Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100l brutos)


gervas

Recommended Posts

Como havia dito há umas semanas estou a montar um novo tanque de aprox. 100 litros brutos.

 

O tanque está já no seu local final, já tem as primeiras plantas, e iniciou o ciclo. No entanto não tenho fotos, pois ontem ao tentar tirar fotos ás minhas heterantheras do Big Dirty, fiz um passo de comediante e deixei cair a máquina fotográfica dentro de água -,-'

 

De modos que não há fotos para ninguém por enquanto.

 

O tanque tem 80x33x40 cm. No entanto foi cheio para ter 80x33x38(aprox.), dando um volume de perto de 100 litros, mais coisa menos coisa.

 

Setup:

 

80x33x38 cm

Filtragem: Filtro interno com 450l/h (provisório, até chegar o meu eheim classic 2212)

Termóstato: Termóstato de 100W marca branca - Temp 25-24ºC (Dia-Noite)

Iluminação: Calha DIY com lampadas suficientes para atingir o 1W/litro(ainda em contrução), de momento tanque iluminado com 2 calhas de 80cm com 18W cada

Substrato: Elos Terra Zero - 1 pacote e Elos Bottom Mineral - 5 litros, com substrato poroso castanho claro da aquatlantis semelhante a Akadama com granulometria 3-4mm - 15 litros (não é akadama no entanto)

Fertilização - Elos Fase 1 + Elos Fase 2 + Elos K40 (tal como no Big Dirty), muito embora seja possivel a adição de um suplemento adicional de ferro dada a densidade e tipo de flora planeada.

 

Deixo um desenho do layout pretendido/planeado actualmente:

 

diegestaltderpflanzen.jpg

 

Peço desde já desculpa pela fraca qualidade da ilustração, mas o esboço apresentado foi feito num intervalo de trabalho, um bocado á pressa, e desenhado á mão livre.

 

Como é patente, e olhando para os aquários construidos e apresentados por mim aqui anteriormente, é um desvio flagrante daquilo que costumo construir, bem sei. Mas para este tanque quero construir algo diferente do Big Dirty e dos tanques de creche/camarões que tenho, por que se fosse para fazer igual/dentro do mesmo estilo mais valia ter o tanque a apanhar pó como tem estado até agora.

 

Assim planeio construir algo mais aproximado do mais mainstream Holandês, que é de longe o estilo que mais gosto, e também aquele que me me propus a fazer no Big Dirty antes de me desviar um pouco para uma vertente algo mais Jungle. Com as coisas bem arrumadas, arranjadas e cuidadas. Irei jogar com as cores como é natural neste tipo de aquário, embora e por ventura me afaste de alguns dos preceitos tão em voga actualmente, como a simetria da colocação das plantas/layout. No entanto planeio e irei disfarçar este facto com utilização de cores e texturas diferentes como mostrarei a seguir. Algumas das plantas serão por ventura facilmente identificáveis nesta versão do esboço=P

 

Eis o mesmo esboço mas legendado por números de forma a identificar as especies:

 

diegestaltderpflanzen2.jpg

 

1- Echinodorus Ozelot "Green"

2- Rotala rotundifolia

3- Diplidis diandra

4- Hemianthus micranthemoides

5- Rotala wallichii

6- Rotala sp. "Green"

7- Heteranthera zosterifolia (tapete)

8- Althernanthera reineckii 'rosaefolia' (ou algo que o valha)

9- Lobelia cardinalis

10- Aponogeton longiplumulosus

11- Aponogeton madagascariensis

12- Hygrophila corymbosa "kompakt"

12a- Eleocharis parvula (deveria ser o 13, mas eu falhei e repeti o 12=P)

13- Criptocoryne wendtii "green"

14- Criptocoryne wendtii var "tropica"

15- Criptocoryne willisii

 

Total planeado de 16 espécies, mas pode aumentar, ou por ventura diminuir com a maturação do aquário.

 

Comentários acerca da disposição das coisas são bem-vindos.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa sorte para essa montagem :) vamos la ver se sai mais um mato grosso como no big dirt hehehehe

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o skecth ajuda imenso a estruturar o layout, e aqui penso que deverias ter em atenção a altura do aquário penso que é 33cm. Tens ai algumas plantas que precisam primeiro de algum solo e de alguma altura e estou a referir-me a Echonodorus ozelot e à Aponogeton madagascariensis cada uma delas cresce o dobro do que tens em altura e cada uma ocupa também 1/3 da largura do teu aqua.

O teu Sketch está relativamente proporcionado no que toca às plantas e se fizeres a relação com o teu aquário vais ver que tens mais largura mas falta-te altura.

 

Um abraço

Sérgio Veterano

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o skecth ajuda imenso a estruturar o layout, e aqui penso que deverias ter em atenção a altura do aquário penso que é 33cm. Tens ai algumas plantas que precisam primeiro de algum solo e de alguma altura e estou a referir-me a Echonodorus ozelot e à Aponogeton madagascariensis cada uma delas cresce o dobro do que tens em altura e cada uma ocupa também 1/3 da largura do teu aqua.

O teu Sketch está relativamente proporcionado no que toca às plantas e se fizeres a relação com o teu aquário vais ver que tens mais largura mas falta-te altura.

 

Um abraço

Sérgio Veterano

 

Obrigadão, vou ter atenção a isso. Não tinha pensado conscientemente naquilo que disseste, mesmo que a coisa tenha resultado até agora não intencionalmente=) Até porque as plantas que já tinha do big dirty e das quais podia usar podas para povoar este, já estão no aquário a iniciar o processo de adaptação. O aquário foi montado na Quinta de tarde. Já noto novas folhas na Hemiathus e na HZ, que já iniciou crescimento horizontal. As crypts, algumas delas estão a fazer Rot, mas já era esperado.

 

Este aquário é para ir montando, não tenho pressas, alguns erros ou imprevistos poderão ser corrigidos com tempo e calma, até porque, ainda não tenho todo o material, não tenho o filtro e calhas definitiva. Mandei mails aos meus fornecedores de plantas habituais acerca da R. Wallichii, althernanthera rosaefolia, Diplidis e H. Corymbosa "kompakt", mas nenhum deles me respondeu ainda. Deve ser de ser Páscoa=)

 

Tenho algo 33 é de largo, e 37 de altura, 40 se me der na gana na próxima TPA=P A ozelot green que foi para este aquário é aquela ozelote de 40cm de altura que já tinha no Big Dirty... Eu tenho o hábito de a ir podando quando as folhas crescem demasiado, tenho-a mantido na casa dos 30 e muitos/40 cm no Big Dirty. Ela deveras ocupa também muito espaço em termos de área, algo que já considerei ao posiciona-la mais perto do médio a plano anterior. Dái a minha escolha de criptocorines e eleocharis para médio e primeiro plano, ao invés de uma tapete completo de HZ, pois suportam facilmente iluminações um pouco mais fracas mais fracas, muito embora eu vá fazer a calha de forma a ter uma lâmpada a iluminar directamente o primeiro plano.

 

A aponogeton é a mesma coisa, embora não a tenha podado no Big Dirty, por que ela não se está a dar grande coisa, não sei se com a falta de comida na raiz, se com a competição das vizinhas, ou qualquer coisa que ainda não detectei. Seja como for vai ser transplantada para um tanque com água, luz, e solo á maneira a ver se arrissa. Se recuperar a boa saúde tudo bem, se não, meto uma tiger lotus, que ando há uns tempos danadinho para arranjar uma dessas=P Ainda mais, a A. Madagascariensis que tenho não é da variedade de folhas compridas e "finas", é da variedade de folhas grandes, e largas, tenho um colega que tem uma igual, comprada no mesmo dia e no mesmo sitio, e a coisa não lhe passou dos 30 e poucos centimetros, e não há nada que uma poda não resolva=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena a máquina ter caído no aqua...uso de correia no pulso recomendado.

 

Quanto ao projecto e tento em conta que queres distanciar-te do teu outro projecto, penso que, e pelos poucos conhecimentos que tenho de plantas, vejo que o projecto é bastante mais ambicioso, tanto que existe uma clara aposta num substrato mais rico se bem que as fertilizações serão as mesmas que o outro aqua. Cuidado com as amigas algas.

 

Vá arranja lá a maquina e coloca fotos do projecto.

 

Aproveita mostra ao pessoal como é que corre essa montagem da iluminação ou pelo menos como é que fica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passadas duas semanas desde a montagem, e enchimento do tanque com água ciclada de outros tanque que já tinha, e tratamento com Nitrivec para ficar descansado. Medi hoje e a amónia mantem-se a 0 há 4 dias. Por isso introduzi hoje os primeiros peixes.

 

Estou com algumas diatomáceas no tanque, mas isto com uma equipa de limpeza a trabalhar em cima disto vai ao sitio.

 

pflanzen.jpg

 

As plantas que já cá estão, começaram já a crescer, com a E. parvula a crescer bem já. As minhas cryptos novas estão boas e recomendam-se=) (adicionei a Cryptocorine wendtii á colecção, e foram me oferecidos dois pés de C. nevillii ainda muito pequenos, mas que estão a crescer bem)

Decidi meter um pouco de lilaeopsis do lado esquerdo, que iniciou já crescimento novo também. A Echinodorus ozelot, está a deitas novas folhas, e por isso planeio cortar em breve as folhas mais antigas de forma a que a planta cresça novamente com a forma e tamanho desejado. Para absorver nutrientes, entretanto pus a Hygrophila polysperma a ver se reduz a quantidade de nutrientes na coluna de água, e assim evitar algas, mas parece que estou a perder a batalha.

 

Ainda não recebi as plantas todas que quero no tanque e o filtro da eheim ainda não chegou=(. Mas com calma tudo vai ao sitio.

 

PS: Ao J. P. Viegas=)

 

Desta vez meti comida de boa qualiadade, e bom preço, para a verdura comer=P Usei produtos da Elos para ver se não tenho que andar constantemente a dar "aspirinas" ás plantas. Sim o alguedo já começou a dar um ar da sua graça, mas também é por culpa de não ter ainda todas as plantas de crescimento rápido a comer o excedente, e também pela falta um difusor de CO2 de qualidade, que ainda não chegou também. Não estou preocuado para dizer a verdade, pelo menos ainda.

 

Quanto á iluminação resolvi com uma calha do AKI, poupei uns euros valentes, apenas tive que comprar as lampadas da praxe. Fotos do DIY não tenho, mas a coisa é simples. Dei uma volta ao AKI, encontrei uma calha de iluminação do tecto com as dimensões pretendidas, comprei, troquei as lampadas, e pus a bombar. Ainda não tem a parte que ligaria, tapada com uma tampa de aluminio, mas devagar, se vai ao longe.

Para atingir o racio pretendido, uso uma segunda calha que aqui tinha com luz adicional e já está. Fez-se a festa com muito menos euros que seriam precisos para uma calha XPTO. Não tem aquelas programações maradas que gostaria que tivesse, mas com temporizadores também se consegue.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P

 

Está a ir bem, no entanto com o surgimento das algas (e apesar de não estares preocupado) eu aumentaria a frequencia das TPA's, pelo sim, pelo não. Mais vale prevenir, pois depois gastas mais dinheiro a controlar isso.

 

A questão da iluminação é de facto o grande busílis de um aquário plantado. Se nos conseguimos orientar com um substrato mais ou menos, sem iluminação estamos destinados a um fado daqueles à antiga Portuguesa.

 

Só para teres uma ideia, tenho andado às voltas com a iluminação á mais de 2 meses, a fazer contas a ver onde é mais barato, comprar construir com material adquirido, DIY.

 

O meu aquário é de 70 cm de cumprimento, daí a obtenção de uma calha que se adeque nesta dimensão bem como o material electrico.

 

Curioso encontrei o material para a construção da calha mais barato num dos patrocinadores do fórum do que em 3 casa de electronica que já visitei.

 

Posso-te dizer que a comprar (quase tudo) a calha sem os apoios ou cabos para suspensão fica-me +- 48 €, com cerca de 72 W para um aqua que irá ficar com cerca de 80/90 litros de água util.

 

Se avançar com o projecto tiro umas fotos.

 

Bem desculpa o off-topic, mas aproveitei para te dizer que não estás só na questão da iluminação.

 

Boa sorte. Vai actualizando e cuidado com o alguedo... ;)

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

gallery_40692_1837_31002.jpg

 

 

/Discuss

 

 

O que acham, o que alteravam, e o que acham que vou meter aqui?....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passadas umas semanas a coisa está a tomar uma forma mais apresentavel....

 

gallery_40692_1837_212733.jpg

 

Fiz uma ligeira alteração a um dos ramos á esquerda...Estou a gostar deste novo bichano...Vai ser entre a baixa manutenção e a alta manutenção, o que para o tipo de tanques que eu prefiro, é o mesmo que dizer "Low Upkeep"...

 

Aquela abominação a que alguns chamam Escalar Koi, já tem os dias contados, vou mandar este bichano para outras paragens... Em seu lugar, ficarão 4 Escalares como deve ser...Com a coloração selvagem...Não sei muito bem o que fazer aos viviparos...Não me quero deixar de ter viviparos neste tanque, mas também não queria ests platies...

 

Quanto á flora, estou já á espera de Lilaeopsis e Cuba aqui para a frente... Isso e uns musgos e umas plantas de outros dos meus outros tanques...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,gosto da apresentação do aquário,no entanto acrescentaria 3 coisas:

- Um fundo no vidro traseiro do aquário(talvez preto);

- colocaria algum tipo de musgo nos troncos;

- Sem dúvida que um tapete de eleocharis parvula/agulha ficaria excelente(não sei é se com essa iluminação/difusão de co2 conseguiria).

 

Boa sorte.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito, como aliás, já é costume nos teus aquários. Continua !

 

E estou contigo, escalares lindos, são os zebras :D

 

Mas, porque há sempre um mas, houve uma imagem que fez-me aprender a apreciar os koy em concreto. (acho que eram esses, eram uns que só tinham a ponto da cara vermelha). O aquário tinha-os como animal principal e eram bastantes. Fazia um efeito estrondoso.

 

 

Acho que o segredo é não andar a misturar estirpes. Antigamente não achava piada nenhuma a apuramentos, hoje em dia acho que depende da situação. Mas o que eu prefiro são realmente os zebras :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante.

Esses troncos... boa composição... apesar de achar que existem 3 troncos a mais... os 2 do lado esquerdo(mais encostados ao vidro lateral) e o tronco mais grosso do lado direito.

Mas com o crescimento da flora... depois até podem-se tornar numa mais valia... e ganhar outro destaque.

 

Em relação aos habitantes... concordo com o Tugz... uns belos bacalhaus listados... :P ... não dão trabalho nenhum... e possuem um comportamento fantástico.

 

Vai actualizando... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não tenho andado a postar muitos updates, mas tenho andar a jardinar no quintal, muitos canteiros para limpar, muita poda necessária, e muita planta emersa para arranjar...Para não se falar nas novas arvores que eu e os cotas temos andado a plantar... Talvez amanhã depois da muito atrasada manutenção semanal, poste qualquer coisa, em ambos os meus tanques que tenho activos aqui no forum...=) Ainda não tenho bacalhaus novos no tanque...Queria ter a maioria das plantas estabelecidas antes de meter os bacalhaus aqui para dentro. Mas estou há 1 mês a espera de uma encomenda de uma loja online onde sou cliente habitual, e nada=S Bem queria meter a cuba, a blyxa e a Lilaeopsis mauritius, mas estou a ver que não=S

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.