Tiosulfato de Sódio


Recommended Posts

Desde que soube que o Tiosulfato de Sódio puderia remover o cloro da água que ando a tentar arranjar o dito químico (foi me dito numa farmácia que o tiosulfato de sódio não era mais vendido pois podia ser usado com ou para fazer drogas...não sei até que ponto é que isto é verdade, ou com que imagem é que o Sr. Farmacêutico ficou de mim...).

 

 

Pesei 1,02g de tiosulfato para 1L de água destilada. concentração final: 0.004 mol/L

 

01042010375.jpg

 

Depois de feita a dissolução, resolvi fazer uns testes para ver se realmente funcionava e comprei um kit para medir a quantidade de cloro na água. este teste consiste em encher 10 mL de líquido e juntar 8 gotas de reagente. Na ausência de cloro o liquido mantem-se incolor, na presença fica com um tom amarelado.

 

01042010376.jpg

 

Experimentei primeiro com água da torneira como um teste de controlo.

 

01042010374.jpg

 

Do lado esquerdo 10mL de água sem reagente e à direita 10ml de água + 8 gotas de reagente

 

Após algumas tentativas e erros cheguei a proporção de 2.5mL de mistura de Tiosulfato de sódio para 5 litros de água a tratar.

 

Com esta proporção o resultado foi o seguinte:

 

01042010372.jpg

 

O liquido manteve-se incolor. O que quer dizer que o cloro foi eliminado.

 

À medida que ia tendoi os resultados ia-me perguntando se o Tiosulfato de sódio não bloqueava o teste. Resolvi então fazer um contra teste à proveta anterior juntei Líxivia e bastaram 2 gotas para o líquido ficar desta cor:

 

01042010370.jpg

 

ou seja o Tiosulfato funciona para remover o cloro da água.

 

Já experimentei no meu aqua (120 L com 3 Discus + 3 espécies de plantas + Filtro interno de 500L/h + aquecedor 300W), e tenho feito TPA semanais de 50%

Além disso as tpa são feitas com o sinfonador(não sei se é assim que se chama), ou seja a água é aspirada do fundo e não volta a entrar no aquário tomo esta medida pois não sei se a médio/longo prazo não ocorre precipitação de Nacl no fundo( normalmente as precipitações ocorrem quando o pH baixa bastante ou a concentração do sal é muito elevada)

 

Já la vão 3 semanas e os resultados não podiam ser melhores, quando introduzo a água não noto diferença no comportamento dos meus peixes.

 

Estou agora a fazer testes quanto a validade da mistura (o tiosulfato de sódio é degradado por bactérias).

Como a concentração é baixa a mistura pode ser guardada em recipientes de plástico, caso aumentem a concentração é aconselhado o material de vidro e escuro.

 

Dúvidas que não sei responder:

 

1- O Tiosulfato de sódio retira a cloroamina da água?

2- A médio/longo prazo é prejudicial para os peixes?

 

Comentem! Alguma coisa que notem que esteja mal por favor digam-me ou se tiverem alguma dúvida.

 

Abraço, Ricardo A.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Bravo!

 

Por partilhares uma experiência que bastante trabalho te deve ter dado a realizar.

Por teres contribuído de forma mais significativa para o bem estar dos nossos peixes.

 

Baseado nas tuas experiências vou proceder a uns testes e assim que tiver resultados postarei.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Onde é que compras-te o Tiosulfato de Sódio.... e quanto é que custou?

 

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não necessito de utlizar , pois uso agua sem quimicos (pelo menos que eu saiba), mas sem Dúvida que um dia que tenha de voltar á agua da Torneira, vou-me lembrar da tua experiência.

 

Só tenho de agradecer o teu esforço, acabaste de dar um contributo para a aquariofilia nacional :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Onde é que compras-te o Tiosulfato de Sódio.... e quanto é que custou?

 

 

 

 

Cumps,

PC

 

 

Não o comprei calhou na faculdade de preparar uma solução de tiosulfato e pedi para pesar um grama. Como disse no post fui a uma farmácia e o farmacêutico disse que era ilegal vender porque poderia ser usado para fazer droga( eu acho que é mentira ). Tenta procurar em lojas que vendam produtos químicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.