

Viva,

 

Sou novo no forum mas velho no mundo destes bixos. Tenho um peixe com problemas e estou a precisar de umas dicas preciosas dos experts no assunto.

Começo por confessar que nao tenho sido cuidadoso nos ultimos anos. Já vao longe os meus tempos áureos da aquariofilia, quando tinha varios aquarios equilibrados e bem povoados. Acabei por motivos familiares de deixar os aquarios entregues "à bixarada" e nos utlimos 2 ou 3 anos quase so mudava a agua 3x por ano.

 

Isto para dizer que o que se salvou daqueles tempos foram apenas 1 escalar diamante e 1 corydora. Os mais valentes por assim dizer.

O cory é um valente, nunca esteve doente e está sempre activo, independentemente da qualidade da agua. Impressionante para um cory.

O escalar é outro animal de guerra. Noutros tempo formou um casal, e teve mesmo por 2x crias com a sua companheira (este é o macho). No ano passado a femea morreu por falta de cuidados, eu estive ausente demasiado tempo e nao havia ninguem para cuidar do aquario.

Este bicho já conta com 12 anos cá em casa, e considero-o o meu animal de estimaçao. E talvez por ele , voltei a investir um pouco no aquario.

Comprei plantas, modifiquei os filtros e comecei a fazer TPA mais regulares.

A minha água é acida por natureza, as rochas vulcanicas ajudam a subir o ph um pouco , estabiliza normalmente nos 6.2-6.6, que até um ph ideal para estes ciclideos.

 

Agora o problema: o animal é velho e nao se movimenta como antigamente. Ja passou por muito, ja sofreu pela morte da companheira, e acho que foi desde aí que começou a deixar de comer. Logo depois da perda, escondia-se muito e estava deprimido. Uns meses depois melhorou e comia normalmente.

Mas ha mais de 3 ou 4 meses que começou o verdadeiro declinio. Seguramente nao come ha 1 mes. Procura a comida quando lhe deito...as vezes nao lhe toca, outras vezes engole e cospe.

Nao tem sinais de doença externos, nao tem fezes (nao come!!!) nao está demasiado magro mas tambem nao está nada gordo.

Tem os olhos e os labios um pouco inflamados mas acho que isso foi de ter estado em agua demasiado toxica por muito tempo. Foi mesmo descuido meu.

 

Ontem coloquei 3 guppys no aquario para ver se o arrebito. Sendo o guppy o alimento natural do escalar, pensei em estimular o animal a comer comida viva mas após umas horas de perseguiçao (lenta) ele cansou-se e voltou ao seu canto, rodeado por Echinodorus Amazonicas como ele gosta. Os guppys agora ja nadam livremente pelo aquario sem medo (..bolas....:) ).

 

Ja pensei em parasitas internos, em tratar com Flagyl...mas no passado dei-me mal com este tratamento e matei um casal assim.

Vou continuar os TPA regulares (pelo menos 30% 1x por semana) mas agradecia sugestoes.

 

Nao percebo como ele consegue manter um comportamento "normal" sem alimento.

Ja ouvi casos de escalares deprimirem por perderem a "companheira" mas ja la vai mais de 1 ano...acho que ja passou por cima disso nao?

O facto dele procurar a comida e depois cuspir....indica que fome pelo menos tem.

Estou a dar-lhe JBL GALA em flocos. Posso procurar dar-lhe alimento congelado...mas ele é tao lento que a comida rapidamente se afunda sem ele a ver...

 

Agradeço mesmo os comentarios!

SAF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

aviso desde já que nao sou nenhum expert... antes pelo contrario... vou dar apenas sugestoes que me ocorrem que podem ou nao fazer sentido.

 

sera que ele nao gostaria de ser reintegrado num cardume para voltar a fazer um casal?

 

ja tentaste mudar o alimento dele? estimula-lo com algo novo... ocorre-me assim agora artemia recem-eclodida ou mesmo artemia congelada...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum expert.... mas pode ser que resulte:

 

Esmaga um dente de alho numa colher de forma a ficar em polpa/sumo,

com uma pinça pega num floco de comida, "mergulha" no sumo do alho e espera um pouco até o floco ficar humedecido,

e com a ajuda da pinça coloca o floco mesmo à frente do escalar...... pode ser que ajude!

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas. Cá vão os updates:

 

Passaram mais 15 dias e o rapaz insiste em nao comer. Neste tempo montei um aquario de 80L para servir de hospital, a circular com água do aquário principal. Mudei-o para lá e nao pareceu estranhar muito, à excepção do fundo sem areia que o deixou um pouco confuso. Mas nada demais.

Fez 5 dias de FLAGYL, de 12h em 12h (2comp) e mudanças de agua 50% diárias (retirada do aqua principal). Durante o tratamento nao teve alterações de comportamento, nao vi fezes e continuou a procurar muito timidamente a comida que lhe oferecia. No 1º dia até fugiu dela!

Ao fim deste tempo mudei-o novamente para o aqua principal, e lá está um pouco cabisbaixo. Pode ser impressao minha ou nao, mas parece-me cada dia mais magro....se bem que até é logico.

 

Para além do JBL Gala, ofereci-lhe larvas vermelhas congeladas. Como faz com os flocos, ele aproxima-se e engole uma...depois mastiga durante 3 a 4 segundos e cospe. Faz isso a 2 ou 3 larvas e depois ja nao quer nada.

 

Os restantes animais agradecem e lançam-se como caes às larvas. Guppys, Corys e afins fazem o festim. Os guppys que introduzi no tanque com esperança de serem comidos pelo escalar, já se reproduziram e andam felizes da vida no meio do matagal, cada vez maiores. Os alevins sao tao rapidos que o escalar nem os vê.

 

Agora proximos passos:

 

- Alho moido ?? Nunca ouvi essa, é suposto ele gostar dessa coisa fedorenta?

- Outro escalar pode ser uma hipotese, mas um adulto ou junior? Este já é bem avançado e nao sei se vai ligar a um "puto novo". E se colocar mais do que 1, arrisco-me aos outros formarem uma matilha e este deprimir ainda mais por ser expulso.

- A artemia é tao minuscula que eu acho que ele nao a vê. Estamos a falar dum rapaz muito muito lento e extremamente timido. Já as larvas vermelhas tenho de as colocar 1 por 1 no tanque mesmo a frente dele.

 

 

Grazie a tuti,

SAF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Alho moido ?? Nunca ouvi essa, é suposto ele gostar dessa coisa fedorenta?

Ficas com um cheirinho a alho na cozinha que é obra! :D

 

Supostamente o alho abre o apetite....

e tem algumas propriedade medicinais...... desinfectante, Anti-inflamatório, desparasitante.........

mal não faz...... e pode ser que ajude! :)

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alho introduzido. Resultado :

 

- O Escalar sente o cheiro e foge. As vezes aproxima-se mas diz que cheira mt mal.

- Os guppys atacam tudo o que mexe, quando provaram a comida com alho cuspiram, mas depois voltaram a engolir e perguntaram se havia mais?

 

O animal está a ficar fraco. Nota-se de dia para dia, acho que está numa magreza extrema.

Isto assim é dificil, nao quero eutanasia-lo porque ele nao merece e ainda tenho esperança de o salvar.

 

Amigos novos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar ajudar com o pouco que sei para ver se consegues salvar o escalar.

1ºacho que a Sera tem um alimento para estimular a digestão ou uma coisa assim (já ajudou um dos meus gouramis)

2º-tambem pode ser que ajude:

http://www.sera.de/index.php?id=699&L=5

http://www.sera.de/index.php?id=358&L=5&type=h

3º-Acho que uma fêmea já adulta a fazer companhia o ia alegrar

Os meus também passaram por uma fase que comiam,mastigavam e depois cuspiam, mas os meus era mesmo por não gostarem de granulado,foi so mudar para flocos que...

espero que consigas salva-lo :discuss_gathering:

Mas como ja foi dito ele ja tem 12 anos (tem a mesma idade que eu.lol) e não podes esperar que volte a ser como era

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...